Espirituosas com dificuldade em sair do vermelho
Este ano, segundo as previsões da DBK, não vai ser melhor: o volume de negócios deverá cair 10%.
Rita Gonçalves
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O mercado espanhol de bebidas espirituosas voltou a cair em 2009. O consumo recuou 12% em volume e 10,6% em valor, para 1.765 milhões de euros, em relação ao período homólogo.
Este ano, segundo as previsões da DBK, não vai ser melhor: o volume de negócios deverá cair 10%.
A redução do consumo no Canal Horeca, fruto da diminuição do turismo mas também do enfraquecimento do poder de compra, é a principal causa do desempenho deste sector, explica o estudo da DBK.
O rum e o gim são as bebidas que registaram, ainda assim, melhor perfomance. As vendas caíram 9% em valor. O brandy, a vodka e os licores, por exemplo, atingiram quebras de 12%.
Este cenário não deverá sofrer alterações a breve prazo, prevê o estudo, porque a debilidade da actividade económica e do consumo privado acentua a rivalidade de preços entre os fabricantes e distribuidores destes produtos.
Por isso, a DBK estima uma queda de 10% na facturação no mercado espanhol de espirituosas, para 1.600 milhões de euros. Para 2011, as estimativas são mais negras: 1.515 milhões de euros, menos 5% que em 2010.