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Edição 430: Entrevista Central de Frutas do Painho + Aquacultura + Olitrem + IA + Retalho

A primeira edição de 2025 do Hipersuper tem como destaque uma entrevista a Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho, que celebra 30 anos a levar Pera Rocha e Maçã de Alcobaça aos mercados nacionais e internacionais, com uma política de produção sustentável. “Cerca de 60% da nossa fruta é destinada aos clientes mais exigentes”, garante ao nosso jornal.

Ana Rita Almeida
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Edição 430: Entrevista Central de Frutas do Painho + Aquacultura + Olitrem + IA + Retalho

A primeira edição de 2025 do Hipersuper tem como destaque uma entrevista a Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho, que celebra 30 anos a levar Pera Rocha e Maçã de Alcobaça aos mercados nacionais e internacionais, com uma política de produção sustentável. “Cerca de 60% da nossa fruta é destinada aos clientes mais exigentes”, garante ao nosso jornal.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
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Nesta edição, analisamos ainda o crescimento da aquacultura em Portugal, setor que, em 2022, gerou 160 milhões de euros e que aposta em inovação sustentável, como o projeto pioneiro da SEAentia.

Outro destaque vai para o novo investimento da Olitrem, que abrirá dois laboratórios em 2025 para duplicar a velocidade de inovação. Exploramos também como a inteligência artificial está a transformar o setor do retalho e como os consumidores estão a mudar os seus hábitos, focando-se em alimentos frescos e saudáveis.

Estivemos na inauguração da maior loja inteligente do mundo e conversámos com Marlos Silva, responsável de inovação da MC, que afirma que o projeto é “uma etapa histórica na inovação ao serviço do cliente”.

Falamos ainda sobre o papel dos insetos na alimentação do futuro. Este setor está a crescer em Portugal, apontado como uma solução sustentável para os desafios da escassez nutricional e dos desperdícios alimentares. Apesar dos avanços, há ainda obstáculos a superar, como a regulamentação e a investigação.

Nesta edição, dedicamos um especial ao equilíbrio entre os pontos de venda físicos e o online, mostrando como empresas como Intermarché, Worten e Science4you estão a criar estratégias que integram o melhor dos dois mundos. Num mercado cada vez mais digital, os espaços físicos continuam a desempenhar um papel essencial na experiência de compra, agora complementados por soluções tecnológicas que oferecem conveniência e personalização aos consumidores.

Também fomos conversar com Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, sobre a terceira edição da feira, que dará especial destaque à produção nacional, às startups e ao mercado espanhol.

Outro tema de relevo é a segurança no retalho. Conversámos com Rui Vasconcelos, da Securitas Portugal, e Sérgio Gonçalves, da Logista, que partilham como o setor está a enfrentar os desafios crescentes, desde os ataques cibernéticos às ameaças físicas, e as soluções para garantir ambientes mais seguros para colaboradores e consumidores.

Destaque também para a 13.ª edição do Pet Festival, o maior evento dedicado aos animais de companhia em Portugal, que se realizará entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Em entrevista, Bruno Ferreira, gestor do evento, partilha as novidades deste ano e a ambição de continuar a crescer, reforçando a ligação entre famílias e os seus animais de estimação.

Entre outros temas, trazemos ainda tendências do setor agroalimentar para 2025 e algumas estratégias para fortalecer o e-commerce no setor vitivinícola com uma entrevista a Fernando Félix, CEO da Webcomum. Estes são apenas alguns dos destaques desta edição, que inclui ainda entrevistas, reportagens e várias análises e tendências para 2025. Sem esquecer os artigos de opinião que este mês são assinados por Sara Monte e Freitas, Mafalda Franco Frazão, Katya Ivanova Santos, José Simões, Hélder Cunha e Andrew Brandt.

Sobre o autorAna Rita Almeida

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Rui Miguel Nabeiro lança livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e de gestão”

A obra, editada pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora, será apresentada a 28 de março, data em que o Comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, celebraria 94 anos.

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, lança-se na escrita com o livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão”, uma homenagem ao seu avô, o Comendador Rui Nabeiro.

Mais do que um relato empresarial, o livro partilha os princípios e valores que moldaram o legado da Delta Cafés, empresa portuguesa que se tornou uma referência além-fronteiras. A narrativa destaca a visão humanista e empreendedora de Rui Nabeiro e revela como esses ensinamentos continuam a orientar Rui Miguel Nabeiro, agora aplicados à realidade empresarial contemporânea e aos desafios da atualidade.

Intercalando episódios pessoais e profissionais, a obra aborda temas como liderança com propósito, proximidade, inovação, sustentabilidade e o impacto das empresas nas comunidades. Ultrapassando a ideia de ser um manual de gestão, o livro propõe uma reflexão sobre o verdadeiro significado do sucesso, defendendo que este deve ser construído com integridade, empatia e compromisso com o bem comum.

“O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão” chega às livrarias no mesmo dia da sua apresentação oficial, a 28 de março, reforçando a atualidade e relevância dos valores transmitidos por Rui Nabeiro para as novas gerações de gestores e empreendedores.

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Lidl Portugal investe 15,5 milhões de euros em novas lojas em Alcains e Odivelas

O Lidl Portugal continua a sua estratégia de expansão e renovação em território nacional com a abertura de duas novas lojas, em Alcains (Castelo Branco) e Odivelas (Lisboa), num investimento total de 15,5 milhões de euros.

Com estas inaugurações, a insígnia reforça o seu compromisso de proximidade com as comunidades locais, garantindo uma experiência de compra mais conveniente e eficiente.

A nova loja de Alcains, no concelho de Castelo Branco, representa um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 17 novos postos de trabalho. O espaço destaca-se pela sua arquitetura moderna, com uma fachada envidraçada, corredores amplos e iluminação LED.

Em linha com o compromisso ambiental do Lidl, a loja está equipada com painéis fotovoltaicos e dispõe de dois postos de carregamento rápido para veículos elétricos. No âmbito do programa Realimenta, que combate o desperdício alimentar, esta unidade irá apoiar a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, parceria que se mantém desde 2018.

Em Odivelas, a nova loja localizada na Rua Heróis de Chaimite representa um investimento de 9 milhões de euros. Construída de raiz no mesmo local da anterior, esta unidade oferece uma área de vendas ampliada em mais de 400m², com um layout otimizado para proporcionar uma experiência de compra mais fluída e confortável.

Esta é a sexta loja do concelho, contando com 24 colaboradores e elevando para mais de 160 o número total de funcionários do Lidl em Odivelas. No âmbito do programa Realimenta, esta unidade irá apoiar a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) – Centro Dr. José de Azeredo Perdigão, instituição com a qual o Lidl colabora desde 2019.

Recorde-se que em 2024, o Lidl registou 15 novas aberturas e quatro remodelações, atingindo um total de mais de 280 lojas em Portugal.

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Oney redesenha cartão Leroy Merlin+

O Oney redesenhou o cartão de crédito Leroy Merlin+, tornando-o agora universal através das redes Visa e Multibanco, mais digital e acessível para utilização online. A nova versão do cartão oferece uma experiência de adesão mais simplificada e mantém o propósito de financiar renovações em casa e novas aquisições.

Entre as novidades, o cartão permite pagamentos desmaterializados, modalidades de pagamento flexíveis e fracionadas e crédito até 5.000 euros, sendo agora utilizável em qualquer estabelecimento que aceite Visa ou Multibanco, tanto em Portugal como no estrangeiro. A adesão pode ser feita em qualquer loja da insígnia.

“Com o novo Cartão estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes soluções de pagamento flexíveis e seguras, permitindo que transformem as suas casas com conforto e facilidade. Esta parceria vem proporcionar benefícios exclusivos como, por exemplo, modalidades de pagamento flexíveis, que acreditamos fazerem a diferença na jornada do consumidor. Este é mais um passo importante para a Leroy Merlin, que reforça      assim      o      compromisso com a satisfação dos clientes”, refere Rita Sousa Marques, Diretora de Serviços, Ecossistemas e Novos Negócios da Leroy Merlin Portugal.

Por sua vez, Rita Sousa Marques, diretora de Serviços, Ecossistemas e Novos Negócios da Leroy Merlin Portugal, destaca que “com o novo Cartão estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes soluções de pagamento flexíveis e seguras, permitindo que transformem as suas casas com conforto e facilidade. Esta parceria vem proporcionar benefícios exclusivos como, por exemplo, modalidades de pagamento flexíveis, que acreditamos fazerem a diferença na jornada do consumidor. Este é mais um passo importante para a Leroy Merlin, que reforça      assim      o      compromisso com a satisfação dos clientes”.

A Oney sublinha que entre as principais vantagens do novo cartão, destaca-se um cashback de 3% em compras a crédito com juros, realizadas fora das lojas Leroy Merlin que pode ser utilizado na própria insígnia. Os clientes beneficiam ainda de modalidades de pagamento flexíveis, com a possibilidade de fracionamento entre 3 e 36 prestações.

O cartão é compatível com wallets digitais, permitindo uma utilização mais prática e desmaterializada. No que toca à segurança, integra o sistema 3D Secure, garantindo maior proteção nas transações online. Adicionalmente, os titulares do cartão têm acesso ao Clube de Descontos, usufruindo de benefícios exclusivos.

Apoio à renovação e eficiência energética das casas

O Oney e a Leroy Merlin reforçam o seu compromisso com a renovação e a melhoria da eficiência energética das habitações em Portugal. De acordo com o Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra (Oney Bank, 2023), 35% dos consumidores dão prioridade a ter uma casa renovada, bem como a compras de bricolage e jardinagem.

Além disso, um estudo da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (2024) revelou que 63,2% dos inquiridos sentem desconforto térmico no inverno e 56,5% no verão dentro das suas casas.

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Soguima altera estrutura societária e anuncia planos de expansão

A Soguima anunciou uma mudança significativa na sua estrutura societária: o acionista maioritário, que anteriormente detinha 51% das ações, adquiriu a totalidade do capital, tornando-se o único detentor da empresa.

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Esta operação representa um marco estratégico para a Soguima, reforçando a sua governança e permitindo um maior alinhamento dos objetivos empresariais. A nova configuração acionista visa acelerar o crescimento sustentável da empresa e potenciar novas oportunidades de negócio, consolidando a sua posição no mercado, sublinha a empresa em comunicado.

Com esta transição, a empresa de Guimarães, referência no setor de transformação de pescado ultracongelado, pretende aumentar a capacidade produtiva e otimizar a resposta às necessidades dos seus colaboradores, clientes e parceiros. A Soguima anuncia também um plano ambicioso de expansão e investimento, tanto a nível nacional como internacional, com o objetivo de fortalecer a sua presença em mercados estratégicos.

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Foram entregues os Prémios Sabor do Ano 2025. Conheça todos os vencedores

Os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2025 foram revelados no Estúdio Time Out Market, em Lisboa, com 130 produtos a serem distinguidos. O setor da Padaria/Pastelaria foi o mais premiado, com 17 produtos reconhecidos, seguido de Frutas & Legumes (15), Talho (12), Charcutaria (10) e Queijos (7).

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O Estúdio Time Out Market, em Lisboa, recebeu os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2025. Foram distinguidos 130 produtos em diversas categorias, numa cerimónia apresentada por Mónica Jardim e que contou com a presença de Willy Mansion, fundador da Monadia, que criou o Sabor do Ano, e  Jordi Bové, diretor geral da Global Quality Ibéria, empresa responsável pelo prémio em Portugal.

Willy Mansion, fundador da Monadia, que criou o Sabor do Ano

 

Jordi Bové, diretor geral da Global Quality Ibéria

 

Mónica Jardim apresentou a gala de entrega de Prémios 2025

Entre os vencedores desta edição, destacam-se marcas que voltam a ver os seus produtos reconhecidos como: Abegoaria, Aldi, Amorango (Frutas Classe), Avicasal, Carnes Avenida, Casa Maria Vitória, Cavacas de Pinhel (Beirafood), Continente, Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos, Elpozo, Envy (Nufri), Frutana (Fiel), Incarpo, KraftHeinz, Lacto Serra, LIDL, Mar Ibérica, Panificadora Marques Filipe, Pasta do Dia (DHC), Princesa Amandine, Queijaria Guilherme, Sweet Fruits, Ti-ti e Waikiki (Semillas Fitó/Planície Verde).

A edição deste ano também celebrou a estreia de novas marcas, entre elas, Avibom, Da Terrinha (Glez), Dulcis (Canova), Incarpo, KrafHeinz, Panidor, Meat Heritage, Sebastião da Manga, SerpoCarnes, St.Helena (Glez), Sweet Fruits, Tomatier (Nijasol), Tropicana (DHC) e Zespri.

Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Ibéria Portugal

“Nem todos os selos de qualidade são iguais”, sublinha Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Ibéria Portugal, em comunicado. “O Sabor do Ano não é um concurso, nem uma eleição ou votação online. Trata-se de uma avaliação rigorosa da qualidade gustativa. Focamo-nos no essencial: o sabor!”, refere.

“Este selo representa um reconhecimento que potencia tanto a imagem do produto como os seus resultados comerciais. É um símbolo de confiança que guia e simplifica as escolhas dos consumidores. Felicito todas as marcas pela conquista desta distinção”, acrescenta.

Entre os vencedores, o setor de Padaria/Pastelaria é o mais representado, com 17 produtos premiados, seguido das categorias de Frutas & Legumes, com 15 produtos vencedores, Talho, com 12 distinções, Charcutaria, com 10 e Queijos, com 7 premiados.

No segmento das Marcas de Distribuição, a Aldi Portugal lidera pelo terceiro ano consecutivo, com 28 produtos premiados em diversas categorias. O Lidl também se destacou, ao receber o selo para 23 artigos em 20 categorias diferentes, seguido pelo Intermarché, com 16 produtos premiados.

Nesta edição destaca-se também o crescimento da categoria Bio, com seis produtos premiados. Além disso, cinco produtos conquistaram o selo Top Inovação, e quatro produtos foram reconhecidos com o selo “Made in Portugal”, evidenciando o esforço e dedicação das marcas em apostar na qualidade, inovação e sustentabilidade.

Os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2025 vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência.

Todos os vencedores

ABEGOARIAPastor da Serra Reserva Tinto 2021
Terras do Crato Premium Tinto 2022
AVIBOMPato Inteiro Fresco
Panados Frango
Panados Perú
Dinoguetes
AVICASALFrango AVICASAL
BEIRAFOODCavacas de Pinhel
Biscoitos – Cavacas de Pinhel
Esquecidos – Cavacas de Pinhel
CANOVAKiwi Dulcis
CARNES AVENIDAMorcela de Arroz
CASA MARIA VITÓRIAEmpada de Galinha
Queijadas de Requeijão
COOPERATIVA DE MOURA E BARRANCOSAzeite de Moura DOP Virgem Extra
DHC FOOD EXPERIENCEMassa Tenra Pasta do Dia
Folhas de Massa Fresca para Lasanha Pasta do Dia
Sumo de Laranja com Polpa Tropicana
Sumo de Laranja sem Polpa Tropicana
ELPOZOSalsichão Extra ELPOZO 1954
Chouriço Extra ELPOZO 1954
Salame Extra ELPOZO 1954
FRUTAS CLASSEAmorango
GLEZPaçoquita STA HELENA
Farofa Pronta DA TERRINHA
Farofa Pronta Apimentada DA TERRINHA
Tapioca Hidratada DA TERRINHA
GRUPO SEBASTIÃO DA MANGALima Kairós
Gengibre Kairós
HENRIQUE FIEL LOURENÇOPapaia Frutana
Mamão Frutana
INCARPOChouriço Corrente Colorau
KRAFTHEINZHeinz Maionese Original
LACTO SERRAQueijo de Vaca Fonte Mourisca Meio Gordo
Queijo de Ovelha Pastor Serrano
Queijo de Mistura D.Sebastião Vaca e Ovelha
Queijo Vaca Flamengo
MAR IBÉRICAPreparado para Arroz de Marisco Isento de Glúten
Preparado para Arroz de Marisco Isento de Glúten com Refogado
Postas de Salmão (Coho) Ultracongelado
MEAT HERITAGEHambúrguer 100% Angus
Hambúrguer de Bovino com Queijo da Serra
Hambúrguer de Bovino Bolonhesa
NIJASOLTomate Cherry Tomatier
NUFRIMaçãs Envy
PANIDORVola de Verlim
PANIFICADORA MARQUES FILIPEBroa de Milho
Pão com Chouriço
PRINCESA AMANDINEBatatas Princesa Amandine
QUEIJARIA GUILHERMEQueijo de Cabra Fresco Atabafado
Queijo de Cabra Fresco Atabafado Light
SEMILLAS FITÓ | PLANÍCIE VERDEWAIKIKI
SERPOCARNESTorresmos do Rissol de Porco Preto
SWEET FRUITSManga de Avião
Manga Maturada
Abacate
Abacaxi
TI-TIBatata Frita Rodelas
Batata Frita Doce
Batata Frita sem sal com Salicórnia
ZESPRIKiwi Zespri Sungold
ALDICrepe de Legumes
Pão da Avó de Centeio
Pão com Leitão
Pão Pretzel
Croissant com Chocolate e Avelã
Fiambre da Perna PLENO SABOR®
Chourição PLENO SABOR®
Fiambre de Perú PLENO SABOR®
Presunto Serrano PLENO SABOR®
Açaí XXL MUCCI®
Salada de Massa e Frango DAYLICIOUS®
Salada Santa Fé DAYLICIOUS®
Vinho Verde Branco DOC CAVE DO MORGADO®
Gelado Wafer de Caramelo Salgado MUCCI®
Requeijão de Ovelha PLENO SABOR®
Flocos de Aveia Sem Glúten Finos GUT BIO®
Flocos de Aveia Sem Glúten Grossos GUT BIO®
Kombucha Bio Limão GUT BIO®
Kombucha Bio Framboesa GUT BIO®
Pastas para Barrar Biológica MY VAY®
Kokosgurte com Fruta Biológico MY VAY®
Sementes Biológicas Ómega 3 Mix GUT BIO®
Sementes Biológicas Psílio GUT BIO®
Salada Fusão
Salada Excellence
CONTINENTELasanha Bolonhesa
INTERMARCHÉGelado Caramelo Flor Sal | Gelado Cheesecake Morango | Gelado Maracujá |Gelado Pastel Nata| Sorvete Framboesa PORSI SELECT
Pizza Rica Marguerita PORSI SELECT
 Pizza Hot Vulcano PORSI SELECT
Gama Porco Preto Embalada PORSI SELECT
LIDLBon Gelati Gelado Baunilha Amêndoa
Hambúrguer Novilho Açores Congelado
Ocean Sea Lombos de Salmão sem Pele
Três Velas MSC Lombos de Bacalhau
Três Velas MSC Bacalhau Posta Tradicional
Ocean Sea MSC Pescada do Chile Posta
Ocean Sea Bife de Atum
Bellarom Cápsulas Café Intenso RFA
Bola Mistura Baviera
Pão de Deus
Pão de Deus Chocolate
Milbona Food in a Bottle Chocolate
Milbona Food in a Bottle Banana
Milbona Iogurte Grego Natural
Milbona Pudim com Proteína Chocolate
Milbona Queijo Prato Amanteigado
Alesto Metades de Noz
Baguete Rústica
Pastel de Nata
Croquete de Carne
Coxinha de Frango
Bife do Lombo de Novilho
Lombo de Salmão XXL

 

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Sandeman é marca oficial de Vinho do Porto da European Bartender School

A parceria com a EBS acontece a par da abertura da escola da EBS em Lisboa, reforçando assim a presença da Sandeman também no mercado português.

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A Sandeman, uma das mais prestigiadas marcas de Vinho do Porto, estabeleceu uma parceria com a European Bartender School, a maior rede global de formação de bartenders, no sentido da passar a ser a marca oficial de Vinho do Porto  utilizada nos três principais cursos da EBS – International Bartender Course, Advanced Bartender Course e 2-Day Mixology Course.

“Através desta parceria, a Sandeman assegura que a sua gama de vinhos será apresentada a uma nova geração de bartenders, promovendo a sua integração na criação e elaboração de cocktails inovadores”, refere a marca citada num comunicado, sublinhando que “as características únicas das suas referências – Sandeman Apitiv Reserve White, Sandeman Founder’s Reserve Ruby e Sandeman Tawny 10 Years Old – serão uma fonte de inspiração para os alunos, que aprenderão a explorar as suas potencialidades em diferentes contextos de mixologia”.

A parceria com a EBS acontece a par da abertura da escola da EBS em Lisboa, reforçando assim a presença da Sandeman também no mercado português.

Filipe Gonçalves, Chief Marketing Officer da Sogrape, sublinha que esta parceria “representa um passo estratégico na nossa ambição de expandir o consumo de Vinho do Porto a novos públicos e ocasiões”. Já Gavin Wrigley, Head of Education da European Bartender School, afirma que a EBS “tem orgulho em fazer parceria com a Sandeman, que claramente valoriza tanto a inovação quanto a educação, assim como nós”.

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Prémios Sakata foram os mais concorridos de sempre

Os Prémios Sakata realizaram-se pela primeira vez em Almería.

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A sexta edição dos Prémios Sakata, que este ano se realizou, pela primeira vez, em Almería, no âmbito do Congresso Internacional de Gastronomia Verde ‘Vestial’ e contou com mais de 300 participantes. “Com esta sexta edição, os Prémios Sakata consolidam a sua posição como uma referência na promoção da gastronomia saudável, da sustentabilidade e da inovação no setor alimentar”, refere a empresa citada num comunicado.

Os Prémios Sakata 2025 foram presididos por um dos melhores chefs do mundo, Martín Berasategui, detentor de 11 estrelas Michelin e conduzidos pelos chefs Irmãos Torres e pela jornalista da TVE Mar Villalobos. O chef Dani García, com três estrelas Michelin, recebeu o Prémio Sabor das mãos do seu mentor, Martín Berasategui, e o político e embaixador mundial dos brócolos, Miguel Ángel Revilla, foi distinguido com o Prémio Savia, pelo seu incansável trabalho na promoção deste legume.
O chef e educador Juan Llorca foi reconhecido com o Prémio Semente, destacando a importância de incutir hábitos alimentares saudáveis às futuras gerações. Por sua vez, a jornalista Laura Caorsi foi galardoada com o Prémio Sentidos pelo seu trabalho na divulgação sobre rotulagem alimentar e na luta contra a publicidade enganosa em produtos ultraprocessados.

O Prémio Sustentabilidade foi atribuído ao Grupo Cajamar, pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar. Javier Bernabéu, diretor-geral da Sakata Seed Ibérica, ao entregar o prémio, sublinhou “a inquebrantável adesão e o apoio permanente que a Cajamar tem dado à produção protegida sustentável desde os seus primórdios, há mais de 60 anos”. Por fim, o Prémio Solidariedade foi entregue à World Central Kitchen e à iniciativa Desde Valencia Para Valencia.

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Mimosa Proteína é parceiro de nutrição da Federação Portuguesa de Rugby

A gama vai integrar a dieta diária de todas as seleções, enquanto contributo para a energia e recuperação muscular.

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“Estamos comprometidos em fortalecer a nossa relação com os desportistas, na certeza de que cuidar da nutrição é tão estratégico quanto treinar táticas e habilidades no jogo. Ser parceiro de nutrição da Federação Portuguesa de rugby é mais um passo no reconhecimento da gama Mimosa proteína como aliada na recuperação dos atletas, amadores ou profissionais, que pelas exigências físicas beneficiam de um alimento que responde à fadiga e contribui para a recuperação muscular” afirma Beatriz Andrade Ferreira, gestora da marca Mimosa.

Sob orientação da equipa de nutrição da Federação, a Mimosa assume o compromisso de fornecimento, a todas as seleções, de toda a gama Mimosa proteína que se destaca por ser sem lactose, gordura ou açúcares adicionados. “Este acordo reforça e motiva ainda mais a Federação e todas as seleções. O rugby exige força e resistência e a alimentação desempenha um papel fundamental no desempenho dos atletas, nomeadamente os alimentos ricos em proteína de alta qualidade. Juntos vamos superar desafios e escrever novas páginas na história do desporto português.” afirma Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby.

Fundada em 1973, a Mimosa é uma marca do grupo Lactogal.

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Um terço das empresas com oferta online têm presença em marketplaces

Melhor preço, variedade, ofertas e promoções e portes de envio gratuitos ou económicos são os fatores que mais impulsionam a escolha dos marketplaces

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Em Portugal o crescimento do comércio eletrónico tem sido sustentado desde 2017 e, segundo dados do relatório sobre Economia e Sociedade Digital em Portugal, da Webloyalty, 70% das empresas têm presença online. O dinamismo do mercado português leva os especialistas a prever uma evolução positiva do eCommerce, estimando que a faturação do país ultrapasse os 6 mil milhões de euros em 2027.

E dentro do comércio online, os marketplaces estão a ganhar terreno: do total das empresas com oferta digital, 30% têm presença em marketplaces, segundo dados da ACEPI. Fatores como a variedade de produtos e marcas, o acesso a ofertas e promoções ou os portes de envio mais económicos ou gratuitos impulsionam o crescimento dos marketplaces. Em Portugal, segundo revela a Similar Web, os mais visitados são a OLX, a Worten e a Amazon.

“Para as empresas, comercializar os seus produtos através de um marketplace representa uma grande oportunidade de negócio, pois permite-lhes ganhar visibilidade e maior tração de vendas numa montra que se adapta às exigências do mercado, explica o VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil”. Eduardo Esparza acrescenta que este formato de compras “oferece ao consumidor digital a possibilidade de aceder, através de um ponto único e de forma cómoda e rápida, a uma enorme variedade de produtos e serviços”.

Retail Media ganha espaço nos marketplaces e representa 15,9% da publicidade a nível mundial

45,5% dos portugueses são ‘power shoppers’
Os ‘power shoppers’, ou compradores online recorrentes, são aqueles que realizam compras pelo menos uma vez por semana. Em Portugal, atualmente, 45,5% dos consumidores compram online com esta frequência, segundo dados de um estudo baseado no Global Digital Report 2022 e no eCommerce Report 2021 dos CTT de Portugal, citados pela Webloyalty. “Sem dúvida, estes são os clientes mais importantes para os retalhistas que têm um ponto de venda num marketplace. Este tipo de consumidor tende a escolher estes centros comerciais virtuais para fazer todas as suas compras num só local, favorecendo os retalhistas que neles estão presentes”, destaca Eduardo Esparza.

E o Retail Media está a ganhar destaque nos marketplaces e já representa 15,9% da publicidade a nível mundial, sendo uma modalidade que já ultrapassa as receitas da televisão, incluindo o streaming, segundo dados da GroupM. “Este modelo, baseado na segmentação e personalização da publicidade graças aos dados de comportamento dos consumidores, ajuda as lojas online a monetizar o seu tráfego e a obter receitas adicionais, o que assume especial relevância no caso dos marketplaces”, refere a Webloyalty, empresa internaciona de conceção, desenvolvimento e gestão de soluções de geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico.

 

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Concurso do Lidl oferece 30 anos de compras grátis a quatro vencedores

O concurso, intitulado ‘Contrato Vitalidl’ oferecerá um cartão bancário pré-carregado com 90 mil euros.

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O concurso decorre de  03 a 30 de março, e o Lidl Portugal avança que quatro clientes terão a oportunidade de ganhar um cartão bancário pré-carregado com 90 mil euros, “garantindo assim compras gratuitas numa loja Lidl durante os próximos 30 anos”.

O primeiro passo para participar é estar registado na aplicação Lidl Plus. No final da compra, os clientes devem identificar-se com o seu cartão digital Lidl Plus no leitor da caixa de pagamento e, por cada 15 euros em compras, receberão uma participação que terá, posteriormente, de ser submetida através dessa app. Segundo o Lidl Portugal, os quatro vencedores serão selecionados através de sorteios semanais ao longo do mês de março, sendo atribuído um prémio por semana. No total, cada vencedor receberá o cartão bancário pré-carregado, correspondente a um valor mensal de 250 euros, durante 30 anos.

A completar este ano 30 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de nove mil colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de norte a sul do país e, para além da sede, quatro direções regionais e entrepostos. O Grupo Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa.

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