A edição do Jornal Hipersuper: Entrevista a João Miranda, Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods
Hoje no Hipersuper: PortugalFoods, as tendências de Li Edelkoort e conclusões do congresso da APED, BGC em 2011 (Nielsen), Naturea, o mercado da soja, análise Kantar Wordlpanel (Bolachas), CVR Lisboa, E-commerce na logística e Conselho dos Notáveis.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para a entrevista a João Miranda, Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods, que está a coordenar uma “task force” criada para revolucionar as exportações portuguesas e ajudar a economia portuguesa a sair do sufoco. Criar uma linha base de orientação, são prioridades. Os primeiros resultados são conhecidos no final de Março de 2012.
O que vai estar na moda nos próximos anos
O IV Congresso da Distribuição Moderna, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), trouxe a Portugal aquela que é considerada a guru das tendências mundiais, Li Edelkoort. Na sua intervenção no Museu do Oriente, a holandesa deixou o que serão as tendências que vão dominar o universo do retalho.
As conclusões do congresso APED
O dia e meio de trabalho que durou o IV Congresso da Distribuição Moderna deixou algumas reflexões, opiniões, questões, certezas e (muitas) incertezas. Temas como austeridade, concorrência, necessidade de apoio à produção nacional, importância de perceber o consumidor, MdD, comércio online, tendências, evolução do sector, internacionalização, no final do congresso a conclusão foi a de que o futuro continua incerto.
BGC mantêm facturação em 2011
O Scantrends da Nielsen que faz o balanço do exercício 2011 conclui que os Bens de Grande Consumo (BGC) mantiveram a facturação, apesar de haver discrepâncias entre a performance de MdD e MdF. Enquanto as primeiras cresceram 7,7% no ano, as segundas fazem o sentido inverso com um decréscimo de 2,8%.
Luxo para cães e gatos
Com apenas um ano e meio de vida, a Naturea exporta já para oito países. Os biscoitos para cão feito numa fábrica de produtos para consumo humano abriram as portas ao Mundo à empresa de Santarém.
Soja vale 27 milhões de euros em Portugal
O mercado nacional de produtos de soja registou um crescimento, em volume, superior a 500% nos últimos dez anos.
Análise Kantar Worldpanel: Bolachas
De acordo com a análise da Kantar Worldpanel relativamente ao mercado de “Bolachas”, a consultora revela que a categoria manteve, em 2011, uma performance bastante estável, apresentando um crescimento nulo, em valor, e uma evolução de 0,8%, em volume.
Entrevista a Vasco d’Avillez, Presidente da CVR Lisboa
A recente polémica relativamente ao “Vinho Leve” foi o tema principal da conversa com o presidente da CVR Lisboa, Vasco d’Avillez. Há pouco mais de um ano à frente dos destinos da Comissão Vitivinícola, a possível perda da exclusividade da produção de “Vinho Leve” [em conjunto com a CVR Tejo] preocupa este responsável.
No entanto, poderá haver uma abertura ou alargamento a outras regiões, mas para tal, há duas condicionantes: “têm de se sentar connosco e conversar e as características do vinho terão de permanecer inalteradas”. Até lá: “O ‘Vinho Leve’ é nosso”, diz Avillez.
E-commerce na logística
O sucesso do comércio electrónico depende da operação logística que o suporta, defende Manuel Paula, director da Área de Consumo da Associação Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI). “Tornar o serviço mais barato, rápido e eficiente”, constitui o grande desafio dos operadores logísticos.
Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o acordo assinado em Concertação Social, os recados da Ministra da Agricultura à distribuição moderna no congresso da APED, a análise de Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia 2001 no mesmo evento, e as mensagens deixadas por Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no evento da APED relativamente ao Código de Boas Práticas e origem dos produtos. Para finalizar, as opiniões sobre a reputação da empresa fabricante versus marca.