Telémoveis caem 20,9% no terceiro trimestre
Durante o terceiro trimestre de 2011, foram vendidas 289 mil unidades de smartphones, mais 13% face ao período homólogo, e 960 mil unidades de telefones móveis tradicionais, menos 28%

Rita Gonçalves
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
O mercado português de telemóveis caiu 20,9% no terceiro trimestre do ano passado. Foram vendidos em Portugal 1,25 milhões de telemóveis, de acordo com o estudo da analista de mercado IDC “IDC European Mobile Phone Tracker”.
Durante o terceiro trimestre, foram vendidas 289 mil unidades de smartphones, mais 13% face ao período homólogo, e 960 mil unidades de telefones móveis tradicionais, menos 28% face a igual período de 2010.
“O segmento dos smartphones registou um crescimento mais lento e a venda de telefones móveis tradicionais continuou a cair, em linha com os trimestres anteriores”, afirma Francisco Jerónimo, responsável europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.
“Durante o trimestre continuou a verificar-se a preferência dos consumidores pelos telefones das gamas de preço mais baixas, tendo sido particularmente notório o crescimento dos smartphones na gama de preços até 130 euros, impulsionado pelas ofertas de marca própria dos operadores e do fabricante chinês Huawei, cujas vendas ultrapassam já as vendas da HTC ou da LG no segmento”.
Os smartphones representaram 23% do total de vendas de telefones móveis, um rácio inferior aos 28% verificados no trimestre anterior.
Samsung mantém a liderança de mercado
A Samsung manteve a liderança no mercado português conquistada no trimestre anterior, tanto no segmento dos smartphones, como no segmento dos telefones móveis tradicionais. “O lançamento de smartphones inovadores a preços competitivos, tem permitido ao fabricante coreano continuar a aumentar a quota de mercado”.
A Nokia continuou a ver as vendas cairem durante o trimestre, o que se reflectiu na diminuição da quota de mercado face ao terceiro trimestre de 2010. O lançamento dos telefones com o sistema operativo da Microsoft, o Windows Phone, está apenas previsto em Portugal para 2012, o que continuará a prejudicar os resultados do fabricante, principalmente no segmento dos smartphones.