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Auchan apoiou em mais de 1 milhão de euros ações de responsabilidade social em 2024

“O compromisso com a responsabilidade social é um pilar fundamental da nossa atuação e continuaremos a trabalhar para construir um futuro mais sustentável e solidário tal como em 2024, com o objetivo de alimentar uma vida melhor de todos”, sublinhou Rita Cruz, diretora de responsabilidade social e ambiental da Auchan Retail Portugal.

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Auchan apoiou em mais de 1 milhão de euros ações de responsabilidade social em 2024

“O compromisso com a responsabilidade social é um pilar fundamental da nossa atuação e continuaremos a trabalhar para construir um futuro mais sustentável e solidário tal como em 2024, com o objetivo de alimentar uma vida melhor de todos”, sublinhou Rita Cruz, diretora de responsabilidade social e ambiental da Auchan Retail Portugal.

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A Auchan assinala o impacto positivo das suas ações de responsabilidade social em 2024, que totalizou um apoio superior a 1 milhão de euros, valor que reflete o compromisso da marca com as comunidades locais, materializado em várias frentes, desde o apoio a organizações sociais a ajuda direta a associações locais e corporações de bombeiros.

Os dados foram revelados esta quarta-feira, no Dia Internacional do Obrigado. Este dia “é uma oportunidade para expressarmos a nossa gratidão a todos os que tornaram possível este impacto na sociedade”, sublinhou Rita Cruz, diretora de responsabilidade social e ambiental da Auchan Retail Portugal, em comunicado. “O compromisso com a responsabilidade social é um pilar fundamental da nossa atuação e continuaremos a trabalhar para construir um futuro mais sustentável e solidário tal como em 2024, com o objetivo de alimentar uma vida melhor de todos”, acrescentou

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Ao longo do ano, a Auchan dinamizou campanhas de solidariedade em parceria com sete organizações nacionais – Animalife, Banco Alimentar, Operação Nariz Vermelho, Cruz Vermelha Portuguesa, AMI, Mama Help e Make-a-Wish Portugal – e  angariaram um total de 651 122,00€.

A Fundação Auchan, focada em promover o acesso a uma alimentação saudável, distinguiu 10 projetos sociais com um apoio total de 262 983,00€. Organizações como a Comunidade Vida e Paz, Centro Social Soutelo, Associação EKOA, 55+, CEPAC, Centro Social Paroquial de Cristo Rei, AMI, ANP|WWF, Associação Fermentar e Associação Integrar beneficiaram deste investimento, que visa fortalecer o tecido social e promover o bem-estar das comunidades.

Além das parcerias estratégicas, as lojas Auchan contribuíram com mais de 90 mil euros em donativos diretos a cerca de 200 associações locais, respondendo a necessidades específicas e diversificadas em todo o país.

A inovação social também marcou 2024, com o lançamento de dois novos produtos solidários. Em parceria com a re.store, a Auchan passou a comercializar camas para animais produzidas com desperdícios têxteis por reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, uma ação que promoveu a reinserção social e a sustentabilidade. Foi também criado um vinho solidário, criado em colaboração com a Fundação LIGA e a Casa Ermelinda de Freitas que angaria fundos para apoiar o trabalho da Fundação na área da deficiência.

No combate aos incêndios florestais, a Auchan demonstrou o seu apoio a 13 corporações de bombeiros, disponibilizando bens essenciais como água e alimentos, num valor total de 4 750,00€, e vales de combustível Auchan Energy no valor de 6 500,00€, entre junho e setembro, período crítico de incêndios.

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Retalho

Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025

Abordagens personalizadas, aposto em modelos de subscrição e fidelização e investimento em tecnologia são as principais tendências do retalho em 2025, identificadas pela CI&T.

A CI&T destaca a aposta em modelos de subscrição e fidelização, e o investimento em tecnologia como as principais tendências. O desenvolvimento de abordagens que promovam a ligação emocional com os consumidores será outra mais-valia em 2025.

“Os dados demográficos desempenham um papel fundamental na definição das estratégias de retalho; é, por isso, essencial compreender as mudanças geracionais”, defende a empresa especialista global em transformação tecnológica. Acrescenta, por isso, que uma boa estratégia para trazer inovação ao retalho será tirar partido de tecnologias das aplicações de encontros, como a geolocalização, para a criação de ofertas e experiências hiper-personalizadas.

“Os comerciantes podem, por exemplo, possibilitar que os consumidores paguem um valor único para obter funcionalidades premium, ou ajudá-los a melhorar o ‘algoritmo’ de produtos que lhes aparecem e a atualizar as suas preferências após grandes eventos da vida, como casamentos, filhos ou mudanças de casa”, refere.

Aposta em modelos de subscrição e fidelização

Para a CI&T “será cada vez mais relevante” manter os consumidores próximos das marcas, pelo que o setor do retalho “deverá apostar na construção de comunidades digitais para aprofundar o contacto com o cliente mais além das páginas de redes sociais, websites e espaços físicos de venda”. Nesse sentido, aponta os modelos de subscrição como tendência para 2025: “os comerciantes devem procurar introduzir serviços de subscrição específicos para determinadas categorias, que proporcionem acesso ilimitado a determinados produtos ou experiências”. Outra tendência são os programas de fidelização, que proporcionam aos consumidores “um sentido de exclusividade que faça aumentar o seu interesse”. “Explorar estratégias para aumentar a sua fidelização e envolvimento será fundamental para ter sucesso num mercado altamente competitivo”, assegura.

Maior ligação emocional

SOobre esta tendência,  a CI&T avança que os comerciantes podem adotar abordagens que permitam aos clientes desfrutar de listas de reprodução relevantes para si enquanto estão na loja, ou mesmo propor-lhes ofertas e descontos específicos em função do seu estado de espírito. “Para isso, podem pedir que preencham questionários em tempo real para ajudar a conseguir a máxima personalização da sua experiência de compra”, exemplifica. Para além disso, proporcionar aos consumidores um resumo dos seus hábitos de compra, “como também o Spotify faz anualmente com o seu ‘Wrapped’”, é uma estratégia inteligente para fortalecer a ligação emocional com os consumidores, que geralmente estão interessados em conhecer os detalhes da sua própria experiência”, acrescenta.

Mais tecnologia

A empresa de tecnologia da informação e software, defende ainda que em 2025 os comerciantes devem tirar o máximo partido da GenAI e capacitar os consumidores para que, por exemplo, “personalizem a sua utilização da app ou website das marcas, escolhendo o esquema de cores que preferem, vendo modelos com as suas dimensões aproximadas/formas do corpo similares, e alternando entre os modos claro e escuro”.

Outra tecnologia que a empresa avança como tendência no retalho para este ano – e que, refere, é já amplamente utilizada na Ásia e pode ser melhor explorada na Europa – são os códigos QR, que podem ser utilizados “com grande eficácia para emitir vouchers temporários, publicidade com realidade aumentada, logins seguros em aplicações e muito mais”. Em paralelo, também ganham força as tecnologias de ‘smart shopping’, como as caixas automáticas com RFID e os carrinhos inteligentes, pois permitem diminuir os tempos de espera nas caixas e nos provadores, indica.

“À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e procuram experiências que ultrapassam as simples transações, as marcas precisam de descobrir como aportar valor de forma única e significativa. Quer através de programas criativos de subscrição e fidelização, ou de envolvimento emocional, estar próximo dos clientes e conhecê-los profundamente será o caminho mais certo para o sucesso”, comenta Melissa Minkow, director, Retail Strategy da CI&T.

“Prevemos um 2025 cheio de oportunidades para o setor do retalho, e tudo indica que a personalização será o grande pilar que moldará o setor este ano. Os consumidores querem cada vez mais controlo sobre as suas escolhas e preferências, e o retalho tem de se adaptar a essa realidade,” conclui.

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Bebidas

Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”

Reconhecida pelo seu pH singular, de 9,5, a Água Monchique tem-se destacado, entre outros aspetos, pelos produtos que lançou nos últimos tempos e que em comum resultam de um forte investimento em sustentabilidade ambiental e em inovação. Toda a gama é produzida e embalada na instalação fabril em Caldas de Monchique.

Ao longo do corredor de entrada da fábrica, uma coleção de fotografias regista uma parte importante da sua história. As máquinas de enchimento utilizadas desde a sua abertura e que iriam ser descontinuadas e substituídas por novos equipamentos, estão em exposição em imagens que detalham, e recordam, etapas do processo de produção e engarrafamento. “Foi a nossa despedida de uma etapa muito importante da história da empresa”, sublinha Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique (SAM).

Num outro espaço podem ver-se, numa parede, várias placas onde estão impressos os sucessivos recordes de produção diária, alcançados nos últimos anos. Uma forma de manter em alta, os níveis de eficiência e de motivação da equipa. A placa sobre o mais recente ainda vai ser colocada e indica que a 29 de agosto de 2024 foi batido o recorde do ano anterior.
A Água Monchique tem-se destacado, entre outros aspetos, pelos produtos que lançou nos últimos tempos, como a Monchique Sport 100% ECO, o Ecopack 10L ou a Monchique Natura, alinhados com os valores e os propósitos da empresa.

Da nascente à garrafa

A captação é feita na nascente próxima à fábrica. A água, que é obtida a cerca de 900 metros de profundidade nas Caldas de Monchique, é depois encaminhada para depósitos onde é filtrada, em três níveis. “Neste processo, cada filtro é mais pequeno do que o anterior para que não deixe passar nenhuma impureza e não alterando o quimismo da água”, diz o CEO da SAM. O que segue para as linhas de enchimento, é apenas a água “com a composição físico-química inalterada”, destaca, explicando que as máquinas são desinfetadas diariamente, com o objetivo de manter a água no seu estado mais puro.

Armazenada a água, segue depois para uma das linhas de enchimento. Uma primeira máquina recebe as diferentes pré-formas das garrafas que são sopradas e termoformadas num molde e seguem para as máquinas enchedoras onde são lavadas, recebem a água e são, de seguida, capsuladas. “É algo muito simples, mas que se torna mais complicado porque nós trabalhamos com cadências muito elevadas – 22 mil garrafas/hora, 4500 garrafões/hora. Felizmente, temos linhas novas, tecnologicamente muito avançadas, que nos permitem ter níveis de eficiência muito, muito altos”, destaca Vítor Hugo Gonçalves

As linhas foram desenhadas e produzidas tendo em conta as especificações da SAM, desde a garrafa ao tipo de água, entre outros pormenores que foram trabalhados para que a marca mantenha os níveis de eficiência que conquistou.
Nesta fábrica que labora 24h por dia, cada um dos três turnos de trabalho é monitorizado de forma a acompanhar o progresso das linhas de enchimento e o tempo necessário para o cumprimento do objetivo de produção. “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha para ver onde existem pontos que precisamos, obviamente, de melhorar. E isto também é sustentabilidade”, assegura o CEO.

A SAM tem ainda uma linha para a gama de vidro, relançada em 2020, com a particularidade de cada garrafa ter gravada no fundo uma frase inspiradora, entre 32 criadas, “É uma linha dimensionada para a estratégia desta gama que, para já, está muito voltada para o canal Horeca. A nossa garrafa destaca-se pela elegância, desenhada por nós, e sempre com a cor da Monchique”, afirma.

O controlo de qualidade

O circuito entra depois na fase da rotulagem, que acontece a grande velocidade. Antes de seguirem para o embalamento, todas as garrafas passam por sistemas de controlo de qualidade onde são verificados o rótulo, a tampa e o enchimento. Se a garrafa for rejeitada, por não assegurar todos os requisitos, é retirada da linha.

Também o conteúdo é analisado. A fábrica da SAM inclui um laboratório de microbiologia que controla a qualidade da água. “É uma parte muito importante que tem a ver também com a nossa obsessão pela qualidade”, assegura Vítor Hugo Gonçalves. A cada 15 minutos é retirada, aleatoriamente, uma garrafa ou garrafão da respetiva linha, para ser testado.
Da rotulagem, o processo continua para o embalamento e paletização. As garrafas seguem pela linha para serem embaladas em packs e prosseguem até à área onde são colocadas em paletes, com recurso a braços robóticos. A partir daí, inicia-se o processo de distribuição, com toda a logística que envolve, e que vai levar as paletes para os armazéns da empresa em Portimão e em Silves.

No dia em que o Hipersuper visitou a fábrica estavam prontas a seguir para distribuição, as primeiras embalagens do Ecopack Solidário Monchique destinado à campanha ‘Água por uma Causa’, que visa apoiar, sequencialmente, três instituições de cariz social (Kastelo, Palhaços D’Opital e Acreditar) através da doação de 0,25€ por cada unidade vendida.

De referir que todos os Ecopacks 10L são feitos numa linha à parte, exclusiva para este formato e material (papel com certificação FSC e PET). Ambos os componentes são totalmente recicláveis.

Por detrás do que é produzido na unidade fabril da SAM, está o trabalho de 68 colaboradores, horas de formação tanto para quem trabalha nas linhas como das equipas de manutenção, e muito investimento em equipamentos e controlo de qualidade. “O cuidado com este recurso é também uma responsabilidade nossa. Portanto, trabalhamos diariamente com atenção redobrada”, assume Vítor Hugo Gonçalves.

Este artigo foi publicado na edição 428 e faz parte de uma entrevista alargada a Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique Vítor Hugo Gonçalves

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

I&D

Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase

As candidaturas à 2ª fase do curso de pós-graduação, realizado pelo IP Beja em parceria com a Portugal Nuts, decorrem até 21 de janeiro.

A Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos foi criada no âmbito de um protocolo de parceria celebrado entre o Instituto Politécnico de Beja, a Portugal Nuts (Associação de Promoção de Frutos Secos ) e a empresa de consultoria ML.

“Nasce da necessidade sentida pelos agentes do território em obterem mais conhecimento, e trocarem experiências, numa das culturas que ganhou maior importância no setor agrícola nacional, e numa fileira que se encontra em transformação: frutos secos”, apresenta a Portugal Nuts.

Os desafios da fileira dos frutos secos ao nível da produção, sustentabilidade, inovação, mercados, assim como a digitalização e a criação de valor são algum dos temas abordados na pós-graduação.

As inscrições decorrem até dia 21 de janeiro e, segundo o Politécnico de Beja, a candidatura “será on-line, no site do Instituto Politécnico de Beja (https://portal.ipbeja.pt/cssnet/page)  seguida do pagamento de 50€ (taxa de candidatura), através de disponibilização de referência multibanco, sem o que a candidatura não será aceite”.

A Portugal Nuts agrega atualmente mais de 50 associados produtores e processadores, representando mais de 19 mil hectares. Tiago Costa é o presidente da direção da Associação e Nuno Russo é o diretor executivo.

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Retalho

iServices atendeu mais de 700 mil clientes em 2024 e evitou 127 toneladas de resíduos eletrónicos

Com uma rede de 95 lojas em território nacional, a iServices tem vindo a destacar-se pela aposta em práticas sustentáveis, evitando o desperdício eletrónico e prolongando o ciclo de vida dos dispositivos.

A iServices alcançou um marco expressivo em 2024 ao prestar assistência a mais de 700 mil clientes em Portugal. Este volume reforça a posição da empresa como referência no setor tecnológico e reflete um impacto ambiental significativo, alinhado com o compromisso da marca com a sustentabilidade e a economia circular.

Com uma rede de 95 lojas em território nacional, a iServices tem vindo a destacar-se pela aposta em práticas sustentáveis, evitando o desperdício eletrónico e prolongando o ciclo de vida dos dispositivos. Em 2024, a empresa reparou, recondicionou, reciclou e reutilizou 635.950 equipamentos eletrónicos, o que resultou em: 127,19 toneladas de resíduos eletrónicos evitados, o equivalente ao descarte de nove camiões basculantes de resíduos, 7,63 mil milhões de litros de água poupados, quantidade suficiente para encher 3.052 piscinas olímpicas ou abastecer uma cidade de 50 mil habitantes durante um ano, 31.796 toneladas de emissões de CO₂ evitadas, o que corresponde à retirada de 7.949 automóveis das estradas ou à preservação de 21.198 hectares de floresta e 50.874 toneladas de recursos naturais poupados, o equivalente ao peso de cinco Torres Eiffel ou de 125 aviões Boeing 747.

Com planos de expansão em curso até ao final de 2025, a iServices reafirma a sua missão de promover a sustentabilidade, a inovação e a excelência no atendimento ao cliente, mantendo o foco na economia circular e na redução do impacto ambiental.

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Não Alimentar

Dodot lança aplicação Dodot VIP em Portugal com fraldas grátis e benefícios exclusivos para famílias

Esta nova ferramenta digital reforça o compromisso da Dodot em apoiar as famílias portuguesas com soluções práticas e personalizadas.

tagsDodot

Já está disponível em Portugal a app Dodot VIP, uma aplicação móvel que permite aos pais e educadores acumularem pontos na compra de fraldas da marca, que depois podem ser trocados por packs de fraldas grátis.

“Dodot é uma marca que acompanha as famílias há várias gerações e em que a inovação é determinante. Além da inovação dos nossos produtos, estamos empenhados em inovar na comunicação e na criação de ferramentas que nos garantam uma proximidade real. A APP Dodot VIP vem transformar e reforçar a relação da marca com os pais, porque além das ofertas, permite-nos falar com os pais de forma personalizada, adequando as ofertas e mensagens às características de cada bebé”, afirma Ana Oliveira, brand manager da Dodot, em comunicado.

Segundo a Dodot, após o registo na aplicação, os utilizadores podem começar a acumular pontos ao digitalizar os códigos PIN localizados no interior das embalagens de fraldas. Os pontos acumulados podem ser posteriormente trocados por fraldas gratuitas, entregues diretamente em casa, abrangendo todas as gamas de fraldas da marca. O serviço está disponível em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Para além da acumulação de pontos, a aplicação oferece dicas de parentalidade, ferramentas úteis e ofertas personalizadas, adaptadas às necessidades de cada família e à idade do bebé.

Para assinalar o lançamento da Dodot VIP, a marca está a promover uma campanha exclusiva até 15 de fevereiro: por cada três packs de fraldas comprados e registados na aplicação, os utilizadores recebem um pack de fraldas grátis.

 

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Logística

Luís Simões ultrapassou 27 milhões de entregas no Natal

Em alguns setores a atividade aumentou 40% em relação ao resto do ano, refere e empresa, que aponta as soluções automatizadas e o profissionalismo da equipa ibérica, como fatores fundamentais para o resultado alcançado.

A Luís Simões, empresa portuguesa que tem entre os seus clientes grandes marcas dos setores de bens de grande consumo e bebidas, comunica que ultrapassou no Natal de 2024 os 27 milhões de encomendas preparadas, um aumento de 34% em relação ao volume médio habitual.

O operador logístico ibérico, destaca a importância estratégica do Natal para as empresas e marcas, “mas que pode tornar-se, por sua vez, num desafio em termos logísticos”. “Nas decisões de compra dos clientes, entram em jogo fatores como a conveniência, neste caso entendida como opções de entrega rápida e disponibilidade imediata, e também a preferência por alternativas mais sustentáveis,” explica Luís Freitas, General Manager da Luís Simões. “Tudo isto tem um impacto direto nos processos logísticos, e contar com uma cadeia de abastecimento adequada torna-se um fator diferenciador num mercado altamente competitivo”, acrescenta.

Automatização de funções para garantir a eficácia,  compromisso com a eficiência logística, sincronização com grandes empresas nos picos de procura, aposta constante em inovação “para criar soluções personalizadas que se adaptem às necessidades específicas de cada empresa” e um foco nas pessoas – “o mais importante ativo da Luís Simões é a sua equipa ibérica de mais de 2.400 colaboradores”, assegura, são fatores que, define a empresa, “contribuíram para a sua operação de sucesso”, no Natal.

A Luís Simões é um operador logístico de referência que iniciou atividade em Loures, em 1948, e está no mercado espanhol há mais de 30 anos. Gere uma frota de 1.712 viaturas homologadas (próprias e subcontratadas) e conta com mais de 2.400 colaboradores. Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns que superam os 400.000m² de capacidade instalada em 10 regiões ibéricas diferentes.

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Retalho

Lidl investe mais de 7 milhões de euros em nova loja no concelho da Trofa

Nova loja resulta de um investimento de mais de sete milhões de euros, criando 17 novos postos de trabalho

É a primeira loja Lidl no concelho da Trofa. Com uma área de vendas de 1500 m², contou com um investimento de mais de sete milhões de euros, criando 17 novos postos de trabalho.

A loja conta com uma zona de padaria e pastelaria, incluindo uma máquina de corte de pão, bem como uma zona de corte de bacalhau e de frango assado, de entre uma grande variedade de produtos alimentares e não alimentares, de máxima qualidade ao melhor preço. Para os clientes que preferem esta opção, há ainda seis caixas de pagamento rápido, três das quais adequadas para carrinhos de compras.

Reforçando o compromisso do Lidl com a sustentabilidade e o ambiente, a loja conta com iluminação LED e pré-instalação de painéis fotovoltaicos. No parque de estacionamento encontram-se dois postos de carregamento para carros elétricos, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que permite o abastecimento durante uma ida regular às compras. A pensar no futuro, o Lidl sublinha que foi construído um espaço que vai permitir a gestão de vasilhame que será disponibilizado em breve a todos os clientes.

No âmbito da parceria ao abrigo do seu programa Realimenta, e com o duplo objetivo de apoiar a comunidade e combater o desperdício alimentar, a nova loja da Trofa irá beneficiar a Refood 4 Good Associação, Núcleo Trofa.

No âmbito desta obra, foi também investido no espaço público através da colocação de iluminação pública e construção de passeios em redor da loja, assim como a execução de uma rotunda. De forma ajudar ainda mais aos seus clientes, esta loja conta com recetáculos para encomendas e lavandaria self-service.

A loja está aberta diariamente das 8 às 21 horas. O parque de estacionamento tem capacidade para mais de 140 lugares.

 

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Retalho

Husky Intelligent Fridges reforça posição no retalho inteligente com a aquisição da Selfly Store

A Husky Intelligent Fridges sublinha que esta fusão tem como objetivo redefinir o panorama do vending inteligente e da refrigeração comercial conectada.

A Husky Intelligent Fridges, empresa europeia de referência em refrigeração comercial, adquiriu aa Selfly Store, referência no setor de vending inteligente na Europa, anteriormente pertencente ao grupo Stora Enso Plc.

A procura por soluções de retalho não assistido, como microlojas e máquinas de vending inteligente, tem registado um crescimento acelerado desde a pandemia de COVID-19, com previsões de aumento anual de 65%, atingindo os 3,1 mil milhões de euros até 2031, na Europa. A Husky Intelligent Fridges tem tido um papel importante nesta transformação, disponibilizando conceitos personalizáveis de self-service, que permitem a operadores de catering e restauração reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência através de ferramentas de monitorização remota.

Por sua vez, a Selfly Store consolidou uma forte presença em mais de 20 países europeus, atuando em diversos setores, como hotéis, hospitais, estações de carregamento de veículos elétricos, estádios e locais de trabalho. Em 2024, as suas máquinas de vending inteligente registaram um aumento de 52% na receita média gerada pelos operadores, em comparação com o ano anterior.

Sinergias para inovação e crescimento

Em comunicado, a Husky Intelligent Fridges sublinha que esta fusão tem como objetivo redefinir o panorama do vending inteligente e da refrigeração comercial conectada, alavancando portefólios de clientes complementares para expandir a presença de mercado. As empresas irão combinar a sua experiência em desenvolvimento de produtos, investigação e operações para acelerar a inovação, além de otimizar processos com fornecedores e parceiros, promovendo maior eficiência e valor para os clientes.

“Esta parceria exemplifica o princípio de que o todo é maior do que a soma das partes”, afirmou Serge Kremer, cofundador da Husky Intelligent Fridges. “Juntos, não apenas iremos melhorar a nossa oferta de produtos, mas também estabelecer novos padrões para a indústria da refrigeração inteligente. A nossa dedicação à inovação, crescimento e satisfação do cliente será o motor para alcançarmos novos patamares. Fiquem atentos às novidades que esta parceria trará.”, acrescentou.

Um futuro promissor no retalho autónomo

Aslak de Silva, CEO da Selfly Store, também se mostrou confiante com a aquisição: “Estamos muito satisfeitos por integrar a família Husky. Esta parceria permite-nos ampliar o nosso impacto, tirando partido da experiência da Husky para impulsionar ainda mais a nossa missão de revolucionar as compras grab-and-go através de tecnologia inovadora e orientada por dados. Juntos, iremos liderar a transformação do retalho inteligente e das microlojas potenciadas por inteligência artificial, oferecendo um valor excecional a operadores e consumidores.”.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

LeadCrest cria aliança estratégica com o Grupo Mosqueteiros em Portugal

A operação traduziu-se na aquisição de uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.

Esta parceria estratégica, avaliada em cerca de 500 milhões de euros, “reflete a capacidade da LeadCrest em atrair os principais investidores e parceiros financeiros”, destaca o fundo de investimento europeu num comunicado conjunto com o Grupo Mosqueteiros.

Através desta operação, a LeadCrest Capital Partners, gestora de fundos exclusivamente dedicada a investimentos de sale-leaseback e build-to-suit na Europa, adquiriu uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.

O Grupo Mosqueteiros é um dos principais grupos da grande distribuição na Europa. Com origem em França, onde é o 3º maior distribuidor alimentar, o Grupo gere cerca de quatro mil pontos de venda de proximidade nos setores alimentar, bricolage e automóvel, em França, Bélgica, Polónia e Portugal, onde está presente desde 1991 com as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady.

A carteira imobiliária atual inclui mais de 260 lojas com um valor bruto dos ativos (GAV) de cerca de 500 milhões de euros. Esta inclui supermercados (que representam cerca de 70% do GAV total), lojas de bricolage e centros de manutenção automóvel distribuídos por 18 distritos em Portugal, informa a LeadCrest. “Esta carteira representa mais de dois terços da presença total do Grupo Mosqueteiros em Portugal, sendo as restantes lojas propriedade dos membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’”, acrescenta no comunicado.

“A LeadCrest provou ser um parceiro estratégico que partilha os nossos valores e está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de crescimento na Europa. A LeadCrest apoiou-nos com sucesso nesta operação complexa”, definiu Romain Bedu, presidente do Conselho de Administração da Immo Mousquetaires.

“Ficamos muito impressionados com a experiência do Grupo Mosqueteiros, com o seu modelo de negócio único e com as suas ambições para Portugal e para a Europa nos próximos anos. Estamos plenamente convencidos das principais características e vantagens do seu modelo cooperativo e temos o prazer de contribuir ativamente para os seus planos de expansão”, afirmou, por sua vez, Georges Asmar, presidente, diretor-geral e gestor de Carteira da LeadCrest.

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Retalho

Compras online atingem recorde de 1,2 biliões de dólares impulsionadas por IA e redes sociais

Crescimento impulsionado pela adoção crescente de inteligência artificial (IA) e pelo impacto das redes sociais nas decisões de compra.

Hipersuper

A época festiva de 2024/25 registou um novo marco no comércio eletrónico global, com os consumidores a gastarem 1,2 biliões de dólares em compras online, segundo dados divulgados pela Salesforce. Este crescimento foi impulsionado pela adoção crescente de inteligência artificial (IA) e pelo impacto das redes sociais nas decisões de compra.

A IA teve um papel central ao influenciar 229 mil milhões de dólares em vendas online, representando 19% das encomendas globais. Ferramentas como recomendações personalizadas de produtos e assistentes virtuais foram amplamente utilizadas, aumentando em 25% a sua presença em comparação com o período pré-natalício.

No entanto, o volume de devoluções também cresceu de forma expressiva, atingindo 122 mil milhões de dólares, um aumento de 28% face ao ano anterior. Esta tendência levanta preocupações no setor, especialmente com a pressão sobre as margens de lucro das retalhistas.

“As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação”, explica Caila Schwartz, diretora de consumer insights da Salesforce. “Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no novo ano, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores.”, acrescenta.

Outro destaque da temporada foi o crescimento das vendas em plataformas sociais. Estratégias de social commerce garantiram 20% das vendas globais de fim de ano, com plataformas como TikTok Shop e Instagram a desempenharem um papel significativo. O tráfego gerado por redes sociais aumentou 8% face ao ano anterior, representando 14% de todas as visitas a sites de e-commerce.

O comércio mobile também registou uma evolução notável, com 70% das encomendas a serem realizadas a partir de dispositivos móveis, um aumento em relação aos 67% do ano anterior. No pico da temporada, no dia de Natal, 79% dos pedidos foram feitos via mobile.

Apesar destes resultados positivos, as marcas adotaram políticas de desconto mais moderadas. Nos EUA, os descontos médios fixaram-se em 23%, enquanto a nível global atingiram 22%. Entre os setores com maiores reduções destacaram-se a maquilhagem (36%), vestuário (30%) e cuidados com a pele (28%).

Olhando para 2025, a personalização através de IA e os programas de fidelização surgem como tendências-chave para o retalho, com 72% dos consumidores norte-americanos a indicarem que a fidelização influencia a continuidade de compras junto das mesmas marcas.

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