GALLO quer ser 3ª marca mais vendida no Mundo em 2013
A Gallo está presente em 47 países. Em 4 é líder de mercado: Portugal, Brasil, Angola e Venezuela. A empresa produz 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais para abastecer os mercados externos
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Rita Gonçalves
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A GALLO está presente em 47 países. Em 4 é líder de mercado: Portugal, Brasil, Angola e Venezuela. A empresa produz 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais para abastecer os mercados externos.
A China, mercado onde a marca do universo Unilever entrou no mês passado, caminha a passos largos para se tornar “nos próximos anos” o terceiro maior importador da marca portuguesa, explicou Pedro Cruz, CEO da Gallo Worldwide, por ocasião da apresentação da nova garrafa e imagem do azeite português.
Segundo dados da Euromonitor citados pela marca, a GALLO é actualmente a 5ª marca de azeite mais vendida no Mundo. “Há 6 anos éramos a 6ª. Queremos ser a 3ª marca mundial mais vendida já em 2013”.
A estratégia da GALLO além fronteiras passa por evitar os mercados produtores de azeite e apostar forte, além da China, no Brasil, onde o consumo per capita é de 200g, muito longe dos 7 kg em Portugal, e a penetração da categoria de azeite está abaixo dos 30%. A marca é líder no Brasil com “três vezes a participação em valor da segunda marca mais vendida”.
Mas também quer ganhar quota em Portugal. “É possível aumentar o consumo per capita nacional aproveitando os preços historicamente baixos do azeite e os preços historicamente elevados do óleo alimentar”.
Pedro Cruz está confiante que Portugal atingirá a auto-suficiência na próxima campanha, que começa em Novembro e termina em Fevereiro. “Portugal deverá produzir 90 mil toneladas e tornar-se auto-suficiente”. Mas lembra que não é o aumento da produção nacional que definirá a evolução do preço do azeite, mas sim “a produção espanhola que deverá registar 1,400 milhões de toneladas”.