Portugal não é só para ver, tem muito para provar…
A exportação permite que as empresas portuguesas alcancem um público muito maior, ultrapassando as fronteiras nacionais e expandindo as suas operações para novos mercados, o que permite reduzir a dependência de um único mercado e garantir o seu crescimento.
A internacionalização das empresas portuguesas é crucial para o crescimento económico do País, mas também para as próprias. A exportação abre portas a novos mercados, impulsiona a competitividade e contribui para a geração de riqueza e expansão da marca Portugal pelo Mundo. Este caminho, contudo, exige adaptação e resiliência, especialmente num contexto internacional marcado por conflitos geopolíticos e instabilidade.
A exportação permite que as empresas portuguesas alcancem um público muito maior, ultrapassando as fronteiras nacionais e expandindo as suas operações para novos mercados, o que permite reduzir a dependência de um único mercado e garantir o seu crescimento.
A competição no mercado internacional é intensa, o que exige que as empresas portuguesas se tornem cada vez mais eficientes e inovadoras para se manterem competitivas. A exportação incentiva a procura pela excelência, forçando as empresas a aprimorar os seus produtos, serviços e processos para responder às necessidades de um público global cada vez mais exigente e com diferentes características.
As vendas para o exterior representam um forte contributo para a promoção da marca Portugal e dos seus produtos e serviços no exterior. Quando empresas portuguesas se destacam nos mercados internacionais, criam uma reputação positiva do País, tornando-o mais atrativo para investimentos, turistas e empresas estrangeiras.
Um dos grandes desafios que se colocam são os espaços para a promoção dos produtos. As empresas reconhecem a necessidade de criação de mais plataformas e apoios que lhes permitam reforçar a divulgação das suas marcas no exterior ou para o exterior. Em Portugal, a SAGALEXPO – Sabores de Portugal emerge como um evento fundamental para o sucesso da internacionalização das empresas portuguesas, particularmente no setor agroalimentar.
Promovida pela Exposalão, esta feira representa uma oportunidade única para as empresas portuguesas se apresentarem a compradores internacionais de renome e novos importadores, distribuidores e grandes cadeias de mercados em crescimento, estabelecendo assim contatos e abrindo caminho para novas oportunidades de negócio. As empresas conseguem assim diversificar os países para onde exportam, encontrando novas oportunidades em mercados mais competitivos.
Bons negócios!