Grupo Nabeiro lidera ranking das empresas mais responsáveis pelo quarto ano consecutivo
Jerónimo Martins, Lidl e Mercadona lideram o sector da distribuição generalizada. IKEA, Leroy Merlin e Gato Preto lideram o ranking da distribuição para o lar. Inditex, Mango e Vintage for a Cause o da distribuição de moda.

Hipersuper
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
O Merco, monitor de avaliação de reputação, divulgou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG, que avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).
Top 10 do Ranking Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés (1.o) lidera o ranking das empresas mais responsáveis de Portugal, seguido do IKEA (2.o) e da EDP (3.o). Nas posições seguintes, encontram-se a Jerónimo Martins, em 4.o lugar, e a Sonae, em 5.o. Lidl (6.o), Microsoft (7.o), CUF (8.o), Leroy Merlin (9.o) e Mercadona (10.o) completam o top 10.

Merco (Corporate Reputation Business Monitor)
Subclassificações ESG
No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) mantém a liderança em todas elas. Na categoria ambiental, o segundo lugar é ocupado pelo IKEA e o terceiro pela EDP.
Por último, na subcategoria de Governança, o IKEA volta a ficar em segundo lugar, seguida pela Caixa Geral de Depósitos, que ocupa a terceira posição.

Merco (Corporate Reputation Business Monitor)
Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do governo, 37 responsáveis de ONGs sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).