Michael Page desenvolve guia das novas funções
O Responsável de Formação cresceu muito, sobretudo, em sectores como o do retalho
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Michael Page, consultora de recrutamento especializado, desenvolveu o guia das novas funções onde revela as profissões emergentes nos diversos sectores de actividade.
Em sectores tradicionais, como a banca, finanças ou seguros, surgem novas funções que abrangem cada vez mais responsabilidades. Os Actuários especializados em Solvência II, são disso exemplo. São responsáveis por melhorar o controlo e a medição dos riscos a que as seguradoras estão expostas.
Por sua vez, a construção desenvolve perfis cada vez mais internacionais, como o Director de Desenvolvimento de Negócio Internacional.
Já o Responsável de Formação adquire importância, num contexto em que as empresas procuram cada vez mais colaboradores altamente qualificados e informados”.
Por outro lado, o controlo de gestão converte-se num parceiro diário das operações. Os Actuários, por exemplo, participam mais do que nunca no desenvolvimento comercial. E os informáticos já são chamados a participar nas decisões de estratégia das empresas.
RH e marketing
Os sectores de Recursos Humanos e Comercial & Marketing registam as maiores mudanças no que diz respeito à profissionalização empresarial.
Se, por um lado, os Recursos Humanos são um sector muito afectado pela situação adversa que se vive actualmente, por outro lado, surge cada vez mais a necessidade de inovar.
Nesta área surgiram profissões como o Director/Coordenador de RH. “A tendência, nos últimos anos, tem sido marcada pela crescente procura destes perfis profissionais, sobretudo se tiverem experiência na área de Relações Trabalhistas”. E ainda HR Business Partner, cuja participação na centralização de processos é cada vez mais notória. “Foi possível verificar que, nos últimos 2 anos, empresas em sectores como FMCG e Pharmaceuticals, Novas Tecnologias e da Internet, optaram por este modelo de RH Global que, além das funções dedicadas aos Recursos Humanos, participam cada vez mais no negócio geral da empresa.
O Responsável de Formação cresceu muito sobretudo em sectores como o do retalho. “Num mercado competitivo, as empresas apostam na formação contínua dos colaboradores para marcar a diferença e apresentar um serviço de grande qualidade. Neste contexto, a formação interna contínua ganha destaque, abrindo caminho as responsáveis de formação, que devem assegurar a continuada reciclagem do know-how dos colaboradores”.
Também no sector Comercial & Marketing surgiram novas profissões: o Gestor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais é uma das funções cada vez mais procurada.“Apesar de se caracterizar como uma função completa e exigente, uma vez que é responsável por grande parte da facturação da empresa e pelo crescimento e desenvolvimento da empresa no mercado internacional, a figura deste gestor é uma das mais procuradas, devido ao crescimento exponencial dos processos de internacionalização”, afirma Nuno Troni, Executive Manager Michael Page Commercial & Marketing.
O Marketing Online Manager é uma das funções que mais procura tem registado devido ao crescimento das áreas digitais, que impulsionam o aparecimento de novos canais de venda e a procura diária de uma interligação entre o marketing offline e online. E o Community Manager que reporta directamente ao Director de Marketing Online: responsável pela implementação, controlo e monitorização da imagem da empresa e pela representação no mercado em diferentes redes sociais.