Heineken reforça aposta nos emergentes
No mesmo dia em que foi conhecida a recusa por parte da Foster’s relativamente à oferta de 7 mil milhões por parte da SABMiller, a Heineken, não querendo comentar tal oferta, afirmou os seus objectivos nos mercados emergentes.

Victor Jorge
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A terceira maior cervejaria do mundo, Heineken, afirmou que seu foco fora da Europa está nos mercados emergentes, em comentário que aparentemente exclui uma contraproposta pela australiana Foster’s Group.
“Se observarem a nossa estratégia de expansão, temos a Europa como sede. A Europa é um mercado grande, maduro e lucrativo, mas é um mercado muito maduro, então pode-se perceber que a expansão que fazemos fora da Europa está nos mercados emergentes”, disse o vice-presidente financeiro da Heineken, Rene Hooft Graafland, à agência Reuters.
“Fazer um negócio maduro fora dessa base não faz sentido. O melhor é gastar o nosso dinheiro nos mercados do México, Brasil ou África, ou Ásia”, acrescentou o responsável.
O responsável recusou comentar directamente sobre qualquer oferta pela cervejaria Foster’s, que recebeu uma proposta de aquisição de 7 mil milhões de euros em dinheiro e excluindo dívida, da SABMiller, tendo esta sido recusada pelo grupo australiano por considerá-la muito baixa.
Os analistas já afirmam que a Heineken não tem capacidade para fazer uma contraproposta pela Foster’s depois da aquisição da Scottish&Newcastle, em 2008, e da compra da mexicana FEMSA Cerveza, no ano passado.