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FMCG

GALLO quer ser 3ª marca mais vendida no Mundo em 2013

A Gallo está presente em 47 países. Em 4 é líder de mercado: Portugal, Brasil, Angola e Venezuela. A empresa produz 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais para abastecer os mercados externos

Rita Gonçalves
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GALLO quer ser 3ª marca mais vendida no Mundo em 2013

A Gallo está presente em 47 países. Em 4 é líder de mercado: Portugal, Brasil, Angola e Venezuela. A empresa produz 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais para abastecer os mercados externos

Rita Gonçalves
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A GALLO está presente em 47 países. Em 4 é líder de mercado: Portugal, Brasil, Angola e Venezuela. A empresa produz 30 mil toneladas de azeite, 70% das quais para abastecer os mercados externos.

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A China, mercado onde a marca do universo Unilever entrou no mês passado, caminha a passos largos para se tornar “nos próximos anos” o terceiro maior importador da marca portuguesa, explicou Pedro Cruz, CEO da Gallo Worldwide, por ocasião da apresentação da nova garrafa e imagem do azeite português.

Segundo dados da Euromonitor citados pela marca, a GALLO é actualmente a 5ª marca de azeite mais vendida no Mundo. “Há 6 anos éramos a 6ª. Queremos ser a 3ª marca mundial mais vendida já em 2013”.

A estratégia da GALLO  além fronteiras passa por evitar os mercados produtores de azeite e apostar forte, além da China, no Brasil, onde o consumo per capita é de 200g, muito longe dos 7 kg em Portugal, e a penetração da categoria de azeite está abaixo dos 30%. A marca é líder no Brasil com “três vezes a participação em valor da segunda marca mais vendida”.

Mas também quer ganhar quota em Portugal. “É possível aumentar o consumo per capita nacional aproveitando os preços historicamente baixos do azeite e os preços historicamente elevados do óleo alimentar”.

Pedro Cruz está confiante que Portugal atingirá a auto-suficiência na próxima campanha, que começa em Novembro e termina em Fevereiro. “Portugal deverá produzir 90 mil toneladas e tornar-se auto-suficiente”. Mas lembra que não é o aumento da produção nacional que definirá a evolução do preço do azeite, mas sim “a produção espanhola que deverá registar 1,400 milhões de toneladas”.

 

 

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Bricomarché assinala 26 anos em Portugal com campanha de preços

A campanha decorre de 7 de setembro a 6 de outubro em todas as lojas da marca.

O Bricomarché assinala o seu 26º aniversário em Portugal com o lançamento da campanha ‘É Festa Para Toda a Obra’.

A campanha lançada pela insígnia do Grupo os Mosqueteiros, referência em bricolage, construção, casa e jardim, decorre de 7 de setembro a 6 de outubro e oferece descontos em todas as lojas.

Para assinalar os 26 anos em Portugal, a marca preparou uma ação exclusiva para o primeiro dia da campanha, 7 de setembro, na qual os clientes poderão beneficiar de 20% de desconto em cartão em toda a loja. Esta promoção é válida em todos os pontos de venda da insígnia.

Há mais de duas décadas em Portugal, o Bricomarché conta com 59 lojas no total.

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Exportação

Melom inicia agora a expansão por toda a Espanha

A empresa portuguesa, que está presente em Madrid desde janeiro de 2021, acaba de assinar um acordo de extensão da marca para toda a Espanha.

tagsMelom

Depois de três anos a operar exclusivamente em Madrid, a empresa, que atua no setor das obras residenciais, inicia agora o seu plano de expansão para a cobertura integral no país vizinho, “com o objetivo de criar a maior rede espanhola de profissionais do setor de obras domésticas, à semelhança do trabalho feito em Portugal”, assume num comunicado.

Nos últimos três anos, a empresa consolidou o negócio de remodelação e reabilitação de imóveis no setor das obras residenciais na comunidade de Madrid com 32 franchisados, “com mais de 200 obras adjudicadas e uma escola de formação para profissionais do setor”, e prepara agora a sua transformação para Melom Espanha.

“Existem inúmeras oportunidades no mercado vizinho, um mercado estimado de mais de 60 mil milhões de euros, onde à semelhança de Portugal não existe qualquer referência; em Espanha mais de 70% das habitações tem 30 ou mais anos e quatro em cada cinco edifícios não são eficientes. O mercado gigantesco, aliado ao fato das empresas que operam neste setor terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom.

O responsável revela que o plano de expansão representa um investimento de um milhão de euros e criará 10 postos de trabalho diretos na estrutura central, “a que se somarão os postos indiretos na rede de franquias”. “Os objetivos estabelecidos para Espanha para os próximos três anos são atingir uma rede com 240 franchisados e alcançar uma faturação de 50 milhões de euros”, reforça João Carvalho.

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Foto: Facebook Ministério da Agricultura e Pescas

ESG

Portugal defende financiamento europeu para a água destinada à agricultura

Segurança alimentar significa, em primeiro lugar, ‘comida no prato’, e a água “é crucial para alcançar este objetivo e garantir a competitividade e coesão social e territorial”, defendeu o ministro da Agricultura e Pescas, em reunião do MED9.

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O ministro da Agricultura e Pescas defende a complementaridade entre fundos europeus, instrumentos financeiros e Orçamento do Estado para financiar investimentos no armazenamento e uma rede de distribuição eficiente da água os agricultores.

José Manuel Fernandes marcou presença na reunião dos ministros da Agricultura dos Países Mediterrânicos (MED9), que se realizou entre 1 e 3 de setembro, em Chipre, com o intuito de discutir estratégias para enfrentar os principais desafios relacionados com a seca nesta região.

Na reunião, o ministro da Agricultura e Pescas referiu a importância estratégica da água para o desenvolvimento da agricultura em Portugal e afirmou que o financiamento para o armazenamento e a distribuição eficiente de água para a agricultura e para o consumo humano é uma prioridade para o Governo, que vê o financiamento europeu como uma alavanca fundamental para alcançar este objetivo, informa uma nota divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal.

“Este é um assunto de grande interesse e relevância para Portugal. Tenho enfatizado sistematicamente que ‘segurança alimentar’ significa, em primeiro lugar, “comida no prato”. A água é crucial para alcançar este objetivo e garantir a competitividade e coesão social e territorial. A Política Agrícola Comum (PAC) não pode ser o único instrumento a financiar este desígnio. A PAC não se pode desviar do seu objetivo principal – produzir alimentos suficientes, de qualidade, a preços acessíveis, respeitando os mais elevados padrões ambientais”, sublinhou José Manuel Fernandes.

Nesse sentido, o titular da pasta da Agricultura e Pescas acrescentou que os fundos da Política de Coesão, o InvestEU e o Banco Europeu de Investimento “devem participar no financiamento das infraestruturas necessárias que mitiguem os efeitos negativos das alterações climáticas”. “Garantir a complementaridade entre os fundos europeus, os instrumentos financeiros e o Orçamento do Estado é crucial. A PAC não pode ser a única a financiar a biodiversidade e os investimentos destinados à agricultura. Em Portugal o Fundo Ambiental também tem de cumprir esta missão” defendeu.

Maior cooperação dentro do MED9 

Durante a reunião, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta e Portugal, mantiveram o consenso sobre a importância do reforço da implementação de práticas sustentáveis de gestão da água na agricultura, assim como da adoção de tecnologias de uso eficiente da água.

Concluíram ainda que, para isso, é necessária “uma maior cooperação entre os países do MED 9, traduzida numa partilha de informação mais acentuada e na participação conjunta em programas de investigação, tendo em vista a troca de experiências, de melhores práticas de gestão, e de soluções tecnológicas inovadoras para mitigar as consequências da falta de água”, refere a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Em Portugal, o Governo lançou recentemente a iniciativa ‘Água que Une’, que vai definir a partir de 2025 um cronograma de investimentos com o objetivo de se construir uma rede interligada para armazenar e distribuir água de forma eficiente para a agricultura e para o consumo humano.

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Retalho

Laia Andreu é a nova country retail manager da IKEA Portugal

No ano em que se celebram os 20 anos da IKEA em Portugal, Laia Andreu assume a função de Country Retail Manager e CSO da marca no país.

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Laia Andreu iniciou o seu percurso na IKEA em 2010, em Barcelona. Após participar num programa interno de desenvolvimento de jovens talentos, tornou-se Market Manager aos 26 anos. Entre 2018 e 2021, deu apoio ao CEO e à Direção do Grupo Ingka, e, em 2022, juntou-se à IKEA Portugal, enquanto Area Manager.

Ao longo destes anos, Laia Andreu teve responsabilidades em diferentes áreas do negócio (como Recursos Humanos, Customer Relations e Vendas), sempre com uma abordagem muito focada nas pessoas e no negócio. Com um percurso de 14 anos na marca de origens suecas, é desde o passado dia 1 de setembro a mais jovem Country Retail Manager do país, sucedendo a Helen Duphorn.

“Estamos muito orgulhosos destes 20 anos em Portugal, e muito entusiasmados para construir a IKEA do futuro. A relação entre a IKEA e os portugueses é uma história de amor e de sucesso, e provámos que, com foco, entusiasmo e paixão, conseguimos criar um melhor dia a dia para os nossos clientes e para os nossos colaboradores. Tornámo-nos relevantes na vida das pessoas graças ao nosso conhecimento da vida em casa, aos nossos produtos e serviços cada vez mais acessíveis e à nossa luta incansável por construir uma empresa e uma sociedade cada vez mais justas e igualitárias”, destaca Laia Andreu que aos 35 anos é a nova country retail manager da IKEA Portugal.

“Estamos a trabalhar para nos tornarmos cada vez mais omni, e assim conseguir estar perto de um número cada vez maior de pessoas em Portugal, através das lojas e Estúdios de Planificação e Encomenda, do nosso site, da nossa app e do nosso apoio ao cliente. A sociedade está a transformar-se todos os dias, e é nossa responsabilidade acompanhar as pessoas nesta mudança”, conclui.

Apresentação teve lugar na nova pop-up do Colombo

A apresentação oficial como nova Country Retail Manager da IKEA Portugal teve lugar na nova loja pop-up no Centro Colombo, em Lisboa, um formato totalmente inovador para a retalhista no nosso país, que estará em funcionamento até março do próximo ano e contará com 11 colaboradores.

A loja vai estar situada no piso 0, num dos corredores de acesso à praça central, e vai permitir adquirir no momento várias dezenas de produtos, especialmente acessórios e pequenos móveis. Inicialmente, será focada na gama de Sono, a grande prioridade da IKEA para o próximo ano fiscal, mas a sua oferta de produtos disponíveis para compra será renovada frequentemente.

A chegada da IKEA ao Colombo fica também marcada pela abertura de mais um ponto de recolha móvel, disponível no parque de estacionamento, todos os dias da semana mediante marcação (2ª, 4ª e Sábado das 12:00 às 14:00; e 3ª, 5ª e 6ª das 17:00 às 19:00).

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Bebidas

Sabe bem neste verão: a sugestão do enólogo Tiago Macena

O enólogo Tiago Macena, prestes a tornar-se o nosso primeiro Master of Wine, e um dos sócios da No Rules Wines, deixa como sugestão para o verão um novo vinho que a marca vai lançar brevemente no mercado: o vinho tinto Código Ancestral 2023.

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“O Código Ancestral, é um vinho cujo o lote se constitui maioritariamente por Jaen, cerca de 80%, sendo os restantes 20% constituídos por Tinta Pinheira (Aka Rufete)”, explica. “É um vinho tinto de uma extracção super delicada, feito em depósitos de inox, para preservar a fruta e com um final de fermentação fora das massas vinicas para reduzir a extracção de taninos”, acrescenta.

“Conservado em inox, procuramos manter a jovialidade, a frescura e a crocancia de um vinho tinto mais delicado, mais sumarento e menos extraído. Daí ser um excelente vinho de verão, servido, ligeiramente refrescado – 14 – 16ºC acompanha perfeitamente uma boa conversa ou uma refeição mais ligeira como saladas ou um barbecue entre amigos”, aconselha.

“A ancestralidade que agora o batiza, procura o Dão de antigamente, vinhos de cor mais aberta, mais ligeiros de estrutura e teor alcoólico, mas de grande finesse à mesa. Um tinto de verão, leve, refrescante.”, conclui.

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Bebidas

Sogrape e Porto Business School lançam programa premium sobre vinhos

A Porto Business School (PBS), em parceria com a Sogrape Wine Academy, lança o Porto WineXacademy, um programa de cinco dias sobre o património vitivinícola português e o seu olhar sobre o futuro.

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O Porto WineXacademy é apresentado como uma jornada que combina uma viagem ao ecossistema de produção do vinho, com uma experiência sensorial e cultural para explorar o Porto e o Douro Vinhateiro, património da UNESCO, através de masterclasses orientadas por especialistas.

Este programa, ministrado integralmente em inglês, decorre entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024, em várias localizações icónicas da cidade do Porto e do Vale do Douro, entre as quais a Estação de S. Bento e a Livraria Lello no Porto, as Caves Ferreira em Vila Nova de Gaia e a Quinta do Seixo no Douro. Dirigido a entusiastas do vinho, o Porto WineXacademy permite aprofundar conhecimentos sobre a história e estórias do vinho, compreender o processo de produção, desde o cultivo da uva ao engarrafamento, descobrir as castas portuguesas, e explorar práticas inovadoras e sustentáveis.

“Esta é a primeira edição do Porto WineXAcademy, uma experiência educativa e cultural imersiva, que pretende aportar mais conhecimentos in loco sobre os vinhos portugueses, e tirar partido dos insights partilhados por especialistas do setor”, refere José Esteves, Dean da Porto Business School.

“É com grande satisfação que colaboramos com a Porto Business School, partilhando o nosso conhecimento para enriquecer este programa e oferecer aos entusiastas sobre o mundo do vinho a oportunidade de desenvolverem competências sensoriais através de uma abordagem prática. Esta é mais uma parceria que a Sogrape Wine Academy celebra com parceiros reconhecidos, contribuindo para difundir o conhecimento vínico e promover a cultura do vinho”, comenta Filipe Gonçalves, chief marketing officer da Sogrape.

As inscrições estão abertas até ao dia 20 de setembro.

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Bebidas

Picowines está a celebrar 75 anos com lançamentos e iniciativas especiais

A Picowines acaba de lançar uma nova referência de edição limitada e, até ao final de 2024, vai apresentar outras iniciativas no âmbito da comemoração dos 75 anos da Cooperativa.

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O Arinto dos Açores 2020 Garrafeira, de edição limitada, é o mais recente lançamento da Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines e vem assinalar os seus 75 anos de história. A par desta nova referência, o produtor dos Açores irá ainda apresentar outras novidades e iniciativas até ao final do ano, revela.
“A Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico, que tem uma grande importância económica nesta ilha dos Açores, assim como em toda a região e país, completa este ano 75 anos, um marco extremamente importante para a nossa equipa, diariamente comprometida com o sucesso e desenvolvimento desta marca que tanto nos orgulha. A resiliência e empenho colocados no trabalho desenvolvido ao longo de todos estes anos foram essenciais para a conquista de todos os objetivos que temos traçado para a Picowines”, sublinha Losménio Goulart, presidente da cooperativa.

Sobre o Arinto dos Açores 2020 Garrafeira, que tem uma produção bastante reduzida, de 1746 garrafas, a Picowines explica, num comunicado, que este vinho foi elaborado a partir de uvas “criteriosamente selecionadas de vinhas centenárias da Criação Velha”, exclusivamente da casta Arinto dos Açores. “Com um tom amarelo esverdeado, o Arinto dos Açores 2020 Garrafeira apresenta um aroma a envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, além de algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Na boca, apresenta muita frescura e mineralidade e vai-se mostrando em várias camadas durante a prova. É um vinho cheio e envolvente, que termina com um final longo e muito salgado”, apresenta. Pode ser adquirido nas principais garrafeiras em Portugal e na loja da Picowines, nos Açores.

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico foi fundada em 1949. Após um período de preparação e organização, seguido de construção da sede, iniciou a sua produção em 1961 com as castas Verdelho, Arinto e Terrantez do Pico. O primeiro vinho da CVIP, com o nome ‘Pico’ foi lançado no mercado em 1965. A entrada do enólogo Bernardo Cabral, em 2017, marcou “uma nova etapa na vida destes vinhos, pois são introduzidos os primeiros monocastas assumindo o terroir vulcânico dos vinhos do Pico”.
Atualmente, a Picowines conta com 270 associados e, nos mercados externos, tem os seus vinhos comercializados em 15 países, com especial destaque para o mercado americano e europeu e tem vindo a entrar em mais países, nomeadamente no continente asiático e no norte da Europa.

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Logística

Ford Trucks entra no mercado suíço

No âmbito da sua expansão global, a Ford Trucks entrou agora na Suíça, com veículos como o F-MAX e a nova série F-LINE, que apresentam uma conectividade de última geração.

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No âmbito da sua expansão europeia, a Ford Trucks está a entrar na Suíça, mercado que considera “chave” para o seu plano de crescimento na Europa Ocidental. “Com esta novidade, a Ford Trucks completa o seu posicionamento na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça)”, destaca a marca multinacional, que terá como parceiro na Suíça, a BF Import AG, subsidiária do Grupo Auto AG.

“A Ford Trucks fornecerá as soluções tecnológicas eficientes exigidas pela extensa rede de clientes de veículos comerciais do importador, especialmente o tractor F-MAX, bem como a nova série F-LINE, que se destaca pela sua tecnologia de conectividade e características avançadas de segurança”, revela, acrescentado que a Suíça, que tem um forte potencial para veículos elétricos, será um dos países pioneiros onde será introduzido no mercado o primeiro camião elétrico concebido pela Ford Trucks, produzido em série até 2025.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a BF Import AG, um nome respeitado no mercado suíço, à medida que expandimos a nossa presença na Europa. A nossa estratégia centra-se em aproveitar o nosso forte portfólio de produtos e rede de revendedores para oferecer valor e eficiência excecionais, especialmente em mercados-chave como a Suíça. Como marca na vanguarda da mobilidade futura, continuamos empenhados em melhorar as operações dos nossos clientes suíços através de tecnologia avançada e eficiência”, destaca Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks.

A Ford Trucks está empenhada em fazer avançar a sua estratégia de crescimento nos países escandinavos até 2029 e em alcançar zero emissões na produção de veículos comerciais pesados até 2040, continuando ainda o seu trabalho nos motores a hidrogénio, bem como na eletrificação, que é o seu foco principal.

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ESG

Too Good to Go marca presença no mercado sustentável ‘Cidade do Zero’

O espaço da Too Good to Go irá estar na praça de alimentação do mercado sustentável, que decorre nos dias 14 e 15 de setembro.

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O mercado de economia circular ‘Cidade do Zero’ vai acontecer no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda e tem por objetivo “educar as pessoas sobre as alterações climáticas, investimento de impacto, biodiversidade e o futuro da alimentação”, explica a Too Good to Go, que vai estar presente nos dois dias do evento.

A empresa de impacto social com certificação B Corp, reconhecida pela sua aplicação global dedicada a salvar alimentos não comercializados e mitigar o desperdício alimentar, vai promover a consciencialização e educação sobre o desperdício alimentar, através de um stand onde os visitantes poderão ver esclarecidas todas as suas dúvidas sobre a aplicação, e ainda ganhar prémios através de uma roleta da sorte.

A 3ª edição da ‘Cidade do Zero’ tem como foco as temáticas da alimentação e da biodiversidade, destacando a importância da transição para sistemas alimentares e produtivos mais sustentáveis fundamentais para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, que serão acompanhadas por debates e atividades que deem destaque a uma alimentação saudável e sustentável.

O evento tem entrada gratuita e é acessível a pessoas de mobilidade reduzida, além de ser permitida a entrada de animais de companhia, e vai funcionar das 10h às 19h30.

Segundo a Too Good to Go, anualmente, atinge-se um desperdício alimentar na ordem das 2.5 mil milhões de toneladas a nível global. Em Portugal, 1.89 milhões de toneladas de alimentos são mandados para o lixo, o equivalente ao peso de 40 navios Titanic.

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Alimentar

Bolt Food celebra aniversário com a marca de 40 mil restaurantes em 15 países

Para celebrar, a aplicação de entrega de comida da Bolt revela os pedidos mais populares, bem como as tendências de entrega exclusivas dos clientes em Portugal.

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A primeira encomenda da Bolt Food foi concluída em Tallinn, na Estónia, a 21 de agosto de 2019. Desde então, a plataforma tem continuado a crescer e, no seu quinto ano, a Bolt Food opera em mais de 200 cidades em todo o mundo e 20 em Portugal.

Com base nos dados disponíveis na aplicação, o artigo Bolt Food mais popular entre os utilizadores da aplicação nos últimos cinco anos é o cheeseburger, enquanto a refeição mais popular ao almoço é o hambúrguer. Portugal segue esta última tendência, mas o artigo mais popular entre os portugueses são batatas fritas, informa a Bolt.

Globalmente, nos últimos cinco anos, a Bolt Foods entregou mais de 10 milhões as refeições encomendadas depois da meia-noite, “com o kebab a ser rei neste período, contando aproximadamente com 480 mil pedidos”, destaca a empresa.

Já na Bolt Market, a plataforma de entrega de mercaria em casa da Bolt, o produto mais popular, tanto em Portugal como a nível global, é água e o maior pedido global na plataforma incluiu 79 itens. Em Portugal esse valor não ficou muito aquém, com uma encomenda de 75 itens.

Com quase seis milhões de sopas entregues no total nos últimos cinco anos, a grande maioria destes pedidos foi realizado nos meses mais frios. Já no Ano Novo existe uma tendência, com mais de três milhões de saladas e poke bowls entregues.

Como celebração final do quinto aniversário, a Bolt procurou saber quantos clientes poderão ter celebrado o seu aniversário juntamente com a Bolt Food, “e descobriu que em Portugal, desde o lançamento do serviço em 2021, foram entregues mais de 88 mil bolos de aniversário”, indica ainda.

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