FMCG

Tété muda nome e imagem do queijo fresco de cabra

A Tété está a renovar a linha gráfica de alguns produtos estratégicos para reforçar o traço contemporâneo da marca

Rita Gonçalves
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Tété muda nome e imagem do queijo fresco de cabra

A Tété está a renovar a linha gráfica de alguns produtos estratégicos para reforçar o traço contemporâneo da marca

Rita Gonçalves
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A Tété está a renovar a linha gráfica de alguns produtos estratégicos para  reforçar o traço contemporâneo da marca.

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A primeira mudança está patente no queijo fresco de cabra da marca que passou a designar-se  “Teté de Cabra”. Além do nome, mudou a imagem do queijo fresco, agora mais actual e atractiva.

O “Tété de Cabra” é um queijo fresco produzido a partir de leite de cabra que “alia o melhor da tradição à tecnologia de ponta. Este produto é comercializado sem embalagem e apenas rotulado (para os que o preferem na sua forma mais tradicional) ou em embalagem individual devidamente higienizada”.

 

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Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas

Numa colaboração que alia inovação, sustentabilidade e sofisticação, a Salutem e a marca A Tarte uniram esforços para criar a primeira Tarte de Granola do mercado, concebida a partir do reaproveitamento de ingredientes e desenhada para responder às tendências emergentes de consumo consciente.

A base desta nova sobremesa resulta da transformação das tortitas de arroz da Salutem em farinha, criando uma estrutura crocante e diferenciadora. O recheio é composto pela Granola Superior AntiOx da marca, que combina flocos de aveia, frutos secos e sementes, conferindo um sabor único e uma textura rica, adequada a momentos especiais, como a celebração da Páscoa.

A edição limitada da Tarte de Granola reflete um posicionamento estratégico que valoriza a economia circular no setor alimentar. “Esta parceria com A Tarte reflete o compromisso da Salutem em dar uma segunda vida aos nossos alimentos e criar produtos de alta qualidade” menciona João Basto, general manager da Salutem. “A Tarte de Granola é um exemplo perfeito de como podemos transformar ingredientes subvalorizados numa sobremesa diferenciadora. Criar soluções a partir do que já temos é um caminho que queremos continuar a seguir” conclui.

Também para A Tarte, este projeto representa um marco na abordagem à confeção de sobremesas. “Acreditamos que a criatividade na cozinha também deve servir para dar resposta a desafios reais e tendências de consumo. Saber que podemos dar uma segunda vida aos alimentos e transformar algo num produto de elevada qualidade é inspirador, além de criarmos uma sobremesa única e diferenciadora, perfeita para fazer parte da mesa dos portugueses nesta Páscoa”, afirma Vasco Valença de Sousa, co-founder & Head of Innovation de A Tarte.

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Retalho

Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco

A Verlingue Portugal firmou um protocolo de colaboração com a Unimark e a rede Aqui é Fresco, com o objetivo de disponibilizar aos seus associados e retalhistas uma proposta de valor diferenciadora, assente em vantagens competitivas e num modelo de acompanhamento personalizado.

No âmbito desta parceria, a Verlingue assegura a criação de uma equipa dedicada, complementada por um gestor exclusivo para cada empresa, garantindo um serviço de proximidade a partir do seu escritório no Porto. Esta localização estratégica visa dar resposta à forte concentração de Associados e Retalhistas no centro e norte do País.

“Ao firmarmos este protocolo com a Unimark e o Aqui é Fresco, reforçamos o nosso compromisso em fornecer soluções de excelência para os nossos parceiros, impulsionando a competitividade do mercado português. Através de um atendimento de proximidade e de um apoio contínuo e especializado no setor de distribuição e retalho, pretendemos gerar valor ao negócio de todos os Associados, contribuir para a sua eficiência e segurança, ajudando-os a enfrentar os desafios do mercado com confiança.”, afirma Luiza Fragoso Teodoro, CEO da Verlingue Portugal.

Carla Esteves, diretora executiva da Unimark, sublinha que “a parceria confirmada hoje entre a Unimark e a Verlingue é o reflexo dos valores que ambas as empresas partilham: inovação constante, compromisso com a excelência e uma visão de futuro focada não apenas no sucesso, mas também na responsabilidade social e na sustentabilidade. Estamos muito entusiasmados com esta parceira, que simboliza a nossa dedicação em oferecer soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis aos nossos Clientes. A Verlingue, com sua abordagem ética e foco no impacto positivo, é o parceiro ideal para alcançar esses objetivos e fortalecer a nossa missão de transformar o mercado de forma positiva e mais responsável.”

“Este protocolo é uma oportunidade para reforçarmos o nosso apoio tanto à economia nacional quanto às Micro PME locais, que são essenciais para o crescimento sustentável do país e que tão bem conhecemos. Ao colaborarmos com a Unimark e o Aqui é Fresco, conseguimos oferecer soluções personalizadas e com vantagens competitivas que favorecem o desenvolvimento destas empresas e das comunidades onde operam, alinhando-nos com a nossa missão de criar um impacto positivo, duradouro e protegendo os riscos das atividades empresariais e das pessoas”, acrescenta Miguel Salema Garção, Chief of New Business Officer da Verlingue Portugal.

A Unimark, cooperativa com mais de duas décadas de atividade, integra atualmente 19 empresas, somando 40 Cash&Carry e cerca de 1.500 estabelecimentos de retalho. Com uma marca própria – UP – que já ultrapassa as 600 referências, a entidade assume-se como uma referência no setor grossista e retalhista, promovendo condições competitivas, inovação e um modelo cooperativo centrado no crescimento conjunto.

Já a rede Aqui é Fresco agrega aproximadamente 637 lojas de proximidade – entre supermercados e minimercados – distribuídas por 17 dos 18 distritos de Portugal Continental. O seu lema, “Perto e de Confiança”, traduz o compromisso com a qualidade, a proximidade ao consumidor e a solidez das relações entre os intervenientes do setor.

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Bebidas

Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado

Com um lote limitado de três mil garrafas, este vinho vem complementar a gama Essência de Ventozelo, que até à data tinha apenas vinhos tintos.

O mais recente lançamento da Quinta de Ventozelo acaba de chegar ao mercado: o Essência de Ventozelo Branco 2019. Com um lote limitado de três mil garrafas e um PVP de 38,50 €, este vinho vem complementar a gama Essência de Ventozelo, que até à data tinha apenas vinhos tintos.

“O nosso objetivo foi fazer o melhor vinho branco de Ventozelo, um vinho de excelência”, resume José Manuel Sousa Soares, diretor de enologia da Quinta de Ventozelo. “Assim, combinaram-se as melhores uvas com as melhores madeiras, com o objetivo de obter um vinho equilibrado, estruturado e distinto, que refletisse a essência de Ventozelo.”

Provenientes de vinhas com 20 anos de idade, são duas as castas que compõem o Essência de Ventozelo Branco 2019: 70% de Viosinho e 30% de Malvasia Fina. “O Viosinho é, para nós, a melhor casta de branco para produzir vinhos do Douro. Geralmente com uma produção média, dá origem a vinhos com grande volume de boca e estrutura, mantendo um perfil fresco e complexo”, explica José Manuel Sousa Soares. “Em Ventozelo, o Viosinho está plantado numa das zonas mais altas da Quinta, na zona mais fresca e mais protegida do calor da tarde. No ano de 2019, estava em ótimas condições quando foi vindimado”, acrescenta.

Já a Malvasia Fina, casta de bago pequeno, em 2019 teve uma produção muito equilibrada. No mês de agosto apresentou condições fitossanitárias saudáveis, decorrendo a maturação de uma forma relativamente lenta. Tendo, esta casta, uma janela ideal de vindima muito estreita, em 2019 foi possível vindimá-la no seu apogeu. Ao estágio de oito meses em barricas de carvalho francês de 300 litros – de segundo e terceiro ano, das tanoarias Baron, Radoux e Seguin Moreau – seguiram-se cinco anos em garrafa, até ao lançamento para o mercado. O resultado é um vinho que se destaca pela sua amplitude aromática e complexidade, sublinha a Quinta de Ventozelo.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Filipe Moura e Nuno Breda, cofundadores da Ifthenpay
Retalho

Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024

Em 2025, a fintech objetiva chegar aos 9 M€ de faturação o que significará um crescimento de mais 25% no volume de negócios.

A Ifthenpay, empresa portuguesa especializada em pagamentos digitais para empresas fechou o exercício de 2024 com um crescimento de 27% e resultados que superaram os objetivos fixados. , A fintech anunciou ter alcançado um volume de negócios de 7,1 milhões de euros (+27%) e movimentado naquele ano um valor superior a 1,5 mil milhões de euros em pagamentos (+19%). No ano passado, a empresa viu também aumentar em 10% o número de entidades aderentes, situando-se em cerca de 30 mil tendo o EBITA alcançado “2,4 milhões de euros, + 28% que no ano transato”, revelou ainda.

“Este crescimento reflete a confiança contínua dos nossos clientes e o nosso esforço constante para melhorarmos e inovarmos as nossas soluções. Ainda recentemente, anunciámos a nossa nova Super App, uma solução inovadora all-in-one para e-commerce que integra loja online, pagamentos online, pagamentos presenciais, faturação gratuita e débitos diretos. Esta nova oferta permitiu-nos ganhar mais 300 novos clientes/entidades aderentes, no espaço de apenas duas semanas,” explica Nuno Breda, cofundador da Ifthenpay.

“Este crescimento vem sublinhar a nossa capacidade de resposta às necessidades das empresas de diferentes setores de atividade, desde as PME até às grandes organizações, que confiam nos nossos serviços para processarem os seus pagamentos de forma segura e eficiente”, acrescenta Filipe Moura, cofundador da Ifthenpay, afirmando que a empresa lidera “há vários meses consecutivos o Índice de Satisfação do Portal da Queixa, com 91% – um rácio que nos coloca muito à frente dos grandes bancos e dos outros operadores financeiros e que nos valeu mesmo um Prémio que muito nos orgulha.

Para 2025, a estratégia de crescimento vai centrar-se na inovação e na expansão da oferta de soluções de pagamento com o objetivo de continuar a crescer de forma robusta. A fintech prevê um aumento de 25% no volume de negócios e no EBITA – que deverão crescer para os cerca de 9 milhões de euros e 3 milhões de euros respetivamente, bem como movimentar um volume de pagamentos de mais de 1,8 mil milhões de euros, ganhar mais 1.000 novos clientes e duplicar as exportações, para que passem a representar 15% do volume total da sua faturação.

A fintech nacional avança, para já, que fechou em alta os primeiros três meses deste ano face a período homólogo de 2024, com um aumento “de 25% no volume de negócios (2 milhões de euros), de + 26% no EBITA (0.7 milhões de euros), de + 23% no volume de pagamentos movimentados (480 milhões de euros) e de +15% no número de clientes (+ 881 novos clientes)

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Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa

A Água de Luso consolidou a sua posição de liderança no setor das águas engarrafadas em Portugal, ao alcançar o primeiro lugar na categoria de “Água lisa” no ranking RepScore “Excellent Brands”, com uma pontuação de 81,8.

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tagsLuso

A marca foi também distinguida como “Marca de Confiança 2025”, na categoria “Águas de Mesa” pelas Seleções do Reader’s Digest , tendo recebido  4.4 pontos em 5 pela sua qualidade e 4 pontos no parâmetro dedicado à sustentabilidade.

Realizado anualmente desde 2009, o RepScore avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação de mais de 2.000 marcas em Portugal, de mais de 70 setores de atividade. Já, as “Marcas de Confiança” vão para a sua 25ª edição e baseiam-se num estudo feito pelas Seleções do Readers Digest, uma ferramenta pioneira de análise, com informação sem filtros a partir da votação direta dos consumidores, distinguindo assim as marcas em que os portugueses mais confiam.

“Receber este duplo reconhecimento é motivo de orgulho para a Água de Luso e um reflexo da relação de confiança construída com base na consistência da marca desde sempre, aliado a um foco na qualidade desde 1852. Continuaremos a inovar e a preservar a origem desta água para que continue a acompanhar e hidratar os portugueses com a qualidade de sempre”, afirma a responsável de marketing de Água de Luso, Rita Torres.

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ALVARINHO DEU-LA-DEU RESERVA
Bebidas

Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo

A Adega Cooperativa Regional de Monção viu quatro dos seus vinhos serem distinguidos pela Wine Enthusiast. “As pontuações atribuídas aos nossos vinhos simbolizam o trabalho contínuo de envolvimento dos produtores e de afirmação nacional e internacional do nosso produto.”, afirma Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa Regional de Monção.

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A publicação norte-americana reconheceu a excelência e qualidade da gama dos vinhos da Adega de Monção, colheitas 2022 e 2023, às quais atribuiu duas pontuações acima dos 90 pontos (excelente), num máximo de 100.

O Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2022 Alvarinho Monção foi galardoado com 92 pontos e o Alvarinho Deu-la-Deu Clássico 2023 com 91, recebendo, ainda, o selo “Best Buy”.
Por último, também os vinhos Alvarinho Adega de Monção 2023 e Adega de Monção Escolha 2023 alcançaram 88 pontos na avaliação internacional promovida por esta revista norte-americana, uma referência entre enófilos, críticos e curiosos do universo vínico.

“É com imenso orgulho e entusiasmo que recebemos uma avaliação tão positiva de uma revista com a exigência que caracteriza a Wine Enthusiast. As pontuações atribuídas aos nossos vinhos simbolizam o trabalho contínuo de envolvimento dos produtores e de afirmação nacional e internacional do nosso produto. Ao longo dos anos, temos vindo a realizar bem como o esforço e dedicação de toda uma equipa, empenhada em levar os vinhos da sub-região de Monção e Melgaço além-fronteiras”, afirma Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa Regional de Monção.

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Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica

“Este sucesso é um reflexo do empenho dos nossos colaboradores e da generosidade dos nossos clientes, que juntos, tornaram possível levar um pouco de magia e esperança a estas crianças e suas famílias”, afirma Ana Rita Cruz, diretora de  Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan.

A campanha de Natal da Auchan Retail Portugal e a Make-A-Wish Portugal angariou um valor recorde de 105 mil euros, permitindo a realização de 30 desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Este é o maior donativo de sempre, desde o início da parceria entre as duas organizações, em 2020.

Sob o mote “Um Sonho de Natal”, a campanha solidária da Auchan trouxe uma nova edição do Jogo & Calendário de Natal da Make-A-Wish, convidando os portugueses a participarem em desafios divertidos e educativos nos 24 dias que antecederam o Natal. Cada Jogo & Calendário esteve associado a um donativo à Make-A-Wish, revertendo, na totalidade, para a realização de sonhos.

“Na Auchan, acreditamos na partilha e solidariedade. Ver o impacto direto da nossa parceria com a Make-A-Wish e transformar o valor angariado em 30 sonhos realizados, é incrivelmente gratificante. Este sucesso é um reflexo do empenho dos nossos colaboradores e da generosidade dos nossos clientes, que juntos, tornaram possível levar um pouco de magia e esperança a estas crianças e suas famílias”, afirma Ana Rita Cruz, diretora de  Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan.

Sobre o autorAna Rita Almeida

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Bebidas

Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo

Pelo quinto ano o Esporão foi reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, integrando o “The World’s Most Admired Wine Brands”, distinção atribuída pela revista Drinks International.

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O Esporão foi novamente distinguido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, segundo o ranking The World’s Most Admired Wine Brands 2025, atribuído pela revista britânica Drinks International.

Para o Esporão, esta distinção reforça o posicionamento o seu posicionamento como uma referência na produção de vinho, com um percurso consistente nas suas três origens: Herdade do Esporão (Alentejo), Quinta dos Murças (Douro) e Quinta do Ameal (Vinho Verde) onde procuramos fazer os melhores produtos que a natureza proporciona.

Nuno Cabral, chief marketing & sales officer do Esporão, afirma que “este é um reconhecimento ao trabalho das equipas do Esporão que reforça o nosso compromisso com a qualidade, a agricultura biológica e a construção de um caminho responsável e duradouro.”.

A seleção das marcas é feita anualmente com base na votação de um painel internacional composto por especialistas do setor: compradores, sommeliers, distribuidores, jornalistas, críticos e formadores de vinho, entre outros profissionais. Este painel é reunido pela Drinks International e representa uma diversidade alargada de geografias e perspetivas do mercado global de vinho.

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Danone e Fundação Portuguesa de Cardiologia renovam compromisso pela saúde cardiovascular

A Danone, através da sua marca Danacol, e a Fundação Portuguesa de Cardiologia renovam o protocolo que visa sensibilizar os portugueses para o risco que o colesterol elevado tem sobre a saúde cardiovascular.

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A Danone Portugal, através da sua marca Danacol, e a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) renovam, pelo segundo ano consecutivo, o seu protocolo de colaboração com o objetivo de sensibilizar a população portuguesa para a importância de proteger a saúde cardiovascular, através do controlo dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “colesterol mau”.

Este protocolo reforça o compromisso das duas entidades em promover hábitos de vida saudáveis e incentivar os portugueses a reduzirem o colesterol alto e assim cuidarem da sua saúde cardiovascular.

A renovação da parceria traduz-se numa campanha multicanal que combina ações de comunicação nos meios tradicionais e digitais, conteúdos educativos sobre colesterol e saúde cardiovascular e a realização de rastreios em vários pontos do país.

De acordo com dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, mais de metade da população portuguesa apresenta níveis elevados de colesterol, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

“A renovação desta parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia reforça a missão da Danone e da marca Danacol de promover a saúde através da alimentação. Este passo é natural no caminho conjunto que temos vindo a percorrer com a Fundação para promover a saúde cardiovascular dos portugueses. Comprometidos com esta causa, assumimos a responsabilidade de sensibilizar para a importância do controlo do colesterol. Danacol, tem sido uma solução* relevante ao longo dos anos e, ao combinar conhecimento científico, literacia em saúde e ações concretas, acreditamos que podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Diogo Costa, diretor de Marketing e da Categoria de Lácteos da Danone Portugal, em comunicado.

“Cerca de dois terços da população adulta portuguesa tem o colesterol elevado, sendo esta uma das principais causas das doenças cardiovasculares — a primeira causa de morte em Portugal. É, portanto, urgente promover o diagnóstico precoce e estilos de vida saudáveis, e é nesse contexto que esta parceria com Danacol assume particular importância. A Fundação Portuguesa de Cardiologia acredita no poder da prevenção e, através desta colaboração, conseguimos chegar mais longe, sensibilizando os portugueses para a necessidade de cuidarem do seu coração antes que seja tarde”, reforça o Prof. Dr. Manuel Carrageta, presidente da FPC.

A campanha de 2025 contará com uma presença alargada em vários meios de comunicação — televisão, rádio e canais digitais — com o novo conceito “’Olhos que não veem, coração que sente”. Esta mensagem visa alertar para o facto de que o colesterol elevado é um inimigo silencioso, enfatizando a importância de rastreios regulares.

Paralelamente, serão realizados rastreios gratuitos em várias localidades do país, permitindo sensibilizar diretamente a população e promover a deteção precoce, como parte do compromisso contínuo de Danacol e da FPC com a saúde dos portugueses.

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Head Value adquire 51% da M2Bewear e aposta na internacionalização da Sanjo

Esta operação tem como objetivo acelerar o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear.

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tagsSanjo

A Head Value, holding liderada pelo empresário Carlos Palhares, acaba de adquirir 51% do capital da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a icónica marca de calçado Sanjo, bem como uma área de negócio dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

A Sanjo sublinha em comunicado que desde 2019, os atuais acionistas da Sanjo, Hélder Pinto e José do Egipto, foram fundamentais para revitalizar a Sanjo, relançando-a com um forte trabalho de rebranding, inovação no design e melhoria do produto. Graças a essa visão, a marca consolidou-se novamente como uma referência no mercado português, conquistando uma nova geração de consumidores e preservando o seu legado histórico.

Agora, a Sanjo pretende acelerar a sua estratégia de crescimento com uma aposta na expansão internacional e na digitalização. A entrada da Head Value permite à empresa reforçar capitais e incorporar experiência de gestão especializada, beneficiando da visão de Carlos Palhares e do seu know-how acumulado na internacionalização e crescimento de marcas e negócios.

“A Sanjo fez parte da minha infância e juventude bem como de todos os portugueses da minha geração. É uma marca que nos desafia e obriga a honrar a sua bonita história. Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”, sublinha Carlos Palhares, presidente da Head Value, que detém negócios em vários sectores de atividade, como a indústria e o turismo.

Hélder Pinto e José do Egipto, fundadores da M2Bewear, realçam: “A experiência da Head Value na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo. A aposta na digitalização e inovação, desde a experiência de compra até à personalização do produto, também permitirá fortalecer a relação com os consumidores e tornar a marca mais competitiva num mercado global”.

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