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Bruxelas autoriza uso de pó de larvas inteiras em alimentos

“A autorização segue-se a uma avaliação científica abrangente elaborada pela EFSA, que verificou que o novo alimento é seguro”, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

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Bruxelas autoriza uso de pó de larvas inteiras em alimentos

“A autorização segue-se a uma avaliação científica abrangente elaborada pela EFSA, que verificou que o novo alimento é seguro”, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

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A Comissão Europeia autorizou a utilização na alimentação humana, de pó de larvas inteiras de Tenebrio molitor tratado com radiação UV.

No seu parecer científico, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês) concluiu que o pó de larvas inteiras de Tenebrio molitor (também conhecidas como larvas da farinha) tratado com radiação UV “é seguro nas condições de utilização propostas e nos níveis de utilização propostos”, lê-se no texto do Regulamento da Comissão Europeia que autoriza a colocação no mercado deste produto como novo alimento.

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O parecer da EFSA indica que este novo alimento pode ser utilizado em várias categorias, como pão e pãezinhos, bolos, produtos à base de massas alimentícias, produtos transformados à base de batata, queijo e produtos de queijo e compotas de frutas e produtos hortícolas, “destinados à população em geral”. A autorização dura cinco anos e entra em vigor a 10 de fevereiro.

Num comunicado, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de Portugal confirma a autorização  “durante o período de proteção de dados, que finaliza a 10 de fevereiro de 2030”. Apenas a requerente inicial, a empresa francesa Nutri’Earth, está autorizada a colocar no mercado da UE o novo alimento, “salvo se um requerente posterior obtiver uma autorização para esse novo alimento sem fazer referência aos dados científicos protegidos nos termos do artigo 3º ou com o acordo da Nutri’Earth”, definiu a Comissão Europeia.

O Regulamento da Comissão Europeia determina que a rotulagem dos géneros alimentícios que contenham pó de larvas inteiras de Tenebrio molitor tratado com radiação UV, deve indicar que este ingrediente “pode causar reações alérgicas aos consumidores com alergias conhecidas aos crustáceos e aos produtos à base de crustáceos, bem como aos ácaros”. “Esta menção deve figurar o mais próximo possível da lista de ingredientes ou, na ausência de uma lista de ingredientes, o mais próximo possível do nome do género alimentício”, acrescenta.

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Guylian lança caixa em forma de coração para o Dia dos Namorados

Os frutos do mar da marca Guylian, distribuída em Portugal pela Ferbar, transformam-se em corações para celebrar o amor.

Para o Dia dos Namorados que se aproxima, os frutos do mar da marca Guylian, distribuída em Portugal pela Ferbar, transformam-se em corações duplicando o amor com os novos corações Love Praliné, elaborados com ingredientes 100% naturais e cacau Fair Trade.

Com uma caixa em forma de coração, Guylian Love Praliné Hearts 105g está disponível nos supermercados habituais. A caixa inclui 10 chocolates marmoreados em forma de coração, com uma nota opcional “de, para” no topo da embalagem.

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Bebidas

Actimel com nova gama Tripla Ação

Actimel apresenta a nova gama tripla ação, que combina, pela primeira vez, Vitamina D, Vitamina C e Magnésio. Os três nutrientes essenciais atuam em conjunto para oferecer um apoio completo ao sistema imunitário e combater o cansaço diário, sublinha a marca.

Comprometida com a nutrição funcional, a Actimel lança acaba de lançar a gama que redefine a forma como se cuida do sistema imunitário: Actimel Tripla Ação. A inovação – disponível em dois deliciosos sabores: Mirtilo & Amora e Multifrutos & Laranja – chega às prateleiras e posiciona-se como uma solução única no mercado, com uma combinação inédita de três nutrientes-chave.

A nova gama Actimel Tripla Ação distingue-se pela combinação de três nutrientes essenciais, concebida para oferecer benefícios funcionais comprovados. A Vitamina D, que ajuda a cuidar do sistema imunitário, a Vitamina C, com efeito antioxidante, e o Magnésio, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

“A integração de Vitamina D, Vitamina C e Magnésio numa só fórmula, numa prática unidose diária, permite apoiar o sistema imunitário de forma simples e eficaz, complementando assim uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Esta solução inovadora facilita a adoção de rotinas saudáveis, essenciais para responder às exigências de um estilo de vida moderno, nomeadamente, o cansaço a um ritmo mais corrido” explica Manuel Faria, Medical Affairs na Danone Nutricia.

“Na Danone, estamos comprometidos em estar lado a lado com os portugueses, compreendendo as suas necessidades e oferecendo soluções que realmente fazem a diferença. Actimel Tripla Ação é o reflexo desse compromisso, uma fórmula única que combina inovação e funcionalidade, ajudando os consumidores a cuidar da sua saúde de forma prática e eficaz”, afirma Beatriz Antunes, senior brand manager Activia e Actimel.

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ESG

Bolt Market já evitou o desperdício de mais de 30 toneladas de alimentos em Portugal

A Bolt analisou a sua pegada de sustentabilidade e conclui que, através desta categoria, a sua mercearia online já permitiu salvar, a nível mundial, mais de 244 toneladas de alimentos, das quais mais de 30 pelos consumidores portugueses.

Com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar, a Bolt Market criou em 2023 a categoria “Salva-me”, que inclui descontos até 40% em produtos perto de atingir a sua data de validade.

A categoria “Salva-me” da mercearia online da Bolt permite comprar a um preço mais reduzido alimentos cuja validade está a aproximar do fim. Globalmente, esta categoria já permitiu salvar mais de 244 toneladas de comida, refere a app que tem mais de 200 milhões de clientes em 50 países e 600 cidades em toda a Europa e África.

A tecnologia da Bolt Market permite otimizar as lojas próprias da plataforma, como as disponíveis em Lisboa, através da gestão de inventário e logística. Deste modo, com base na análise de encomendas feitas na plataforma, é possível fornecer a quantidade certa de produtos para satisfazer as necessidades dos clientes com precisão e, deste modo, reduzir o excesso de alimentos que poderiam ser desperdiçados. Ao minimizar o desperdício alimentar, a plataforma promove compras responsáveis junto da comunidade local, oferecendo preços acessíveis, sublinha a Bolt em comunicado.

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Exportação

Portugal reforça presença na Wine Paris 2025

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris acolhe a 6.ª edição do Wine Paris. Portugal será a segunda maior delegação internacional, logo após Itália, com representação de oito regiões vitivinícolas, sete produtores de renome e a ViniPortugal.

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris acolhe a 6.ª edição do Wine Paris, o evento global da Vinexposium dedicado ao setor do vinho e das bebidas espirituosas. Com mais de 5.300 expositores de 50 países e a expectativa de atrair mais de 50.000 visitantes de 140 nações, o evento afirma-se como um dos principais pontos de encontro para profissionais da indústria.

A programação inclui mais de 130 sessões na Academia Wine Paris, conduzidas por 250 especialistas internacionais, abordando temas estratégicos para o setor. Entre os destaques está o debate sobre exportações de vinho, tema particularmente relevante para Portugal, que regista um crescimento expressivo neste mercado.

Portugal será a segunda maior delegação internacional, logo após Itália, com representação de oito territórios vitivinícolas, sete produtores de renome e a ViniPortugal. O país reforça a sua presença com um aumento de 67% no número de referências vínicas, ultrapassando as 3.000 marcas nacionais no evento.

Geopolítica e desafios do setor em debate

Um dos momentos altos do Wine Paris 2025 será o painel sobre o impacto das tensões geopolíticas no setor, presidido por Rodolphe Lameyse, diretor executivo da Vinexposium. A sessão reunirá três especialistas de renome: Miles Beale, diretor executivo da Wine and Spirit Trade Association (WSTA), que representa mais de 300 grandes empresas do setor no Reino Unido, Don Saint Pierre, cofundador da ASC Fine Wines, um dos principais distribuidores de vinhos na China, e da AdaptEdge Advisory Service e Nicolas Ozanam, diretor-geral da Federation of French Wine & Spirits Exporters (FEVS). O debate terá lugar na terça-feira, 11 de fevereiro, das 13h00 às 14h00, na Sala 5 – Let’s Talk About Wine! (Pavilhão 7.2).

Ao acolher mais de 130 sessões e debates com 250 personalidades do sector do vinho e das bebidas espirituosas na exposição deste ano, a Academia promove debates, conferências, painéis de discussão e masterclasses  que abordarão temas-chave do sector.

Algumas sessões em destaque:

Comércio exterior e exportações

Terça-feira, 11 de fevereiro

Conferência de imprensa da Federação Francesa de Exportadores de Vinhos e Bebidas Destiladas (FEVS)
Sala 7 – Sala de conferências de imprensa – Pavilhão 4 – das 9h30 às 10h30
Aberta apenas a jornalistas

Conferência da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)
Comércio internacional de vinhos – história, tendências e o papel desempenhado pelos centros de reexportação
Sala 7 – Sala de conferências de imprensa – Pavilhão 4 – das 17h00 às 18h00

Novas oportunidades e mercados emergentes

Segunda-feira 10 de fevereiro
“Garanhão Negro” dos Balcãs
A Macedónia do Norte, situada no coração dos Balcãs, é o berço de uma das mais poderosas e caraterísticas castas de vinho tinto, a Vranec autóctone ou “Garanhão Negro”.
Por Thomas Brandl, especialista do Sudeste da Europa.
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 10h00 às 11h00

Porquê Napa Valley? Interesse global na principal região vinícola da América
Masterclass apresentada por Patrick Schmitt, editor-chefe da The Drinks Business, com Florence Cathiard, proprietária da Cathiard Vineyard, Jean-Charles Boisset, proprietário da Boisset e Carlton Mccoy MS, Diretor Executivo da Heitz Cellar e Demeine Estates em Napa Valley, e do Château Lascombes (Margaux).
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 12h00 às 13h00

Quarta-feira, 12 de fevereiro
Todos os olhos em África – Porquê agora?
Por Chinedu Rita Rosa, diretora-geral e fundadora da Vines by Rosa
Com uma exposição de vinhos selecionados com sucesso para o mercado africano.
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 12h00 às 13h00

Apoios no âmbito da sustentabilidade e RSE

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Com raízes na sustentabilidade – Explorando o condado de Sonoma
Apresentado por Bree Stock, Master of Wine, com Kim Stare Wallace, presidente da adega familiar Dry Creek Vineyard, da Califórnia.
Stand H245 – Pavilhão 4 – das 10h30 às 11h30

Políticas de apoio à transição agro-ecológica e às práticas regenerativas na viticultura
Por Moët Hennessy. Um evento institucional com a participação de representantes das autoridades, do mundo do vinho e de iniciativas de agroecologia.
Sala 7 – Sala de Conferência de Imprensa – Pavilhão 4 – das 17h00 às 19h00
Acesso por convite

Terça-feira 11 de Fevereiro
Um ano de compromisso Fair for Life: Revisão e perspectivas para Mouton Cadet
Por Jérôme Aguirre, Diretor de Vinificação & Vinhos Mouton Cadet e Véronique Hombroekx, Diretora Executiva da Baron Philippe de Rothschild.
Sala 7 – Conferência de Imprensa – Pavilhão 4 – das 14h00 às 15h00

Padrões de consumo em mudança

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Será que os restaurantes sem álcool são o futuro?
Conferência Time Out, com Benoit d’Onofrio e Antoine Besse
Sala 4 – Speakeasy – Pavilhão 5.2 – das 12h00 às 13h00

Terça-feira 11 de Fevereiro
Chegar aos consumidores da geração Zilénio: novas regras de envolvimento
Conferência por Mark Barden, estratega de marcas globais e cofundador da consultora EatBigFish e Honore Comfort, vice-presidente de Marketing Internacional da California Wines e estratega de marketing de vinhos
Sala 5 – Let’s Talk About Wine! – Pavilhão 7.2 – das 17h30 às 18h30

Ao ritmo da descoberta

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Um mundo de possibilidades: A riqueza dos Vinhos Verdes
Masterclass com Tiago Macena, orador da conferência sobre Vinhos Verdes
Sala 3 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 18h00 às 19h00

Terça-feira 11 de Fevereiro
Uma viagem pelas bebidas espirituosas tradicionais da Coreia do Sul, e apresentação da K-Spirits!
Masterclass com Heon Bae Jeong, fundador de HB Jeong Liquor e professor na Universidade Chung-Ang
Sala 4 – Speakeasy – Pavilhão 5.2- das 12h00 às 13h00

Degustação Vertical de Balasto, o vinho icónico uruguaio e representativo da identidade Garzón

Degustação vertical de Balasto das colheitas de 2016, 2017, 2018, 2020 e a nova colheita, a de 2022, com curadoria de Charlie Arturaola, Master Sommelier na BODEGA GARZÓN e Christian Wylie, diretor executivo da BODEGA GARZÓN
Sala 1 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 14h00 às 15h00

O programa de conferências Let’s Talk About Wine! foi colocado sob o patrocínio científico da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

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ESG

Tiago Pereira assume a liderança da Fundação Mendes Gonçalves

“Queremos servir este propósito maior unindo novas formas de inovação social baseada em evidência, à sustentabilidade e à procura de um contributo para uma sociedade de maior possibilidade de bem-estar para todas as pessoas, da Golegã para o Mundo.”, sublinha Tiago Pereira, o CEO da Fundação Mendes Gonçalves, que será lançada oficialmente a 23 de abril deste ano.

Tiago Pereira, até há pouco tempo membro executivo da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), assumiu o cargo de CEO da Fundação Mendes Gonçalves. Com um percurso profissional focado na liderança estratégica, na transformação social e na inovação, passa agora a liderar esta nova Fundação, um modelo pioneiro em Portugal que alia inovação social à gestão empresarial.
A Fundação Mendes Gonçalves, que vai ser oficialmente lançada no dia 23 de abril de 2025, destaca-se, entre outros aspetos, pela decisão do empresário e fundador Carlos Mendes Gonçalves em doar as suas ações à Fundação. Assim, a Fundação Mendes Gonçalves passará a deter a operação comercial, cujo grande objetivo será gerar receitas para um impacto social positivo, diferenciador para a região onde está sediada (Golegã), para Portugal e para o Mundo.
Segundo Carlos Mendes Gonçalves, “a criação da Fundação Mendes Gonçalves é a concretização de um sonho de longa data, de garantir que o impacto que queremos gerar vai muito além de uma geração. Esta Fundação representa o meu, e o nosso, compromisso com um futuro cada vez mais consciente, próximo e sustentável. Escolher o Tiago Pereira para liderar este projeto foi natural, pois ele partilha da nossa visão de inovação com propósito e tem percorrido um caminho que muito admiro, dando a vida a projetos transformadores para o bem comum. Juntos, acreditamos que podemos criar um legado que inspire outras pessoas a agir, a transformar e a nutrir as suas comunidades, começando sempre pela sua terra, pelas suas pessoas.”
A criação da Fundação reflete o compromisso da Casa Mendes Gonçalves de uma contribuição duradoura para a sociedade, demonstrando que crescimento económico pode caminhar lado a lado com responsabilidade social e impacto societal positivo. Neste sentido, a Fundação vai dedicar-se principalmente a três áreas: Educação, Regeneração e Nutrição, num alinhamento claro com a identidade empresarial, a visão do fundador e as necessidades da comunidade.
“Queremos servir este propósito maior unindo novas formas de inovação social baseada em evidência, à sustentabilidade e à procura de um contributo para uma sociedade de maior possibilidade de bem-estar para todas as pessoas, da Golegã para o Mundo.”, sublinha Tiago Pereira.
O CEO da Fundação Mendes Gonçalves acredita que esta nova Fundação vai influenciar também o setor em Portugal: “pretendemos que o modelo transformador de criação da Fundação e enquadramento no Universo Mendes Gonçalves tenha impacto rumo a uma filantropia mais estratégica em Portugal, ao seu maior contributo para uma sociedade com mais oportunidades para todos e seja exemplo para outras e outros empresários que procuram gerar mudanças positivas nas suas comunidades e garantirem o legado das suas organizações.”
Tiago Pereira tem uma vasta experiência em psicologia aplicada à liderança, gestão de equipas, políticas públicas e transformação social. Integrou a Direção Executiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde antes havia coordenado o Gabinete de Crise COVID-19 e desempenhado as funções de COO. Foi também docente universitário e como investigador, formador e consultor, tem-se especializado em liderança, comunicação, gestão organizacional e políticas públicas. Agora, junta a sua formação em Psicologia, à sua experiência profissional e ao seu compromisso com um contributo para os principais desafios societais, para liderar a Fundação Mendes Gonçalves, guiando-a por um caminho de inovação, mudança e contributo, da Golegã para o Mundo.
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ESG

Mondelēz Portugal dedicou 225 horas a iniciativas de voluntariado

A Mondelēz Portugal reforçou o compromisso com o bem-estar social e ambiental através do seu programa de solidariedade MDLZ Changemakers.

Segundo dados divulgados pela  Mondelēz , em 2024, um total de 82 colaboradores aderiram a diferentes iniciativas de voluntariado, totalizando mais de 225 horas dedicadas a causas beneficentes. Os “MDLZ Changemakers” refletem o compromisso da Mondelēz Portugal em gerar um impacto positivo na comunidade, bem como o bem estar social e ambiental. Este programa de voluntariado conta com o apoio dos “Champions de Voluntariado”, os colaboradores responsáveis por promover e organizar estas iniciativas, alinhadas com a estratégia corporativa da empresa, refere.

Entre as iniciativas realizadas durante 2024, estão atividades em prol do meio ambiente, como a colaboração com o CIM – Centro de Interpretação de Monsanto, com uma ação de recolha de resíduos, promovendo a sustentabilidade e o cuidado com a natureza. Na esfera social, foi organizado um jogo de futebol solidário entre os colaboradores da Mondelēz e os jovens da Associação Cultural Moinho da Juventude, que permitiu celebrar o Halloween de uma forma diferente, ativa e divertida.

As atividades de voluntariado incluíram também o apoio direto a grupos vulneráveis, nomeadamente através da pintura de uma creche e jardim de infância em Oeiras, O Novo Pinóquio, IPSS da Santa Casa de Misericórdia de Oeiras, de forma a proporcionar um ambiente mais confortável e acolhedor às crianças. Paralelamente, para celebrar o aniversário da Mondelēz, os colaboradores uniram-se para ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome na preparação de cabazes para instituições e apoio a famílias necessitadas. Para a Associação CrescerSer, a Mondelēz conseguiu ainda reunir vários bens –
desde material escolar a bens de primeira necessidade – que foram entregues à Casa do Parque.

“Este foi mais um ano em que o voluntariado foi uma prioridade para a Mondelēz Portugal. Estamos muito orgulhosos do programa MDLZ Changemakers , que permite aos nossos colaboradores fazerem a diferença, ao mesmo tempo que enriquecem as suas próprias vidas com experiências únicas. A nossa colaboração com as diversas instituições portuguesas reflete o nosso compromisso em apoiar as comunidades locais, e estamos profundamente gratos a todos os nossos colaboradores que, com paixão e empenho, tornam este programa possível”, afirma Alexandra Lourenço, Champion de
Voluntariado, em comunicado.

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Retalho

El Corte Inglés celebra 4 anos de Clube de Leitura para colaboradores com sessão presencial

Leitura junta colaboradores de várias áreas da empresa, distribuídos por todo o país. Empresa pretende promover a leitura como fator de desenvolvimento individual dos colaboradores.

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O El Corte Inglés celebrou esta semana o quarto ano do Clube de Leitura para os seus colaboradores que começou com 44 participantes e, no ano de 2024, contou com cerca de 830 leitores.

Para comemorar, o Clube de Leitura realizou uma sessão presencial no Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, com a presença de vários membros, das direções do El Corte Inglés e com o Plano Nacional de Leitura, representado pela Comissária Regia Duarte.
A iniciativa, que beneficia do apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), enquadra-se na política de Educação da empresa “Ler+ Escrever Melhor” e tem como objectivos desenvolver e Incentivar a leitura e a escrita, debater temas como literatura, cidadania, ambiente, igualdade, trabalho, entre outros, e fortalecer a relação entre os colegas, membros do clube.
Segundo o El Corte Inglés, o Clube de Leitura realizou, no total, 37 sessões online e contou com a presença de vários autores convidados como são exemplo José Rodrigues dos Santos, Richard Zimler, João Tordo, Gonçalo M Tavares, Isabel Stilwell, João Mésseder, Mário de Carvalho, Inês Pedrosa, Rodrigo Guedes de Carvalho, entre outros.
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Bebidas

Associação Coração Delta reforça compromisso social

No dia em que assinala o seu 20º Aniversário, Associação Coração Delta homenageia legado do Comendador Rui Nabeiro e reforça compromisso social.

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O Coração Delta, a Associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, homenageou o legado do seu fundador e reafirmou o seu compromisso com as comunidades no desenvolvimento de programas que transformam vidas nas áreas de educação, saúde, inovação social e solidariedade, durante a cerimónia de comemoração dos 20 anos da Associação que decorreu esta sexta-feira no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, e foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia contou ainda com a presença do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés bem como de várias personalidades dos setores social, da saúde e educativo.

A Associação tem, na sua génese, a bondade e o espírito Humanista do Comendador Rui Nabeiro, cuja atitude solidária foi testemunhada e reconhecida por todos os colaboradores que, de forma espontânea e informal, em 2002, deram início à iniciativa de voluntariado empresarial “Um Coração Chamado Delta”.

Em 2005, o projecto ganhou uma nova forma jurídica e foi fundada a Associação Coração Delta, criada com o propósito de apoiar e contribuir para o desenvolvimento da comunidade Campomaiorense, sempre com a visão de promover uma sociedade mais justa e inclusiva. A Educação, Saúde e Solidariedade Social são os pilares da Associação, na crença de que estes são eixos determinantes para a mitigação das desigualdades e promoção do desenvolvimento local.

Desde a sua fundação, o Coração Delta tem desenvolvido múltiplos serviços que visam melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e idosos. Com uma abordagem centrada nas pessoas e integrando 39 colaboradores dedicados, tem sido um pilar de apoio e de transformação social, impactando positivamente mais de 54.000 vidas ao longo dos seus 20 anos de atividade.

“É um privilégio testemunhar o impacto transformador que as nossas ações têm gerado na comunidade”, sublinha Rita Nabeiro, presidente da Associação Coração Delta.

“Cada projeto, cada iniciativa e cada sorriso que conseguimos, resulta da dedicação de uma equipa apaixonada e comprometida. Perpetuamos assim o legado do meu Avô, que criou esta Associação dando esperança a quem mais precisa e inspirando outros a seguirem o seu exemplo. Conseguimos tocar a vida de mais de 54.000 pessoas e queremos fazer mais e melhor. Juntos temos conseguido criar um impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos e, hoje, reafirmamos e renovamos o compromisso desta missão iniciada há 20 anos”, acrescenta.

Durante a cerimónia estiveram em destaque as principais iniciativas da Associação ao longo de duas décadas, nas suas quatro áreas de actuação. Na área da educação destaca-se a transversalidade do Cento Educativo Alice Nabeiro, que presta apoio a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos, com base no inovador modelo pedagógico da “Escola Cultural”, transmitida pelo Professor Manuel Ferreira Patrício, visando fomentar a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento das capacidades sociais e intelectuais de crianças e jovens.

Na área da solidariedade, evidenciam-se as iniciativas que apoiam, essencialmente, a população idosa com vulnerabilidades sociais, tendo impactado já mais de 36 mil pessoas. Na área da saúde realça-se o serviço Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI), que trabalha diariamente com crianças e suas famílias, desde o nascimento aos 6 anos de idade e que atua nos concelhos de Campo Maior, Arronches e Monforte. Na área da inovação social, a Associação permanece comprometida com o desenvolvimento de metodologias inovadoras de aprendizagem que favorecem os processos de inserção profissional, criando espaços de contacto entre as entidades empregadoras e os cidadãos à procura de emprego.

Foi também apresentada a nova identidade visual da Associação Coração Delta, assinada pela Wonder\Why, onde a bondade, representada pelo Coração, reforça o caminho iniciado há 20 anos. Um coração vibrante e colorido, feito de histórias, que cresce e floresce para acolher toda a comunidade e que transporta para a universalidade, a intemporalidade e a pluralidade. Um Coração que é coletivo e que é feito de todos, sublinha a Associação em comunicado.

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Tecnipão

Feiras

Tecnipão regressa em 2026 e reforça aposta em atrair novos públicos e na internacionalização do setor

A Tecnipão volta à Exponor, Porto, em março de 2026.

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A 9ª edição da Tecnipão já tem data marcada para 14, 15 e 16 de março de 2026, na Exponor, Porto, e vai juntar os principais players dos setores da pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria. Com o objetivo de expandir a sua dimensão e atrair novos públicos, o evento reforça a aposta na internacionalização do setor e na maximização dos resultados para expositores e visitantes.

A Tecnipão quer continuar a ser o ponto de encontro para profissionais e empresas que atuam nestes mercados. Além de apresentar máquinas, equipamentos, embalagens e matérias-primas, a feira contará também com a participação de fabricantes, importadores, distribuidores e representantes do setor. O evento destina-se a um público diversificado, incluindo padarias, pastelarias, gelatarias, chocolaterias e profissionais do canal Horeca.

Paralelamente, decorrerão ainda dois eventos complementares: a Packaging (setor alimentar) – Salão Profissional de Embalagem, e a Ice Cream – International Sweet Fair, dedicada ao setor dos gelados e doces.

Com um mercado em constante crescimento, a edição de 2026 pretende reforçar a importância desta feira como espaço privilegiado para a apresentação de novidades, partilha de conhecimento e criação de novas oportunidades comerciais, posicionando o evento como referência incontornável para os profissionais da área, sublinha a organização.

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Bebidas

Quinta do Paral apresenta dois novos vinhos

O Quinta do Paral Tinto e o Quinta do Paral Branco 2022 são duas referências renovam o portefólio da marca, evidenciando as características típicas e distintas da Vidigueira.

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“Os vinhos do Paral são um reflexo autêntico da região da Vidigueira e do compromisso que temos vindo a honrar, e que envolve excelência, autenticidade, cultura e respeito ambiental, no que respeita ao desenvolvimento das vinhas e à produção de novos vinhos”, sublinha Luís Morgado Leão, enólogo da Quinta do Paral, em comunicado.

Feito a partir das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Petit Verdot e Petite Syrah, o Quinta do Paral Tinto 2022 é um vinho que após selecção manual de cachos inteiros, de colheita manual, as uvas desengaçadas fermentaram em cuba de inox, com temperatura controlada.

Já o Quinta do Paral Branco 2022, a nova colheita desta marca, é um vinho que se destaca pelo lado mineral intenso no aroma, com notas de fruta citrina. Elaborado com castas Antão Vaz, Verdelho, Vermentino e Viognier, é um vinho que após selecção manual de cachos inteiros, as uvas foram desengaçadas e prensadas. A fermentação decorreu com temperatura controlada.

 

 

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