Espirituosas com dificuldade em sair do vermelho
Este ano, segundo as previsões da DBK, não vai ser melhor: o volume de negócios deverá cair 10%.

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
O mercado espanhol de bebidas espirituosas voltou a cair em 2009. O consumo recuou 12% em volume e 10,6% em valor, para 1.765 milhões de euros, em relação ao período homólogo.
Este ano, segundo as previsões da DBK, não vai ser melhor: o volume de negócios deverá cair 10%.
A redução do consumo no Canal Horeca, fruto da diminuição do turismo mas também do enfraquecimento do poder de compra, é a principal causa do desempenho deste sector, explica o estudo da DBK.
O rum e o gim são as bebidas que registaram, ainda assim, melhor perfomance. As vendas caíram 9% em valor. O brandy, a vodka e os licores, por exemplo, atingiram quebras de 12%.
Este cenário não deverá sofrer alterações a breve prazo, prevê o estudo, porque a debilidade da actividade económica e do consumo privado acentua a rivalidade de preços entre os fabricantes e distribuidores destes produtos.
Por isso, a DBK estima uma queda de 10% na facturação no mercado espanhol de espirituosas, para 1.600 milhões de euros. Para 2011, as estimativas são mais negras: 1.515 milhões de euros, menos 5% que em 2010.