Edição digital
PUB
Bebidas

Mafalda Sttau Monteiro é a nova diretora de marketing da Nespresso Portugal

Com mais de 10 anos de experiência em estratégia de marca, projetos de inovação e campanhas globais, cinco dos quais na sede da Nespresso, na Suíça, regressa agora a Portugal para fortalecer a relação da marca com os portugueses.

Hipersuper
Bebidas

Mafalda Sttau Monteiro é a nova diretora de marketing da Nespresso Portugal

Com mais de 10 anos de experiência em estratégia de marca, projetos de inovação e campanhas globais, cinco dos quais na sede da Nespresso, na Suíça, regressa agora a Portugal para fortalecer a relação da marca com os portugueses.

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão integra Rede Portuguesa de Turismo Industrial
Bebidas
Laboratório de I&D detido pela Navigator reforça liderança em inovação sustentável
I&D
Bruno Ferreira: “Procuramos sempre empresas e profissionais que ofereçam produtos e serviços inovadores”
Entrevista
Bruno Ferreira – Gestor do Pet Festival
Cegid adquire PHC Business Software para reforçar presença junto das PME em Portugal, África Lusófona e Espanha
Retalho
Mafalda Sttau Monteiro é a nova diretora de marketing da Nespresso Portugal
Bebidas
Católica Lisbon abre candidaturas para a licenciatura em Gestão Comercial e de Retalho
Retalho
Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto
ESG
Frederico Paiva nomeado country president da Securitas Portugal
Retalho
Loja física é o principal canal de compras
Retalho
Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024
Retalho
PUB

“Estou muito entusiasmada com o meu regresso a Portugal, e continuar em casa. Trabalhar com uma marca tão focada nas pessoas, tanto consumidores, como colaboradores, e em proporcionar momentos tão inspiradores e de magia, tem sido fantástico”, sublinha Mafalda Sttau Monteiro. “Poder fazer parte de uma marca tão criativa e que me permite pensar fora da caixa é verdadeiramente gratificante, e poder continuar a trabalhar para o sucesso da Nespresso, agora em Portugal, é a cereja no topo do bolo!”, garante em comunicado.

“A Mafalda é uma marketeer apaixonada por estratégias inovadoras e excelência de marca. Ao longo da sua jornada na Nespresso, desenvolveu campanhas de marketing e comunicação que geraram ótimos resultados e que foram reconhecidos mundialmente. A sua determinação e ambição, levou-a cultivar relacionamentos sólidos que criaram uma cultura de trabalho positiva, de partilha e de confiança. Receber a Mafalda é um reconhecimento do seu trabalho e o investimento da Nespresso no desenvolvimento do nosso talento à escala global. Por isso mesmo, acreditamos que irá, juntamente com a sua nova equipa de marketing, liderar projetos surpreendentes em Portugal”, congratula-se Jaime de la Rica, BEO da Nespresso Portugal.

PUB

Com 3 filhos, e outro a caminho, Mafalda Sttau Monteiro ingressou na Nespresso em 2019 como Global Brand Campaigns Manager, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das plataformas de marca globais, incluindo ‘Fazer Faz a Diferença’ e ‘Made with Care. Como Senior Global Brand Campaigns Lead, desde 2022, liderou a sua equipa na criação de plataformas de marca globais dinâmicas e de classe mundial, bem como de campanhas icónicas com George Clooney, como ‘Até onde iria por um Nespresso?’, ‘A Aposta’ e, a mais recente, ‘Detetive George’.
No seu cargo, a Mafalda ainda campanhas sazonais abrangentes, incluindo “Verão com Pantone” e o “Festive com Belmond”, entre outros.

Artigos relacionados
Fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão integra Rede Portuguesa de Turismo Industrial
Bebidas
Laboratório de I&D detido pela Navigator reforça liderança em inovação sustentável
I&D
Bruno Ferreira – Gestor do Pet Festival
Bruno Ferreira: “Procuramos sempre empresas e profissionais que ofereçam produtos e serviços inovadores”
Entrevista
Cegid adquire PHC Business Software para reforçar presença junto das PME em Portugal, África Lusófona e Espanha
Retalho
Mafalda Sttau Monteiro é a nova diretora de marketing da Nespresso Portugal
Bebidas
Católica Lisbon abre candidaturas para a licenciatura em Gestão Comercial e de Retalho
Retalho
Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto
ESG
Frederico Paiva nomeado country president da Securitas Portugal
Retalho
Loja física é o principal canal de compras
Retalho
Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024
Retalho
Bebidas

Fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão integra Rede Portuguesa de Turismo Industrial

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) assinou a integração da sua fábrica na Rede Portuguesa de Turismo Industrial. As visitas à fábrica da CCEP passam agora a fazer parte da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.

Hipersuper

Desde 2012 que a CCEP disponibiliza um programa de visitas que permite conhecer a unidade de Azeitão, ver o processo de fabrico, ter contacto com a história da marca e degustar algumas das bebidas do portefólio tais como Coca-Cola, Fanta, Sprite, Aquarius, Powerade e Royal Bliss.

Os visitantes terão a oportunidade de ver o funcionamento da fábrica, acompanhar os processos de produção e engarrafamento, assim como conhecer os progressos ao nível da sustentabilidade, proteção ambiental e reciclagem.

É para nós um orgulho integrar a Rede de Turismo Industrial, sobretudo para poder divulgar que a Coca-Cola consumida em Portugal não vem de fora, é produzida cá. Há de facto muito para mostrar aqui na nossa fábrica. Esta visita é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o processo de fabrico de um produto tão emblemático, a sua história, mas também a sua evolução ao longo das décadas, a forma como se foi adaptando aos novos tempos, e de demonstrar as nossas boas práticas, ao nível da sustentabilidade até ao nosso compromisso com as comunidades envolventes.”, sublinha Rui Serpa, VP & Country Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal.

O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionem aos visitantes experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural. São já várias as empresas e também municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.

“A visita à fábrica da Coca-Cola em Azeitão é muito interessante, pelo que esperamos que a assinatura deste protocolo seja o primeiro passo de um caminho que queremos fazer em conjunto. Destaco a preocupação da CCEP no desenvolvimento da economia local e o seu envolvimento com as comunidades locais. Para a Região de Lisboa, é um grande desafio conseguir dispersar e oferecer novos produtos, novas oportunidades a quem nos visita, e esta é com certeza uma atividade atrativa para esses públicos.”, afirma Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

“O nosso objetivo é proporcionarmos experiências diferentes a quem nos visita, e com esta integração surge uma oportunidade de dispersar os fluxos de turistas na Região de Lisboa. Há um enorme conjunto de experiências fora do centro histórico de Lisboa, e esta visita vai claramente ao encontro da nossa estratégia.”, acrescenta Teresa Ferreira, diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Laboratório de I&D detido pela Navigator reforça liderança em inovação sustentável

O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel consolidou a sua posição como referência na inovação sustentável ao duplicar o número de pedidos de patente em 2022.

Hipersuper

Este feito posiciona o laboratório de I&D, detido pela The Navigator Company em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa (através do Instituto Superior de Agronomia), como um dos mais ativos no panorama nacional da propriedade industrial.

Segundo o Barómetro Inventa 2024 – Patentes Made in Portugal, divulgado pela consultora especializada em propriedade industrial Inventa, o RAIZ registou 23 famílias de patentes, sendo apenas superado pelas Universidades do Minho, Aveiro, Lisboa e Coimbra. Este desempenho destacou o instituto entre as entidades não pertencentes ao Ensino Superior, reforçando o seu papel estratégico no setor florestal e na bioeconomia circular.

O Barómetro analisou os pedidos de registo de patentes de origem portuguesa em 2012, 2017 e 2022, avaliando a evolução nacional e o posicionamento de Portugal no contexto europeu. Os resultados obtidos pelo RAIZ sublinham a importância da sua investigação orientada para soluções sustentáveis e inovadoras, alinhada com os princípios da economia circular.

De acordo com o estudo, o RAIZ é um exemplo na utilização de recursos, públicos e privados, para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O relatório destaca ainda o papel do sistema de patentes na proteção de ativos de propriedade industrial, um fator crucial para o crescimento e competitividade das empresas portuguesas no mercado global.

Criado em 1996 pela The Navigator Company, o RAIZ é fruto de uma parceria pioneira em Portugal com as universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa. A iniciativa reflete o compromisso da Navigator com a inovação e a sustentabilidade, em linha com o propósito da empresa: “São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem.”

Portugal ganha terreno no cenário europeu

Os dados do Barómetro Inventa 2024 mostram que Portugal registou um crescimento significativo no número de pedidos de patente nos últimos anos. Entre 2012 e 2022, os pedidos ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) cresceram, em média, 1,7% ao ano. Já os pedidos submetidos ao Instituto Europeu de Patentes (EPO) registaram um aumento médio anual de 12,4%, evidenciando o foco de empresas e instituições portuguesas na expansão do impacto no mercado europeu.

Este progresso levou Portugal a subir cinco posições no ranking europeu de pedidos de patente, passando do 23.º para o 18.º lugar entre 2012 e 2022. Segundo a consultora Inventa, este avanço demonstra “um crescente compromisso de Portugal com a inovação e a sustentabilidade, reforçando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo”.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bruno Ferreira – Gestor do Pet Festival

Bruno Ferreira, gestor do Pet Festival | Fotografia Frame It

Entrevista

Bruno Ferreira: “Procuramos sempre empresas e profissionais que ofereçam produtos e serviços inovadores”

O Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia prepara-se para a sua edição de 2025 – de 31 de janeiro a 2 de fevereiro na FIL, em Lisboa, – com muitas novidades e a ambição de continuar a crescer. O motivo perfeito para uma conversa com Bruno Ferreira, gestor do evento que vai na 13ª edição. “O Pet Festival é um evento misto, com componentes B2B ((business-to-business) e B2C business-to-consumer)”, garante. “Esta abrangência torna-o único na medida em que promove a interacção entre vários públicos e modalidades”, acrescenta.

Desde a sua criação, o Pet Festival tem sido um ponto de encontro essencial para os amantes de animais, profissionais do setor e marcas, promovendo a partilha de boas práticas, a inovação e o crescimento sustentável do mercado. A última edição, em 2024, registou 25.000 visitantes, um aumento de 12% face ao ano anterior. Este crescimento mostra o crescente interesse pelo bem-estar animal e pela humanização dos animais de companhia. Com um aumento de 5% no número de expositores e 19% no investimento das marcas participantes, as expectativas para a edição de 2025 são elevadas: a organização espera consolidar o evento como uma referência no setor pet em Portugal e um catalisador de inovação e boas práticas.

Que balanço faz das edições anteriores da Pet Festival em termos de impacto para o setor?
As edições anteriores do Pet Festival têm sido extremamente positivas, sendo o evento considerado uma referência no sector pet em Portugal. É o ponto de encontro dos profissionais, entusiastas e comunidades relacionadas com os animais de companhia e como tal é um importante Marketplace, um local de partilha de informação, experiências e boas práticas relacionadas com o bem-estar animal.

Tem havido um aumento na procura de expositores e visitantes, refletindo uma mudança nas tendências de cuidados com os animais?
A última edição do Pet Festival (2024) registou um aumento no número de expositores e um programa de atividades ampliado. Recebemos ao longo dos três dias de realização mais de 25.000 visitantes, o que representa um crescimento de 12% face à anterior edição. Sentimos que este aumento reflete a maior sensibilização para o bem-estar animal e o papel dos animais de companhia como membros da família. Essa tendência é acompanhada por uma maior diversidade de produtos e serviços, desde alimentação premium até soluções de saúde e bem-estar. Sabemos que neste sector existe uma elevada taxa de fidelização entre as marcas e os consumidores. Assim, o PET Festival constitui uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem novos produtos e propostas existentes no mercado, desde os mais específicos, vendidos em canais especializados – onde o target são por exemplo os veterinários, a produtos dirigidos a criadores e especialistas em raças e treino canino. Por outro lado, o PET Festival constitui também uma excelente oportunidade para as marcas do distribuidor se posicionarem junto dos consumidores.

De que forma a crescente humanização dos animais de companhia tem influenciado a oferta e o foco dos expositores ao longo dos anos?
É importante salientar que a humanização não se limita a tratar os animais como humanos, mas sim a reconhecer as suas necessidades específicas e a assumir a responsabilidade de garantir o seu bem-estar. Essa crescente tendência tem manifestado um impacto profundo na oferta e no foco dos expositores do Pet Festival. Existem cada vez mais produtos e soluções que promovem o conforto, saúde e qualidade de vida dos animais facilitando a sua integração na família. Existem neste momento cuidados médicos extremamente avançados, vários serviços de apoio como é o caso do Pet Sitting, Pet Grooming, e Dog Walking, bem como Creches e Escolas de Treino canino que fornecem soluções adaptadas às necessidades de cada família. As soluções de alimentação são cada vez mais adaptadas às várias raças e fases da vida dos animais, podendo até ser até adaptadas às necessidades especificas de cada animal. É também importante realçar que esta preocupação com o bem-estar animal têm impulsionado o mercado a oferecer produtos cada vez mais sustentáveis, ecologicamente correctos e tecnologicamente avançados. Temos verificado ainda uma crescente preocupação com a disseminação de boas práticas como é o caso da Criação e da Adopção Responsável.

Quais são as principais novidades da edição 2025?
O PET Festival é um evento composto por vários palcos com actividades que permitem uma interacção entre profissionais, entusiastas e as famílias que se deslocam com os seus Pets. Ao longo dos anos temos vindo a profissionalizar o evento através de actividades que se destinam a profissionais qualificados e que permitem simultaneamente a partilha de informação com quem se pretende iniciar nessas mesmas actividades. Em 2025 iremos ter pela primeira vez um Concurso de Grooming no evento, teremos ainda Concursos oficiais de Canicultura e de Felinicultura. No espaço “Dog School” teremos várias actividades desportivas, sendo novidade uma competição de Dog Puller. Nesta mesma área vão decorrer várias demonstrações de Obediência, Canicross e Agility, bem como aulas que são abertas ao público e aos Pets. Teremos ainda vários encontros de Raças e um reforço das palestras e workshops, cobrindo tópicos relacionados com o bem-estar animal, as características das várias raças, a inovação no setor pet, o empreendedorismo e a sustentabilidade.

Como é feita a seleção dos expositores? Quantos vão estar presentes? Há muitos novos?
A seleção dos expositores para o Pet Festival é um processo criterioso que visa garantir a qualidade e a diversidade do evento. Procuramos sempre empresas e profissionais que ofereçam produtos e serviços inovadores, que contribuam para o bem-estar dos animais de estimação e que se alinhem com os valores do evento.
Para além dos expositores, contamos com vários parceiros fundamentais para potenciar a partilha de informação entre profissionais, para enriquecer a experiência dos visitantes e para fortalecer o impacto social do evento. As nossas parcerias incluem Associações Sectoriais e de Protecção Animal, Clínicas veterinárias, Hospitais veterinários e várias Entidades Oficiais.
O número de expositores e de parceiros varia ligeiramente a cada edição, tal como os objectivos que pretendem alcançar. Procuramos oferecer um serviço de consultoria individualizado por forma a que a estratégia de participação seja a mais indicada para as necessidades de cada empresa. Temos vindo a verificar um aumento de procura de pequenas e médias empresas, o que se traduz em mais oferta e diversidade no evento. A esta data verificamos um aumento de 5% no número de empresas e um aumento de 19% no investimento dessas mesmas empresas relativamente à última edição.

Que tipo de produtos e serviços estarão em destaque?
O Pet Festival é o ponto de encontro para todas as comunidades apaixonadas por animais, um evento para quem gosta de cães, gatos, aves, répteis e vários outros animais partilharem experiências e onde podem também encontrar tudo o que precisam para garantir o bem-estar dos seus companheiros. O mercado é muito dinâmico e tentamos acompanhar as novidades e tendências tanto a nível de produtos como de serviços. No que diz respeito aos produtos destacamos a Alimentação que é cada vez mais adaptada às necessidades específicas de cada raça e até de cada animal, os acessórios que permitem integrar os animais na família com conforto e segurança, as soluções relacionadas com a higiene e saúde dos animais e também os produtos ecológicos e sustentáveis como é o caso de uma areia para gatos completamente biodegradável. É também importante referir as actividades que vão estar em destaque no evento e que correspondem a tendências de mercado. É o caso da área dedicada ao Grooming e da Dog School com várias escolas e especialistas em comportamento e treino animal.

Existem iniciativas específicas para promover novos negócios?
Sim, o Pet Festival promove diversas iniciativas para apoiar e dar visibilidade a novos negócios. O principal destaque é para a área “Small Business”, um espaço que permite às empresas em fase de crescimento apresentar os seus produtos e serviços. No entanto, é também importante referir que todo o evento é um ecossistema favorável ao desenvolvimento de novos negócios no sector Pet. As várias áreas de animação do evento são associadas a segmentos de mercado, pelo que, dependendo da estratégia e do posicionamento das empresas, poderemos facilmente encontrar soluções que permitem criar visibilidade e potenciar negócios para expositores e patrocinadores, independentemente da fase de desenvolvimento que estiverem os produtos e serviços.

Bruno Ferreira – Gestor do Pet Festival

“Existe ainda uma crescente tendência relacionada com produtos e serviços associados ao bem-estar e à saúde dos animais. É o caso dos seguros pet e dos planos de saúde para animais, das aulas de treino comportamental, das creches e das escolas” Fotografia Frame It

Há algum setor em crescimento dentro da feira?
Sim, o mercado pet está em constante evolução e o Pet Festival é o reflexo do mercado. Nos últimos anos temos vindo a verificar uma crescente preocupação com o bem-estar físico e emocional dos animais de estimação e a sua integração na família. Existem cada vez mais soluções de alimentação baseadas em produtos naturais e orgânicos, uma tendência também verificada na alimentação humana. Existe ainda uma crescente tendência relacionada com produtos e serviços associados ao bem-estar e à saúde dos animais. É o caso dos seguros pet e dos planos de saúde para animais, das aulas de treino comportamental, das creches e das escolas. O Grooming é atualmente um dos segmentos de mercado com um crescimento mais expressivo, teremos no evento as principais empresas do sector, bem como Seminários e Concursos oficiais. Estes eventos são simultaneamente um palco para os profissionais, mas também uma forma do público em geral ter acesso a esta actividade

Qual o perfil dos visitantes esperados?
O Pet Festival é um evento misto, com componentes B2B ((business-to-business) e B2C business-to-consumer). Esta abrangência torna-o único na medida em que promove a interacção entre vários públicos e modalidades. Esperamos um público diversificado que inclui veterinários, fabricantes, lojistas, criadores, groomers e treinadores de animais. Teremos também tutores e famílias que se deslocam ao evento com o seu PET por forma a participar em várias actividades, a assistir a demonstrações ao vivo ou a participar em encontros de raças.

Fotografia Pet Festival

O que é o Pet Groomer? É uma iniciativa importante?
Sim, é uma iniciativa muito importante e uma novidade na feira. Teremos no PET Festival o maior evento de grooming em Portugal com uma área exclusiva de mais de 1.000 m². O programa inclui seminários com especialistas do sector, competições oficiais pontuáveis para o ranking internacional da Associação Europeia de Grooming e demonstrações práticas que permitem aos visitantes aprender mais sobre esta actividade relacionada com o bem-estar animal. É uma oportunidade única, tanto para profissionais como para entusiastas de explorar as tendências e técnicas mais avançadas no sector. O evento Luso Groom é organizado pela Love Pet Alliance e apoiado pela Artero.

Quais as expectativas em termos de resultados e adesão este ano?
As nossas expectativas para esta edição são bastante positivas. Acreditamos que o evento continuará a crescer e a consolidar a sua posição como o maior e o mais importante evento dedicado aos animais de companhia em Portugal.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Cegid adquire PHC Business Software para reforçar presença junto das PME em Portugal, África Lusófona e Espanha

A transação, que se insere na estratégia de expansão da Cegid na região ibérica e África lusófona, reforça o posicionamento da empresa no segmento das pequenas e médias empresas.

Hipersuper

A Cegid anunciou a aquisição da PHC Business Software, referência no mercado português de software de gestão para PME. A transação, que se insere na estratégia de expansão da Cegid na região ibérica e África lusófona, reforça o posicionamento da empresa no segmento das pequenas e médias empresas.

Com sede em Lisboa e mais de 34 anos de experiência, a PHC Business Software apoia mais de 37 mil empresas, disponibilizando soluções tecnológicas que impulsionam a transformação digital no mercado nacional. Reconhecida pela elevada qualidade dos seus produtos, como as gamas PHC CS e PHC GO, a empresa serve atualmente mais de 170 mil utilizadores em Portugal, Espanha e África lusófona.

Ricardo Parreira, fundador da PHC Business Software, considera a operação uma evolução natural para a empresa. “Quando refletíamos sobre o caminho de crescimento da empresa, sabíamos que envolveria a integração numa empresa internacional, que valorizasse a nossa cultura e trouxesse capacidade de investimento a nível global. Das várias partes interessadas, a Cegid distinguiu-se como a mais bem posicionada para proporcionar esse futuro à PHC, com reconhecimento e preservação da nossa cultura, das soluções PHC CS e PHC GO e do capital humano,” sublinha em comunicado.

Com a concretização do acordo, Ricardo Parreira deixa a liderança da empresa para se dedicar a novos projetos. João Sampaio, anteriormente diretor da unidade de negócios internacionais da PHC, assume o cargo de diretor-geral, a partir de hoje. “

“É com enorme satisfação que assumo este papel fundamental e gostaria de expressar o meu sincero agradecimento ao Ricardo pela excelente empresa que construiu ao longo dos anos. Quero também agradecer a todos os colaboradores da PHC pela sua ambição, dedicação e compromisso com a excelência, contribuindo diariamente para fazer da PHC um sucesso.” afirma João Sampaio, o recém-nomeado Diretor Geral da PHC Business Software. “A minha equipa e eu estamos entusiasmados por nos juntarmos à Cegid, cuja tecnologia e visão de mercado fortalecem a nossa agenda de crescimento e tornam o portfólio da PHC ainda mais robusto. Juntos, continuaremos a servir os nossos clientes na região, com o apoio de um canal de elevada qualidade construído ao longo dos últimos anos, constituído por mais de 300 parceiros que também beneficiarão desta sinergia.”, destacou João Sampaio, que reportará diretamente a Javier Torres Ramirez, diretor-geral da Cegid para a Ibéria, América Latina e África lusófona.

A aquisição da PHC insere-se numa estratégia mais ampla da Cegid, que recentemente adquiriu a EBP (França) e a Microdata (Espanha), além de ter entrado em exclusividade para a compra da sevdesk (Alemanha). Segundo Pascal Houillon, CEO da Cegid, a PHC é um parceiro estratégico alinhado com os objetivos do grupo. “A equipa da PHC será essencial para reforçar a nossa presença nas PME. Pretendemos alavancar os seus ativos e integrar tecnologias de valor acrescentado, como a inteligência artificial generativa, para continuar a oferecer soluções de excelência aos nossos clientes. O nosso Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em Braga, terá um papel importante neste processo,” afirmou.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Cropped image of woman inputting card information and key on phone or laptop while shopping online.

Retalho

Católica Lisbon abre candidaturas para a licenciatura em Gestão Comercial e de Retalho

O programa destina-se a profissionais sem diploma universitário que já estão integrados no mercado de trabalho nas áreas comercial e de retalho que procuram realizar um upskill às suas competências.

Hipersuper

As candidaturas para a licenciatura executiva em Gestão Comercial e de Retalho da Católica Lisbon School of Business & Economics estão abertas até 15 de maio. O programa pioneiro no ensino superior em Portugal, acreditado pela A3ES, é destinado a profissionais sem diploma universitário que já estão integrados no mercado de trabalho nas áreas comercial e de retalho e que procuram realizar um upskill à suas competências e progredir na sua carreira para funções de gestão mais avançadas.

Com uma duração de quatro anos e um modelo de ensino online e lecionação em português, a licenciatura oferece a flexibilidade necessária para conciliar vida profissional e académica, abrangendo alunos em todas as regiões de Portugal e do mundo lusófono. As aulas realizam-se dois dias por semana, em horário pós-laboral, das 17h às 20h20.

Visa dar conhecimentos em áreas como liderança, operações, vendas, e inovação, mas também se dirige profissionais em cargos intermédios, como supervisores, coordenadores ou chefias, que ambicionam alcançar posições de maior responsabilidade, como diretores de vendas ou operações. É ainda destinado a empreendedores de pequenas e médias empresas no setor do retalho que desejam profissionalizar a gestão dos seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado.

O plano curricular organiza-se em cinco períodos anuais e inclui disciplinas, seminários e módulos de desenvolvimento de competências, oferecendo uma formação prática e adaptada às necessidades do setor.  Os critérios de admissão incluem a conclusão do 12.º ano ou habilitação equivalente, experiência profissional relevante no setor, a realização de um exame de matemática e a avaliação do currículo e carta de motivação.

Lançada em setembro de 2023, a licenciatura executiva em Gestão Comercial e de Retalho começou como um programa exclusivo para colaboradores do Grupo Jerónimo Martins, parceiro estratégico no seu desenvolvimento, tendo sido recentemente nomeada finalista mundial na categoria ‘Melhor Parceria Escola de Negócios 2025’ dos Excellence Awards 2025 da Association of MBAs & Business Graduates Association.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto

A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai dar a conhecer as inovações em embalagens sustentáveis, logística e automação.

Hipersuper

O certame vai reunir na Exponor, em Matosinhos, a 9 e 10 de abril, mais de 70 players nacionais representativos da fileira. “Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos -, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor”, destaca a organização da  Empack e Logistics & Automation Porto 2025, que vai ocupar o pavilhão 6 da Exponor.

“O esforço organizativo da 9ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira”, acrescenta a organização.

Para a edição deste ano, está a incrementar o número de expositores – “mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou)”, e o índice de visitação. Em 2024 foram mais de três mil os decisores e profissionais – líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores – a visitar o certame, refere a organização. “Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento”, sublinha Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

Para esta edição, a organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores. O programa de debates e conferências, com foco no crescimento do setor, complementa a exposição com dois espaços por onde passarão a partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo, graças ao contributo de vários especialistas e players setoriais. Um dos momentos será, por exemplo, uma jornada sobre a logística no contexto da indústria têxtil do futuro, com a colaboração da APLOG (Associação Portuguesa de Logística).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Frederico Paiva nomeado country president da Securitas Portugal

Com mais de duas décadas de experiência a liderar equipas em empresas de diferentes setores, como o da tecnologia, eletrónica de consumo e retalho, o novo líder da Securitas Portugal pretende reforçar a estratégia de crescimento e de transformação sustentável da empresa.

Hipersuper

“A incorporação de Frederico Paiva como Country President da Securitas Portugal vai contribuir para a aceleração da nossa estratégia de crescimento e de transformação. A sua liderança será essencial para fortalecer a nossa presença no mercado português, impulsionando a excelência operacional e criando um valor duradouro para os nossos clientes e para os nossos
colaboradores. Com a sua vasta experiência e visão estratégica, estamos convencidos de que o Frederico contribuirá significativamente para consolidar a nossa posição em Portugal e para promover o sucesso da nossa missão global” – afirma Zacarías Erimías, presidente divisional da Securitas Ibero-América.

“É com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que assumo a liderança da Securitas Portugal. Esta é uma empresa de referência, que tem contribuído de forma consistente para a elevação dos padrões do setor em que opera, com uma equipa altamente qualificada e um compromisso inabalável com o seu propósito, os seus valores, as suas pessoas e os seus clientes.
Neste momento de transição, o meu objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido até então, promovendo a nossa estratégia de crescimento e de transformação sustentável”, sublinha Frederico Paiva.

“Acredito que, juntos, podemos continuar a inovar e a construir relações de confiança com os nossos clientes numa verdadeira lógica de cocriação, apoiar as nossas pessoas no seu desenvolvimento e a reforçar a posição da Securitas
como líder de mercado em Portugal”, acrescenta.

Antes de ingressar na Securitas, Frederico Paiva ocupava funções de CEO da Winprovit, uma empresa de consultoria tecnológica e serviços de IT, onde liderou as operações globais e a expansão internacional da empresa.

Anteriormente, trabalhou na Samsung como country Manager, alcançando as primeiras posições de mercado nas áreas de telecomunicações, eletrónica de consumo e marketing, e elevou, significativamente, o reconhecimento da marca.

Com cargos de liderança anteriores na Panasonic, LG, Sony Ericsson e Henkel, o executivo tem um historial comprovado no aumento de quotas de mercado, melhoria da rentabilidade e implementação de transformações empresariais.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Close-up of shopping list

Retalho

Loja física é o principal canal de compras

Estudo da in-Store Media, em parceria com a Nielsen, revela transformações nos hábitos de consumo: a loja física continua a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, ainda assim os consumidores aumentaram os gastos nas compras online e estão mais exigentes, privilegiando cada vez mais o fator qualidade-preço.

Hipersuper

Realizado com o objetivo de compreender as preferências e hábitos de consumo atuais e ajudar as marcas a otimizar a rentabilidade do investimento em Retail Media, o estudo Hábitos de Compra do Shopper Português identifica várias tendências. Desde logo o facto de a loja física continuar a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, apesar de quase 1 em cada 4 (22%) já comprar online.

O estudo conclui igualmente que os supermercados e os hipermercados permanecem os formatos privilegiados de compra, com os hipermercados a apresentarem ainda um ligeiro crescimento em termos de penetração (+1,6%), quando comparado com os supermercados, os quais viram aumentar em 1,1% o ticket de compra dos consumidores.

Nos hard discounts, regista-se uma queda de -0,8% na penetração e de -0,5% no valor. A tendência é para comprar mais por oferta e menos por preço.

No contexto das lojas online, as ofertas e promoções (12%) e os custos de entrega reduzidos (11%) continuam a ser o principal driver de decisão, enquanto nas lojas físicas, a qualidade continua a ser o principal driver de decisão, mas com maior atenção ao preço (22%), seguido da proximidade de casa ou local de trabalho, fator mencionado por 15% dos inquiridos.

Para Jordi Cassany, diretor-geral da in-Store Media Portugal, “este movimento reflete a evolução do consumidor português para um perfil mais exigente e sofisticado, com a fidelização às marcas cada vez mais centrada na perceção de qualidade, variedade de produtos e menos na preocupação exclusiva com o preço”.

Ainda segundo o estudo, outra das tendências é o aumento dos gastos totais. Verifica-se um aumento no total, tanto no canal online quanto no offline e, embora o ticket médio de compra se mantenha estável, verifica-se um crescimento na frequência de compras, sinalizando um comportamento mais ativo e diversificado do shopper português, aponta.

No canal online a frequência de compra é de aproximadamente uma vez por mês, enquanto no offline é de mais de três vezes por semana e, quanto ao valor médio do ticket, atinge os 51€, sendo o dobro do offline (22€).

Para Jordi Cassany, “fica claro que o consumidor está a gastar mais e que o objetivo das marcas deve ser o de conseguir aumentar o ticket medio de cada visita, através de estratégias adequadas de Retail Media.”

Café, Alimentação Animal e Cerveja em destaque

Categorias como Alimentação Animal, Café, Cerveja e Azeites destacam-se pelo alto índice de lealdade entre os consumidores. Higiene e Limpeza, Petiscos são categorias sensíveis às promoções e à inovação.

O Café (43%), seguido de Alimentação Animal (39%) e da Cerveja (35%) estão no Top 3 em termos de lealdade. As percentagens de compras nestas categorias dizem respeito a uma única marca preferida pelos shoppers, evidenciando um forte apego a estas chancelas nesses segmentos. Em contrapartida, categorias como os Snacks (11%), Alimentos Bio (9%) e Refeições Preparadas (7%) apresentam menor fidelização.

Em determinadas categorias, os shoppers demonstram maior sensibilidade a promoções e consideram mudar de marca por esse motivo, nomeadamente no caso de Snacks e Batatas Fritas (71%), seguidos dos doces como Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%) e Refeições Preparadas (69%). Por outro lado, categorias como Café (28%), Cerveja (26%) e Alimentação Animal (24%) mostram-se menos influenciadas por promoções.

Já em relação à percentagem de shoppers que consideram experimentar um novo produto, o Top 3 é liderado pelas categorias de Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%), Produtos Alimentares Bio (70%) e Snacks e Batatas Fritas (68%).

Nas categorias Higiene e Limpeza da Casa (92%), Refeições Preparadas (91%) e Snacks e Batatas Fritas (90%), os shoppers consideram a marca própria como a marca preferida ou uma das marcas a ter em conta na hora em que realizam uma compra.

Jordi Cassany sublinha que “é importante identificar os comportamentos de compra de cada categoria para desenhar uma estratégia de Retail Media adaptada, utilizando a melhor combinação de meios publicitários que impactem o shopper ao longo da path to purchase”.

Consumidores mais jovens menos leais às marcas e mais recetivos à inovação

O estudo da in-Store Media e da Nielsen identifica, também, quatro perfis principais de consumidores em Portugal com comportamentos de compra distintos. Os Engaged Shoppers, que representam 18% dos consumidores, na faixa etária entre os 18 e os 35 anos, e que são fortemente influenciados pelas redes sociais ao decidir o que comprar, apreciam lojas premium e utilizam frequentemente apps ou websites de poupança para planeamento de compras. Estes shoppers demonstram igualmente uma elevada tendência para experimentar novos produtos e marcas.

No caso dos Deal Seekers, que correspondem a 28% dos consumidores, são principalmente mulheres, e têm entre 35 e 55 anos, valorizam sobretudo uso da tecnologia no quotidiano, são muito sensíveis a promoções, gostam de explorar novas lojas na sua área e têm uma elevada lealdade às marcas.

Os Attentive Shoppers (25%) têm idades entre os 55 e os 65 anos, são principalmente mulheres, focam-se em detalhes como os ingredientes e a origem dos produtos, fazendo pesquisas online antes de realizar compras, sendo sensíveis a promoções, mas indiferentes à inovação.

Por fim, os Constrained Shoppers, o maior grupo com 29%, incluem pessoas entre os 55 e os 65 anos, maioritariamente homens,  que mostram pouco interesse nas redes sociais e baixa fidelidade às lojas às marcas, priorizando marcas próprias e raramente utilizam apps, sendo pouco sensíveis à inovação e às promoções.

Jordi Cassany, sublinha que “é importante segmentar os diferentes tipos de shoppers, para desenhar estratégias publicitárias eficazes e adaptadas ao tipo de shopper que se pretende impactar”.

O estudo sobre os Hábitos de Compra do Shopper Português foi conduzido pela Nielsen e abrangeu uma amostra representativa de 800 pessoas, responsáveis pela aquisição de produtos alimentares, de higiene pessoal ou de limpeza doméstica. A pesquisa envolveu indivíduos com idades entre os 18 e os 64 anos, para refletir as diferentes dinâmicas e comportamentos de compra.

A recolha de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2024.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024

A Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijo de origem nacional aos mais vinte fornecedores do setor queijeiro nacional com os quais trabalha em Portugal.

Hipersuper

Para assinalar o Dia Mundial do Queijo, a Mercadona destaca o que de melhor se produz em Portugal revelando que comprou 4.500 toneladas de queijos de origem nacional em 2024. Um valor que resulta não só da sua expansão e crescimento em Portugal, onde a Mercadona conta já com 60 supermercados, mas também, e principalmente, do trabalho realizado em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua, sublinha em comunicado.

“No último ano comprámos 4.500 de queijo nacional para vender diariamente nas nossas lojas, valor que tem crescido ano após ano. Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado. Estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos “Chefes” procuram. Contamos já com mais de 20 fornecedores do setor queijeiro, nossos parceiros de confiança, todos eles especialistas nos seus produtos e processos, o que os torna parceiros ideais neste caminho de expansão que estamos a traçar em Portugal.”, sublinha Tito Cunha, diretor de compras de Queijos da Mercadona.

Um dos casos de sucesso é a relação entre a Mercadona e a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra, em plena região saloia.  É nas instalações da Lactifeita que, tendo como ingrediente principal o leite de vaca, se produz queijo fresco e requeijão Hacendado, uma das marcas próprias da Mercadona. Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.

“Começámos a trabalhar com a Mercadona em 2019, fornecendo primeiramente para algumas lojas em Espanha e a nossa história funde-se também com o seu crescimento no nosso país, aliás, existe, ao longo dos anos, um grande investimento em processos de melhoria nas nossas instalações, fruto da nossa relação com a Mercadona. Hoje, consumimos diariamente 15 mil litros de leite para a produção dos nossos queijos, sendo que só de queijo fresco chegamos a produzir quase três toneladas por dia.” refere Rui Lourenço, proprietário da Lactifeita, também em comunicado.

Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Meu Super abre em Pedreiras

Esta nova loja está localizada na Estrada Nacional 1, ao quilómetro 105, e segue a estratégia de lojas de proximidade Meu Super junto das comunidades locais.

Hipersuper
O Meu Super alargou a sua rede de supermercados com a abertura de uma nova loja em Pedreiras, Porto-de-Mós, seguindo a sua estratégia de lojas de proximidade junto das comunidades locais.
Com uma forte aposta em fornecedores locais e produtos frescos de produção nacional, esta nova loja está localizada na Estrada Nacional 1, ao quilómetro 105.
Recorde-se que o Meu Super foi eleito, pelo décimo ano consecutivo, no Prémio Escolha do Consumidor, na categoria ‘Supermercados de Proximidade’ como sendo a primeira marca escolhida pelos consumidores portugueses quando se trata de compras de conveniência próxima.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.