“Canal preço” é um sucesso em Espanha
As grandes empresas de distribuição espanholas que em 2012 apostarem no baixo preço vão transformar-se no principal canal de compras dos produtos de grande consumo, prevê a Kantar

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As grandes empresas de distribuição espanholas que em 2012 apostarem no baixo preço (canal preço) como estratégia comercial vão transformar-se no principal canal de compras dos produtos de grande consumo e ultrapassar o comércio tradicional especializado, conclui um estudo da filial espanhola da consultora Kantar Worldpanel.
A consultora baseia a previsão nos números de Novembro de 2010 e o mesmo mês de 2001, período no qual o canal preço recebeu 30,4% do gasto em produtos de consumo contra os 32,8% despendido no comércio especializado.
Em 2012, segundo a consultora, a situação vai inverter-se, com percentagens de 32,2% para o canal preço e 31% para o comércio especializado.
As marcas próprias dos distribuidores vão ganhar cerca de 1% de quota de mercado e acumular 33% do gasto em produtos de grande consumo, prevê a Kantar.
A procura de bens de consumo em Espanha vai, no entanto, estagnar: os indicadores oscilam entre os diversos segmentos entre -0,6% e +0,6%.