Lucro da Danone aumenta 37,5% e admite aumento de preços para 2011
O ano 2010 foi positivo para a Danone, tendo aumentado lucros e receitas. Para 2011, contudo, a companhia francesa já admitiu aumentos de preços nalguns dos seus produtos, devido à evolução dos custos com as matérias-primas.
Victor Jorge
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O lucro líquido da Danone, para o ano fiscal de 2010, atingiu 1,87 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 37,5% em relação ao resultado obtido no ano anterior (1,36 mil milhões de euros).
As vendas do grupo francês de lacticínios somaram, por sua vez 17 mil milhões de euros no ano passado, representando uma evolução de 6,9% em relação ao resultado de 2009, excluindo o impacto cambial e de consolidação, informou a companhia francesa, em comunicado.
Os produtos lácteos frescos lideraram as vendas da empresa, com receitas de 9,7 mil milhões de euros em 2010 (+6,5% que os 8,55 mil milhões de euros de 2009). A subida mais expressiva ocorreu, no entanto, nos segmentos de nutrição médica, com aumento de 9% na receita em 2010 (1,05 mil milhões de euros) e de nutrição infantil, que registou uma evolução de 8,9%. Já o segmento de água mineral cresceu 5,3% contabilizando um resultado de 2,86 mil milhões no ano fiscal terminado em 31 de Dezembro de 2010.
No quarto trimestre de 2010, as vendas da empresa somaram 4,29 mil milhões de euros, registando uma evolução de 6,9% em relação ao mesmo período de 2009, destacando a empresa a subida de 6,2% nas vendas de lácteos frescos no período em análise face a 2009, bem como os resultados obtidos nos mercados prioritários (EUA, Brasil e Rússia).
O CEO e presidente da Danone, Franck Riboud, admitiu estar “confiante” para 2011, não prevendo “mudanças significativas na procura dos consumidores”observando, contudo, que a empresa enfrentará “fortes aumentos dos preços das matérias-primas”.
De resto, para 2011, a Danone prevê uma subida entre 6% e 8% nas vendas em relação a 2010.
Também para 2011, a companhia francesa já admitiu um aumentos dos preços para produtos como iogurtes e água, tendo Roboud afirmado ao The Wall Street Journal que “o erro que não podemos cometer é pedir mais do que os consumidores estão dispostos a pagar”, concluindo que”temos de nos manter competitivos”.
O aumento de preços será entre 2% e 2,5% naquele que é o maior mercado da Danone. Finalmente, a empresa que compra leite, trigo e cacau para ingredientes dos seus produtos, e óleo para empacotamento, estima que os custos das matérias-primas possam subir entre 6% a 9%.