Amanhã no Hipersuper: Entrevista a Jorge Silva, Marketing Manager Bebidas Nestlé Portugal
Amanhã no Hipersuper: entrevista Nescafé Dolce Gusto e Continente Drive, fidelidade do consumidor, Recheio, Kantar Worldpanel (vestuário), carne mertolenga, refeições prontas e Conselho dos Notáveis.
Victor Jorge
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição, destaque para a entrevista a Jorge Silva, Marketing Manager Bebidas Nestlé Portugal, por ocasião do lançamento das marcas Buondi e Sical no segmento de cápsulas para a Nescafé Dolce Gusto.
De resto, o responsável pelo Marketing de bebidas da Nestlé Portugal, admite que, dado este ser o negócio do “futuro e onde todos querem estar”, o objectivo é simples: “estar em todos os lares que bebam um café”.
No “Retalho”, entrevistámos Tiago Machado, director do Continente Online, por causa do lançamento do Drive, o novo serviço que permite ao consumidor efectuar as suas compras online e levantar os produtos na loja sem sair do carro. Estando, por agora, limitado à loja do Centro Comercial Colombo, Tiago Machado admite que estão em estudo outras lojas, embora seja “prematuro” avançar com a sua localização.
Também no “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisou, durante a realização da Alimentaria&Horexpo, a fidelidade dos consumidores portugueses. Segundo a consultora, embora cerca de 88% das insígnias tenha atraído novos compradores, entre 2007 e 2010, apenas 50% conseguiram fidelizar os consumidores. Em média, a fidelidade das insígnias portuguesas é de 16% quando na Europa a cifra é de 25%.
Ainda durante a Alimentaria&Horexpo 2011, marcámos presença no workshop da Recheio Cas&Carry, onde Paula Hortinha, directora de Marketing da empresa, sublinhou que “as marcas próprias estimulam a primeira compra, a repetição e a lealdade do consumidor”.
Para finalizar o “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisou o mercado de vestuário, concluindo tratar-se de universo muito marcado pelos saldos e que, ainda assim, não conseguiram estimular o consumo.
Na “Produção”, a nova geração de produtores alentejanos coloca a carne mertolenga no mapa da alimentação de luxo, admitindo Eduardo Mira, presidente do conselho de administração da Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos que “este produto não é para massas”.
Também na “Produção”, olhamos para o mercado das refeições prontas. Após um crescimento exponencial em 2008 e 2009, o mercado continua a registar evoluções, verificando-se, contudo, que esse crescimento se deve à performance das Marcas da Distribuição.
No Conselho dos Notáveis desta edição, colocámos à consideração questões relacionadas com as consequências de possíveis cortes impostos pela troika, o comportamento do consumo em 2011, a duração da permanência do FMI/BCE/CE em Portugal, o impacto na competitividade das MDD no retalho alimentar e a entrada da Sonae em Angola.
No único artigo da opinião desta edição, Cristina Alves Luís (professora adjunta na ESCE/Instituto Politécnico de Setúbal), fala sobre o “Impacto das crises nas tendências do retalho”.
Boas leituras!