Grupo Nabeiro lidera ranking das empresas mais responsáveis pelo quarto ano consecutivo
Jerónimo Martins, Lidl e Mercadona lideram o sector da distribuição generalizada. IKEA, Leroy Merlin e Gato Preto lideram o ranking da distribuição para o lar. Inditex, Mango e Vintage for a Cause o da distribuição de moda.

Hipersuper
Mainova lança novo azeite virgem biológico
Compal renova espaço na KidZania e convida crianças a tornarem-se frutólogos por um dia
Salutem premiada com Produto do Ano 2025 em duas categorias
Mistolin Solutions inaugura loja em Santarém
Intermarché conquista prémios Produto do Ano e Sabor do Ano 2025
Savinor distinguida com o Prémio Escolha do Consumidor 2025
MDF ganham terreno. Jovens lideram mudança nos hábitos de consumo
Grupo Nabeiro lidera ranking das empresas mais responsáveis pelo quarto ano consecutivo
Inovações do Continente distinguidas nos International Salute to Excellence Packaging Awards
Vinhos do Tejo destacam-se com oito produtores com selo Sustainable Winegrowing Portugal
O Merco, monitor de avaliação de reputação, divulgou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG, que avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).
Top 10 do Ranking Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés (1.o) lidera o ranking das empresas mais responsáveis de Portugal, seguido do IKEA (2.o) e da EDP (3.o). Nas posições seguintes, encontram-se a Jerónimo Martins, em 4.o lugar, e a Sonae, em 5.o. Lidl (6.o), Microsoft (7.o), CUF (8.o), Leroy Merlin (9.o) e Mercadona (10.o) completam o top 10.

Merco (Corporate Reputation Business Monitor)
Subclassificações ESG
No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) mantém a liderança em todas elas. Na categoria ambiental, o segundo lugar é ocupado pelo IKEA e o terceiro pela EDP.
Por último, na subcategoria de Governança, o IKEA volta a ficar em segundo lugar, seguida pela Caixa Geral de Depósitos, que ocupa a terceira posição.

Merco (Corporate Reputation Business Monitor)
Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do governo, 37 responsáveis de ONGs sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).