Laboratório de I&D detido pela Navigator reforça liderança em inovação sustentável
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel consolidou a sua posição como referência na inovação sustentável ao duplicar o número de pedidos de patente em 2022.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Este feito posiciona o laboratório de I&D, detido pela The Navigator Company em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa (através do Instituto Superior de Agronomia), como um dos mais ativos no panorama nacional da propriedade industrial.
Segundo o Barómetro Inventa 2024 – Patentes Made in Portugal, divulgado pela consultora especializada em propriedade industrial Inventa, o RAIZ registou 23 famílias de patentes, sendo apenas superado pelas Universidades do Minho, Aveiro, Lisboa e Coimbra. Este desempenho destacou o instituto entre as entidades não pertencentes ao Ensino Superior, reforçando o seu papel estratégico no setor florestal e na bioeconomia circular.
O Barómetro analisou os pedidos de registo de patentes de origem portuguesa em 2012, 2017 e 2022, avaliando a evolução nacional e o posicionamento de Portugal no contexto europeu. Os resultados obtidos pelo RAIZ sublinham a importância da sua investigação orientada para soluções sustentáveis e inovadoras, alinhada com os princípios da economia circular.
De acordo com o estudo, o RAIZ é um exemplo na utilização de recursos, públicos e privados, para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O relatório destaca ainda o papel do sistema de patentes na proteção de ativos de propriedade industrial, um fator crucial para o crescimento e competitividade das empresas portuguesas no mercado global.
Criado em 1996 pela The Navigator Company, o RAIZ é fruto de uma parceria pioneira em Portugal com as universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa. A iniciativa reflete o compromisso da Navigator com a inovação e a sustentabilidade, em linha com o propósito da empresa: “São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem.”
Portugal ganha terreno no cenário europeu
Os dados do Barómetro Inventa 2024 mostram que Portugal registou um crescimento significativo no número de pedidos de patente nos últimos anos. Entre 2012 e 2022, os pedidos ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) cresceram, em média, 1,7% ao ano. Já os pedidos submetidos ao Instituto Europeu de Patentes (EPO) registaram um aumento médio anual de 12,4%, evidenciando o foco de empresas e instituições portuguesas na expansão do impacto no mercado europeu.
Este progresso levou Portugal a subir cinco posições no ranking europeu de pedidos de patente, passando do 23.º para o 18.º lugar entre 2012 e 2022. Segundo a consultora Inventa, este avanço demonstra “um crescente compromisso de Portugal com a inovação e a sustentabilidade, reforçando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo”.