Poder de compra dos portugueses está quase 20% abaixo da média europeia
De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81% da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Produto Interno Bruto expresso (PIB) em paridade do poder de compra, em Portugal, estava em 2010 quase 20% abaixo da média dos países da União Europeia, revelou hoje [Terça-feira] o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).
De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81% da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo, onde o nível de riqueza é 283% superior à média, e pela Holanda, com 134. O Eurostat nota, no entanto, que este elevado valor é ‘distorcido’ pelo alto nível de trabalhadores que não moram no país, e que assim inflacionam os valores.
Na tabela há nove países onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal, e há 17 onde os cidadãos auferem, em média, rendimentos superiores aos cidadãos nacionais. Os valores hoje divulgados representam uma ligeira melhoria face aos dados de 2009, ano em que os portugueses tinham um PIB ‘per capita’ expresso em paridade do poder de compra na ordem dos 80% da média europeia.
*Lusa