Marcas próprias de natas com maior quota de espaço no linear
A marcas da distribuição têm maior quota de espaço no linear, mas a Mimosa e a Parmalat estão muito próximas, concluem os dados do serviço Precise, da Marktest

Rita Gonçalves
Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA
MC lança nova ação de sensibilização para o bem-estar e saúde mental com música de Marisa Liz
Super Bock é a única marca portuguesa distinguida no ranking global WARC Effective 100
UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas
Graham’s Port lança Porto Tawny 80 Anos
Inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura prolongadas até dia 21 de abril
María Ruiz Sanguino assume direção de marketing da SCC
makro Portugal está a patrocinar o concurso Chefe do Ano 2025
Wondercom inaugura novo armazém de logística em Coimbra
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
As marcas de distribuição na categoria de natas são as que ocupam maior quota de espaço de linear, segundo os dados do serviço Precise, da Marktest.
Numa análise realizada entre 21 e 22 de Fevereiro de 2012, a Marktest verificou que, na medição de espaço em cm´s, são as MDD (marcas de distribuição) que têm maior quota de espaço de linear (29%).
No entanto, contrariamente a outras categorias, as restantes marcas analisadas apresentam valores bastante próximos, nomeadamente Mimosa (24%) e Parmalat (23%).
A marca Ucal tem o “share of shelf” mais baixo, com apenas 1.75% do espaço ocupado nas lojas analisadas.
Agrupando as lojas por canal, a análise conclui que se mantém a leitura: as marcas de distribuição têm destaque nos principais canais, com excepção dos supers, onde Mimosa detém maior quota de espaço com 30.36%.
A Ucal, que apresenta o valor mais baixo no total mercado, analisando por canal, destaca-se nas lojas Discount com um share of shelf superior a Agros e Gresso.
É na insígnia Continente onde todos têm a sua maior quota de espaço.
Na análise de marcas por insígnia, a Mimosa e a Parmalat têm mais destaque no Continente e as marcas Gresso, Agros e Ucal nas lojas Jumbo.
Do total de 115 lojas analisadas, o Jumbo Setúbal é o ponto de venda que tem o maior linear de Natas UHT com cerca de 15 metros, que representam cerca de 12 prateleiras com exposição de produto.