Projeto do CEPAAL está a levar a cultura do azeite às escolas
Com duração de três anos, ‘O Azeite Vai à Escola’ envolve também professores e funcionários, sensibilizando-os para a importância do consumo de azeite enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânea.

Hipersuper
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
A iniciativa inovadora do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) tem como principal “objetivo educar e sensibilizar os alunos do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânea”, indica a organização.
O projeto ‘O Azeite Vai à Escola’ é cofinanciado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional), tem a duração de três anos e envolve ainda professores e funcionários, sensibilizando-os para a importância do consumo de azeite de qualidade e para a importância da transferência desta mensagem junto da comunidade escolar. Vai, igualmente, destacar a sensibilização das cantinas escolares para o uso preferencial do azeite na confeção das refeições a serem servidas nas escolas.
“Esta iniciativa tem tido uma adesão excecional por parte das crianças, que sendo naturalmente curiosas se envolvem facilmente e ficam verdadeiramente encantadas com todo o ciclo do azeite, compreendendo facilmente o seu valor e importância no contexto alimentar. De tal forma é assim, que temos testemunho de que a seguir às nossas visitas, chegam a casa e começam a sensibilizar também os pais para o uso do azeite de qualidade na alimentação diária. Para o CEPAAL, esta é a maior conquista: sabermos que as crianças não só despertaram para o valor do azeite, como se transformaram nos verdadeiros paladinos de uma causa que deveria ser nacional”, destaca a diretora executiva do CEPAAL, Filipa Velez.

Foto: Site CAMB
O projeto abrange anualmente os concelhos Campo Maior, Portel, Santana, Reguengos de Monsaraz e Évora, nos quais os associados do CEPAAL estão localizados, e inclui a realização do workshop ‘O Caminho do Azeite’ em sala de aula, visitas de campo a lagares e olivais, provas de azeite, atividades interativas e materiais didáticos para crianças, “com o objetivo de explicar todo o ciclo produtivo do azeite, desde o olival até ao lagar e de conduzir a comunidade escolar numa jornada de descoberta e numa verdadeira celebração da cultura, tradição e azeite de Portugal”, refere o CEPAAL.
Em 2024, ‘O Azeite Vai à Escola’ visitou cinco escolas nos concelhos abrangidos. A terceira e última fase do projeto terá início em setembro de 2025 e o CEPAAL está a levar a cabo o processo de negociação com as escolas que irão ser visitadas.