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Super Bock Group investe mais de 80M€ no Roteiro de Descarbonização

O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

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Super Bock Group investe mais de 80M€ no Roteiro de Descarbonização

O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

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O Super Bock Group está a modernizar as suas infraestruturas e sistemas para tornar os processos mais eficientes e sustentáveis, com foco nos consumos de energia, água e materiais de embalagem. O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

O anúncio foi feito, sexta-feira passada, pelo CEO, Rui Lopes Ferreira, numa cerimónia conjunta com a Greenvolt, que contou com as presenças do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, e do Presidente do Conselho de Administração do Super Bock Group, Manuel Violas.

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“Este é um plano de investimentos claro e muito bem sustentado, que continua a mostrar o nosso compromisso com a sustentabilidade e foi definido após uma rigorosa avaliação da pegada de carbono e hídrica do Grupo. Por isso, priorizamos projetos pluridimensionais que seguem a hierarquia de mitigação.”, sublinha o CEO do Super Bock Group, em comunicado.

“Pôs na nossa trajetória vários parceiros que, pelo seu profundo conhecimento, possibilitam que adotemos as melhores práticas para descarbonizar a nossa operação, fazer uso das energias verdes e de comunidades de energia, mas também realizar projetos únicos de restauro ecológico e de promoção da biodiversidade,” conclui Rui Lopes Ferreira.

Evitar, minimizar, restaurar e compensar estão na base do compromisso da neutralidade nas fábricas até 2030. Com a execução deste roteiro, o Grupo prevê, até 2030, atingir a neutralidade carbónica nas emissões diretas (scope 1 e scope 2) em todas as suas unidades, nomeadamente em Leça do Balio onde se situa a sua fábrica de cervejas que já é best in classnos domínios da eficiência energética, de qualidade e serviço.

O Super Bock Group incentiva o uso de energias renováveis, nomeadamente ao instalar caldeiras de biomassa e painéis solares fotovoltaicos em cinco unidades, que vão produzir energia para autoconsumo e criar Comunidades de Energia, em parceria com o Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades. Está também a substituir o gás natural como fonte de energia e a reduzir resíduos, levando à diminuição de emissões de GEE do Grupo, sublinha em comunicado.

Depois, até 2050, pretende reduzir as emissões provenientes de toda a cadeia de valor (scope 3), tendo já avançado com o processo de submissão à SBTi – Science Based Target Initiative para definição do plano estratégico de descarbonização tendo este foco. Este é o maior desafio deste roteiro de descarbonização uma vez que 89% das emissões são indiretas (ocorrem na cadeia de valor), com foco especial nas embalagens, nos equipamentos de frio e agricultura.

Juntam-se, ao Roteiro de Descarbonização, dois grandes projetos de restauro ecológico e manutenção de recursos hídricos em terrenos detidos pelo Grupo, em Pedras Salgadas e Matosinhos, que, entre os vários contributos ambientais, sociais e económicos, permitem também o sequestro de carbono, nos quais conta com o apoio de entidades como a ANP|WWF, a Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza ou, globalmente, a Negrilho, consultora em Ambiente.

É ainda em Matosinhos, onde o Grupo está sedeado, que o Super Bock Group, tem um protocolo de colaboração com a Associação Corredor Rio Leça, que promove a recuperação e restauro dos 48km do rio Leça (da nascente até à foz).

O Roteiro de Descarbonização decorre da estratégia do Super Bock Group “4 Authentic Tomorrow”, baseada nos pilares ESG e representativa do compromisso com a sustentabilidade, e que rege todo o negócio. É uma estratégia focada em quatro bandeiras “Menos Água”, “Menos Carbono”, “Mais Consumo Responsável” e “Mais Pessoas e Comunidade”, numa estreita relação com os ODS das Nações Unidas, e visam apoiar todas as áreas do negócio a gerar impacto positivo.

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Sonae integra S&P Global Sustainability Yearbook

Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 setores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial.

tagsSonae
A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, ranking anual que reconhece as empresas que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa a nível mundial. Este reconhecimento reflete o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável dos seus negócios e a implementação de práticas inovadoras e responsáveis ao nível ambiental, social e de governança (ESG), sublinha a Sonae em comunicado.
Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 setores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial. Os membros do S&P Global Sustainability Yearbook são selecionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024, ou CSA Score. Para serem listadas no Yearbook, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu setor e atingir uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa com melhor desempenho do seu setor.
“Este reconhecimento da S&P Global reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras. Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”, sublinha Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae.
A estratégia de sustentabilidade da Sonae assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a  biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano.
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Retalho

Nhood assume gestão do Alegro Sintra

A Nhood foi escolhida para gerir todas as operações e estratégias de comercialização do Alegro Sintra após a aquisição de 50% do ativo pela Castellana Properties. 

“É nosso compromisso continuar a oferecer uma experiência de compra e lazer de excelência, alinhada com as expectativas dos visitantes e lojistas”, destaca Luís Arrais, property director Iberia da Nhood.

“Estamos profundamente comprometidos com a expansão e a otimização dos nossos espaços, com a missão de transformar metros quadrados em locais que geram impacto social e financeiro para investidores, proprietários e visitantes. É com grande satisfação que vemos o valor dos nossos serviços imobiliários ser reconhecido, especialmente com a confiança agora depositada em nós pela Castellana Properties”, reforça Sofia Ferreira de Almeida, head of Property & Asset Services Iberia da Nhood.

O Alegro Sintra, inaugurado em 2011, é um dos centros comerciais referência da região, com uma área bruta locável de 58.000 m² e uma taxa de ocupação de 99,7%. Em 2024, o centro registou uma afluência de 8,8 milhões de visitantes, consolidando-se como um destino de referência para compras e entretenimento.

Atualmente, o Centro Comercial Alegro Sintra é detido em partes iguais pela Ceetrus e pela Castellana Properties, com cada empresa possuindo 50% do ativo. Esta estrutura de propriedade reflete a parceria estratégica entre as duas entidades, visando a maximização do valor e a excelência na gestão do centro.

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Bebidas

Rocim conquista galardão de Melhor Produtor do Ano 2024

A Herdade do Rocim foi eleita Melhor Produtor do Ano 2024 nos prémios Os Melhores do Ano, promovidos pela Revista de Vinhos.

A distinção reconhece o compromisso da marca com a excelência na produção vitivinícola, destacando o seu trabalho nas regiões do Alentejo, Lisboa, Douro e Dão, bem como através de parcerias noutras zonas de Portugal e no estrangeiro.

A distinção enaltece o trabalho dos enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro, cuja aposta na qualidade tem garantido o reconhecimento dos vinhos Rocim a nível nacional e internacional. “É, sem dúvida, com grande alegria e responsabilidade que recebemos esta distinção. São momentos como este que nos mostram que estamos a percorrer o caminho de forma ponderada e focado no compromisso de produzir vinhos de alta qualidade que reflitam a riqueza e diversidade das regiões vitivinícolas portuguesas”, afirmam.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 7 de fevereiro de 2025, na Alfândega do Porto. Desde 1989, a Revista de Vinhos distingue anualmente os melhores contributos nas áreas do vinho, enoturismo e gastronomia em Portugal, consolidando-se como uma referência no setor.

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Retalho

Monte da Caparica recebe primeira loja Aldi de 2025

A Aldi passa a contar com quatro lojas no município de Almada, criando agora também cerca de 20 novos postos de trabalho.

A Aldi Portugal inaugura nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a sua primeira loja do ano no Monte de Caparica. Com 1.019 m² de área de vendas, este investimento “vem consolidar a presença do retalhista discount em Almada, que passa a contar com quatro lojas neste município”, destaca a empresa.

Situada na Rua Forjaz Trigueiros, na Quinta do Brasileiro, a nova loja disponibiliza uma vasta seleção de produtos, incluindo frutas e legumes sempre frescos, pão quente reposto várias vezes ao dia, uma máquina self-service de sumo de laranja natural, semanas temáticas entre outras ofertas.
Conta com estacionamento gratuito com capacidade para 96 veículos, com lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida e famílias, e ainda dogs parking e suportes para bicicletas. Adicionalmente, o espaço contará com quatro postos de carregamento para veículos elétricos e estará igualmente preparado para a instalação de painéis solares.

A abertura da nova loja no Monte de Caparica gerou cerca de 20 novos postos de trabalho, com a prioridade dada ao recrutamento local. No âmbito do apoio às comunidades locais, esta nova loja vai doar os excedentes alimentares à Refood Almada, instituição com a qual já colabora nas lojas do Feijó e Laranjeiro, e que apoia atualmente cerca de 420 pessoas. Com esta abertura, a insígnia passa a contar com 21 lojas no distrito de Setúbal, sendo esta a quarta no município de Almada, juntando-se às do Feijó, Laranjeiro e Aroeira.

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Exportação

InovCluster anuncia ações de apoio à internacionalização de PME agroalimentares

Participação em feiras internacionais, missões empresariais virtuais e workshops são algumas das ações do EXPORT.i9 em 2025 para apoiar a internacionalização das PME portuguesas.

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro está a realizar diversas ações, como a participação em feiras internacionais e em missões empresariais on-line, no âmbito do projeto de internacionalização EXPORT.i9, que promove em conjunto com a Animaforum – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

O projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-2025, que termina a 30 de junho deste ano,  visa “potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar”, indica a InovCluster.

Entre as ações em curso, está a participação na Biofach, de 11 a 14 de fevereiro, em Nuremberga, Alemanha, e na Feira Internacional Salón Gourmets 2025, que decorre em Madrid, Espanha, entre os dias 7 e 10 de abril.
Além destas ações, estão previstas, a partir do dia 10 de fevereiro, três missões empresariais internacionais virtuais, que visam importantes mercados externos: América do Norte (Canadá, EUA), Emirados Árabes Unidos e China. Segundo a InovCluster, vêm complementar a presença “em certames de relevância nestes mercados” e objetivam “uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e canal Horeca através de canais digitais com reuniões B2B”.

Entre janeiro e maio decorre ainda um ciclo de workshops, com o próximo a acontecer já a 25 de fevereiro, centrado no tema ‘Análise da Concorrência Internacional – A Importância do Processo de Benchmarking e Principais Ferramentas’. A 25 de março realiza-se o workshop ‘Estratégias de Marketing Digital para a Comunicação em Mercados Internacionais’, enquanto para 22 de abril está agendado o tema ‘Marketing Digital – Proteção de Dados e Compliance Internacional’. O ciclo conclui-se a 20 de maio, com o workshop sobre ‘E-commerce – Estratégias de Venda Digitais no Processo de Expansão Global’.

O plano de ação para os três anos do EXPORT.i9 inclui também a criação de lojas online e a adesão a plataformas de marketplace. “O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses das PME”, define a InovCluster.

Todas as ações previstas no projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial, e com inscrições já abertas, podem ser consultadas em: https://www.inovcluster.pt/projetos/projetos-em-curso/projeto-conjunto-internacionalizacao-2023-2025/

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Exportação

SAGALEXPO regressa em abril com 1.100 compradores internacionais

A 4.ª edição da SAGALEXPO realiza-se de 28 a 30 de abril de 2025, na FIL, em Lisboa, e contará com a participação de cerca de 380 empresas nacionais, que vão dar a conhecer a qualidade, inovação e diversidade dos produtos portugueses.

A SAGALEXPO – Sabores de Portugal, marcada para os dias 28, 29 e 30 de abril na FIL, em Lisboa, prepara-se para receber mais de 1.100 compradores internacionais provenientes de 95 países, consolidando a sua posição como um dos mais relevantes certames para a internacionalização do setor agroalimentar português.

Organizada pela Exposalão, a SAGALEXPO assume-se como uma montra de excelência para os produtores nacionais que procuram reforçar ou expandir a sua presença em mercados externos. Ao longo dos três dias do evento, a interação entre mais de 3.300 empresários, nacionais e estrangeiros, abre portas a novas parcerias estratégicas e ao aumento das exportações, sublinha a organização.

Além de funcionar como ponto de encontro para negócios, a SAGALEXPO é também palco para o lançamento de novos produtos, destacando-se como uma plataforma de inovação e promoção das marcas portuguesas junto de decisores internacionais.

 

 

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Retalho

Lyzer prepara expansão para o mercado espanhol

Desde o início do ano, a Lyzer já fechou parcerias com empresas de retalho, como a Staples, e está agora a acelerar a sua presença ibérica, contando com o apoio do Rising Up Program da ICEX.

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A Lyzer, plataforma inovadora para o retalho e e-commerce que chegou ao mercado nacional em setembro do ano passado, prepara a expansão para o mercado espanhol. A contratação de dois profissionais-chave para levar o serviço para Espanha – um head of growth e um country manager, que assumirão funções em março – marca esta nova fase. Até ao final do ano, a empresa planeia reforçar a equipa com a contratação de um head of operations para o sul e norte de Espanha, além de mais sete elementos dedicados à operação, totalizando uma equipa de 10 pessoas afetas ao mercado espanhol.

“A expansão para Espanha surge como um passo natural no nosso caminho de crescimento. Na Lyzer, estamos a criar uma plataforma que não só simplifica o processo de gestão de encomendas, mas também transforma as operações dos retalhistas, e é isso que queremos levar para o mercado espanhol. A nossa visão é dar às empresas a flexibilidade e eficiência necessárias para crescerem de forma escalável, e acreditamos que a inovação contínua será a chave para o nosso sucesso em Espanha. Estamos preparados para responder às necessidades do mercado vizinho e proporcionar uma solução integrada e eficaz, tal como fazemos em Portugal.” diz Nuno Serradas Duarte, co-founder & CEO da Lyzer.

Com uma equipa de 59 colaboradores e mais de 300 prestadores de serviços a nível nacional, a Lyzer quer impulsionar o crescimento eficiente e escalável de empresas de retalho e e-commerce com o pressuposto de integrar diferentes componentes das operações empresariais numa única plataforma e oferecer soluções que permitem às empresas expandir sem comprometer a excelência operacional, garantindo assim um serviço de alta qualidade e maior agilidade.

A empresa está a participar no Rising Up Program da ICEX, uma iniciativa que tem sido fundamental para catalisar a sua entrada no mercado espanhol. Este programa, integrado no dinâmico ecossistema de inovação e tecnologia de Espanha, tem oferecido apoio estratégico a startups internacionais, facilitando o acesso a redes de contacto, oportunidades de financiamento e parcerias locais. Através do Rising Up Program, a Lyzer está a acelerar a sua expansão, beneficiando do know-how e das infraestruturas do ecossistema ICT espanhol, o que tem sido crucial para estabelecer uma presença sólida no país e preparar o terreno para o crescimento da sua operação.

A Lyzer avança ainda em comunicado que para o futuro, está à consideração a possibilidade de estabelecer uma base em Madrid, onde ainda não há sede física, bem como o lançamento de novas ferramentas e o incremento do uso da inteligência artificial, que irão oferecer ainda mais vantagens competitivas às empresas que utilizam a plataforma.

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Retalho

Região Norte é prioridade de expansão para a JD em 2025

Em 2024, a JD Sports abriu várias lojas novas, que resultaram na criação de 199 novos postos de trabalho.

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Para 2025, a JD prevê manter o ritmo de crescimento, com três novas aberturas, planeadas para já na região Norte e um upsize da loja de Vila Real. “Embora não seja possível determinar um número exato de novas contratações, estima-se que as novas aberturas confirmadas para 2025 resultem na contratação de cerca de 120 novos colaboradores”, destaca a empresa.

A JD Sports assumiu ainda a zona norte do país como “principal prioridade da marca” em 2025, reforçando a estratégia de expansão e a aposta na proximidade com os consumidores.

Em 2024, a maior abertura foi em Aveiro, com uma loja que conta com 693m² de área comercial. A região Norte foi a que teve mais destaque na expansão da marca, com quatro novas lojas no Braga Parque, Braga Arcada, Guimarães e Aveiro. No entanto, a área metropolitana de Lisboa continua a liderar em número total de lojas, com 11 espaços JD. Entre todas as lojas, a do Centro Comercial Colombo foi a mais movimentada, registando 1,8 milhões de entradas ao longo do ano.

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Bebidas

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do concurso de cocktails Graham’s Blend Series

Esta iniciativa desafia bartenders e mixologistas de todo o mundo a explorarem o enorme potencial criativo do vinho do Porto, através da criação de novos cocktails elaborados com os vinhos do Porto Blend Nº5 Branco e Blend Nº 12 Ruby.

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A Graham’s Port, propriedade da Symington Family Estates, acaba de lançar a 4ª edição do já célebre Concurso de Cocktails Blend Series.

A primeira fase do concurso já está a decorrer e as inscrições podem ser submetidas no site da marca, até dia 28 de fevereiro.

Neste concurso, que conta já com três edições, os participantes são desafiados a criar novos cocktails que combinem novos sabores, técnicas e ingredientes que surpreendam não só o júri, mas, principalmente, a nova geração de apreciadores de vinho do Porto.

Ao todo, estarão representados dez países que, após o seu próprio concurso nacional, terão oportunidade de mostrar as suas criações num evento de escala mundial, que acontece entre 25 e 27 de maio, no Porto, perante um painel internacional de jurados especialistas. Paulo Gomes, coproprietário do “Red Frog”, bar lisboeta onde decorre a final nacional e que consta na lista “The World’s 50 Best Bars”, será um dos júris presentes em ambas as finais deste concurso – final nacional, em Lisboa, e final global, que acontece em maio, no Porto.

O grande vencedor receberá um prémio no valor de 2.000€, stock de Graham’s Blend Nº5 e Blend Nº12 e um convite para representar a marca Graham’s num Guest Shift especialmente organizado.

“Somos apaixonados pelo nosso património, pelo qual temos muito respeito, mas também reconhecemos a importância de nos aproximarmos de uma nova geração de consumidores. Através do Concurso de Cocktails Blend Series pretendemos estimular a criatividade e a inovação, encorajando os bartenders e mixologistas a explorarem as oportunidades únicas que o vinho do Porto proporciona. Estamos, sem dúvida, muito entusiasmados por descobrir os cocktails que serão apresentados deste ano.”, afirma Charlotte Symington, membro da 5ª geração da família e Diretora de Marketing.

Os concursos nacionais irão realizar-se na Bélgica, República Checa, Alemanha, Islândia, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Coreia do Sul, Suíça e Reino Unido.

Datas relevantes para o Concurso de Cocktails Blend Series 2025:
Prazo de inscrição: 28 de fevereiro 2025
Eliminatória em Portugal: 18 de março 2025, em Lisboa, Portugal
Final global: 25 a 27 de maio, no Porto, Portugal
As inscrições e outras informações podem ser encontradas no site do Concurso de Cocktails Blend Series.

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exportação

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Exportação

Exportações inverteram tendência em 2024 e cresceram 2,5%

Os primeiros resultados do Comércio Internacional de Bens de 2024, do INE, apontam para aumentos nas exportações, mas também nas importações: +2,5% e +1,9%, respetivamente (-1,4% e -4,0% em 2023, pela mesma ordem).

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Tendo por base os primeiros dados apurados das estatísticas do INE relativas a 2024, as exportações portuguesas alcançaram 79.285 milhões de euros (+2,5% face ao ano anterior) e as importações atingiram 107.171 milhões de euros (+1,9%).

Apesar do ritmo de crescimento das exportações ter sido superior ao das importações, o défice da balança comercial atingiu 27.887 milhões de euros em 2024, o que representa um agravamento de 78 milhões de euros face ao ano anterior e um acréscimo de 0,4 pontos percentuais na taxa de cobertura (74% em 2024).

Produtos alimentares aumentam exportações

Em termos de ‘Grandes Categorias Económicas’, a maioria dos bens exportados mostrou subidas, sendo os mais significativos nas categorias ‘Produtos alimentares e bebidas’, com um aumento de 8,3%, e ‘Fornecimentos industriais’, 2,3%. No entanto, excluindo as exportações sem transferência de propriedade, nos ‘Fornecimentos industriais’ houve um decréscimo de 0,5% face ao ano anterior, enquanto a variação nos ‘Produtos alimentares e bebidas’ pouco se altera (8,4%).

As exportações de ‘Combustíveis e lubrificantes’ foram a terceira categoria que mais aumentou em 2024 (+10,2%), principalmente para Bélgica, Gibraltar e Países Baixos. Em sentido contrário, o ‘Material de Transporte’ foi a que registou o maior decréscimo das exportações – menos 0,6%, o que representou menos 86 milhões de euros -, principalmente devido à diminuição das exportações de veículos e outro material de transporte para França, Turquia e Japão.

Fonte: INE

Alemanha: mercado que mais contribuiu

Em termos de mercados de destino, a Alemanha foi o que mais contribuiu para o acréscimo global das exportações portuguesas em 2024 e assumiu-se como o segundo principal destino dos bens nacionais, com um peso de 12,3% (+1,6 pontos percentuais face ao ano anterior). As exportações para este país aumentaram 17,8%, para mais 1.478 milhões de euros, essencialmente ‘Fornecimentos industriais’, ‘Material de transporte’ e ‘Máquinas e aparelhos’.

Espanha garantiu o segundo maior contributo para o aumento das exportações nacionais em 2024, e permanece como principal destino, com um peso de 26% (+0,3 p.p. face a 2023). As exportações para o país vizinho aumentaram 3,5%, mais 699 milhões de euros, com destaque para os ‘Produtos alimentares e bebidas’ e ‘Fornecimentos industriais’.

Espanha, Alemanha e França continuaram a ser os principais mercados importadores de bens portugueses em 2024. No seu conjunto, concentraram mais de metade do total das exportações nacionais: 0,5%, +1 p.p. face a 2023. Os Estados Unidos mantiveram-se como principal destino fora da UE e quarto na globalidade dos países, com um peso de 6,7% (-0,1 p.p. que em 2023), seguido do Reino Unido, que foi o quinto principal destino, com um peso de 4,6% (-0,1 p.p. face ao ano anterior).

Espanha é o principal destino, com destaque para os ‘Produtos alimentares e bebidas’ e ‘Fornecimentos industriais’

Nas maiores variações absolutas de 2024, destacam-se ainda os aumentos nas exportações para Gibraltar (+62,1%) e Marrocos (+15,5%), principalmente de ‘Combustíveis e lubrificantes’, e Itália (+4,7%), essencialmente ‘de Produtos alimentares e bebidas’.

Por sua vez, o maior decréscimo nas exportações em 2024 foi registado nas transações com França (-4,5%; menos 455 milhões de euros), maioritariamente ‘Material de transporte’ e ‘Máquinas e aparelhos’, tendo recuado para terceiro principal cliente dos bens nacionais, com um peso de 12,2% (-0,9 p.p. face ao ano anterior). Verificaram-se igualmente decréscimos significativos nas exportações para a Turquia (-26,8%), maioritariamente ‘Material de transporte’, Angola (-18,4%), principalmente ‘Máquinas e aparelhos’ e a China (-20,2%), essencialmente ‘Fornecimentos industriais’.

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