Continente é a insígnia que lança mais folhetos. Intermarché regista maior crescimento e troca de posição com o Lidl
Os dados são da Marktest e revelam que os folhetos continuam a ser um pilar estratégico do retalho alimentar, com um aumento de 3,6% no número de publicações em 2024. O Continente mantém-se como líder no volume total de folhetos, mas o Intermarché (na 4ª posição) foi a insígnia que mais cresceu, registando um forte aumento e ultrapassando o Lidl no ranking. Em 2º e 3º estão E.Leclerc e Pingo Doce, respetivamente.

Ana Rita Almeida
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Os folhetos promocionais continuam a ter um papel preponderante na estratégia de comunicação do retalho alimentar em Portugal. Apesar da crescente digitalização, os folhetos mantêm-se um dos principais meios a influenciar a decisão de compra dos consumidores.
De acordo com a análise e-Foliotrack, da Marktest, 2024 registou um aumento de 3,6% no número de folhetos lançados face a 2023, mas continua 6% abaixo dos valores de 2022.
A análise, que envolveu Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché, Lidl, Minipreço e Pingo Doce, revela também que maio foi o mês com maior número de folhetos publicados em 2024, com um total de 101 folhetos, enquanto em 2022 e 2023, novembro foi o mês com mais publicações, ambos com 103 folhetos.
Continente lidera
O Continente mantém-se como a insígnia que mais folhetos lançou em 2024, representando 20% do total. Mesmo assim, este valor traduz menos 10 folhetos face a 2023 e menos 22 do que em 2022, refletindo uma tendência de redução gradual nos últimos anos.
A segunda posição é ocupada pelo E.Leclerc, com 17% dos folhetos publicados em 2024, registando um crescimento de 9 folhetos em relação a 2023 e mais 5 face a 2022, quando detinha 15% da quota de folhetos.
O Pingo Doce ocupa a terceira posição, com 15% do total de folhetos publicados, registando mais 9 folhetos do que em 2023, mas menos 6 do que em 2022.
Destaque para o Intermarché, insígnia alimentar do Grupo os Mosqueteiros, que registou o maior crescimento no número de folhetos publicados em 2024, com mais 29 folhetos do que no ano anterior. A insígnia passou a deter 13% da quota de folhetos, subindo da sétima posição em 2022 para a quarta em 2024, ultrapassando o Lidl, que agora ocupa a quinta posição.
O Lidl, que em 2023 ocupava a quarta posição, desceu para quinto lugar em 2024. Apesar de manter uma quota de 11%, registou menos um folheto do que no ano anterior e menos 10 do que em 2022.
O Aldi e Minipreço Family aumentaram o número de folhetos com mais 5 folhetos (+9%) e mais 3 folhetos (+5%), respetivamente. Por outro lado, Auchan (-2%, menos 2) e El Corte Inglés (-15%, menos 6) reduziram o número de folhetos publicados.
Menos inserções por folheto e mais produtos sem promoção
A análise da Marktest revela também uma mudança na forma como os produtos são comunicados nos folhetos. Embora o número de folhetos tenha aumentado, o número total de inserções diminuiu 4,5% face a 2023. Isto indica que os folhetos estão, em média, a incluir menos produtos por publicação.
Mesmo com esta redução, o Continente continua a ser a insígnia com mais inserções em folhetos, seguido pelo E.Leclerc e pelo Pingo Doce. No entanto, Intermarché e El Corte Inglés destacam-se pelo aumento do número de inserções, registando crescimentos de 15% e 12%, respetivamente.
Outra tendência relevante é o aumento do número de inserções sem promoção associada, que cresceram 19,5% em 2024 face a 2023. Este tipo de inserções passou a representar 25% do total, contra 20% no ano anterior.
Mercearia continua a ser o setor mais destacado
Os cinco setores mais promovidos nos folhetos do retalho alimentar mantêm-se os mesmos nos últimos cinco anos, mas todos registaram quebras no número total de inserções em 2024.
Mercearia continua a ser o setor mais destacado, representando 22,5% do total de inserções. Apesar do peso significativo, registou uma quebra de 1,9%.
Os produtos de Higiene Pessoal ocupam a segunda posição, representando cerca de 10% das inserções, mas registaram uma queda de 6,8%.
O setor das Bebidas Alcoólicas subiu para a terceira posição, representando 9,2% das inserções, trocando de lugar com
Laticínios, que caiu para quarto lugar e registou uma quebra de 6,9%.
Segundo o e-Foliotrack, os Congelados fecham o ranking, registando uma diminuição de 3,3% nas inserções.
No que toca a categorias de produto, os Queijos continuam a ser a categoria mais promovida nos folhetos, apesar de uma quebra de 4,7% no número de inserções. Vinho Tinto e Iogurtes mantêm-se no Top 3, mas registaram descidas de 2% e 7,2%, respetivamente.
Os Chocolates destacam-se como a única categoria do Top 6 a registar crescimento, com um aumento de 14% no número de inserções. Este crescimento permitiu-lhes ultrapassar o Café em Cápsulas, que deixou o Top 5.