Poder de compra dos portugueses está quase 20% abaixo da média europeia
De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81% da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo.
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O Produto Interno Bruto expresso (PIB) em paridade do poder de compra, em Portugal, estava em 2010 quase 20% abaixo da média dos países da União Europeia, revelou hoje [Terça-feira] o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).
De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81% da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo, onde o nível de riqueza é 283% superior à média, e pela Holanda, com 134. O Eurostat nota, no entanto, que este elevado valor é ‘distorcido’ pelo alto nível de trabalhadores que não moram no país, e que assim inflacionam os valores.
Na tabela há nove países onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal, e há 17 onde os cidadãos auferem, em média, rendimentos superiores aos cidadãos nacionais. Os valores hoje divulgados representam uma ligeira melhoria face aos dados de 2009, ano em que os portugueses tinham um PIB ‘per capita’ expresso em paridade do poder de compra na ordem dos 80% da média europeia.
*Lusa