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Em crescimento, setor da panificação aposta em inovação e formatos sustentáveis

Alejandro Lacorte, diretor geral do Grupo Bimbo Portugal, Sofia Miguel, diretora de marketing e comunicação do Grupo Celeste, Deborah Barbosa, CEO da Panificadora Costa e Ferreira, Ivan Mellado, general manager da Puratos, e Tiago Lameiro, diretor de marketing e vendas da Rialto, partilham a sua visão sobre a evolução do mercado, as tendências que vão marcar 2025 e as estratégias das suas empresas para continuar a crescer num cenário cada vez mais competitivo.

Ana Rita Almeida
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Em crescimento, setor da panificação aposta em inovação e formatos sustentáveis

Alejandro Lacorte, diretor geral do Grupo Bimbo Portugal, Sofia Miguel, diretora de marketing e comunicação do Grupo Celeste, Deborah Barbosa, CEO da Panificadora Costa e Ferreira, Ivan Mellado, general manager da Puratos, e Tiago Lameiro, diretor de marketing e vendas da Rialto, partilham a sua visão sobre a evolução do mercado, as tendências que vão marcar 2025 e as estratégias das suas empresas para continuar a crescer num cenário cada vez mais competitivo.

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Ana Rita Almeida
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O setor da panificação e pastelaria industriais registou um crescimento significativo em 2023, com a faturação a atingir os 1060 milhões de euros, um aumento de 12,8% face ao ano anterior, de acordo com os últimos dados divulgados pela Informa D&B sobre este setor.

As exportações do setor totalizaram 358 milhões de euros, refletindo um crescimento de 14% em comparação com 2022, quando se situaram nos 314 milhões. Espanha manteve-se como o principal mercado externo, absorvendo 40% das vendas ao exterior. Em contrapartida, as importações ascenderam a 647 milhões de euros, um crescimento de 25,9% face ao ano anterior. Espanha destacou-se também como o principal fornecedor, representando cerca de 67% do total importado.

O setor contava com cerca de seis mil empresas no final de 2022, responsáveis por mais de 22 mil postos de trabalho. Apesar do predomínio de empresas privadas de capital nacional, existem concorrentes de maior dimensão integrados em grupos estrangeiros.

A estrutura do setor continua marcada pela presença de pequenas empresas: mais de 85% dos operadores empregam menos de dez pessoas, e apenas oito empresas têm mais de 250 trabalhadores. Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento da quota de mercado das maiores empresas, refletindo um contexto cada vez mais competitivo para os operadores de menor dimensão.

Os dados da Informa D&B evidenciam ainda que a produção do setor cresceu 4,2% em 2023, totalizando 771 milhões de euros. O peso das exportações sobre a produção situou-se nos 46,4%, enquanto as importações representaram 61% do mercado nacional.

“Formatos e embalagens têm um foco estratégico dentro da empresa”

A conveniência e a inovação continuam a ser eixos estratégicos para o Grupo Bimbo Portugal, que tem ajustado o seu portefólio às novas dinâmicas de consumo. Alejandro Lacorte, diretor geral do Grupo Bimbo Portugal, destaca ao Hipersuper que a proximidade com os consumidores tem sido fundamental para entender as suas necessidades e momentos de procura.

Alejandro Lacorte, diretor geral do Grupo Bimbo Portugal

“No Grupo Bimbo temos plena convicção da relevância de acompanhar os nossos consumidores no dia a dia. Com isto em mente, precisamos de ficar muito perto dos mesmos e conhecer a sua jornada. Constantemente temos contacto com os nossos consumidores, entendemos as suas necessidades e temos um foco especial em definir os momentos de procura”, afirma o responsável.

Nos últimos anos, a empresa reforçou a sua oferta com produtos e embalagens pensados para diferentes momentos de consumo, dentro e fora de casa. “Os produtos Wraps e Bagels Bimbo são claramente produtos que propõem novas formas de consumo, saborosas e focadas na satisfação das necessidades de conveniência e praticidade”, refere Alejandro Lacorte.

A inovação em formatos e embalagens tem sido uma das grandes apostas do Grupo Bimbo, permitindo ajustar os produtos às diferentes necessidades dos lares portugueses. “Definitivamente os formatos e embalagens têm um foco estratégico dentro da empresa”, afirma. E explica: “temos um portefólio completo para os nossos pães Bimbo, diversos tamanhos baseados no número de integrantes dos lares portugueses e nas formas de consumo”.

No segmento da pastelaria, a empresa tem apostado em formatos on the go para facilitar o consumo fora de casa. “No segmento de Bolos, as nossas marcas icónicas, Donuts, Bollycao e Mañhazitos, têm apresentações On the Go pensadas para estar presentes com consumidores que fazem refeições fora de casa. Adicionalmente, essas marcas têm produtos familiares e individuais para que os diversos tipos de consumidores possam desfrutar dos nossos produtos”, sublinha.

Novidades a caminho em 2025

A inovação continuará a ser uma prioridade para o Grupo Bimbo no próximo ano. Alejandro Lacorte revela que a empresa já está a preparar novos lançamentos para 2025, reforçando a sua aposta na diversificação do portefólio.

“A nossa missão no Grupo Bimbo é levar alimentos nutritivos, saborosos e de alta qualidade para as mãos dos consumidores portugueses. É por isso que o nosso portfólio está em constante evolução e 2025 não vai ser diferente, vamos ter novidades para os nossos consumidores”, afirma o diretor geral.

A empresa pretende introduzir novidades em praticamente todas as categorias, incluindo produtos desenvolvidos especificamente para o mercado português e outros que já provaram sucesso noutros países onde o Grupo Bimbo opera. “No Grupo Bimbo acreditamos na importância da inovação, teremos novidades praticamente em todas as categorias, tanto produtos desenvolvidos aqui em Portugal quanto produtos que temos em outros países onde o Grupo Bimbo tem presença e que chamam a atenção do nosso consumidor local”, conclui Alejandro Lacorte.

Inovação em formatos e embalagens tem sido um foco estratégico do Grupo Celeste

Sofia Miguel, diretora de marketing e comunicação do Grupo Celeste, fala de um crescimento moderado em 2024, com uma adaptação às novas tendências de consumo, e sublinha que, apesar das mudanças no comportamento dos consumidores, os produtos clássicos continuam a liderar as vendas.

Sofia Miguel, diretora de marketing e comunicação do Grupo Celeste

“O mercado de panificação e pastelaria em Portugal em 2024 apresentou um cenário de crescimento moderado e adaptação às novas tendências de consumo. As vendas registaram um ligeiro aumento. Os produtos clássicos, como o pão tradicional e os pastéis de nata, continuaram a liderar as vendas, mas houve uma crescente procura por opções inovadoras e saudáveis, incluindo a procura por grãos ancestrais e processos de fermentação lenta como a massa mãe”, afirma Sofia Miguel ao nosso jornal.

Na pastelaria, a evolução do mercado reflete duas realidades distintas: “verifica-se, por um lado, a procura de produtos mais saudáveis e que têm impacto na nossa saúde física e mental, mas por outro, continua a existir um grande interesse por momentos de indulgência e experiências únicas.”.

De grãos ancestrais a alternativas vegetais

O Grupo Celeste tem acompanhado a evolução do setor e identifica algumas das principais tendências para 2025. Sofia Miguel destaca que os consumidores continuam a valorizar produtos que conciliam sabor, qualidade e benefícios para a saúde.

“As principais tendências de consumo para 2025 no mercado de panificação e pastelaria incluem: pães integrais (feitos com grãos integrais e fibras), base de plantas (produtos que utilizem ingredientes de origem vegetal, indo de encontro aos consumidores que procuraram alternativas mais saudáveis ou opções vegetarianas e veganas), massa fermentada (massa mãe, de fermentação lenta), ingredientes locais e tradicionais (procura por produtos com ingredientes naturais, orgânicos, onde são valorizados os sabores e as tradições locais) e grãos e sementes (incorporação nos produtos de panificação devido à procura por opções mais nutritivas e funcionais).”.

A responsável reforça que estas tendências refletem uma mudança de mentalidade por parte dos consumidores, que procuram “não só produtos com sabor e qualidade, mas também que ofereçam benefícios para a saúde e o bem-estar, além de atenderem a preocupações relacionadas com a sustentabilidade.”

A inovação em formatos e embalagens tem sido um foco estratégico do Grupo Celeste, com impacto tanto na pastelaria como na padaria. “Ao nível de formatos, verificamos novidades ao nível da pastelaria (croissants de diferentes tamanhos e formatos, fusões entre croissants e cookies, diferentes snacks que combinam os sabores doces e salgados, etc.). Em padaria existe, por exemplo, uma maior procura por pães diferentes nos formatos de forma retangular (pães proteicos, de fibra, com cereais ou centeio)”, explica Sofia Miguel.

A responsável destaca ainda uma tendência para redução do peso e da gramagem dos produtos, aliada a uma crescente preocupação com a sustentabilidade das embalagens. “Surgem embalagens mais pequenas, mais sustentáveis (materiais recicláveis, biodegradáveis e até comestíveis)”, afirma.

Além do fator ambiental, a experiência do consumidor tem sido um ponto-chave na inovação. “Do ponto de vista visual, verificamos cada vez mais a procura por embalagens onde se consegue visualizar o interior, onde o consumidor consegue ver o produto que está dentro da embalagem (embalagens transparentes). A informação contida nas embalagens está também mais simplificada e o design é mais atrativo, mais moderno (instagramável)”, refere Sofia Miguel.

Para a responsável do Grupo Celeste, esta evolução é essencial para que as marcas se diferenciem num mercado altamente competitivo. “Estas inovações melhoram não só a experiência do consumidor, como garantem a diferenciação das marcas num mercado tão competitivo, respondendo à procura dos clientes por produtos únicos e sustentáveis.”

Produtos autênticos e ingredientes nacionais impulsionam inovação

O setor da panificação industrial tem enfrentado desafios, mas também oportunidades de crescimento. Para a Panificadora Costa e Ferreira, 2024 foi um ano de superação e adaptação, marcado por momentos desafiantes e pela aposta contínua na inovação e na valorização da tradição.

Deborah Barbosa, CEO da Panificadora Costa e Ferreira

“O mercado de panificação teve um ligeiro crescimento em 2024, tendo sido impulsionado pela crescente procura por produtos de conveniência e pela inovação contínua no setor, incluindo a introdução de novos produtos e a adaptação às preferências dos consumidores por alimentos mais saudáveis e sustentáveis”, afirmou Deborah Barbosa, CEO da Panificadora Costa e Ferreira.

A Panificadora Costa e Ferreira tem apostado em produtos que aliam tradição e inovação, valorizando ingredientes nacionais e métodos artesanais. Um exemplo desta estratégia foi o lançamento do Pão de Forma com Massa Mãe e Queijo da Ilha, que reflete as tendências de consumo atuais.

“O lançamento do Pão de Forma com Massa Mãe e Queijo da Ilha está alinhado com as tendências de consumo atuais no mercado de panificação”, destaca Deborah Barbosa. A CEO da empresa que produz o conhecido “Pão de Rio Maior” explica que os consumidores valorizam cada vez mais “produtos artesanais e autênticos, confecionados com ingredientes locais e técnicas tradicionais.”

Além disso, há uma crescente procura por produtos mais nutritivos, o que tem levado a Panificadora Costa e Ferreira a desenvolver novas opções adaptadas a esta tendência. “Verifica-se igualmente o aumento da procura por produtos mais nutritivos, evidenciando, assim, a preferência por opções mais saudáveis e por ingredientes naturais”, acrescenta Deborah Barbosa.

Apesar de manter um forte compromisso com a tradição, a Panificadora Costa e Ferreira acompanha as evoluções tecnológicas no setor. Deborah Barbosa acredita que a inovação será um fator determinante para o futuro da panificação: “a integração de tecnologias como impressão 3D e Inteligência Artificial para a personalização de receitas e para a criação de novos formatos de pães são tendências que marcarão também o setor da panificação em 2025”.

A responsável sublinha que a adaptação às novas exigências do consumidor implica uma abordagem equilibrada entre a inovação tecnológica e a preservação dos métodos tradicionais de fabrico.

A aposta na inovação em formatos e embalagens tem sido uma prioridade da empresa, refletindo a necessidade de responder às novas exigências do mercado. “Tem sido um foco estratégico importante para nós” refere.

A empresa tem explorado novas formas de apresentação dos produtos, sempre com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor e garantir mais conveniência. “Estamos, constantemente, a explorar novas formas de apresentar os nossos produtos com vista a atender às necessidades dos consumidores modernos, abrangendo, precisamente, a criação de formatos inovadores que tenham em vista melhorar a experiência do consumidor e a conveniência”, explica.

Ano desafiante e a recuperação da empresa

2024 foi particularmente desafiante para a Panificadora Costa e Ferreira, devido ao incêndio numa das fábricas que afetou as operações da empresa. Deborah Barbosa destaca ao Hipersuper que, apesar das dificuldades, a empresa continua a recuperar e a consolidar o seu crescimento.

“2024 ficou marcado pelo incêndio que afetou o nosso rendimento e, como tal, o volume de faturação e os objetivos pensados foram afetados”, revela a CEO da empresa. No entanto, a aposta na exportação tem sido um fator de crescimento, permitindo que a empresa continue a expandir-se no mercado internacional.

“Ainda estamos em fase de recuperação, mas podemos adiantar que temos sentido um aumento nas exportações, impulsionado pela procura internacional por produtos de alta qualidade e autênticos”, conclui Deborah Barbosa.

A frequência de compra aumentou

Ivan Mellado, General Manager da Puratos, destaca que, em 2024, o setor manteve uma tendência de crescimento sustentado, impulsionado pelo comportamento dos consumidores e pela inovação das empresas.

Ivan Mellado, General Manager da Puratos

“2024 continuou a ser marcado por alguma instabilidade em matérias-primas essenciais como os cereais, ovos, açúcar e, sobretudo, chocolate. Apesar disso, e de acordo com os dados da Kantar, ao contrário do FMCG, em Padaria e Pastelaria o comprador está ainda mais regular e mais investidor, apesar das cestas serem menores”, afirma Ivan Mellado.

O responsável da Puratos destaca que o consumidor mantém um comportamento de compra positivo, mesmo após um período de restrição devido à inflação. “O consumidor continua a permitir-se comprar mais vezes um miminho diferente e mais indulgente depois de alguma restrição devido à inflação. A frequência de compra aumentou 3,9% versus 2023”, refere.

A nível de canais, Ivan Mellado aponta que “os hipers e supers, QSR e restaurantes crescem no consumo fora de casa e as Padarias e Pastelarias ganham em frequência.”.

A procura por produtos mais equilibrados nutricionalmente e com benefícios para a saúde tem sido uma das grandes tendências do setor. Ivan Mellado destaca que a aposta na massa mãe e nos alimentos funcionais continuará a ser um dos motores de inovação.

“A saúde e bem-estar foi em 2024 e continua a ser em 2025 uma das grandes tendências de lançamentos. Em panificação, a massa mãe continua a ser um dos ingredientes cada vez mais importante e cada vez mais reconhecido pelo consumidor, não só porque melhora as características do pão, assim como vários estudos apontam para a melhoria da digestibilidade do pão sempre que tem massa mãe”, explica o responsável da Puratos.

Além da massa mãe, a empresa tem apostado no desenvolvimento de pães funcionais, criando produtos adaptados às necessidades específicas dos consumidores. “Os alimentos funcionais são também uma tendência. Este ano lançámos um Puravita Proteico e Brioche Proteico, que é uma categoria em crescimento. Para além disso, lançámos também no início do ano um Puravita que ajuda ao intestino feliz”, revela Ivan Mellado.

A preocupação com o bem-estar intestinal tem sido um fator de inovação. “O equilíbrio do nosso intestino é fundamental para o nosso bem-estar, não só físico como também mental, e a Puratos está muito focada em lançar pães inovadores e que permitam novas alegações de saúde”, acrescenta o responsável.

No segmento da pastelaria, apesar da crescente preocupação com a saudabilidade, a indulgência continua a ser um fator essencial para o consumidor. “Na pastelaria, apesar de saúde e bem-estar ser também uma tendência, a indulgência não deixa de ser essencial para o consumidor. Por isso, muitas vezes, o caminho passa pela oferta de especialidades com porções mais pequenas. Temos por isso em atenção no desenvolvimento dos nossos receituários”, explica Ivan Mellado.

A preocupação ambiental tem sido outro fator estratégico para a Puratos. Segundo Ivan Mellado, os consumidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade das embalagens, o que levou a empresa a investir em soluções mais ecológicas.

“Segundo o nosso estudo Taste Tomorrow, 34% dos consumidores portugueses procuram embalagens recicláveis. Como estamos em fase de mudança de imagem corporativa, procurámos também que os materiais que as compõem sejam cada vez mais sustentáveis”, afirma o responsável.

Além da sustentabilidade, a empresa tem ajustado os formatos das suas embalagens para responder às diferentes necessidades dos clientes. “Para além da sustentabilidade, o formato que oferecemos aos nossos clientes é também fundamental. Como trabalhamos para várias tipologias de clientes, com necessidades diferentes, o formato tem de estar também ele adaptado”, explica Ivan Mellado.

A Puratos trabalha com clientes industriais de grande dimensão e clientes mais tradicionais, o que exige uma abordagem diferenciada. “Temos desde clientes de maiores dimensões, como são os clientes industriais, que valorizam formatos maiores, até clientes mais tradicionais que valorizam embalagens mais pequenas. O formato adaptado é fundamental para facilitar o dia a dia dos nossos clientes, assim como reduzir desperdícios alimentares”, refere

Crescimento em produtos estratégicos e perspetivas futuras

A inovação tem sido uma das grandes responsáveis pelo crescimento da empresa, que registou um aumento significativo nas vendas de produtos estratégicos. “Temos vindo a crescer em produtos estratégicos que efetivamente trazem inovação para o mercado. Em 2024, esses produtos cresceram 24% versus 2023”, revela Ivan Mellado.

O responsável da Puratos reforça que a empresa pretende continuar a investir na inovação e na saudabilidade, assegurando que os consumidores tenham acesso a produtos equilibrados, sem comprometer o sabor e a textura. “Como referimos numa questão acima, este objetivo está relacionado com o compromisso da Puratos na saúde e bem-estar, sem afetar as características fundamentais dos produtos, como o sabor, frescura e textura. Estamos focados para que a área de panificação, pastelaria e chocolate continue a evoluir de forma a podermos oferecer produtos mais equilibrados nutricionalmente”, conclui Ivan Mellado.

Aumento na procura por produtos que unem conveniência e benefícios nutricionais

2024 foi de consolidação para a Rialto, com um forte foco na adaptação às novas dinâmicas de consumo. A empresa identificou um aumento da procura por produtos que unem conveniência e benefícios nutricionais, alinhando-se com as tendências do mercado. Tiago Lameiro, diretor de marketing e vendas da Rialto, destaca esta evolução: “o último ano foi de consolidação para a Rialto, com um forte foco na adaptação às novas dinâmicas de consumo. Identificámos um aumento na procura por produtos que unem conveniência e benefícios nutricionais, como por exemplo produtos à base de farinha de espelta, algo que está alinhado com a nossa estratégia. Além disso, reforçámos a nossa presença no mercado, consolidando parcerias estratégicas dentro e fora de Portugal e explorando novas oportunidades de crescimento.”.

Tiago Lameiro, diretor de marketing e vendas da Rialto

A preocupação com a composição dos produtos e a escolha dos ingredientes tem sido uma prioridade para os consumidores, levando a Rialto a reforçar a sua aposta em produtos diferenciadores e inovadores. “Os consumidores estão cada vez mais atentos à composição dos produtos, procurando opções mais equilibradas e diferenciadoras”, afirma Tiago Lameiro. O responsável destaca que “no mercado de panificação, notamos um aumento de procura na composição primária dos produtos, como a farinha de espelta, por exemplo. É precisamente nesta vertente que desenvolvemos o nosso novo produto, o Forno D’oro Mini Grissinos 100% Espelta, que tem sido um sucesso com um dos nossos principais parceiros – Continente.”.

Além da crescente valorização dos ingredientes, a Rialto está também a acompanhar novas tendências de sabor que têm ganho expressão no mercado. “Observamos uma procura por sabores mais diferenciados. A trufa é um forte exemplo dessa tendência. Posso adiantar que, para atender às necessidades do nosso público, já estamos a desenvolver um produto com este perfil de sabor”, revela.

Inovação em formatos e embalagens como fator estratégico

A inovação em formatos e embalagens tem sido um dos pilares da estratégia da Rialto, permitindo à empresa responder melhor às exigências dos consumidores e diferenciar-se no mercado.

“Sim, a inovação é um pilar fundamental da Rialto. Temos apostado em novos formatos e texturas, respeitando sempre a tradição e qualidade dos nossos produtos. Os nossos Mini Grissinos 100% Espelta e Mini Grissinos Azeitona e Orégãos são bons exemplos dessa estratégia”, afirma Tiago Lameiro.

Além da inovação em produtos, a empresa tem investido fortemente na sustentabilidade das embalagens, um fator cada vez mais relevante para os consumidores. “No que toca às embalagens, temos vindo a trabalhar em soluções mais sustentáveis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental”, refere o responsável da empresa de Aveiro.

A Rialto está envolvida num projeto inovador que visa reduzir o uso de plásticos fósseis na indústria alimentar. “Estamos envolvidos no projeto ‘From Fossil to Forest’, liderado pela The Navigator Company, que visa o desenvolvimento de embalagens e produtos à base de celulose para substituir os plásticos fósseis. Os resultados têm sido muito promissores”, revela Tiago Lameiro ao nosso jornal.

Apesar do aumento dos custos de produção, a Rialto conseguiu manter a sua competitividade no mercado, consolidando as suas vendas e garantindo a estabilidade dos preços para os consumidores.

“A faturação em 2024 foi em volta de 10M€. Um dos maiores sucessos e motivo de satisfação foi o facto de não termos aumentado preços na transição de 2024 para 2025, ainda que grande parte dos custos tenham aumentado. Conseguimos, assim, manter-nos competitivos no mercado e consistentes com o nosso consumidor”, conclui Tiago Lameiro.

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

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A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

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Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

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Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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ESG

Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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Produção

AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Retalho

Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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