Logística

Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Está de regresso o Prémio Excelência Logística (PEL), iniciativa da APLOG que visa promover e estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, através do reconhecimento público de projetos, profissionais e organizações que se destaquem na evolução do setor.

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp.

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Na categoria PEL Empresa, o objetivo é premiar organizações cuja atuação se distingue pela excelência na implementação de soluções logísticas inovadoras, capazes de servir como referência e incentivo à adoção de novos modelos de competitividade. O prémio destina-se a empresas que operem em território nacional, incluindo os setores primário, industrial, serviços, retalho, grossistas, operadores logísticos, setor público e organizações não governamentais, bem como consultoras e empresas de tecnologias de informação em parceria com clientes.

Já a categoria PEL Academia pretende distinguir trabalhos académicos, cursos, programas de mestrado ou instituições de ensino que promovam a inovação e o conhecimento aplicado ao setor logístico, com impacto relevante na investigação e aplicabilidade prática nas empresas.

Por fim, a categoria PEL StartUpp reconhece projetos empreendedores com um produto mínimo viável e forte componente de inovação tecnológica aplicada à logística, nomeadamente nas áreas de armazém, última milha, transportes, logística de produção ou soluções digitais com impacto nos processos logísticos.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Havaianas estreia conceito de loja em Portugal

A loja do Centro Colombo foi a segunda na Europa a receber a remodelação que promete transportar os visitantes para uma moderna casa de praia brasileira.

A partir desta sexta-feira, os visitantes do Centro Colombo têm mais um motivo para marcar presença no centro comercial: a reabertura da loja Havaianas, localizada no Piso 2, que surge agora com um conceito totalmente renovado. O espaço foi o local escolhido pela marca brasileira para estrear, em Portugal, o seu novo modelo de loja, o segundo deste género na Europa.

Com uma área de 55 metros quadrados, a loja foi concebida para evocar uma moderna casa de praia brasileira.

A nova imagem do espaço destaca-se ainda pelo compromisso com a sustentabilidade, um dos pilares da marca. A loja integra materiais ecológicos e promove a reciclagem, numa abordagem alinhada com as exigências ambientais dos consumidores contemporâneos. A paleta de cores suaves e a disposição ampla do espaço contribuem para uma experiência de compra mais leve e agradável, em sintonia com o ADN da marca.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Recheio reabre loja em Évora

“Este investimento reflete o nosso compromisso em apoiar a restauração e retalho alimentar, oferecendo soluções de qualidade, que não só respondem às necessidades dos nossos clientes, mas também contribuem para a criação de novas oportunidades na região, impulsionando o desenvolvimento económico e social”, afirma Vanessa Silva, diretora de marketing do Recheio.

O Recheio reabriu esta sexta-feira a sua loja em Évora, com um espaço totalmente renovado. Esta transformação visa consolidar a presença da marca na região alentejana, respondendo à crescente procura do mercado e oferecendo uma experiência de compra mais inovadora e eficiente, sublinha em comunicado.

A loja de Évora duplica a sua área, passando de 3.700 m² para cerca de 6 450 m². Nos frescos, a nova área inclui o talho Best Farmer, que se distingue pela excelência das carnes produzidas de forma sustentável e com a garantia do bem-estar animal.

Como complemento, também permitirá reforçar as parcerias com produtores e fornecedores regionais. O Recheio estabeleceu novas colaborações com empresas da região, como é o caso da Demicarnes (charcutaria) e dos Queijos da Cachopa, Oviqueijos e Monte do Ganhão. A garrafeira da loja foi igualmente expandida, com uma maior variedade de vinhos de produtores alentejanos, como Casa Relvas, Ervideira, Fundação Eugénio de Almeida e António Maçanita, reforçando a oferta de produtos regionais.

“A reabertura da loja de Évora é um marco significativo na nossa trajetória de crescimento no Alentejo. Este investimento reflete o nosso compromisso em apoiar a restauração e retalho alimentar, oferecendo soluções de qualidade, que não só respondem às necessidades dos nossos clientes, mas também contribuem para a criação de novas oportunidades na região, impulsionando o desenvolvimento económico e social”, afirma Vanessa Silva, diretora de marketing do Recheio, em comunicado.

Em linha com a sua estratégia de proximidade e apoio ao canal Horeca, o Recheio tem vindo a implementar diversas inovações. A nova aplicação móvel da insígnia permite aos clientes aceder à loja e aos seus serviços em qualquer momento e local, simplificando e agilizando o processo de compra. Paralelamente, o programa BOOST your business disponibiliza condições exclusivas para uma gestão mais eficiente e integrada dos negócios, através do acesso a soluções inovadoras como sistemas de ponto de venda (POS) e ferramentas digitais que visam potenciar a rentabilidade dos estabelecimentos.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Pingo Doce e Fnac estabelecem parceria com campanha promocional exclusiva

O Pingo Doce e a Fnac uniram esforços numa campanha promocional pretende oferecer vantagens adicionais aos consumidores, reforçando a aposta em parcerias estratégicas no retalho nacional.

A ação decorre exclusivamente até ao dia 30 de março e está limitada a compras realizadas com a App O Meu Pingo Doce ou através do Cartão Poupa Mais.

Durante este período, os clientes que efetuarem uma compra igual ou superior a 50 euros nas lojas Pingo Doce receberão um vale de 10 euros, válido para utilização nas lojas Fnac ou em Fnac.pt. O vale poderá ser descontado entre 1 e 7 de abril, numa única compra de valor igual ou superior a 50 euros.

Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce, sublinha que “no Pingo Doce continuamos a oferecer, diariamente, as melhores oportunidades de poupança para os nossos clientes, que reforçamos com parceiros estratégicos, como a Fnac, para trazer ainda mais benefícios e vantagens exclusivas, em particular para membros registados da App O Meu Pingo Doce e do Cartão Poupa Mais”.

Pedro Falé, Diretor Comercial da FNAC Portugal, salienta que esta iniciativa “amplia a nossa oferta de descontos exclusivos, criando uma experiência única de compra, onde a tecnologia e o lazer se encontram com o retalho alimentar, proporcionando mais valor e conveniência aos nossos clientes.”.

A campanha está a ser divulgada através de um plano multicanal que inclui televisão, rádio, digital, comunicação nas lojas e na aplicação do Pingo Doce.

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Retalho

MO reabre loja em Vila Real com novo design

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae, reabre esta sexta-feira a sua loja em Vila Real, com um espaço renovado e mais moderno. Localizada na Galeria Continente Modelo Vila Real, a nova loja reforça a presença da marca na região.

Alimentar

Delícia de Pera Rocha: a nova aposta da Panidor com sabor português

A Delícia de Pera Rocha é um produto apto para dietas vegans, pronto a cozer, e destina-se ao canal profissional.

A Panidor, empresa portuguesa de padaria e pastelaria ultracongelada sediada em Leiria, que tem mais de 30 anos de história, presente em 38 países, acaba de reforçar o seu portefólio com o lançamento da Delícia de Pera Rocha, um novo produto que conjuga tradição, inovação e valorização da produção local.

Inspirado na pastelaria portuguesa, este snack apresenta-se sob a forma triangular de massa folhada, com um recheio generoso de pedaços de Pera Rocha e finalizado com um topping de açúcar que confere crocância e textura. A escolha da Pera Rocha – variedade endógena e com Indicação Geográfica Protegida (IGP), predominantemente cultivada na região Oeste – reforça o compromisso da marca em apostar em ingredientes regionais de elevada qualidade.

A massa folhada utilizada, à base de margarina, é a mais comum na pastelaria portuguesa, permitindo que o sabor da fruta se destaque. Segundo a empresa, este lançamento reflete a estratégia da Panidor em promover os sabores portugueses no mercado externo, alinhando-se com uma tendência crescente de valorização da autenticidade, sustentabilidade e origem dos ingredientes.

A “Delícia de Pera Rocha” é um produto apto para dietas vegans, pronto a cozer, e destina-se ao canal profissional, permitindo a padarias, pastelarias e retalhistas oferecer uma proposta diferenciadora e alinhada com a procura por snacks práticos e com identidade local.

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Alimentar

​Pescanova apresenta Filetes de Perca Gigante com Pele

A Pescanova reforça a sua gama de pescado natural com o lançamento dos Filetes de Perca Gigante com Pele 400g.

A Pescanova reforça a sua gama de pescado natural com o lançamento dos Filetes de Perca Gigante com Pele 400g, uma novidade no mercado que pretende oferecer uma experiência única para os amantes de peixe e já estão disponíveis nos pontos de venda habituais.

Com um corte ideal para forno, estes filetes distinguem-se pela sua textura firme e sabor autêntico, tornando-se a opção perfeita para quem procura uma refeição nutritiva e deliciosa, refere a Pescanova em comunicado.

Estes filetes, fáceis de preparar, estando prontos a cozinhar sem necessidade de preparação adicional,  são uma fonte natural de proteínas e com baixo teor de gordura, ideais para quem valoriza uma alimentação equilibrada.

 

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ESG

Too Good To Go e APED promovem 1.ª jornada para a redução do desperdício alimentar

Portugal ocupa o 4.º lugar na União Europeia em desperdício alimentar, com mais de 1,9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas anualmente, sendo 227 mil toneladas provenientes do comércio e distribuição alimentar (INE, 2022). A Too Good To Go e a APED estão unidos na promoção da redução do desperdício alimentar.

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Portugal desperdiça anualmente mais de 1,9 milhões de toneladas de alimentos, ocupando a quarta posição na União Europeia em volume de desperdício. Deste total, 227 mil toneladas são geradas pelo setor do comércio e distribuição alimentar, segundo dados do INE (2022). É neste contexto que a Too Good To Go, plataforma de combate ao desperdício alimentar, e a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição – organizaram a 1.ª Jornada para a Promoção da Redução do Desperdício Alimentar, reunindo especialistas, retalhistas, entidades públicas e representantes da restauração para um debate sobre estratégias colaborativas para mitigar esta problemática.

O evento contou com a participação da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), organismo responsável por promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar.

Além da CNCDA, marcaram presença diversas empresas e entidades de referência, como Auchan Retail Portugal, MC Sonae, Pingo Doce, ALDI Portugal, Lidl Portugal, Minor Hotels, VILA GALÉ HOTÉIS, Altis Hotels, Plateform, Gleba, Aqui é Fresco, Cateringpor, Pans & Company, Cáritas Portuguesa, Banco Alimentar Contra a Fome, Aliança Contra a Fome e a Má Nutrição, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, entre outras.

Colaboração como eixo estratégico

Na sessão de abertura, Cristina Câmara, diretora de Sustentabilidade da APED, sublinhou a importância da cooperação entre os diferentes elos da cadeia de valor: “O desperdício alimentar é um desafio coletivo que exige uma ação conjunta e coordenada.”

Maria Tolentino, Country Manager da Too Good To Go, reforçou a urgência de enfrentar o problema com responsabilidade ambiental, social e económica.

Maria Tolentino, Country Manager da Too Good To Go em Portugal

“O desperdício de alimentos é uma perda de recursos naturais, é uma realidade que afeta diretamente as comunidades e a economia. Em Portugal, desperdiçam-se milhares de toneladas de alimentos todos os anos, o que se traduz numa perda para cada português de cerca de 350 euros por ano com comida que nunca chega a ser consumida.  Cada um de nós tem um papel fundamental a desempenhar para mudar essa realidade”, afirmou.

“Em 2024, conseguimos salvar mais de 1.5 milhões de Surprise Bags, o que se traduziu em uma poupança significativa de recursos, como 1.275 milhões de litros de água e 4,2 milhões de kg de CO2e. Desde o lançamento da nossa app em Portugal, há cinco anos, já conseguimos salvar mais de 5 milhões de Surprise Bags, evitando o equivalente a 14 milhões de kg de CO2e, o que corresponde a mais de 2.500 voos à volta do mundo.”, acrescentou.

Inovação tecnológica e simplificação de processos

A mesa-redonda do evento evidenciou o papel da inovação na gestão do desperdício. Soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial, como a plataforma da Too Good To Go para retalhistas, permitem rastrear prazos de validade e otimizar a redistribuição de produtos.

A nova solução apresentada há um ano pela Too Good To Go, um software impulsionado por IA que ajuda hipermercados, supermercados e lojas de conveniência a rastrear e detectar quando seus produtos estão prestes a atingir a data de consumo, é apontada como uma opção para reduzir o desperdício.

Outras medidas debatidas incluíram a venda a granel e em porções reduzidas, a adequação da oferta à procura com base em dados e campanhas de sensibilização como “Observar, Cheirar, Provar”. A necessidade de desburocratizar processos e políticas públicas foi também amplamente abordada.

Ana Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade & Bem-Estar da Auchan, Constança Correia, Circularity Area Coordinator da MC (Sonae), e Diana Manita, do Departamento de Qualidade e Inovação da AHRESP, foram as oradoras participantes.

Políticas públicas em revisão

Na intervenção final, Susana Gaspar, do Gabinete de Planeamento e Políticas, destacou as metas do Plano de Ação Nacional para a Redução do Desperdício Alimentar, nomeadamente a criação de um sistema de monitorização e a promoção de acordos voluntários com o setor do retalho. Sublinhou ainda a revisão em curso da Diretiva Quadro dos Resíduos, que poderá vir a definir metas vinculativas para a redução do desperdício alimentar na UE.

“Em Portugal tem sido privilegiada uma abordagem voluntária em detrimento da imposição de obrigações, privilegiando o estabelecimento de parcerias, de acordos voluntários e compromissos. Ainda assim, é importante olhar para a evolução da legislação em outros países, como Espanha e França, tendo presente que estes países partiram de contextos e realidades diferentes de Portugal. Neste contexto, importa referir que se encontra em discussão a revisão da Diretiva Quadro Resíduos, cuja proposta determina metas vinculativas de redução do desperdício alimentar.”, afirmou Susana Gaspar, representante da entidade coordenadora da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

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Alimentar

Pinhais e Nuri celebram a tradição com novas edições limitadas de “Caldeirada”

As novas criações – Nuri Sardinhas em Caldeirada e Pinhais Filetes de Cavala em Caldeirada – estão limitadas a apenas mil unidades.

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As marcas portuguesas Pinhais e Nuri voltam a surpreender o mercado com o lançamento de duas edições limitadas que homenageiam um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia nacional: a Caldeirada. As novas criações – Nuri Sardinhas em Caldeirada e Pinhais Filetes de Cavala em Caldeirada – estão limitadas a apenas mil unidades, refletindo uma aposta na exclusividade, autenticidade e excelência artesanal.

Inspiradas numa receita tradicional portuguesa transmitida de geração em geração, as duas conservas recuperam os sabores profundos da costa atlântica, combinando peixe tenro (sardinha e cavala), tomates amadurecidos ao sol, cebola, salsa fresca e um toque subtil de malagueta. A preparação lenta e meticulosa respeita o legado culinário nacional e promete transportar os consumidores numa viagem sensorial à mesa portuguesa.

Cada lata, com 125 gramas, foi cuidadosamente produzida à mão. Lançadas a 25 de março, as edições limitadas tiveram uma aceitação imediata: o stock online esgotou em apenas 48 horas. Atualmente, os produtos encontram-se disponíveis exclusivamente em loja física, na loja Nuri, na Herrengasse, em Viena, e na loja Pinhais, em Matosinhos.

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Retalho

Javier López é o novo CEO da Decathlon

Para liderar esta nova fase, a administração da Decathlon nomeou Javier López como CEO, substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.

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“A Decathlon está a iniciar uma nova fase na sua história, com o objetivo de fortalecer a sua competitividade e crescimento, ao mesmo tempo que intensifica as suas ações para promover o acesso ao desporto e os seus valores universais”, refere a empresa num comunicado onde anuncia  a nomeação de Javier López como Chief Executive Officer (CEO), substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.

Fundada em 1976, a Decathlon tem evoluído sob a liderança de Barbara Martin Coppola,”com uma estratégia orientada para se tornar numa marca desportiva multi-especialista que atua de forma concreta para as pessoas, a sociedade e o planeta”, assinala ainda a empresa. “Gostaria de agradecer à Bárbara pelo trabalho impactante que realizou nos últimos três anos. Hoje, a Decathlon é uma marca desportiva cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos e pelo seu impacto positivo. À medida que a Decathlon inicia uma nova fase na sua história, tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar alavancas novas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva”, afirma Julien Leclercq, Chairman Decathlon Group, sobre a transição.

Com 26 anos de experiência na Decathlon, Javier López ocupou posições nas áreas digital, logística e retalho. De 2012 a 2015 liderou a Decathlon Alemanha e exerceu funções de CEO na Decathlon Espanha entre 2015 e 2022, ano em que foi nomeado Chief Value Chain Officer Global.

Marca desportiva global multi-especialista, a Decathlon conta com mais de 101 mil colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo.

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I&D

Novo software da Bosch promete criar fábricas até 25% mais produtivas

A Bosch pretende ultrapassar a barreira do mil milhões de euros com receitas de vendas de software para fábricas.

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A área de negócios de Tecnologia Industrial da empresa pretende, até ao início da próxima década, que as suas receitas de vendas provenientes de software e de serviços relacionados com software atinjam cerca de mil milhões de euros.

Este setor de negócios inclui a Bosch Rexroth, a Bosch Manufacturing Solutions e a Bosch Connected Industry. As suas soluções de software para o nível de gestão de operações, como o Nexeed da Bosch Connected Industry, e para o nível de controlo, como o ctrlX Automation da Bosch Rexroth, “integram-se perfeitamente”, assegura a empresa. A Bosch Manufacturing Solutions também oferece otimização de processos baseada em IA para ambientes de produção existentes.

Até 25% mais produtivas

Sobre o ctrlX Automation, a Bosch sublinha que é um sistema de automação aberto para a automação de fábricas que, desde o seu lançamento há cinco anos, “atraiu mais de 2.000 clientes”. “As interfaces e os padrões abertos permitem a integração de todos os tipos de tecnologias e parceiros de automação”, explica a empresa.

Por sua vez, o Nexeed, para a Indústria 4.0,  controla o processo de produção “e proporciona a transparência necessária para uma utilização eficiente das matérias-primas e outros recursos”, explica a Bosch. O software permite detetar e eliminar as causas de rejeições numa fase inicial, além de viabilizar a manutenção preditiva, a modernização e a otimização de máquinas e equipamentos.
“O resultado são fábricas até 25% mais produtivas, um aumento de até 15% na disponibilidade das máquinas e uma redução dos custos de manutenção até 25%”, assegura a empresa.
O Nexeed é também utilizado em cerca de 150 fábricas da Bosch. Graças às suas interfaces abertas, pode ser integrado em plataformas industriais comuns e infraestruturas existentes, e os dados gerados podem ser utilizados noutras aplicações.

É na fábrica modelo da Bosch Rexroth em Ulm, Alemanha, que a empresa demonstra a eficiência dos softwares da Bosch. Ali, parte de cenários concretos de produção para apresentar o seu portfólio de tecnologia industrial, incluindo intralogística e distribuição. “Desde a abertura desta fábrica modelo em 2021, cerca de 8.400 visitantes aprenderam sobre temas como sustentabilidade na automação de fábricas, fluxos de materiais flexíveis e os benefícios da arquitetura modular de software.

“A Bosch é uma das maiores empresas de fabricação do mundo. Conhecemos as fábricas como a palma da nossa mão. Este know-how flui para o nosso desenvolvimento de software. As nossas soluções são feitas por utilizadores para utilizadores, uma vez que também usamos o nosso software nas nossas próprias fábricas,” afirma a Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, cujas responsabilidades incluem o setor de negócios de Tecnologia Industrial.

 

 

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