Venda de vinhos vedados com cortiça aumenta 8% nos EUA
Mais de 60% das Top 100 Marcas de Vinho Premium nos EUA são agora vedadas com rolha de cortiça natural, constituindo este mais um sinal da crescente utilização da cortiça e da diminuição do uso e aceitação dos vedantes alternativos.
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Victor Jorge
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As vendas de caixas das Top 100 Marcas de Vinho Premium nos EUA vedadas com cortiça aumentaram 7,7% durante quatro semanas a terminar em 17 Setembro de 2011, face ao mesmo período do ano anterior. Durante este período, a venda das Top 100 Marcas vedadas com vedantes alternativos caíram 11,9%, revelam os dados de um estudo da AC Nielsen e promovido pelo Cork Quality Council (Conselho para a Qualidade da Cortiça).
Como resultado, os vinhos vedados com cortiça corresponderam a 61% das caixas das Top 100 Marcas de Vinho Premium naquele país, comparado com os 56% de há um ano.
De referir que as Top 100 Marcas correspondem a 55% de todo o vinho engarrafado em embalagens de 750 ml produzido nos EUA.
“Este é o sexto estudo consecutivo a mostrar um forte aumento da venda de vinho vedado com cortiça,” salienta Peter Weber, director-executivo do Cork Quality Council. O mesmo responsável adianta ainda que “com a melhoria na qualidade da cortiça, a inabalável preferência do consumidor pela cortiça natural e os problemas que têm surgido com os vedantes alternativos, um crescente número de caves nos EUA tem vindo a escolher a cortiça”.
Também o número de variedades de vinho vedadas com cortiça aumentou 5,5%, para 668, contrastando com a quebra em 15,4% do número de variedades vedadas com vedantes alternativos para 269
Os dados da consultora indicam que os vedantes alternativos têm dominado nos vinhos de menor valor. No entanto, no período mais recente, as rolhas de cortiça melhoraram de 44 para 50% na categoria de $6 – $9 (4€ – 6,5€).
A venda de vinhos vedados com cortiça aumentou também de 58 para 60% na categoria de preço $9 – $12 (6,5€ – 8,5€).
De referir que o estudo centrou-se nas Top 100 Marcas de Vinho com um preço superior a $6 (4€) por garrafa de 750 ml e foi limitado a vendas de supermercado, não incluindo as vendas de lojas de vinho mais pequenas.