El Corte Inglês e Zara lideram top de preferências
No país vizinho, quem pretende comprar produtos electrónicos ou computadores vai ao El Corte Inglés. Já calçado não desportivo é na Zara. Destaque para a SportZone que aparece como a cadeia de referência para se comprar equipamento desportivo.
Victor Jorge
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Um estudo realizado pela OCU (Organización de Consumidores y Usuários), em Espanha, concluiu que o El Corte Inglés é a escolha dos consumidores na hora de escolher um estabelecimento para a compra de produtos electrónicos ou computadores, enquanto a Zara é a opção para adquirir calçado não desportivo.
Já a C&A figura como a cadeia de roupa melhor posicionada, enquanto a portuguesa SportZone é a preferida para comprar equipamentos desportivos contra as lojas tradicionais, que são listados como os escolhidos para a compra de mobiliário.
Os inquiridos por esta análise da OCU, afirmaram, também, que as lojas mais visitadas são as de moda, admitindo 60% ter comprado pelo menos um artigo uma vez no último ano, seguidas por lojas de electrónica e computadores, que são também aquelas onde mais dinheiro se gasta (uma média de 256 euros por pessoa por ano).
O estudo avança ainda que os consumidores habituais das lojas de tecnologia, computadores e utensílios domésticos destacam a falta de pessoal qualificado para atendê-los, enquanto a falta de acesso a pé ou de transportes públicos são as principais queixa dos consumidores no que diz respeito à visita às lojas de desporto, decoração, mobiliário e bricolage.
Finalmente, os consumidores destacaram que a oferta de produtos em promoção é escassa nas cadeias comerciais, apesar de estarem satisfeitos com a política de devoluções, salientando ainda que a compra online continua a ser residual neste tipo de lojas.