Bacalhau congelado Dias cresce 20%
O forte investimento promocional e a apresentação de novos produtos e gramagens têm protegido a Bacalhau Dias das “garras” da austeridade
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A gama de bacalhau congelado Dias, da Alascod, cresceu 20% no último ano face ao período homólogo.
Herlander Brandão, responsável de marketing e comunicação da empresa, revelou ao Hipersuper que a linha de bacalhau ultra-congelado representa 80% das vendas. A praticidade e rapidez associadas à confecção de refeições com bacalhau ultra-congelado assentam que nem uma luva no estilo de vida actual.
Além disso, o consumidor valoriza a possibilidade de adquirir este peixe “em unidose, assim como o facto de poder seleccionar a posta que mais gosta, ao contrário do que acontece a quem compra o bacalhau seco que leva o peixe inteiro para casa”.
A marca Bacalhau Dias é agora detida pela Alascod, fruto de uma joint-venture com um dos maiores grupos americanos de pesca. A Imporvenda dedica-se apenas à produção e processamento de bacalhau.
A crise não se tem feito sentir nas finanças da Alascod. Herlander Brandão explica por quê. “A Dias tem vindo a apostar forte no investimento promocional, na apresentação de novas gramagens, no fomento do branding da marca e ainda na participação em eventos gastronómicos de relevo nacional e internacional”.
As acções têm contribuído para aumentar o grau de fidelidade dos consumidores à marca e, consequentemente, para proteger a empresa das “garras” da austeridade.
Exportação vale 85%
O Natal é o melhor período do ano para as vendas do fiel amigo mas o responsável de marketing e comunicação da Bacalhau Dias ressalva que “o demolhado e ultra-congelado tem vendas muito regulares durante todo o ano”.
O segmento ultra-congelado é rei nas vendas da empresa. O bacalhau seco representa 15% e a área de pré-cozinhados 5%. Cerca de 85% da produção abastece os mercados internacionais. A Alascod deu início à exportação em 1996 e actualmente vende para o Brasil, Itália, Grécia, Espanha, Venezuela, Chile, Angola e Cabo Verde.
Entre os grandes desafios que o sector enfrentar a prazo, Herlander Brandão destaca desafios e oportunidades: as marcas brancas dos supermercados, o desenvolvimento do retalho em Portugal, a evolução económica do País, a tentativa de impor o consumo de bacalhau noutros países e ainda o facto de o pequeno retalho estar a desaparecer”.