Mercadona investe 250 milhões de euros na excelência digital
A Mercadona IT está a reforçar a sua aposta na inovação e transformação digital com a implementação do Plano de Excelência Digital. Este projeto, que contará com um investimento superior a 250 milhões de euros entre 2025 e 2028, visa impulsionar a reengenharia de projetos e a modernização dos processos já digitalizados.

Hipersuper
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
Laranjinha abre nova loja no NorteShopping
Portugal presente na ProWein com 250 expositores em 2.700 m²
Adega de Monção conquista Ouro e Prata nos Prémios Mundus Vini 2025
Action abre novas lojas em Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo
A Padaria Portuguesa expande presença com três novas lojas
Compal Origens lança o novo sabor Goiaba Rosa do Brasil
Adega Mayor lança edição especial de rótulos personalizados para o Dia do Pai
O departamento responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e modernização dos processos internos da empresa, está focado na modernização de 300 aplicações e processos que poderão beneficiar de melhorias tecnológicas.
“Implementaremos tecnologias, arquiteturas e linguagens de vanguarda que nos permitam continuar a avançar em agilidade e eficiência para dar resposta às novas necessidades da empresa e dos nossos clientes, para os quais queremos continuar a ser uma referência no futuro”, afirma Patricia Tobía, diretora-geral do Departamento de Informática (CIO) da Mercadona.
Nos últimos anos, a Mercadona IT consolidou a sua posição como líder interna da estratégia de modernização digital da empresa, resultando num processo de crescimento significativo. Atualmente, conta com 1.200 profissionais especializados em diversas áreas tecnológicas, como desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, cloud computing, design UX/UI e infraestrutura IT.
Esta equipa trabalha de forma coordenada com as restantes áreas de negócio da empresa para desenhar, implementar e manter as soluções tecnológicas que impulsionam a Mercadona. Assim, a inovação tecnológica levou a empresa a desenvolver aplicações que lhe permitiram agilizar a tomada de decisões e contribuir para a inovação de produtos, criar
sistemas inteligentes e eficientes para otimizar custos e reforçar a produtividade nos blocos logísticos, controlar digitalmente a rastreabilidade dos produtos, garantindo continuamente a segurança alimentar e a qualidade, melhorar a experiência de compra dos clientes nas lojas, gerando espaços mais acolhedores que permitem uma poupança até 40 % em iluminação e
desenvolver soluções informáticas para novas linhas de negócio, como a secção Pronto a Comer, entre outras.
A Mercadona IT disponibiliza um extenso programa de formação, permitindo aos seus profissionais aprofundar conhecimentos nas suas áreas de especialização e manter-se alinhados com as melhores práticas do setor. Esta estratégia garante que a empresa continue a crescer e a consolidar a sua posição de referência na transformação digital do retalho.
,