Marcas próprias de natas com maior quota de espaço no linear
A marcas da distribuição têm maior quota de espaço no linear, mas a Mimosa e a Parmalat estão muito próximas, concluem os dados do serviço Precise, da Marktest

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
As marcas de distribuição na categoria de natas são as que ocupam maior quota de espaço de linear, segundo os dados do serviço Precise, da Marktest.
Numa análise realizada entre 21 e 22 de Fevereiro de 2012, a Marktest verificou que, na medição de espaço em cm´s, são as MDD (marcas de distribuição) que têm maior quota de espaço de linear (29%).
No entanto, contrariamente a outras categorias, as restantes marcas analisadas apresentam valores bastante próximos, nomeadamente Mimosa (24%) e Parmalat (23%).
A marca Ucal tem o “share of shelf” mais baixo, com apenas 1.75% do espaço ocupado nas lojas analisadas.
Agrupando as lojas por canal, a análise conclui que se mantém a leitura: as marcas de distribuição têm destaque nos principais canais, com excepção dos supers, onde Mimosa detém maior quota de espaço com 30.36%.
A Ucal, que apresenta o valor mais baixo no total mercado, analisando por canal, destaca-se nas lojas Discount com um share of shelf superior a Agros e Gresso.
É na insígnia Continente onde todos têm a sua maior quota de espaço.
Na análise de marcas por insígnia, a Mimosa e a Parmalat têm mais destaque no Continente e as marcas Gresso, Agros e Ucal nas lojas Jumbo.
Do total de 115 lojas analisadas, o Jumbo Setúbal é o ponto de venda que tem o maior linear de Natas UHT com cerca de 15 metros, que representam cerca de 12 prateleiras com exposição de produto.