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Pintas Character 2021 premiado com ‘Grande Ouro’ no Concurso Vinhos de Portugal

O Pintas Character 2021, referência da Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, foi premiado, com medalha ‘Grande Ouro’, na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal 2024.

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O Pintas Character 2021, referência da Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, foi premiado, com medalha ‘Grande Ouro’, na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal 2024.

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O Pintas Character 2021, referência da Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, foi premiado, com medalha ‘Grande Ouro’, na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal 2024.

Produzido com cerca de 30 castas autóctones, o Pintas Character Douro Tinto 2021 fermentou em lagar com pisa a pé durante 10 dias e o seu estágio e fermentação, maloláctica, decorreu em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Revela-se um tinto muito fresco no nariz com notas puras de ameixa, amora e cereja preta com notas subtis de especiarias. É um vinho caracterizado pela sua boa textura e concentração, com taninos excelentes e final longo”, apresentam os produtores.

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Criada em 2001, a Wine&Soul está sedeada em Vale de Mendiz, no coração do Douro, e apostou desde o início na aquisição de vinhas, muitas delas centenárias, localizadas no vale do rio Pinhão. Em 2009 adquiriram a Quinta da Manoella, e, para além de tintos e brancos, a Wine&Soul produz também Porto, numa linha que vai do Vintage Pintas aos vinhos envelhecidos Manoella.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal e visa distinguir os melhores vinhos nacionais pela sua diversidade e qualidade e que contribuam também para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Este ano estiveram a concurso mais de 1300 as referências nacionais, avaliados por um júri de especialistas nacionais e internacionais. 

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Salutem lança três novas barras práticas e nutritivas para todos os momentos do dia

As novidades – Barra de Aveia, Amendoim e Caramelo, Barra de Aveia, Amêndoa e Coco e Barra de Sésamo e Amêndoa – chegam às principais superfícies comerciais como resposta à crescente procura por soluções energéticas, práticas e sem glúten.

A Salutem reforça a sua presença no segmento dos snacks saudáveis com o lançamento de três novas barras alimentares, combinando sabor, conveniência e equilíbrio nutricional. As novidades – Barra de Aveia, Amendoim e Caramelo, Barra de Aveia, Amêndoa e Coco e Barra de Sésamo e Amêndoa – chegam às principais superfícies comerciais como resposta à crescente procura por soluções energéticas, práticas e sem glúten.

Com uma abordagem centrada na inovação e na alimentação equilibrada, a marca apresenta propostas pensadas para quem valoriza snacks que aliam prazer e nutrição. “Estas barras foram pensadas para quem quer energia e prazer em cada dentada”, destaca a Salutem.

A nova Barra de Aveia, Amendoim e Caramelo combina flocos de aveia com a crocância do amendoim, envolvidos por um toque de caramelo, posicionando-se como uma escolha ideal para energia prolongada. Já a Barra de Aveia, Amêndoa e Coco aposta numa combinação aromática e nutritiva, que junta aveia, amêndoas crocantes e coco, criando um snack que alia textura e sabor. Por sua vez, a Barra de Sésamo e Amêndoa destaca-se pela fusão de sementes de sésamo, amêndoas, tâmaras e sementes de linhaça, oferecendo uma opção rica em fibra, crocante e saciante.

Além do perfil sensorial apelativo, os novos produtos da Salutem respondem a tendências atuais de consumo. Todas as referências são isentas de glúten, dirigindo-se também a consumidores com dietas celíacas ou que procuram opções alternativas. São ainda fontes de fibra e possuem um perfil energético ajustado para momentos como o meio da manhã, da tarde ou antes da prática desportiva.

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Co-Lab do Continente celebra dois anos com 3.810 produtos testados

Lançado em 2023, o Co-Lab do Continente, laboratório de inovação com o cliente, está a assinalar dois anos de atividade com a marca de 2.765 clientes que já testaram os produtos.

Ao longo de dois anos,  mais de 2.700 clientes participaram na avaliação de 3.810 produtos da marca Continente no Co-Lab localizado no piso superior da loja Continente da Amadora, no distrito de Lisboa.

Lançado em 2023, o laboratório de inovação com o cliente foi criado especificamente para pesquisa e desenvolvimento dos produtos das marcas próprias do Continente, e tem vindo a afirmar-se como um espaço de cocriação, experimentação e escuta ativa, “onde os consumidores são convidados a participar de forma direta na construção do futuro da marca, numa cultura de proximidade e colaboração”, explica a marca num comunicado.

Desde o lançamento, o Co-Lab já realizou 2 116 testes, recolhendo contributos que permitiram ajustar e melhorar os produtos antes de chegarem às prateleiras. Adicionalmente, dinamizou 190 sessões de teste qualitativas, incluindo focus groups e entrevistas, que contaram com a participação de 1.800 consumidores e que permitiram aprofundar o conhecimento sobre as motivações, preferências e expectativas dos clientes, reforçando a importância de os ouvir para inovar com propósito.

Com uma área de 1 200 m2, o Co-Lab é composto por um laboratório bioquímico, laboratório sensorial com 12 cabines de prova, espaço de showcooking, cozinha industrial, sala de focus group, entre outros espaços dedicados ao desenvolvimento de produtos das marcas próprias Continente.

o Co-Lab já realizou 2 116 testes, recolhendo contributos que permitiram ajustar e melhorar os produtos antes de chegarem às prateleiras.

De acordo com Tânia Lucas, diretora de Marcas Próprias Continente, “o Co-Lab nasceu com a missão de aproximar ainda mais o Continente dos seus clientes, ouvindo-os de forma contínua e envolvendo-os diretamente no processo de criação de novos produtos e serviços, garantindo que as suas necessidades e preferências são sempre consideradas”. “Passados dois anos de atividade, estamos muito satisfeitos por poder confirmar que estamos a construir, em conjunto, um futuro mais alinhado com as expectativas dos clientes”, acrescenta.

O Continente lança, em média, um novo produto de marca própria por dia e, só no último ano, foram lançados com sucesso mais de 400 novos produtos, informa a insígnia do Grupo Sonae. Com mais de 30 anos, a marca própria do Continente conta com mais de quatro mil referências de produtos, distribuídas por várias submarcas.

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Aldi abre primeira loja em Felgueiras na estreia da insígnia no formato de retail park

A Aldi Portugal inaugura esta quinta-feira, 5 de junho, a sua primeira loja no concelho de Felgueiras, assinalando também a estreia da insígnia no formato de retail park em território nacional.

O novo espaço, situado no Nova Terra Felgueiras Retail Park, na Avenida Dr. Ribeiro de Magalhães, reforça a estratégia de crescimento da marca e consolida a sua presença na região Norte do país.

João Braz Teixeira, managing director expansion and Real Estate da ALDI Portugal, sublinha que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo atuais, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra com a máxima conveniência possível. Ao garantirmos a exclusividade na área do retalho alimentar, aproximamo-nos ainda mais da comunidade local, oferecendo produtos de qualidade e sempre frescos, a preços baixos.”.

Rosely Vaz, diretora executiva do projeto Nova Terra Felgueiras Retail Park, destaca que “é com enorme satisfação que recebemos a ALDI como âncora alimentar no nosso espaço. Esta parceria valoriza não só a oferta do retail park, como contribui para o aumento da atratividade comercial da zona e para o desenvolvimento económico e social da região”.

Com uma área de vendas de 1.000 m², a nova loja tem estacionamento partilhado com as restantes lojas do retail park, com 282 lugares, incluindo seis lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, suportes para bicicletas e uma zona de dog parking. Estão ainda previstas soluções sustentáveis como pontos de carregamento para veículos elétricos e a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura da loja.

“Ao garantirmos a exclusividade na área do retalho alimentar, aproximamo-nos ainda mais da comunidade local, oferecendo produtos de qualidade e sempre frescos, a preços baixos”, afirma João Braz Teixeira, managing director expansion and real estate da ALDI Portugal. O responsável sublinha ainda que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo atuais, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra com a máxima conveniência possível”.

A nova unidade irá criar cerca de 20 postos de trabalho, com preferência pelo recrutamento local, sublinha a Aldi em comunicado. No âmbito da sua política de responsabilidade social, a Aldi irá ainda doar os excedentes alimentares desta loja à Associação para o Desenvolvimento e Progresso de Várzea, entidade que apoia dezenas de pessoas no concelho através de serviços como apoio domiciliário e creche.

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ViniPortugal leva 80 produtores ao Rio e a São Paulo

A ViniPortugal volta a organizar o evento Vinhos de Portugal no Brasil. Nesta 12ª edição, 80 produtores de norte a sul do país vão dar a conhecer e a provar os seus vinhos.

A ViniPortugal volta a participar no maior evento de vinhos portugueses realizado no mercado brasileiro. A 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil regressa ao Rio de Janeiro, nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Jockey Club Brasileiro e a São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Organizado em parceria com os jornais Público, O Globo e Valor Econômico, o evento contará com a participação de 80 produtores portugueses, que irão apresentar os seus vinhos a milhares de consumidores e profissionais do setor.

“A participação na 12ª edição do Vinhos de Portugal no Brasil representa um momento estratégico para os produtores portugueses. Trata-se de uma iniciativa única para mostrar ao mercado brasileiro a excelência, autenticidade e versatilidade dos nossos vinhos”, sublinha o  presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Ao longo de três dias em cada cidade, o público contatar com os produtores e provar os seus vinhos em ambiente informal, com acesso a atividades exclusivas, como provas comentadas, sessões de ‘tomar um copo’ com especialistas, harmonizações gastronómicas. Haverá ainda um espaço dedicado a explorar o Enoturismo, loja de vinhos com zona de convívio e uma prova profissional, reservada ao primeiro slot do primeiro dia, com acesso exclusivo ao público trade.

Este evento reforça a estratégia de consolidação da marca Vinhos de Portugal junto do público brasileiro, numa iniciativa que já levou mais de 100 mil consumidores a conhecer e provar vinhos portugueses ao longo das últimas edições. A edição de 2024 contou com mais de 16 mil visitantes, 32 provas especiais, 40 talk shows e uma cobertura mediática que impactou mais de 139 milhões de pessoas entre imprensa, digital e redes sociais.

“Em 2024, Portugal exportou 28,6 milhões de litros de vinho para o Brasil, num valor total de 85,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,6% em volume e de 7,6% em valor face a 2023. Este desempenho consolida o Brasil como o principal mercado de exportação fora da União Europeia e o terceiro em valor global, reforçando a importância estratégica desta relação para a afirmação internacional dos vinhos portugueses”, informa a ViniPortugal.

A Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. A ViniPortugal tem associadas, nove associações profissionais – ACIBEV, ANCEVE, AEVP, AND, CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR e ANDOVI.

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Payshop lança funcionalidade inovadora para facilitar pagamentos no comércio

A Payshop, marca de pagamentos do Grupo CTT, acaba de lançar o POP by Link, uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como os comerciantes aceitam pagamentos à distância, dispensando websites ou terminais físicos.

Esta solução digital permite gerar um link de pagamento através do backoffice POP, que pode ser enviado por sms, e-mail ou redes sociais. O cliente, por sua vez, realiza o pagamento de forma cómoda e segura com MB WAY, cartões Visa ou Mastercard, Google Pay, Apple Pay, referência Multibanco ou Payshop.

Segundo a Payshop, o POP by Link dirige-se sobretudo a pequenos comerciantes, lojistas ou vendedores que operam em redes sociais e que não dispõem de infraestruturas tecnológicas avançadas. A adesão ao serviço é gratuita, sem custos fixos ou mensalidades, sendo apenas cobrada uma comissão por transação concluída. A ativação é imediata e não exige qualquer integração técnica ou equipamento adicional.

Com esta iniciativa, a Payshop visa simplificar os processos de pagamento, melhorar a experiência de compra e impulsionar as vendas dos seus parceiros comerciais.

A Payshop, regulada pelo Banco de Portugal, integra na totalidade o Grupo CTT e opera a maior rede nacional de pagamentos presenciais, com mais de 7.000 pontos físicos, entre agentes e lojas CTT. Anualmente, processa cerca de 50 milhões de transações.

Este lançamento reforça a aposta dos CTT na inovação digital e nos serviços financeiros, num contexto em que o grupo, com presença ibérica e mais de 13.500 colaboradores, registou em 2024 rendimentos operacionais de 1.107,3 milhões de euros. A área de Expresso e Encomendas representou já 43% do volume de negócios, refletindo a crescente relevância do comércio eletrónico.

 

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Sogevinus transforma-se em Kopke Group by Escotet Family Estates e reforça posicionamento internacional

Quase três décadas após a sua fundação, a Sogevinus inicia uma nova etapa sob o nome Kopke Group by Escotet Family Estates, assumindo a identidade da mais antiga marca de vinho do Porto como imagem corporativa do grupo.

A mudança representa um reposicionamento estratégico orientado para a valorização do produto, a diferenciação e o reforço da presença internacional.

Com esta nova designação, o grupo pretende tirar partido do prestígio e notoriedade da Kopke, ao mesmo tempo que agrega as restantes marcas do portefólio, como Burmester, Cálem, Barros, Velhotes, Quintas de São Luiz e Quinta da Boavista, sob a chancela Kopke Group, mantendo a identidade individual de cada uma.

Para Juan Carlos Escotet, presidente do Conselho de Administração do Kopke Group e da Abanca, a ligação ao Douro é um compromisso pessoal e duradouro: “A nossa família sente uma profunda admiração pelo Douro – pela sua história, beleza
e importância cultural. Associar o nosso nome a este projeto é um ato de compromisso com Portugal, com esta região única e com o futuro de um setor com enorme potencial. Queremos contribuir para que o Douro continue a ser uma referência mundial na produção de vinhos de excelência.”.

A mudança de imagem corporativa preserva o símbolo do cacho de uvas anteriormente associado à Sogevinus, reinterpretado para representar as oito etapas do ciclo do vinho, do terroir à experiência final, organizadas em círculo e formando uma estrela central. O rebranding foi desenvolvido pela agência Wonde\Why, responsável também por projetos como o do Grupo Bensaude e do Super Bock Group.

Sob o novo lema “Honrar e Desafiar”, o Kopke Group propõe-se equilibrar a preservação do legado com uma projeção estratégica para o futuro, assente em pilares como a internacionalização, inovação, sustentabilidade e enoturismo. Este último já representa 25% da faturação do grupo, sendo reforçado com a recente abertura do Kopke Tivoli Porto Gaia Hotel, uma unidade de cinco estrelas nas antigas caves da Kopke, fruto de um investimento de 50 milhões de euros.

Com presença consolidada em mercados como os Países Baixos, Dinamarca, EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França e Canadá, o grupo regista também um interesse crescente em geografias como Espanha e Brasil. A nova identidade surge, assim, como um instrumento para consolidar a posição do Kopke Group como uma referência internacional no setor dos vinhos do Porto e do Douro.

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Mercadona volta a juntar-se à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome

A Mercadona junta-se uma vez mais à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que se realiza até 8 de junho.

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A Mercadona coloca os seus 63 pontos de venda à disposição desta campanha solidária, que consiste numa doação monetária, em múltiplos de 1€, que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. Os valores doados serão integralmente convertidos em alimentos e entregues aos respetivos bancos alimentares, que podem selecionar a variedade e quantidade de produtos que pretendem de acordo com as suas necessidades específicas, contribuindo assim para apoiar quem mais precisa.

Esta é “uma Campanha de Recolha de alimentos do Banco Alimentar, para mobilizar toda a sociedade num apelo à solidariedade, à partilha e ao voluntariado. Uma proposta que se renova duas vezes por ano e que graças ao apoio de muitas pessoas, empresas e entidades permite levar alimento a quem mais precisa”, sublinha Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

“A Mercadona é um parceiro fundamental e destacaria os colaboradores que durante 10 dias se transformam em voluntários de uma causa e convidam os clientes a participar na luta contra a fome na sua região, aproximando quem dá de quem precisa de receber ajuda. Sem estas parcerias, que permitem gerar impacto social, não seria possível angariar tantos alimentos e sensibilizar tantas pessoas para uma realidade que ainda afeta tantos portugueses e expressamos a nossa gratidão à Mercadona.”, acrescenta.

Ao longo do ano de 2024, a Mercadona colabora com mais de 80 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, a partir de cada uma das suas 63 lojas e dos seus Blocos Logísticos da Póvoa de Varzim e Almeirim, doou 1.300 toneladas de alimentos o equivalente a 22.760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade.

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Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€

O investimento nestas duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão, vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

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A Leroy Merlin acaba de reforçar a presença na região do Algarves com a abertura de duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão.

Com 9.000 metros quadrados, a nova loja Leroy Merlin substitui a anterior unidade em Portimão com uma dimensão triplicada e um portefólio disperso por áreas dedicadas à renovação, construção, decoração, jardim e energias renováveis.

Já a nova loja Naterial conta com 1.000 metros quadrados de área totalmente dedicada ao mobiliário de exterior, reforçando a aposta da marca no lifestyle ao ar livre e na personalização dos espaços exteriores. Esta unidade é a terceira da marca em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

O investimento global de cerca de 9,3 milhões de euros vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

Com uma equipa de 115 trabalhadores, entre novas contratações e colaboradores provenientes de outras lojas da marca, esta nova loja visa servir os concelhos de Portimão, Lagoa, Lagos, Albufeira, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.

A loja Naterial de Portimão é totalmente dedicada ao mobiliário de exterior e representa a terceira abertura em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

“Com uma loja Leroy Merlin mais ampla, moderna e orientada para o projeto, e com um espaço Naterial inteiramente dedicado ao conforto e estilo no exterior da casa, estamos a responder de forma concreta às expectativas dos nossos clientes, sejam particulares, profissionais ou apaixonados pela melhoria do lar”, destaca Jorge Neves, Diretor Regional Zona Sul e Ilhas da Leroy Merlin Portugal.

As novas lojas em Portimão no Nova Vila Retail Park, situado junto à EN125 e à A22,  estão abertas ao público com horários diversos. A loja Leroy Merlin funciona das 08h às 21h, o espaço de materiais de construção abre às 07h30 e encerra igualmente às 21h, enquanto a loja Naterial estará aberta das 9 às 21 horas, todos os dias.

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ESG

Face aos desafios estratégicos é urgente renovar os modelos de liderança

A conclusão é do estudo ‘The New Strategic Drivers’, realizado pela QSP e que antecipa os principais motores estratégicos que vão moldar o futuro das organizações.

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Cerca de nove em cada dez profissionais (89,3%) defendem a necessidade de novos perfis de liderança, face aos desafios estratégicos atuais. E apenas 0,6% considera as lideranças atuais bem preparadas para os novos desafios estratégicos, revelando um desfasamento entre exigência e capacidade de resposta.

Estão são apenas dois dos resultados do estudo ‘The New Strategic Drivers’, feito a partir das respostas de 168 profissionais de vários setores e funções, e conduzido pela QSP – Marketing Management & Research. O estudo antecipa os grandes temas da 18ª edição do QSP Summit, a decorrer de 1 a 3 de julho de 2025 no Porto e em Matosinhos.

Liderança, talento e agilidade estratégica estão no centro das prioridades para o futuro das organizações, conclui o estudo, onde se revela ainda que mais de metade dos inquiridos (51,8%) considera a gestão de talento o principal motor estratégico para o futuro das organizações – à frente da inteligência artificial (47%) e da transformação digital (36,9%). Mas só uma em cada dez empresas tem uma estratégia altamente adaptável, num mundo onde a agilidade é decisiva para sobreviver.

Para além da necessidade de novos perfis de liderança, subsiste uma visão crítica sobre o grau de preparação das lideranças atuais

Lideranças: melhor preparação
Se a necessidade de transformação é apontada por 89,3% do total de inquiridos, essa perceção é particularmente vincada entre trabalhadores por conta de outrem (93,8%) e independentes (100%). Já entre proprietários e sócios, houve uma maior diversidade de opiniões quanto à urgência dessa mudança.
Para além do consenso quanto à necessidade de novos perfis de liderança, subsiste uma visão crítica sobre o grau de preparação das lideranças atuais: 59,5% consideram que a maioria não está preparada para enfrentar os desafios emergentes, enquanto apenas 0,6% acredita que estão verdadeiramente prontas.

“Os drivers estratégicos considerados mais relevantes para o futuro das organizações são a gestão de talento e competências (51,8%), a inteligência artificial e automação (47%) e a transformação digital (36,9%). A cultura organizacional, a inovação, a ética e a transparência surgem também como prioridades relevantes. Já temas como diversidade e inclusão, embora pertinentes, são menos frequentemente mencionados”, revela ainda o estudo.

Para responder aos novos desafios, os profissionais destacam o desenvolvimento de lideranças mais humanas e adaptativas, o reforço da formação contínua e a promoção de uma cultura de experimentação. Modelos de governação mais ágeis, alianças estratégicas e investimento em I&D completam o leque de estratégias valorizadas. Até porque, segundo o ‘The New Strategic Drivers’, apenas 10,7% das empresas dizem ter uma estratégia altamente adaptável à mudança. Um quarto (25,6%) reconhece dificuldades reais de adaptação, e 10,1% não tem sequer uma estratégia formalizada.

O estudo antecipa os grandes temas da 18º QSP Summit, a decorrer de 1 a 3 de julho de 2025 no Porto e em Matosinhos

No plano cultural, os valores mais referidos são o foco no cliente (47,6%), a orientação para resultados (38,1%) e a excelência e qualidade (37,5%). A colaboração, a ética e a inovação também são frequentemente mencionadas, sublinhando uma cultura empresarial voltada para desempenho e entrega de valor. Na gestão de pessoas, os principais desafios são o bem-estar e motivação dos colaboradores (31%), a retenção de talento (24,4%) e o desenvolvimento de competências (18,5%).

“Os resultados deste estudo refletem uma consciência clara, por parte das organizações, de que os modelos de liderança, as estruturas de talento e a capacidade de adaptação são fatores críticos de competitividade num contexto de mudança acelerada. Mais do que identificar tendências, este trabalho pretende ser um contributo estratégico para que as empresas possam reavaliar as suas prioridades, alinhar as suas culturas internas e desenvolver as competências certas para liderar o futuro com ambição, responsabilidade e visão”, define Pedro Carneiro, Head of Marketing Research da QSP.

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Panificadora Costa & Ferreira comemora 35 anos com nova identidade

Esta nova fase marca o início de um ciclo de crescimento, inovação e internacionalização, sem perder de vista as raízes artesanais que definem a empresa.

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A Panificadora Costa & Ferreira, responsável pela criação do Pão de Rio Maior, celebra 35 anos de história com uma nova identidade e uma visão renovada para o futuro.

Desenvolvida pela agência Brandworkers, a nova identidade – C&F Pão de Rio Maior – presta homenagem aos fundadores da empresa, ao mesmo tempo que projeta a marca para o futuro. O rebranding combina tradição e inovação, com o objetivo de reforçar a posição da empresa no setor da panificação e aumentar a sua visibilidade além-fronteiras.

O novo logótipo apresenta as iniciais C&F, acompanhadas por duas espigas de trigo e uma mão estilizada, “símbolos do saber-fazer artesanal e da ligação à terra”, informa a empresa, referindo ainda que a tipografia clássica “transmite confiança e consistência”, enquanto a paleta de cores, com tons creme e vermelho escuro, “evoca a pureza dos ingredientes e a paixão pela tradição”.

Esta nova fase marca o início de um ciclo de crescimento, inovação e internacionalização, sem nunca perder de vista as raízes artesanais que definem a empresa. “Queríamos uma marca mais próxima, mais ágil e preparada para os desafios de amanhã. A mudança de nome e imagem é o reflexo dessa ambição,” afirma Déborah Barbosa, CEO da C&F. “Já tínhamos intenções de mudar o nosso nome, não só por ser extenso, mas também para facilitar a nossa presença em mercados internacionais”, revela ainda.

Criada por Joaquim Costa em 1990 como Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, é uma empresa de panificação tradicional, com uma unidade de produção de 85.000 m2, que fabrica mais de 20 mil toneladas/ano de vários tipos de pão. A produção é artesanal à escala industrial – 100% artesanal, 100% natural e cozido em forno de lenha.

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