Fitch corta ‘rating’ de Portugal para ‘lixo’
A agência de notação financeira Fitch cortou hoje o ‘rating’ de Portugal em um nível, de ‘BBB-‘ para ‘BB+’, passando a nota do país para um nível já considerado ‘lixo’ (‘junk’).
Lusa
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A agência de notação financeira Fitch cortou hoje o ‘rating’ de Portugal em um nível, de ‘BBB-‘ para ‘BB+’, passando a nota do país para um nível já considerado ‘lixo’ (‘junk’).
Em comunicado, a Fitch, que já tinha anunciado que iria tomar uma decisão sobre a revisão para possível corte que pairava sobre o ‘rating’ português no quarto trimestre deste ano, diz que os grandes desequilíbrios orçamentais, o elevado endividamento em todos os sectores e o cenário macroeconómico adverso levam a agência a considerar que a sua nota já não é consistente com um ‘rating’ dentro da chamada escala de investimento.
Entre os problemas apontados está a revisão do crescimento previsto pela agência para a economia portuguesa, que reviu as suas projecções apontando agora para uma recessão na ordem dos 3% em 2012, tal como o Governo e a ‘troika’, e que a recessão nos próximos dois anos irá complicar muito a tarefa do Governo em reduzir o défice orçamental e que terá um impacto negativo na qualidade dos activos dos bancos.