Promoções: construtores de marcas memoráveis e relacionamentos duradouros
Se já passámos pela black Friday, cyber Monday, Natal e passagem de ano, estamos agora em plena época de saldos e perfilam-se o dia dos namorados, o Carnaval, a Páscoa, o dia do pai, da mãe e da criança, sem esquecer o verão, o regresso às aulas, o Halloween…
Só de elencar as principais datas promocionais do retalho, fico sem fôlego. Imagine agora o que será desenvolver estratégias, fazer o procurement, assegurar a logística, marketing e comunicação, market intelligence, report de resultados…
Cada um destes momentos representa um ponto alto de consumo e as promoções tornaram-se numa ferramenta indispensável para estimular as vendas. Segundo a Gartner, o retalho investe hoje, em média, mais de 20% do volume de negócios em apoio promocional.
Não há dúvida de que é difícil destacar-se num setor hipercompetitivo e saturado como o retalho. Uma estratégia comprovada e eficaz para atrair clientes passa por realizar diferentes tipos de promoções. Atrai novos clientes, fideliza os atuais, aumenta o ticket médio, são um incentivo à compra de mais produtos, através de ofertas especiais, programas de fidelização e descontos, geram repetição de compra, trazem vantagem sobre os concorrentes e são uma excelente forma de redução de stock de referências menos vendidas.
As promoções há muito que são a espinha dorsal nas estratégias de vendas no setor e estão a evoluir para um campo altamente técnico e estratégico. Se os formatos continuarão a ser os nossos velhos conhecidos, como saldos e descontos, bundles e packages, concursos e giveaways nas plataformas sociais, promoções sazonais, ou ofertas personalizadas, acredito que o caminho a seguir passa por um equilíbrio entre criatividade promocional, tecnologia e ciência de dados, para maximizar resultados e diferenciar a insígnia A da B.
As promoções têm de alinhar, de forma personalizada, o interesse de consumidores, retalhistas e fornecedores. Uma “quadratura do círculo” que requer inovação, planeamento minucioso e, mais importante, dados e execução minuciosa.
Mas, como melhorar a estratégia de marketing de retalho no presente e futuro? Desde logo, independentemente da dimensão da operação, automatizar processos, através de ferramentas tecnológicas de promoção comercial. Se hoje o grande hype é a IA, é tempo de perceber como pode ajudar. E pode em muitos aspetos, como na análise de grandes volumes de dados, na previsão da procura, na personalização da oferta, no mensuramento do retorno do investimento, na otimização de preços, na análise preditiva com base em padrões de consumo, na gestão de stocks, até mesmo na otimização de campanhas.
O presente e o futuro, ainda que tecnológico, continuará a trazer grandes desafios promocionais. Duas certezas absolutas que os obrigam a colaborar no sentido de gerar aumento de vendas e margem de lucro, maior satisfação do cliente e redução de custos. Um “bundle” que aporta valor e traz vantagens a todos os intervenientes.
Seria impensável gerir campanhas promocionais a cada mês sem tecnologia. O futuro das promoções no retalho é impulsionado pela fusão da criatividade com tecnologia. Contudo, a implementação de novas tecnologias como IA requer mais do que investimento financeiro. Exige uma mudança cultural e operacional. A consultoria desempenha aqui um papel essencial, ajudando empresas a navegar na complexidade deste novo paradigma. Acredito que estamos numa era de ouro do retalho, onde o potencial para a inovação nunca foi tão grande. Cabe-nos liderar este movimento com visão, estratégia e coragem para experimentar.
Afinal, as promoções não são apenas um meio para vender mais. São uma oportunidade de construir marcas memoráveis e relacionamentos duradouros.