Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Produto foi desenvolvido em parceria com a Casa Mendes Gonçalves, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a MC.
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Em resposta à crescente procura por alternativas vegetais e reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, o Continente Food Lab apresenta o Molho Chucrute, uma novidade vegan produzida em Portugal com excedentes de vegetais.
Este produto de economia circular, produzido com excedentes de vegetais que de outra forma ficariam no campo, visa reduzir o desperdício de hortofrutícolas em Portugal, e resulta do projeto FermentedVegAlgae, uma colaboração entre a Casa Mendes Gonçalves, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, o Clube de Produtores Continente e a área de I&D e Inovação da MC, no âmbito do programa Portugal 2020. Através da utilização de hortícolas, como couve-branca e cenoura, em combinação com macroalgas portuguesas, esta iniciativa promove o desenvolvimento de alimentos fermentados e sensorialmente apelativos, de uma forma ambientalmente sustentável.
“Através do Clube de Produtores Continente, trabalhamos diariamente para apoiar os agricultores nacionais na adoção de estratégias para combater o desperdício alimentar e dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção de alimentos, explorando o potencial desses ingredientes para criar uma nova proposta de valor, igualmente deliciosa e nutritiva.”, sublinha Ondina Afonso, diretora de Qualidade e Investigação do Continente e presidente do Clube de Produtores Continente.
“Esta parceria veio reforçar os laços entre a Academia e as empresas, juntando-nos num objetivo comum, a sustentabilidade e o combate ao desperdício alimentar. No caso do ISA, deu-nos a oportunidade de aplicar a investigação científica desenvolvida na área das fermentações e do desenvolvimento de produtos inovadores sustentáveis a um ambiente industrial e depois para o consumidor final, e, no fim, poder ver um “filho ganhar asas” e chegar às prateleiras do supermercado.”, reforça Catarina Prista, professora e investigadora do Centro de Investigação LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food, do ISA.
Mais novidades
Também em fevereiro, ficou disponível a Francesinha Vegan da iBAU! (PVP: 5,95€), uma alternativa à francesinha convencional. Preparada com pão de forma de massa mãe, molho especial, fatias de seitan, courgette grelhada, cenoura fumada, cebola caramelizada e queijo vegan, é apresentada como o a opção ideal para quem pretende saborear o melhor da culinária portuguesa de forma prática e rápida. A sua embalagem é reciclável e reflete o compromisso com a redução do impacto ambiental.
“A inovação está na nossa génese e pretendemos continuar a surpreender os consumidores com soluções que unem portugalidade e sustentabilidade, garantindo uma oferta alimentar variada, saudável e saborosa, e que reforce o nosso compromisso de entregar o melhor para todos – do campo à mesa.”, afirma Marlos Silva, responsável de Inovação da MC.