Close-up of shopping list
Loja física é o principal canal de compras
Estudo da in-Store Media, em parceria com a Nielsen, revela transformações nos hábitos de consumo: a loja física continua a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, ainda assim os consumidores aumentaram os gastos nas compras online e estão mais exigentes, privilegiando cada vez mais o fator qualidade-preço.
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Realizado com o objetivo de compreender as preferências e hábitos de consumo atuais e ajudar as marcas a otimizar a rentabilidade do investimento em Retail Media, o estudo Hábitos de Compra do Shopper Português identifica várias tendências. Desde logo o facto de a loja física continuar a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, apesar de quase 1 em cada 4 (22%) já comprar online.
O estudo conclui igualmente que os supermercados e os hipermercados permanecem os formatos privilegiados de compra, com os hipermercados a apresentarem ainda um ligeiro crescimento em termos de penetração (+1,6%), quando comparado com os supermercados, os quais viram aumentar em 1,1% o ticket de compra dos consumidores.
Nos hard discounts, regista-se uma queda de -0,8% na penetração e de -0,5% no valor. A tendência é para comprar mais por oferta e menos por preço.
No contexto das lojas online, as ofertas e promoções (12%) e os custos de entrega reduzidos (11%) continuam a ser o principal driver de decisão, enquanto nas lojas físicas, a qualidade continua a ser o principal driver de decisão, mas com maior atenção ao preço (22%), seguido da proximidade de casa ou local de trabalho, fator mencionado por 15% dos inquiridos.
Para Jordi Cassany, diretor-geral da in-Store Media Portugal, “este movimento reflete a evolução do consumidor português para um perfil mais exigente e sofisticado, com a fidelização às marcas cada vez mais centrada na perceção de qualidade, variedade de produtos e menos na preocupação exclusiva com o preço”.
Ainda segundo o estudo, outra das tendências é o aumento dos gastos totais. Verifica-se um aumento no total, tanto no canal online quanto no offline e, embora o ticket médio de compra se mantenha estável, verifica-se um crescimento na frequência de compras, sinalizando um comportamento mais ativo e diversificado do shopper português, aponta.
No canal online a frequência de compra é de aproximadamente uma vez por mês, enquanto no offline é de mais de três vezes por semana e, quanto ao valor médio do ticket, atinge os 51€, sendo o dobro do offline (22€).
Para Jordi Cassany, “fica claro que o consumidor está a gastar mais e que o objetivo das marcas deve ser o de conseguir aumentar o ticket medio de cada visita, através de estratégias adequadas de Retail Media.”
Café, Alimentação Animal e Cerveja em destaque
Categorias como Alimentação Animal, Café, Cerveja e Azeites destacam-se pelo alto índice de lealdade entre os consumidores. Higiene e Limpeza, Petiscos são categorias sensíveis às promoções e à inovação.
O Café (43%), seguido de Alimentação Animal (39%) e da Cerveja (35%) estão no Top 3 em termos de lealdade. As percentagens de compras nestas categorias dizem respeito a uma única marca preferida pelos shoppers, evidenciando um forte apego a estas chancelas nesses segmentos. Em contrapartida, categorias como os Snacks (11%), Alimentos Bio (9%) e Refeições Preparadas (7%) apresentam menor fidelização.
Em determinadas categorias, os shoppers demonstram maior sensibilidade a promoções e consideram mudar de marca por esse motivo, nomeadamente no caso de Snacks e Batatas Fritas (71%), seguidos dos doces como Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%) e Refeições Preparadas (69%). Por outro lado, categorias como Café (28%), Cerveja (26%) e Alimentação Animal (24%) mostram-se menos influenciadas por promoções.
Já em relação à percentagem de shoppers que consideram experimentar um novo produto, o Top 3 é liderado pelas categorias de Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%), Produtos Alimentares Bio (70%) e Snacks e Batatas Fritas (68%).
Nas categorias Higiene e Limpeza da Casa (92%), Refeições Preparadas (91%) e Snacks e Batatas Fritas (90%), os shoppers consideram a marca própria como a marca preferida ou uma das marcas a ter em conta na hora em que realizam uma compra.
Jordi Cassany sublinha que “é importante identificar os comportamentos de compra de cada categoria para desenhar uma estratégia de Retail Media adaptada, utilizando a melhor combinação de meios publicitários que impactem o shopper ao longo da path to purchase”.
Consumidores mais jovens menos leais às marcas e mais recetivos à inovação
O estudo da in-Store Media e da Nielsen identifica, também, quatro perfis principais de consumidores em Portugal com comportamentos de compra distintos. Os Engaged Shoppers, que representam 18% dos consumidores, na faixa etária entre os 18 e os 35 anos, e que são fortemente influenciados pelas redes sociais ao decidir o que comprar, apreciam lojas premium e utilizam frequentemente apps ou websites de poupança para planeamento de compras. Estes shoppers demonstram igualmente uma elevada tendência para experimentar novos produtos e marcas.
No caso dos Deal Seekers, que correspondem a 28% dos consumidores, são principalmente mulheres, e têm entre 35 e 55 anos, valorizam sobretudo uso da tecnologia no quotidiano, são muito sensíveis a promoções, gostam de explorar novas lojas na sua área e têm uma elevada lealdade às marcas.
Os Attentive Shoppers (25%) têm idades entre os 55 e os 65 anos, são principalmente mulheres, focam-se em detalhes como os ingredientes e a origem dos produtos, fazendo pesquisas online antes de realizar compras, sendo sensíveis a promoções, mas indiferentes à inovação.
Por fim, os Constrained Shoppers, o maior grupo com 29%, incluem pessoas entre os 55 e os 65 anos, maioritariamente homens, que mostram pouco interesse nas redes sociais e baixa fidelidade às lojas às marcas, priorizando marcas próprias e raramente utilizam apps, sendo pouco sensíveis à inovação e às promoções.
Jordi Cassany, sublinha que “é importante segmentar os diferentes tipos de shoppers, para desenhar estratégias publicitárias eficazes e adaptadas ao tipo de shopper que se pretende impactar”.
O estudo sobre os Hábitos de Compra do Shopper Português foi conduzido pela Nielsen e abrangeu uma amostra representativa de 800 pessoas, responsáveis pela aquisição de produtos alimentares, de higiene pessoal ou de limpeza doméstica. A pesquisa envolveu indivíduos com idades entre os 18 e os 64 anos, para refletir as diferentes dinâmicas e comportamentos de compra.
A recolha de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2024.