Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024
“Ao longo de 2024, consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades, destaca José Fortunato, presidente da Missão Continente.

Hipersuper
Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional
RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas
Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas
Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra
Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática
ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos
Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten
Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre
Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024
Lagoas Park inaugura praça central e galeria comercial
A Relatório de Impacto 2024 e Estratégia até 2030 da Missão Continente revela que, no ano passado, esta plataforma central para todas as iniciativas de responsabilidade social da marcas concedeu apoios financeiros diretos de mais de dois milhões de euros, beneficiou mais de 1000 instituições e foi responsável pela doação de 8.800 toneladas de excedentes alimentares.
“Este Relatório de Impacto é mais do que um documento – é a prova viva do caminho que temos vindo a construir, lado a lado, há mais de 20 anos. Cada página reflete histórias de superação, solidariedade e progresso, testemunhando o impacto do trabalho incansável das pessoas que acreditam e partilham esta visão connosco”, sublinha José Fortunato, presidente da Missão Continente, numa mensagem publicada no relatório.
A Missão Continente monitorizou no ano passado, 47 projetos sociais e beneficiou diretamente 107.751 pessoas. Foram ainda doados 31.103.463 euros em doações de excedentes e no âmbito das campanhas e peditórios locais, foram dinamizadas 117 iniciativas – que resultaram em 18.627.19 euros angariados e 51.251,09 quilos reunidos nas recolhas locais. E no âmbito do projeto Green Cook, de reciclagem de rolhas de cortiça, de que o Continente é parceiro, foram recolhidos 38.180 quilos de rolhas
Os Projetos Estrela da Missão
No Global dos programas desenvolvidos pela Missão Continente, três são considerados ‘Projetos Estrela’: a Escola Missão Continente, a Campanha de Natal e os Produtos Solidários: Sacos com Missão.
Nas escolas desde 2016, a Escola Missão Continente promove a sensibilização para um estilo de vida saudável em comunidades escolares da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, através de três temáticas principais: alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. O programa tem uma abrangência nacional e no ano escolar de 2023/2024, chegou a 97.214 alunos e 7.789 professores de 873 escolas inscritas e proporcionou 355 visitas às escolas e 126 visitas às lojas.
Já a Campanha Natal Missão Continente, angariou 1.533.939 euros, que beneficiaram mais de 750 instituições, no ano passado. Há mais de duas décadas que a Missão Continente mobiliza milhares de pessoas e organizações sociais através das suas campanhas de Natal, com o objetivo de reforçar o compromisso com as comunidades. Nas mais de 20 campanhas solidárias de Natal desenvolvidas, a Missão Continente já apoiou mais de 2500 projetos e instituições, através da entrega de mais de 12 milhões de euros.
Em 2024, a Missão Continente voltou a desenvolver uma edição dos seus sacos, reforçando o seu apoio a instituições com trabalho reconhecido em temáticas mais prementes da sociedade, como o envelhecimento ativo, educação de qualidade, saúde mental, e acesso a bens essenciais. O impacto deste contributo será medido durante 2025 através de um acompanhamento regular junto das instituições beneficiárias, e partilhado no próximo relatório de impacto.
A plataforma tem vindo a construir relações contínuas com diversas instituições e projetos. Para além das iniciativas desenvolvidas anualmente, a Missão Continente apoia ativamente organizações como a Associação Sara Carreira, Corações com Coroa, Bagos D’Ouro e Stand4Good.
“A nossa atuação assentou em três grandes pilares: pessoas, alimentação e planeta. Mas, é através da alimentação que conseguimos chegar mais perto de quem mais precisa, promovendo soluções concretas e sustentáveis para os desafios sociais atuais”, refere José Fortunato, destacando ainda que ao longo de 2024, “consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades.”
A Estratégia da Missão Continente até 2030 vai procurar garantir a harmonia entre a política de responsabilidade social da plataforma e os territórios endossados pela marca Continente, com um foco que pretende evitar a dispersão e estabelecer critérios claros de atuação.