Amanhã no Hipersuper: Análise ao mercado dos vinhos em Portugal
Amanhã no Hipersuper: o mercado dos vinhos em Portugal, a inovação no nosso País vista por Daniel Bessa, resultados JM, ten-to-ten, Scantrend Nielsen, análise Kantar Worldpanel, entrevista Torríe, nova Super Bock e Guia Salarial Hays 2011.
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Victor Jorge
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição, destaque para a análise ao mercado dos vinhos em Portugal. Considerado por muitos como um dos sectores mais importante e exportável do País, o mercado do vinho português tem vivido tempos atribulados a nível nacional. Não que a qualidade tenha diminuído, bem pelo contrário, mas a redução no consumo, a transferência para segmentos mais baixos, bem como para outras bebidas, e a crescente concentração das vendas na distribuição moderna têm criado dificuldades nestes tempos de crise.
Paralelamente, o Hipersuper traz uma análise da Innova Market Insights sobre as tendências internacionais neste universo. Apesar de ser considerado um sector muito tradicional, há quem inove no vinho e as tendências indicadas pela consultora mostram dois exemplos: ética e sustentabilidade.
No “Retalho”, apesar de sermos considerados o terceiro país mais inovador da Europa, Daniel Bessa, director-geral da COTEC, adverte que é preciso adoptar uma “atitude mais profissional”, sublinhando que “o nosso desempenho no domínio da inovação é sobrevalorizado”.
Também no “Retalho”, mostramos as contas do maior retalhista português. A Jerónimo Martins obteve, no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 14,7% nas vendas, totalizando 2,242 mil milhões de euros, enquanto os lucros aumentaram 33,5% para 56,4 milhões de euros. Certo é que a operação polaca da Biedronka pesa cada vez mais nas contas da companhia liderada por Pedro Soares dos Santos, representando quase 60% da facturação total.
Ainda no “Retalho”, damos a conhecer um novo conceito de loja no comércio tradicional: ten-to-ten. Numa altura em que o comércio tradicional parece estar na moda, apesar dos dados indicarem um quebra nas vendas globais do sector, surge um conceito que, sendo tradicional é também moderno.
O Scantrend da Nielsen mostra-nos o comportamento do mercado de Bens de Grande Consumo (BGC), revelando que este registou um crescimento de 0,8% no 1.º trimestre de 2011, alicerçado na performance das Marcas da Distribuição (MdD).
Finalmente, no “Retalho”, publicamos a 2.ª parte do “ADN da Distribuição”, em que José António Rousseau fala sobre Expansão e Internacionalização.
Na “Produção”, a análise da Kantar Worldpanel indica que a macro-categoria de “detergentes e limpeza caseira” cresceu tanto em volume como em valor, tendo os detergentes para a roupa contribuído com 53,8%, em valor.
Nas “Bebidas”, entrevistámos Pedro Guerreiro, director de Marketing da José Maria Vieira (JMV), que nos explicou o porquê do lançamento de uma nova gama de café da Torrié.
Também nas “Bebidas”, estivemos presentes na apresentação da “aposta do ano” por parte da Unicer. A nova Super Bock Classic representa um investimento de 5 milhões de euros e posiciona-se como uma cerveja “masculina”.
No “Emprego&Formação”, trazemos uma análise ao mercado laboral, com base no Guia Salarial 2011 da Hays. As principais conclusões deste estudo indicam que são necessários departamentos comerciais mais robustos e melhor preparados para trocar as voltas à recessão económica e equipas de marketing reduzidas com orçamentos cada vez mais restritivos.
As opiniões desta edição pertencem a Iván Baquero (Checkpoint) – “Assegure os seus lucros nas épocas de maiores picos de venda”; Ana Bordalo (Michael Page) – “A Internet como canal de distribuição – Perfis a recrutar”; Silvério Paixão (GS1 Portugal CODIPOR) – “Código de Barras: O melhor amigo da embalagem”; Paulo Ribeiro (Hays) – “Gestor de mercado externo – A peça fundamental no processo de internacionalização”; e Pedro Fernandes (Edigma) – “Modelos de negócio – Freemium”.
O convidado do “Profissionalmente Pessoal” é Mário Batista, Marketing Manager das Orangina Schweppes Portugal.
Boas leituras!