Edição digital
PUB
Não Alimentar

PetMaxi assinala 10 anos com crescimento e aposta na inovação

A PetMaxi celebra uma década de atividade, marcada pela aposta em inovação, sustentabilidade e expansão internacional.

Hipersuper
Não Alimentar

PetMaxi assinala 10 anos com crescimento e aposta na inovação

A PetMaxi celebra uma década de atividade, marcada pela aposta em inovação, sustentabilidade e expansão internacional.

Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
PetMaxi assinala 10 anos com crescimento e aposta na inovação
Não Alimentar
2025 começa com recuo na criação de empresas
Retalho
Princesa Amandine distinguida com o prémio Sabor do Ano pelo quarto ano consecutivo
Alimentar
Aveleda apresenta a nova imagem da gama Parcelas
Bebidas
Too Good To Go reforça papel na luta contra o desperdício alimentar com crescimento em 2024
ESG
Lojas físicas e online: empresas apostam na complementaridade
Premium
Nestlé assinala o Dia dos Namorados com edição especial da Caja Roja
Alimentar
Electrão encaminhou para reciclagem mais 31% de equipamentos em 2024
ESG
Empresa do grupo Sonae lidera investimento na tecnológica Keychain
I&D
Região dos Vinhos de Lisboa regista máximo histórico de vendas
Bebidas
PUB

Fundada em 2015, em Ferreira do Zêzere, aempresa portuguesa dedicada à produção de alimentos para cães e gatos, tornou-se uma referência no setor, exportando atualmente cerca de 50% da sua produção para mais de 40 países.

A PetMaxi sublinha em comunicado que, ao longo dos últimos dez anos, a PetMaxi registou um crescimento contínuo, investindo na modernização dos seus processos e na obtenção de certificações internacionais. Desde 2017, mantém a certificação IFS Food, sempre com a classificação mais elevada, além de certificações em Gestão de Energia e Gestão Ambiental.

PUB

Refira-se que a empresa tem apostado ainda na diversificação dos seus produtos, introduzindo ingredientes como ovo fresco e proteína de inseto, além de ter sido a primeira em Portugal a desenvolver uma gama de alimentos sem cereais.

A preocupação com a sustentabilidade tem sido um dos eixos estratégicos da empresa, com investimentos na redução do impacto ambiental da produção e na eliminação de corantes artificiais, sublinha ainda em comunicado.

 

Artigos relacionados
PetMaxi assinala 10 anos com crescimento e aposta na inovação
Não Alimentar
2025 começa com recuo na criação de empresas
Retalho
Princesa Amandine distinguida com o prémio Sabor do Ano pelo quarto ano consecutivo
Alimentar
Aveleda apresenta a nova imagem da gama Parcelas
Bebidas
Too Good To Go reforça papel na luta contra o desperdício alimentar com crescimento em 2024
ESG
Lojas físicas e online: empresas apostam na complementaridade
Premium
Nestlé assinala o Dia dos Namorados com edição especial da Caja Roja
Alimentar
Electrão encaminhou para reciclagem mais 31% de equipamentos em 2024
ESG
Empresa do grupo Sonae lidera investimento na tecnológica Keychain
I&D
Região dos Vinhos de Lisboa regista máximo histórico de vendas
Bebidas
Retalho

2025 começa com recuo na criação de empresas

Foram criadas 4.716 novas empresas em janeiro de 2025, uma queda de 16% face a janeiro de 2024. Por outro lado, encerraram 656 empresas, número abaixo do mês homólogo.

No mês de janeiro, foram criadas 4.716 novas empresas em Portugal. São menos 893 do que no mesmo mês de 2024 o que representa uma queda de 16%. A descida aconteceu na maior parte dos setores e distritos, indica o Barómetro Informa, realizado pela Informa D&B com base em publicações de atos societários efetuados no portal Citius do Ministério da Justiça, até 04 de fevereiro de 2025.

Os únicos distritos a registar crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo (mais 3 constituições; +3,1%), Viseu (mais 3 constituições;+2,2%) e Açores (+6 constituições;+40%).

Em relação aos setores, as exceções são a Agricultura e outros recursos naturais, onde foram criadas mais 14 empresas (+8,9%), e as Atividades imobiliárias, com mais 45 constituições, (+9,2%), do que em janeiro de 2024. No primeiro, o aumento registou-se exclusivamente na atividade de ‘Agricultura e pecuária’ (+20%; +26 constituições), já que nos restantes subsetores este indicador desceu. Nas Atividades imobiliárias, quase todos os seus subsetores registam crescimento nas constituições de empresas, refere o Barómetro Informa.

Os setores que registam as maiores descidas são também os que habitualmente concentram o maior número de novas empresas, como os Serviços gerais (-214 constituições; -24%) e os Serviços empresariais (-135 empresas constituídas; -15%). Pelo segundo ano consecutivo, o setor dos Transportes registou “uma descida significativa no mês de janeiro” (-128 empresas criadas; -25%), “provocada pela queda na criação de empresas de ‘Atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-144 constituições; -37%)”, informa o estudo.

Menos empresas encerradas
No primeiro mês de 2025 encerraram 656 empresas, um registo abaixo do registado em janeiro do ano passado. “Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13.359 encerramentos de empresas, o que corresponde a -13% encerramentos face aos 12 meses anteriores”, avança o Barómetro. Neste mesmo período, o setor dos Transportes (+59 encerramentos de empresas; +7,6%) foi o único a registar um aumento no número de encerramentos de empresas face ao período homólogo.

Quanto às insolvências, em janeiro deste ano 195 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 8% (menos 17 empresas) face a janeiro do ano passado. Uma descida verificada em mais de metade dos setores de atividade, com destaque para as Indústrias, setor que concentra o maior número de empresas com processos de insolvência no mês.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Princesa Amandine distinguida com o prémio Sabor do Ano pelo quarto ano consecutivo

O selo Sabor do Ano 2025, atribuído pelo grupo Global Quality Iberia, será incluído nos dois formatos disponíveis em Portugal: o saco de 1,5 kg, com de calibre de 40-65 mm e, o formato especial de micro-ondas de 400 gr, com um calibre mais pequeno, de 35-45 mm.

A batata Princesa Amandine acaba de receber pelo quarto ano consecutivo o prémio Sabor do Ano, uma distinção que resulta da avaliação do produto pelos consumidores, através da pontuação de diferentes parâmetros como o aspeto, o sabor, o cheiro, a textura e a satisfação global, num teste realizado por laboratórios sensoriais independentes.

“Receber o título de Sabor do Ano pela quarta vez consecutiva reafirma a confiança que os consumidores portugueses têm na batata Princesa Amandine. As suas caraterísticas diferenciadoras, com um sabor fino, saboroso e cremoso, e a sua excelente firmeza quando é cozinhada, fazem dela a escolha preferida dos consumidores e dos chefes de cozinha”, afirma Jean Michel Beranger, diretor geral da Associação Ibérica da Princesa Amandine, em comunicado.

Para Princesa Amandine, o sucesso da batata reside no cuidado que é dado às batatas ao longo de todo o processo, desde o trabalho em campo, no cultivo e na colheita, até ao transporte para chegar à mesa. “É a única marca capaz de produzir e oferecer a mesma variedade de batata durante todo o ano, para que os consumidores não sejam surpreendidos e, possam consumir sempre o produto com a mesma qualidade e sabor”, explica Jean Michel.

O novo selo Sabor do Ano 2025 para produtos de retalho, atribuído pelo grupo Global Quality Iberia, será incluído nos dois formatos disponíveis em Portugal: o saco de 1,5 kg, com de calibre de 40-65 mm e, o formato especial de micro-ondas de 400 gr, com um calibre mais pequeno, de 35-45 mm.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Aveleda apresenta a nova imagem da gama Parcelas

A empresa vitivinícola refere que a nova imagem “reflete o caráter único dos vinhos Aveleda Parcela do Roseiral e Aveleda Parcela do Convento”.

O rebranding da sua gama Parcelas, representa para a Aveleda um novo capítulo na identidade visual “de dois vinhos únicos”. “Com um design elegante, a nova imagem espelha a origem dos vinhos Aveleda Parcela do Roseiral e Aveleda Parcela do Convento”, destaca.
Com uma produção muito limitada e oriundos de um micro-terroir, os vinhos da gama Parcelas, um monovarietal Alvarinho, no caso do Aveleda Parcela do Roseiral, e um Loureiro no caso do Aveleda Parcela do Convento, refletem a atenção ao detalhe em cada fase do seu processo de criação.

Para a brand manager da marca Aveleda “este rebranding vai além de uma simples atualização estética, com um design mais sóbrio e elegante”. “Trata-se de uma evolução estratégica da marca, que visa reforçar a conexão com consumidores exigentes e entusiastas de um segmento de vinhos mais complexos e com uma história ancorada nas origens. A nova identidade tem como objetivo consolidar a gama Parcelas, tornando os seus atributos de valor mais claros e intuitivos, facilitando assim a decisão de compra e fortalecendo a perceção da marca no mercado”, detalha Filipa Albergaria.

Fundada em 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada, Algarve e, mais recentemente, em Lisboa, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 175 colaboradores. Presente em mais de 70 países, tem como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Too Good To Go reforça papel na luta contra o desperdício alimentar com crescimento em 2024

Só no ano passado, foram salvas 1.576.880 de Surprise Bags em Portugal, o que se traduz em ter evitado o desperdício de 1275 milhões de litros de água e 4.4 milhões de m2 de terra, o equivalente a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol, respetivamente.

2024 foi um ano de crescimento para a Too Good To Go. Só no ano passado, foram salvas 1.576.880 de Surprise Bags em Portugal, o que se traduz em ter evitado o desperdício de 1275 milhões de litros de água e 4.4 milhões de m2 de terra, o equivalente a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol, respetivamente. A comunidade da Too Good To Go ajudou também a contribuir para evitar a emissão de mais de 4.2 milhões de quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Este impacto ambiental positivo reforça o papel crucial da empresa na mitigação das emissões dos gases de efeito estufa, alinhando-se assim com os princípios da sustentabilidade, sublinha a empresa de impacto social com certificação B Corp em comunicado.

Ainda em 2024, comemorou-se o quinto aniversário da Too Good To Go em Portugal e o êxito da aplicação em território nacional, que com mais de 5 milhões de Surprise Bags salvas em apenas cinco anos, através da plataforma, evitou 14 milhões de quilogramas de CO2e, o equivalente a 2.534 voos à volta do mundo. Ao longo destes anos, reuniu ainda mais de 2 milhões de utilizadores e 4 mil parceiros, tais como Auchan, Celeiro, Padaria Portuguesa, Gleba, Pizza Hut, Pans&Company, Sheraton, Galp, Hilton, UCI, entre outros.

“2024 revelou-se um ano extraordinário para a Too Good To Go Portugal, celebrando-se as mais de 1,5 milhões de Surprise Bags salvas pela nossa comunidade na luta contra o desperdício alimentar. Estes resultados demonstram o empenho de todos os envolvidos para com a promoção de práticas sustentáveis. Uma abordagem consciente a este problema reflete-se não só numa responsabilidade, mas também numa estratégia prática para promover um futuro sem desperdício alimentar”, afirma Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go Portugal, citada em comunicado.

Um ano de novas soluções

Atualmente, em Portugal, mais de 1.9 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, deste número 227 mil toneladas correspondem ao comércio e distribuição alimentar (INE, 2022). Com base nestes dados, foram criadas soluções que alargam a missão da Too Good To Go contra o desperdício alimentar, como a Too Good To Go Platform, um software modular impulsionado por inteligência artificial e lançado em 2024 que ajuda a rastrear e redistribuir os excedentes alimentares. Este software identifica nas prateleiras dos estabelecimentos os produtos cuja data de validade está próxima e escolhe a opção mais adequada para reduzir o preço, aplicando o percentual de desconto adequado e imprimindo as etiquetas, ou dando-lhes saída através das Surprise Bags, graças à sua integração com a aplicação da Too Good To Go.

A Too Good To Go continuou também a expandir a iniciativa “Observar, Cheirar, Provar”, um distintivo instaurado desde 2021. Este distintivo é adicionado à embalagem dos produtos com data de validade, e ajuda o consumidor a lembrar-se de que um produto que passou a sua data de durabilidade mínima pode ainda estar bom para consumo, e que o incentiva a confiar nos seus próprios sentidos. Atualmente, esta iniciativa conta com o apoio de 46 marcas, como a Bimbo, Kellogg’s, A Vaca que Ri, e muitas outras. Este distintivo pode ser encontrado em mais de 600 produtos das mesmas marcas, o que anualmente corresponde a 700 milhões de embalagens com esta recomendação.

Adicionalmente, a Too Good To Go uniu forças em 2024 com a Refood, a associação Unidos contra o Desperdício e a WWF (World Wide Fund for Nature) para em conjunto com os partidos políticos nacionais dialogarem sobre a inclusão da luta contra o desperdício alimentar nos seus programas eleitorais para as eleições legislativas de 2028. A Iniciativa Liberal, o PSD, o Bloco de Esquerda e o PAN promoveram a consciencialização do desperdício de alimentos, o que segundo a Too Good To Go é considerado um passo muito positivo para dar visibilidade a este grande desafio. Para além desta união, a Too Good To Go também aderiu e assinou o Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, que acolheu tal como a Too Good To Go, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) como novos parceiros comprometidos com a neutralidade carbónica na cidade até 2030.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Premium

Lojas físicas e online: empresas apostam na complementaridade

Apesar do crescimento do segmento de vendas online, as lojas físicas, seja em comércio tradicional ou em centros comerciais, continuam de portas abertas. Em muitos casos, as empresas com espaços físicos não só coexistem com esta forma de vendas assente em novas tecnologias, como passaram a comercializar os seus produtos em ambos os canais, online e offline. É o caso de Intermarché, Worten e Science4you, que avançaram ao Hipersuper as estratégias que adotam para que as lojas físicas e as vendas online se complementem.

Para muitos consumidores, nada substitui o contato personalizado, a experiência de ter o produto nas mãos e confirmar visualmente o que realmente procura. Mas para outros, nada se compara à comodidade e à facilidade de encomendar online. Mas num e noutro canal, os consumidores portugueses aumentaram os gastos. Segundo o estudo ‘Hábitos de compra do shopper português’ da in-Store Media, em parceria com a Nielsen, no online, a frequência de compra é de aproximadamente uma vez por mês, enquanto no offline é mais de três vezes por semana. O valor médio por compra online (51€) é duas vezes superior ao valor offline (24€).

O estudo foi realizado com o objetivo de compreender as preferências e hábitos de consumo atuais e ajudar as marcas a otimizar a rentabilidade do investimento em Retail Media e concluiu que a loja física é o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, apesar de quase um em cada quatro (22%) já comprar online.
Os hipermercados registaram um aumento de 1,6% na penetração e os supermercados cresceram 1,1% no valor. E há sempre, e cada vez mais, os que utilizam os dois formatos de compras. Motivo pelo qual muitas empresas estão a oferecer ambas as formas de adquirir produtos ou serviços. E a criar estratégias para que as lojas físicas e as vendas online se complementem.

Mário Costa, diretor geral do Intermarché

Intermarché: aposta na complementaridade

”No retalho atual, a integração entre os canais online e offline é essencial para oferecer uma experiência de compra fluida e adaptada às necessidades de cada cliente. No Intermarché, apostamos em estratégias que promovem esta complementaridade”, salienta Mário Costa, diretor geral do Intermarché, dando como exemplo o serviço click and collect que permite aos clientes realizar compras online e recolhê-las na loja física, “reduzindo preocupações com horários de entrega e custos adicionais”. “Além disso, as lojas físicas funcionam como pontos de troca e devolução de produtos adquiridos online, reforçando a conveniência e o foco no cliente”, acrescenta.

O Intermarché trabalha ainda com promoções ativadas online que são concretizadas em loja e com ofertas e promoções cruzadas, que se traduzem por descontos exclusivos para compras online após uma transação física, e vice-versa. E elege a personalização como um “pilar estratégico”, que trabalha através dos canais digitais, utilizados para criar recomendações alinhadas ao perfil de cada cliente, e através das apps, que garantem a transição entre os canais, “seja em métodos de pagamento integrados ou no acesso a programas de fidelização únicos”, explica Mário Costa.

A insígnia do Grupo Mosqueteiros implementou prioridades transversais aos dois conceitos de venda no âmbito da sua política de complementaridade dos canais. “Em ambos os canais, destacamo-nos por um posicionamento discount, combinando preços competitivos com a qualidade e frescura dos nossos produtos, sobretudo nos frescos, que são uma das nossas apostas”, revela o responsável. No fundo, a loja física “continua a ser essencial para criar relações de proximidade e confiança”, enquanto o online “amplia a conveniência e a personalização da oferta” define Mário Costa.

As lojas físicas continuam, assim, a ser o pilar central da operação do Intermarché, com a estratégia a passar por consolidar ainda mais este modelo. Mas tal não significa reduzir a aposta no canal online: “tem um potencial significativo de crescimento até conseguirmos pelo menos estarmos alinhados com as médias de penetração do setor”, assegura o diretor geral do Intermarché, acrescentando que o foco está em “aprender com as melhores práticas do mercado e evitar os erros comuns cometidos por quem entrou mais cedo no digital”. Nesse sentido, os investimentos em 2025 serão direcionados para fortalecer esta integração, “tanto na infraestrutura digital quanto na experiência omnicanal, de forma a atender de forma consistente todos os perfis de clientes”, descortina. O objetivo “é oferecer uma proposta online diferenciada, que compreenda verdadeiramente as necessidades dos consumidores portugueses”, conclui.

O mercado de e-commerce europeu enfrenta uma série de desafios, mas também de oportunidades. Em 2023, o volume de negócios de e-commerce na Europa atingiu 887 mil milhões de euros, mais 3% em relação a 2022. Segundo o recente European E-Commerce Report 2024, o setor mostra resiliência em meio à inflação, à competição com gigantes asiáticos e às exigências da transição verde e digital. Mas enfrenta entraves que pedem uma ação coordenada a nível europeu para que o potencial pleno deste canal de vendas seja alcançado.

Science4you: inovação para os dois canais

Na maior empresa de brinquedos na Ibéria com fábrica própria e equipa de R&D o foco está sempre no lançamento de produtos inovadores que sejam vendáveis em todos os canais, produzindo stock do mesmo SKU para todos os canais.
“Conseguimos desenvolver brinquedos personalizados à medida do cliente/canal de venda, seja com a marca Science4you ou Private Label – para retalhistas, entidades públicas e entidades privadas. Por vezes desenvolvemos brinquedos únicos para uma empresa ou retalhista com caixa personalizada, componentes próprios e dinâmicas de jogo específicas”, conta o Chief Digital Officer & Partner da Science4you. Também a nível da comunicação a estratégia passa por divulgar brinquedos que estejam presentes em mais canais de venda, já que “a oferta de produto genericamente é mais curta no canal físico, uma vez que os retalhistas têm apenas parte do nosso catálogo de produtos que complementam com outras marcas de brinquedos”, acrescenta Filipe Almeida.

Filipe Almeida, Chief Digital Officer & Partner da Science4you

Quanto às prioridades para cada um dos conceitos de venda, o responsável começa por referir o que ambos têm em comum: a inovação ao nível de produto, que aponta como um dos principais fatores de diferenciação da empresa. “A indústria dos brinquedos ‘pede’ novidades todos os anos e a Science4you é reconhecida por lançar produtos diferentes do normal, conseguindo manter um cariz educativo na experiência do brinquedo. Por exemplo em 2024 lançámos a Fábrica de Plasticina que é o primeiro brinquedo que permite às crianças criar do zero a sua própria plasticina, tendo ganho prémio de melhor brinquedo STEM em 2024. Para o futuro continua a ser crítico a Science4you lançar brinquedos diferentes e inovadores no mercado, seja em lojas físicas seja online”, assegura.

À parte este fator em comum, Filipe Almeida aponta o que diferencia os dois canais de venda.

No segmento de lojas físicas, desde 2020 a Science4you tem vindo a descontinuar os pontos de venda da marca e a focar-se em vender nos retalhistas, nomeadamente hipermercados, supermercados e lojas especializadas de brinquedos. Implementou ainda a estratégia de criar mais categorias de produto para além do ‘puro científico’, e que resultou em mais brinquedos de linhas como ‘Cosmética’, ‘Comestíveis’, ‘Arts & Crafts’ e ‘Robotics’, “de forma a conseguir ter mais variedade de produto numa prateleira”, revela o Chief Digital Officer & Partner da empresa.

Já no canal online, o plano passa pela expansão para novos mercados, “nomeadamente Estados Unidos, o maior mercado do mundo”, avança. Apenas 10% das vendas online da Science4you são em Portugal e apesar de a marca não ter tanto brand awareness fora de Portugal, o seu produto inovador “tem sido a alavanca para este sucesso na internacionalização”, salienta.
Em 2024, o peso das vendas da Science4you repartiu-se por 60% nas lojas físicas e 40% no online, mas Filipe Almeida diz que na indústria dos brinquedos tem-se verificado um crescimento das vendas online e uma diminuição das vendas em canal físico. Uma tendência de consumo que a empresa está a acompanhar, investindo mais online, apesar de não pretender “desinvestir de todo no canal físico que continua a representar a maior fatia do mercado”, assegura.

No contexto do e-commerce em Portugal, os dados do European E-Commerce Report 2024 mostram uma expansão sólida e crescente no número de utilizadores de internet e e-shoppers, com estes a registarem um crescimento de 55% em 2023 e com uma previsão de subida para 56% em 2024. “Estes indicadores sublinham o potencial do mercado digital português, onde a presença de grandes plataformas e a confiança em transações digitais continuam a expandir-se”, conclui o relatório.

Francisco Freixo, Head of Area – Sales & Store Operations Portugal

Worten: uma empresa assumidamente omnicanal

”A Worten assume-se hoje, como uma empresa omnicanal, seguindo uma estratégia de crescimento assente num forte investimento na transformação digital e na integração dos seus canais de venda”, assegura Francisco Freixo, Head of Area – Sales & Store Operations Portugal. “A omnicanalidade é uma das linhas estratégicas da empresa. Trabalhamos a omnicanalidade do ponto de vista da jornada do cliente, garantindo que as lojas físicas e as vendas online se complementem de forma eficaz, proporcionando uma experiência integrada e conveniente para os clientes”, acrescenta Marta Sousa. Head of Area – Digital Business da empresa.

Essa estratégia passa por integrar os vários canais, loja física, website ou APP, complementares entre si e cada um com um papel de relevo. Nas lojas físicas, a Worten tem o foco no desenvolvimento da relação de confiança e de fidelização dos clientes, “através de uma força de vendas especialista” que os acompanha “desde o aconselhamento no ato da compra, até à personalização do atendimento para resolução de problemas, trocas ou devoluções”, aponta Francisco Freixo. “Por sua vez, a capilaridade do nosso parque de lojas físicas oferece convenientemente aos clientes a disponibilidade imediata de produto ou a experimentação dos mesmos antes de comprar, sendo esta, uma importante vantagem competitiva”, diz ainda. O responsável destaca também o desenvolvimento de tecnologia de suporte à venda em loja “que, ao disponibilizar o acesso ao conteúdo e funcionalidades do site, possibilita que toda a gama disponível online e Marketplace seja vendida em loja, pelo vendedor”.

No canal online, a Worten tem investido em serviços como o click & collect em 15 minutos – “compra online e levantamento em loja, disponível em todas as mais de 200 lojas Worten” para uma gama alargada de produtos “e também para artigos Marketplace”, refere Marta Sousa.

A responsável destaca ainda as devoluções em loja de compras online, tanto para artigos vendidos pela Worten, como por Marketplace; a integração de stock omnicanal, que permite ao cliente “consultar online e em tempo real o stock das lojas Worten”; as compra online de serviços que podem ser efetuados na loja, como aplicação de películas de telemóvel ou setup de equipamentos informáticos; a compra de produtos sem stock disponível na loja, com o cliente em loja a poder comprar a mesma gama que vê no site da Worten, com entrega do artigo em sua casa ou em loja; e o serviço de videochat, que permite ao cliente interagir com um colaborador de loja e visualizar os produtos em loja.

Numa empresa onde o canal das lojas físicas continua a representar a maioria das vendas, é fundamental “continuar a apostar e consolidar a nossa liderança, potenciando as várias sinergias com o canal digital, nomeadamente através das APP, que tem a virtude de conseguir aproximar os dois canais”, afirma Francisco Freixo. “Em estudos recentes de mercado, mais de 50% dos nossos clientes, alegam razões como a impossibilidade de ver e tocar o produto, a disponibilização imediata ou a necessidade de tirar dúvidas ou falar com um colaborador, como barreiras à compra online e que facilmente são colmatadas diretamente nas nossas lojas físicas”, complementa.

Por outro lado, com o e-commerce a representar 21.2% das vendas (foram 18.4% em 2023), a Worten vai continuar a reforçar este canal em 2025. “Vamos continuar a investir na expansão do Marketplace e no aumento da penetração digital, focar na eficiência operacional e monetização dos ativos digital com investimentos na área de Retail Media, em melhorias na experiência de cliente, desde a pesquisa, personalização da experiência, entregas e devoluções e construção de uma relação mais próxima, personalizada e recorrente”, exemplifica a Head of Area – Digital Biusiness. “Com foco em crescimento sustentável, inovação e experiência do cliente, queremos consolidar a nossa posição de líder no e-commerce em Portugal”, aponta Marta Sousa.

Quanto às prioridades para cada um dos canais, na empresa do grupo Sonae especializada no retalho de produtos eletrónicos, de consumo e de entretenimento, variam entre as vendas online e físicas. Mas também aqui as duas formas de vendas “estão alinhadas com uma estratégia omnicanal que coloca o cliente no centro”, assegura Marta Sousa. A amplitude da oferta, “com mais de sete milhões de artigos à venda no website e crescendo na gama”, a facilidade de navegação e pesquisa, a personalização da experiência do cliente, as entregas rápidas e flexíveis com serviços de instalação e configuração dos produtos e o crescimento na área de serviços são as prioridades avançadas pela Head of Area – Digital Business no canal digital.

“A prioridade da Worten sempre foi a satisfação do cliente”, sustenta Francisco Freixo. “Ao retirar todas as entropias na relação com o cliente, ao simplificar e agilizar os processos de venda, de pós-venda ou devolução e ao derrubar quaisquer barreiras entre canais, vamos garantir maior satisfação dos nossos clientes. É nisso que vamos continuar a trabalhar”, assegura ainda o Head of Area – Sales & Store Operations Portugal.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Nestlé assinala o Dia dos Namorados com edição especial da Caja Roja

A Nestlé Portugal apresenta uma edição limitada dos bombons Caja Roja, agora disponíveis numa embalagem em formato de coração, especialmente concebida para assinalar o Dia dos Namorados.

Esta novidade, já disponível nos pontos de venda habituais, pretende oferecer aos consumidores uma forma simbólica e distinta de celebrar a data, combinando a diversidade e a qualidade dos bombons com um design romântico e apelativo.

“Com o lançamento de Caja Roja em formato coração, pretendemos proporcionar aos nossos consumidores uma forma especial de assinalar o Dia dos Namorados, bem como, outras datas especiais de demonstração de amor, afeto e amizade. A combinação entre uma seleção cuidada de bombons de alta qualidade e uma apresentação apelativa resulta numa opção que, acreditamos, irá encantar quem a recebe.”, afirma Bruno Martiniano, Business Development Manager Confectionery da Nestlé Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Electrão encaminhou para reciclagem mais 31% de equipamentos em 2024

A associação recolheu mais de 36 mil toneladas destes resíduos, com destaque para o aumento na recolha de elétricos de grandes dimensões, que subiu 43%.

Em 2024, o Electrão registou um novo aumento na recolha de equipamentos elétricos, enviando para reciclagem mais de 36.381 toneladas destes resíduos, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior, em que tinham sido recolhidas mais de 27 mil toneladas, e de 52% face a 2022, ano em que foram encaminhadas para reciclagem quase 24 mil toneladas.

Entre os elétricos que os cidadãos mais entregaram para reciclagem estão os de grandes dimensões, como máquinas de lavar roupa ou frigoríficos (22.233 toneladas), seguidos de equipamentos como aspiradores, torradeiras ou ferros de engomar (6.837 toneladas). Foram também recolhidas 4.470 toneladas de equipamentos de informática e telecomunicações (como telemóveis), 2.456 toneladas de ecrãs e 313 toneladas de lâmpadas.

A Associação destaca o aumento na reciclagem de grandes equipamentos elétricos, que cresceu cerca de 43%, com mais 6.648 toneladas de aparelhos recolhidos face a 2023. “Este crescimento assume particular importância tendo em conta o problema do mercado paralelo, para o qual o Electrão tem vindo a alertar, em que equipamentos de grandes dimensões são desviados do circuito formal e não chegam às unidades de tratamento, onde seriam corretamente descontaminados e reciclados”, sublinha num comunicado.

A organização considera que para os resultados, contribuíram a expansão da rede de recolha própria do Electrão, atualmente com 13.500 locais, o trabalho dos parceiros operacionais que representou 7 mil toneladas e a aposta em projetos como o Porta-a-Porta, em que os grandes eletrodomésticos usados são recolhidos diretamente em casa do cidadão.

“Com a entrada em vigor da nova licença, que regula a atuação das entidades gestoras, e com metas mais ambiciosas de reciclagem, este ano de 2025 representa uma pressão adicional para o país e para o sistema de gestão de resíduos elétricos, com a necessidade de aumentar ainda mais as recolhas e de recorrer a novas soluções para envolver o cidadão. Este é, também, o ano em que o Electrão assinala 20 anos de atividade e reforça o compromisso com a sustentabilidade e com o objetivo de contribuir para o aumento da reciclagem de resíduos em Portugal”, destacou Ricardo Furtado, diretor-geral de elétricos e pilhas do Electrão.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fundadores da Keychain

I&D

Empresa do grupo Sonae lidera investimento na tecnológica Keychain

A Bright Pixel, braço de capital de risco da Sonae, liderou uma ronda de investimento de 5M€ de euros na startup norte-americana baseada em IA, que conecta retalhistas com produtores.

A Bright Pixel, braço de capital de risco da Sonae, liderou um investimento de cinco milhões de dólares na Keychain, plataforma que conecta retalhistas com produtores baseada em Inteligência Artificial (IA), que está a transformar a indústria dos bens de consumo embalados. Este financiamento surge no momento em que a plataforma da Keychain sai da fase beta e alarga o âmbito para Packaging e Ingredients, informa a Bright Pixel.

O financiamento destina-se a acelerar o desenvolvimento de novas funções da plataforma que conecta retalhistas com fornecedores de bens de consumo e a expandir o negócio para novas geografias. “Acreditamos fortemente na capacidade da Keychain para modernizar a cadeia de abastecimento de bens de consumo embalados e no seu crescente impacto no mercado europeu. Estamos entusiasmados por apoiar a equipa neste momento crítico, enquanto expandem as suas ofertas e entram em novas geografias”, afirmou Manuel Queiroz, Diretor da Bright Pixel Capital.

A plataforma baseada em IA da Keychain permite que marcas, retalhistas e fabricantes se conectem rapidamente com parceiros de fabrico, agilizando um processo tradicionalmente fragmentado e moroso de investigação e desenvolvimento. A startup está a expandir as suas capacidades com o lançamento de dois novos produtos beta, Keychain Packaging e Keychain Ingredients. Estas novas funcionalidades permitirão que as marcas simplifiquem o processo de fornecimento de materiais de embalagem e fornecedores de ingredientes para os seus produtos.

Atualmente, a plataforma conta com uma rede de mais de 30 mil fabricantes e 20 mil marcas e retalhistas, facilitando mais de mil milhões de dólares em projetos todos os meses. “Desde o lançamento da Keychain no ano passado, temo-nos focado em trazer transparência para o ecossistema de produção de bens de consumo nos Estados Unidos”, disse Oisin Hanrahan, Cofundador e CEO da Keychain. “Ao mesmo tempo, temos explorado como podemos expandir as nossas capacidades para outras regiões, e o apoio do braço de investimento da Sonae é um grande passo nesse sentido. Estamos também entusiasmados por continuar a desenvolver novas ferramentas que vão simplificar a forma como as marcas obtêm embalagens e ingredientes”, referiu ainda.

A Bright Pixel Capital, anteriormente designada por Sonae IM, é o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae. Com cerca de 60 investimentos diretos, engloba participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, infrastructure software, tecnologia aplicada ao retalho, business applications e tecnologias emergentes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

cvrl lisboa portugal

Bebidas

Região dos Vinhos de Lisboa regista máximo histórico de vendas

A Região dos Vinhos de Lisboa encerrou 2024 com um crescimento de 5% nas vendas, alcançando um novo máximo histórico de 69 milhões de garrafas.

Hipersuper

Este desempenho positivo contrasta com o abrandamento global do setor, demonstrando a capacidade de adaptação da região às novas tendências de consumo.

A influência do terroir atlântico de Lisboa, caracterizado por vinhos elegantes, frescos e de menor graduação alcoólica, tem sido um fator decisivo para a valorização da região nos mercados nacional e internacional. Este perfil responde à crescente procura por vinhos mais leves e equilibrados, reforçando a competitividade dos produtores lisboetas num contexto desafiante para a indústria vinícola global.

“Crescemos 3,5 milhões de garrafas em 2024, para um número recorde de 69 milhões de garrafas, no que é a confirmação absoluta de que os vinhos da Região de Lisboa estão a impor-se cada vez mais no mercado, indo ao encontro de um perfil de consumo que procura sobretudo elegância, frescura, potencial gastronómico e também álcool mais discreto”, sublinha Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

“Ao mesmo tempo, a afirmação da Região de Lisboa é resultado do grande trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos diversos produtores, em articulação com a promoção nacional e internacional coordenada entre todos os agentes, e na qual a CVR Lisboa tem feito um grande esforço, como é exemplo o investimento promocional realizado, que ascendeu a cerca de 1 milhão de euros”, acrescente.

A dinâmica da região é impulsionada, sobretudo, pelo mercado internacional, que representa 80% das vendas, distribuídas por cerca de 100 países. Entre os principais destinos estão os Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia. O mercado nacional representa os restantes 20% das vendas. O mercado nacional representa a restante fatia de 20% nas vendas. Nas diversas categorias de produto, o Vinho Branco cresceu 12%, o Vinho Rosé 22% e o Vinho ‘Leve Lisboa’ apresentou uma evolução exponencial de 88%.

 “A conjuntura nacional e internacional é desafiante, com uma quebra continuada no consumo, acompanhada da valorização de um perfil específico de vinhos, mais frescos e elegantes, onde Lisboa se impõe de forma diferenciada, graças ao seu terroir atlântico, mais fresco, mais preparado até para responder aos desafios das alterações climáticas. Mais do que nunca temos de continuar a investir na promoção desta excelência, dando mais visibilidade e notoriedade aos Vinhos da Região e ao seu enoturismo. Na promoção internacional, as prioridades para 2025 recaem nos mercados do Brasil e Reino Unido, em estreita parceria com a Viniportugal e com as outras Regiões Vinhateiras nacionais”, refere ainda Francisco Toscano Rico.

As vendas dos Vinhos de Lisboa registaram um crescimento sustentado ao longo de todo o ano de 2024. Em agosto, o volume acumulado já apontava para um novo recorde absoluto, com cerca de 50 milhões de garrafas vendidas nos primeiros oito meses do ano, consolidando a trajetória ascendente da região no setor vinícola.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Tetra Pak vence categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025

O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares. 

Hipersuper

A Tetra Pak foi distinguida na categoria Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025 pelo Plano de Proteção da Natureza. O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares.

Em 2024, a Tetra Pak lançou o Plano de Proteção da Natureza, uma estratégia abrangente para abordar os impactos relacionados com o ambiente em toda a cadeia de valor, que se baseia em mais de 20 objetivos mensuráveis e ações práticas, que definem a contribuição da empresa para travar e inverter a perda de natureza, apoiar a recuperação dos ecossistemas e melhorar a segurança da água.

O Plano de Proteção da Natureza aborda ainda os impactos relacionados com fornecedores e clientes, incluindo o fim da vida útil das embalagens.

A Tetra Pak sublinha, em comunicado, que já foram feitos progressos significativos. Nas próprias operações, a Tetra Pak tem como objetivo reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (a partir de uma baseline de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, é um exemplo de sucesso, com a recolha de água da chuva implementada para irrigar mais de 6000 m² de plantas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas, refere.

“É uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards pelo nosso Plano de Proteção da Natureza. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso para reverter e travar a perda de biodiversidade, reduzindo os impactos negativos da nossa cadeia de valor no ambiente e apoiando a restauração das paisagens.” refere Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros na nossa jornada para restaurar os ecossistemas e melhorar a resiliência da água. Esta estratégia abrangente é uma das formas como estamos a trabalhar em conjunto para transformar os sistemas alimentares e garantir um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável para todos.”, acrescenta.

O Plano de Proteção da Natureza da Tetra Pak também foi reconhecido pela “It’s Now for Nature”, uma campanha global conjunta liderada pela Business for Nature, uma coligação que reúne mais de 100 organizações parceiras influentes e empresas com uma visão de futuro para “promover uma ação empresarial credível e ambição política para alcançar uma economia favorável para a natureza até 2030”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.