Fitch corta ‘rating’ de Portugal para ‘lixo’
A agência de notação financeira Fitch cortou hoje o ‘rating’ de Portugal em um nível, de ‘BBB-‘ para ‘BB+’, passando a nota do país para um nível já considerado ‘lixo’ (‘junk’).

Lusa
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A agência de notação financeira Fitch cortou hoje o ‘rating’ de Portugal em um nível, de ‘BBB-‘ para ‘BB+’, passando a nota do país para um nível já considerado ‘lixo’ (‘junk’).
Em comunicado, a Fitch, que já tinha anunciado que iria tomar uma decisão sobre a revisão para possível corte que pairava sobre o ‘rating’ português no quarto trimestre deste ano, diz que os grandes desequilíbrios orçamentais, o elevado endividamento em todos os sectores e o cenário macroeconómico adverso levam a agência a considerar que a sua nota já não é consistente com um ‘rating’ dentro da chamada escala de investimento.
Entre os problemas apontados está a revisão do crescimento previsto pela agência para a economia portuguesa, que reviu as suas projecções apontando agora para uma recessão na ordem dos 3% em 2012, tal como o Governo e a ‘troika’, e que a recessão nos próximos dois anos irá complicar muito a tarefa do Governo em reduzir o défice orçamental e que terá um impacto negativo na qualidade dos activos dos bancos.