Casino vê vendas caírem em 2009
O retalhista francês Casino registou uma quebra de 1,2% nas vendas no final de 2009 face a igual ao ano anterior, totalizando 26,75 mil milhões de euros.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O retalhista francês Casino registou uma quebra de 1,2% nas vendas no final de 2009 face a igual ao ano anterior, totalizando 26,75 mil milhões de euros. No entanto, a companhia refere que estas vendas foram estáveis numa base orgânica, excluindo os combustíveis, reflectindo a performance “o bom posicionamento do portfólio”, ou seja, “um mix fortemente inclinado para a conveniência e formatos discount, além das lojas de conveniência urbanas, liderança no online nas vendas não alimentares e uma presença internacional focada nos países emergentes”.
Quanto ao último trimestre de 2009, as receitas do retalhista no mercado doméstico desceram 3,3% face a igual período de 2008, adiantando a Casino que a falta de consolidação, principalmente, em dois franchisings da Fanprix-Leader Price, reduziram a facturação em 1,1%. As vendas like-for-like, por sua vez, decresceram 1,2% na Fanprix e na Leader Price, tendo caído 11% no total.
Já as vendas like-for-like da Géant Casino desceram 6%, excluindo combustíveis, durante o último trimestre do passado exercício fiscal, enquanto a cesta básica de compras permaneceu estável (decresceu 0,2%). As vendas alimentares caíram 5,1%.
Segundo o retalhista, a Géant Casino irá continuar a optimizar os investimentos durante 2010 ao reduzir espaços de venda e reposicionando a sua oferta .
A nível internacional, as vendas subiram 13,4% no quarto trimestre de 2009, tendo as alterações introduzidas um impacto positivo de 6,8% na facturação, reflectindo, principalmente, a consolidação da Ponto Frio.
Recorde-se que o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ordenou recentemente a expropriação das operações da Casino na Venezuela, acusando o retalhista de especulação de preços. Chavez referiu que o seu governo tomaria o controlo da cadeia de hipermercados Exito, detido na maioria pelos franceses da Casino, depois dos juristas terem aprovado legislação que permite a expropriação de negócios que aumentaram preços de forma “ilegal”.