Intermarché de Messines poupa 20% de energia com iluminação 100% LED
A carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhora, o ambiente e a luz são perfeitos e não há necessidade de manutenção, refere o proprietário do hipermercado algarvio, Serge Rossignol
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
“Está provado que os hipermercados podem poupar até 20% de energia com a alteração do sistema de iluminação”, sublinha Serge Rossignol, proprietário do Intermaché Contact de Messines, Algarve.
Há cerca de um ano, Serge Rossignol decidiu instalar o sistema LED e todos os tubos florescentes foram substituídos por tubos LED da empresa europeia Unique Lights.
A substituição do sistema de iluminação teve lugar em Março de 2010 e desde então o consumo de energia tem sido monitorizado pela Unique Lights e pela gerência do Intermarché. A poupança de energia foi contabilizada em 20% face ao consumo do sistema anterior.
“Com o crescente aumento do custo da energia, iniciámos uma investigação interna para poupar energia. Optámos pela iluminação LED e, doze meses depois, foram poupados mais de 55.000 kWh, a carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhorou, o ambiente e a luz são perfeitos e deixei de precisar de manutenção”, explica o proprietário.
Com a aplicação das lâmpadas LED, os custos de energia de iluminação vão ser reduzidos entre 50 a 80% e o Retorno de Investimento (ROI) está estimado em 2,5 anos, segundo as estimativas do Intermarché. O tempo médio de vida da qualidade dos produtos da Unique Lights no hipermercado ronda os 8 anos.