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China: comércio com lusofonia cai 35% no primeiro semestre

*LUSA O comércio entre a China e os países de língua portuguesa registou um decréscimo de 34,85% no primeiro semestre para 23.522 milhões de dólares (16,4 milhões de euros) face […]

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*LUSA O comércio entre a China e os países de língua portuguesa registou um decréscimo de 34,85% no primeiro semestre para 23.522 milhões de dólares (16,4 milhões de euros) face […]

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*LUSA

O comércio entre a China e os países de língua portuguesa registou um decréscimo de 34,85% no primeiro semestre para 23.522 milhões de dólares (16,4 milhões de euros) face a igual período de 2008, indicam dados oficiais.

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Segundo os dados dos Serviços de Alfândega da China, disponíveis na página oficial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Angola e Brasil registaram as maiores quebras nas trocas comerciais com o gigante asiático, enquanto Timor-Leste e Guiné-Bissau alcançaram os maiores aumentos.

As importações da China face aos oito países lusófonos caíram 36,61% entre Janeiro e Junho, ao mesmo tempo que o volume das exportações chinesas também registaram uma queda homóloga de 30,69%.

Esta redução do volume do comércio sino-lusófono vem contrariar a tendência de crescimento iniciada em 2003, com o estabelecimento do Fórum Macau, e que, em 2008, atingiu um recorde absoluto, com as trocas comerciais a ficarem acima dos 77 mil milhões de dólares, mais 66%.

O Brasil, com 16.518 milhões de dólares de trocas comerciais – dos quais 11.453 milhões resultaram de vendas à China – mantém-se como principal parceiro lusófono do gigante asiático, mas viu os negócios caírem 23,3% entre Janeiro e Junho face a igual período de 2008.

A China tornou-se este ano no maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos, e os bancos centrais dos dois países estão a negociar a implementação de um programa de comércio bilateral nas respectivas moedas – real e renmimbi -, em substituição do dólar americano.

Angola é o segundo maior parceiro chinês, tendo alcançado trocas comerciais no valor de 5.769 milhões de dólares no primeiro semestre, menos 56,80% em relação a igual período de 2008.

Portugal surge no terceiro lugar com negócios de apenas 1.041 milhões de dólares – dos quais 849 milhões de dólares de compras à China e 191 milhões de dólares de vendas -, o que representa uma queda de 9,1% em relação aos seis primeiros meses de 2008.

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Linde Material Handling lança porta-paletes e sistema de assistência para utilização em zonas ATEX

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Logística

Linde Material Handling apresenta novidades

Linde Material Handling lança porta-paletes e sistema de assistência para utilização em zonas ATEX.

Os três novos modelos de porta-paletes elétricos das séries T16 EX a T20 EX da Linde apresentam dimensões compactas e foram concebidos para o transporte de cargas nos espaços mais reduzidos.
Outro novo produto oferecido para os empilhadores contrapesados protegidos contra explosões é o sistema “Reverse Assist Camera” baseado em inteligência artificial (IA). Este sistema identifica pessoas na traseira do empilhador e alerta os condutores para potenciais colisões, fornecendo avisos direcionados e graduais.

“Cada novo modelo de empilhador protegido contra explosões da Linde MH é desenvolvido desde o início, juntamente com a série piloto da versão standard. Isto permite que os clientes das indústrias química, farmacêutica, cosmética e alimentar beneficiem dos aperfeiçoamentos técnicos numa fase inicial”, explica Elke Karnarski, product manager EX-Proof Trucks & Safety Solutions da Linde Material Handling.

A introdução das séries Linde T16 EX a T20 EX marca a estreia de novos porta-paletes pedestres compactos no mercado. Com um chassis robusto e garfos reforçados, foram concebidos para cargas até duas toneladas, estão disponíveis nas categorias de equipamento 2G/2D e 3G/3D para as zonas ATEX 1/21 e 2/22. O design estreito, o raio de viragem apertado e a direção e controlos intuitivos tornam os empilhadores rápidos e fáceis de manobrar em espaços confinados. As medidas de proteção contra explosões incluem proteção contra ignição de faíscas elétricas e mecânicas, monitorização contínua da temperatura dos componentes relevantes e precauções para evitar cargas eletrostáticas, acrescenta a Linde Material Handling em comunicado.

A timão baixo garante uma ampla distância de segurança em relação ao operador, enquanto a proteção ativa dos pés e o chassis de tração profunda proporcionam uma proteção adicional contra ferimentos. Informações sobre parâmetros importantes do equipamento – como o estado de carga da bateria e a próxima verificação de serviço necessária – estão disponíveis através do ecrã multifuncional posicionado centralmente. A aplicação Linde EX-Monitoring apresenta leituras relacionadas com a segurança e fornece aos operadores e gestores de frota instruções específicas, se necessário. Ao mesmo tempo, a aplicação permite medidas de manutenção preventivas e agrupadas, garantindo assim uma elevada disponibilidade operacional dos veículos.

Deteção de pessoas com base na IA 

Com a Linde Reverse Assist Camera, um sistema de assistência inovador torna-se agora adequado para utilização nas categorias de equipamento 2G/2D (zona ATEX 1/21) e 3G/3D (zona ATEX 2/22). A câmara, que foi desenvolvida com recurso a inteligência artificial, “aprendeu” a distinguir entre pessoas e objetos. Se for detetada uma pessoa, emite avisos visuais e acústicos, consoante a distância. Além disso, pode ser ativada uma redução automática da velocidade de condução para minimizar ainda mais o risco de acidentes.
O visor e a câmara estão alojados em caixas resistentes à pressão para permitir a utilização na zona ATEX 1/21.

“A procura de sistemas de assistência de segurança que possam ser utilizados em equipamentos industriais protegidos contra explosões aumentou significativamente nos últimos anos”, afirma a Gestora de Produto Elke Karnarski. “Isto deve-se sobretudo ao facto de, em muitos casos, fazerem parte de uma frota mista com empilhadores normais. Os sistemas de assistência existentes devem, por conseguinte, ser instalados em todos os veículos, a fim de alcançar um nível de segurança uniformemente elevado”, explica.

O Linde Safety Guard está certificado para a zona ATEX 2/22. Equipados com as chamadas “Truck Units”, os veículos comunicam através de sinais na área UWB através de racks e podem localizar-se uns aos outros. Se a distância descer abaixo de um nível definido, o sistema reduz a velocidade de condução, explica ainda a empresa. Esta tecnologia também pode ser utilizada para regular zonas de velocidade para pavilhões inteiros ou secções específicas, utilizando os chamados “marcadores de zona”.
Além disso, o Linde Safety Guard atua como um “guardião”, permitindo que apenas veículos com proteção EX entrem nas zonas ATEX, conclui.

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Fenazeites pede IVA zero para o azeite

A Fenazeites solicita que o IVA do azeite seja alterado para zero, à semelhança do que existe em Espanha, como forma de mais consumidores poderem aceder a este produto.

A Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores lembra que o azeite é um produto essencial no cabaz alimentar dos portugueses e deixa o alerta: “o seu consumo tem vindo a baixar devido ao aumento de preço, originado pela acentuada quebra de produção em Espanha nas duas últimas campanhas”.

Uma situação “preocupante pois significa a redução do consumo de um produto central da dieta mediterrânica, reconhecida pelos seus benefícios para a saúde”, acrescenta.

Como tal, a Fenazeites, que agrega cerca de 29 cooperativas e uma união de cooperativas, solicita que o IVA do azeite seja alterado para zero, à semelhança do que existe em Espanha, como forma de mais consumidores poderem aceder a este produto.

 

 

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Pinta Negra conquista Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial Bruxelas

O Pinta Negra 2022, tinto entrada de gama da AdegaMãe, conquistou a Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, uma das mais prestigiadas competições internacionais no setor do vinho.

O Pinta Negra 2022, tinto entrada de gama da AdegaMãe, conquistou a Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, uma das mais prestigiadas competições internacionais no setor do vinho.

Apresentado pelo produtor como um dos best sellers da AdegaMãe, este tinto tem uma produção de 500 mil garrafas, tendo como destino principal o mercado português, a América do Sul – mercados do Brasil e da Colômbia, e África.

“Vinho de grande vocação gastronómica, porta de entrada da AdegaMãe para a elegância e frescura dos tintos com o carácter da região de Lisboa” o Pinta Negra tinto integra uma gama composta ainda por brancos, rosés, espumantes, e referências de vinho em lata.

A AdegaMãe nasce do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. Está localizada no concelho de Torres Vedras, produz cerca de dois milhões de garrafas por ano.

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Retalho

Conforama abre nova loja na Ilha da Madeira

A Conforama abre a 27 de junho, uma loja no Funchal, localizada junto à loja de cozinhas da marca (ConfoKitchen).

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A Conforama abre a 27 de junho, uma loja no Funchal, localizada junto à loja de cozinhas da marca (ConfoKitchen).

A nova loja vai ter à disposição dos madeirenses produtos relacionados com o descanso, como colchões e almofadas, mas também bases de camas, sommiers, cabeceiras e uma gama de têxteis para a cama.

“Localizada numa zona de grande movimento, queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes e disponibilizar-lhes todos os elementos necessários para que tenham o melhor descanso possível e para responder às necessidades que apresentam”, assume Diogo Sousa, diretor da loja do Funchal.

Esta nova loja-conceito da Conforama vai estar aberta ao público de segunda a sábado das 10h às 19h com encerramento das 13h às 14h para almoço, e fecha ao domingo e aos feriados.

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ESG

Corticeira Amorim gera energia limpa com projetos de autoconsumo solar

O investimento vai permitir ao grupo português evitar a emissão de 9 mil toneladas de CO2, o equivalente à plantação de 229 mil árvores ou ao fornecimento de energia a 3.801 lares.

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A Helexia, player internacional no setor da energia renovável, instalou 25.446 painéis solares com uma potência total de 14,5 MWp em seis unidades industriais da Corticeira Amorim. O investimento vai permitir ao grupo português evitar a emissão de 9 mil toneladas de CO2, o equivalente à plantação de 229 mil árvores ou ao fornecimento de energia a 3.801 lares.

A parceria celebrada pela multinacional especializada no desenvolvimento e implementação de projetos de descarbonização com a Corticeira Amorim, traduz-se na dinamização de projetos de autoconsumo que permitirão a produção anual de 19 GWh de energia limpa por ano.

Para além da instalação dos painéis solares, a Helexia ficará responsável pela monitorização e manutenção das centrais, “garantindo a máxima eficiência, de forma segura e rentável, otimizando a produção de energia elétrica a partir da luz solar”, informa.

A aposta do Grupo Amorim na descarbonização da sua atividade, inclui a Ewen, uma empresa do grupo Helexia, que já colabora com um grupo há 18 anos, oferecendo serviços de consultoria, eficiência e monitorização energética, através da implementação de uma plataforma de controlo e serviços de gestão de energia.

“Na Corticeira Amorim, a sustentabilidade é um pilar prioritário e imprescindível para a organização. A nossa visão e a nossa missão preconizam o desenvolvimento da atividade em perfeita harmonia com a natureza. É assim há mais de 150 anos”, assegura António Reis de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.

Em 2023, a empresa registou uma redução de 9,1% no consumo de energia, aumentou a utilização de energia renovável controlada para 68,3% e diminuiu as emissões de CO2eq em 8,8%.

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Bebidas

Graham’s apresenta Quinta do Tua Vinhas Velhas Porto Vintage 2022

A Symington Family Estates está a lançar o Graham’s Quinta do Tua Vinhas Velhas Porto Vintage 2022, produzido pela primeira vez e em quantidades limitadas.

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A Symington Family Estates está a lançar o Graham’s Quinta do Tua Vinhas Velhas Porto Vintage 2022, produzido pela primeira vez e em quantidades limitadas.

A Quinta do Tua é uma das quatro quintas da Graham’s, associada à produção de vinhos de grande e consistente qualidade, que dão um contributo significativo aos Portos Vintage da marca, revela a Symington Family Estates.

A intensidade e complexidade dos vinhos produzidos a partir das vinhas velhas do Tua na vindima de 2022 levou a família Symington a produzir, pela primeira vez, o Graham’s Quinta do Tua Vinhas Velhas Porto Vintage. “Foram produzidas apenas 6.660 garrafas” deste Porto Vintage o que representa apenas oito por cento do total da produção da Quinta do Tua nesse ano, revela ainda o produtor.

Uma parte muito pequena desta produção estará disponível em exclusivo e, numa primeira fase, no Matriarca – Clube de Enófilos, o clube de vinhos da Symington, e no centro de visitas da Graham’s, em Vila Nova de Gaia.

Este anúncio surge no seguimento do lançamento de outros três Portos Vintage este ano: o Capela da Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2022, apenas o quinto engarrafamento ;deste vinho de micro-terroir, o Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2022 e o Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira Porto Vintage 2022.

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882.

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Retalho

Poder de compra no retalho em Portugal está abaixo da média europeia

O GfK Retail Purchasing Power Europe analisou as disparidades no poder de compra no setor do retalho em 2023, entre 25 países na Europa. Portugal aparece em 15º lugar, abaixo da média europeia.

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O ‘GfK Retail Purchasing Power Europe’ analisou as disparidades no poder de compra no setor do retalho em 2023, entre 25 países na Europa. Portugal aparece em 15º lugar, abaixo da média europeia.

Segundo o estudo, o valor médio limiar de poder de compra na Europa é de 6.517 euros per capita. O Luxemburgo lidera a lista dos países com maior poder de compra, situando-se nos 12.067 euros por habitante, seguido da Suíça e Dinamarca, com 11.617 e 9.479 euros per capita, respetivamente.

“Portugal surge em 15º lugar na classificação, abaixo da média europeia, refletindo diversos desafios a nível económico”, informa a GfK Portugal que indica a subida de preços no retalho e o aumento de preços na venda de bens e serviços de outros setores como um contributo direto para este cenário, “levando à diminuição do poder de compra e a consequentes alterações nos padrões de consumo dos portugueses”.

55 concelhos acima do limiar europeu

O estudo revelou ainda diferenças regionais na distribuição do poder de compra no retalho em Portugal. Dos 308 concelhos do país, 55 apresentam-se acima do limiar estabelecido na Europa. Lisboa lidera a classificação nacional com 7.850 euros per capita, “o equivalente a mais 33,2% de rendimento disponível para compras no retalho do que a média nacional”, indica a GfK Portugal.

Torres Vedras é a região que mais se aproxima da média nacional, com apenas três euros acima, enquanto Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, regista o menor poder de compra a nível nacional, com apenas 4.456 euros per capita.

Igualmente abaixo da média europeia e atrás de Portugal estão a Itália, a Eslovénia e a Croácia com rendimentos médios entre os 5.318 e os 5.861 euros por pessoa. Em último lugar surge a Roménia, com 2.986 euros, o que corresponde a pouco menos do que 46% da média europeia.

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Continente lança sete novos sabores de bolas de berlim

Maracujá, pistácio, bombom, doce de leite, maçã e canela, speculoos e alfarroba com creme de ovo são os sete novos sabores de bolas de berlim que o Continente está a lançar para este verão.

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Maracujá, pistácio, bombom, doce de leite, maçã e canela, speculoos e alfarroba com creme de ovo são os sete novos sabores de bolas de berlim que o Continente está a lançar para este verão.

Com receitas desenvolvidas em Portugal, e em edição limitada, as novidades deste ano estão disponíveis nas lojas Continente até ao final do verão, sempre em embalagens de duas unidades. À venda na zona da padaria, as bolas de berlim do Continente são elaboradas de forma artesanal, recheadas manualmente, não contendo corantes artificiais, destaca a MC.

“Desde o seu lançamento em 2021, as bolas de berlim do Continente têm ganho bastante notoriedade pela sua qualidade e diversidade, refletindo a nossa aposta em oferecer aos nossos clientes valor & variedade. No Continente pretendemos reinventar-nos constantemente, de modo a ir ao encontro das tendências de mercado. Queremos continuar a surpreender os nossos clientes, com receitas inovadores, nacionais e exclusivas, de forma a corresponder a todos os gostos e a oferecermos produtos de padaria para toda a gente”, afirma Catarina Simões, category leader da padaria/pastelaria da MC.

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Pintas Character 2021 premiado com ‘Grande Ouro’ no Concurso Vinhos de Portugal

O Pintas Character 2021, referência da Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, foi premiado, com medalha ‘Grande Ouro’, na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal 2024.

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O Pintas Character 2021, referência da Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, foi premiado, com medalha ‘Grande Ouro’, na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal 2024.

Produzido com cerca de 30 castas autóctones, o Pintas Character Douro Tinto 2021 fermentou em lagar com pisa a pé durante 10 dias e o seu estágio e fermentação, maloláctica, decorreu em barricas de carvalho francês durante 18 meses. “Revela-se um tinto muito fresco no nariz com notas puras de ameixa, amora e cereja preta com notas subtis de especiarias. É um vinho caracterizado pela sua boa textura e concentração, com taninos excelentes e final longo”, apresentam os produtores.

Criada em 2001, a Wine&Soul está sedeada em Vale de Mendiz, no coração do Douro, e apostou desde o início na aquisição de vinhas, muitas delas centenárias, localizadas no vale do rio Pinhão. Em 2009 adquiriram a Quinta da Manoella, e, para além de tintos e brancos, a Wine&Soul produz também Porto, numa linha que vai do Vintage Pintas aos vinhos envelhecidos Manoella.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal e visa distinguir os melhores vinhos nacionais pela sua diversidade e qualidade e que contribuam também para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Este ano estiveram a concurso mais de 1300 as referências nacionais, avaliados por um júri de especialistas nacionais e internacionais. 

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Nova coleção da Nespresso evoca o estilo de vida mediterrânico

Sob o mote ‘Memórias de um Verão Inesquecível’, a Nespresso está a lançar uma coleção de cafés inspirada na Costa Mediterrânica, que inclui ainda acessórios de estilo retro e moderno, criados em colaboração com a Pantone.

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Sob o mote ‘Memórias de um Verão Inesquecível’, a Nespresso está a lançar uma coleção de cafés inspirada na Costa Mediterrânica, com destaque para o novo iced coffee sunny almond Vanilla flavour over ice. Inclui ainda acessórios de estilo retro e moderno, criados em colaboração com a Pantone, e uma lista de receitas criativas da Nespresso.

Os iced coffees de edição limitada foram criados para para os dias quentes de verão, como é o caso do sunny almond vanilla flavor over ice para máquinas Vertuo, um café aromatizado apresentado numa embalagem colecionável na cor habanero gold.

De volta estão os cafés aromatizados coconut flavour over ice para a linha Original e o tropical coconut flavour over ice para Vertuo. Mantêm-se o freddo delicato & freddo intenso para a linha Original e ice lLeggero & iceforte para Vertuo, que fazem parte da coleção sazonal permanente da linha baristas creations da Nespresso.

A nova coleção é complementada por máquinas e acessórios com cores vibrantes da Pantone. As máquinas Vertuo Pop e Essenza Mini, apresentam uma edição limitada na cor laranja mandarim. Inclui ainda uma edição limitada de canecas de café Nespresso x Pantone e moldes para gelados. As nomad travel mug, os copos barista e a cuvete de gelo ganharam também um novo visual.

Sediada em Lausanne, Suíça, a Nespresso está presente em 74 países e tem mais de 13 mil colaboradores. A marca tem uma rede global de retalho de aproximadamente 791 boutiques.

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