Maioria dos produtos em folheto mantém ou desce preço após campanha
A maioria dos produtos continua disponível fora da campanha a um preço igual ou até mesmo inferior, constatou a Associação de Defesa dos Consumidores

Rita Gonçalves
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Os folhetos de campanhas promocionais das cadeias de electrodomésticos, equipamento electrónico e material informático, constituem muitas vezes meras estratégias comerciais para atrair o consumidor e não trazem vantagem económica, conclui um estudo da Deco.
A maioria dos produtos continua disponível fora da campanha a um preço igual ou até mesmo inferior, constatou a Associação de Defesa dos Consumidores.
A Deco analisou 41 campanhas promocionais de 10 cadeias de distribuição e controlou os preços e a disponibilidade de 852 produtos escolhidos a partir dos folhetos.
Os preços mantiveram-se válidos ao longo das campanhas mas entre 4 a 6% destes produtos não estiveram disponíveis para compra.
“Após a campanha, alargámos a análise a 2.494 produtos e concluímos que 2.203 ainda estavam a ser vendidos. E, em 55% dos casos, os preços continuaram iguais ou até desceram, o que nos leva a concluir que, muitas vezes, não há um ganho real para o consumidor”, explica a Associação na análise publicada na revista Proteste.