InovCluster anuncia ações de apoio à internacionalização de PME agroalimentares
Participação em feiras internacionais, missões empresariais virtuais e workshops são algumas das ações do EXPORT.i9 em 2025 para apoiar a internacionalização das PME portuguesas.

Hipersuper
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro está a realizar diversas ações, como a participação em feiras internacionais e em missões empresariais on-line, no âmbito do projeto de internacionalização EXPORT.i9, que promove em conjunto com a Animaforum – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.
O projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-2025, que termina a 30 de junho deste ano, visa “potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar”, indica a InovCluster.
Entre as ações em curso, está a participação na Biofach, de 11 a 14 de fevereiro, em Nuremberga, Alemanha, e na Feira Internacional Salón Gourmets 2025, que decorre em Madrid, Espanha, entre os dias 7 e 10 de abril.
Além destas ações, estão previstas, a partir do dia 10 de fevereiro, três missões empresariais internacionais virtuais, que visam importantes mercados externos: América do Norte (Canadá, EUA), Emirados Árabes Unidos e China. Segundo a InovCluster, vêm complementar a presença “em certames de relevância nestes mercados” e objetivam “uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e canal Horeca através de canais digitais com reuniões B2B”.
Entre janeiro e maio decorre ainda um ciclo de workshops, com o próximo a acontecer já a 25 de fevereiro, centrado no tema ‘Análise da Concorrência Internacional – A Importância do Processo de Benchmarking e Principais Ferramentas’. A 25 de março realiza-se o workshop ‘Estratégias de Marketing Digital para a Comunicação em Mercados Internacionais’, enquanto para 22 de abril está agendado o tema ‘Marketing Digital – Proteção de Dados e Compliance Internacional’. O ciclo conclui-se a 20 de maio, com o workshop sobre ‘E-commerce – Estratégias de Venda Digitais no Processo de Expansão Global’.
O plano de ação para os três anos do EXPORT.i9 inclui também a criação de lojas online e a adesão a plataformas de marketplace. “O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses das PME”, define a InovCluster.
Todas as ações previstas no projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial, e com inscrições já abertas, podem ser consultadas em: https://www.inovcluster.pt/projetos/projetos-em-curso/projeto-conjunto-internacionalizacao-2023-2025/