Algarve tinha 94.476 empresas sediadas na região no final de 2023
É o que indicam as mais recentes estatísticas do INE sobre o número de empresas na região e que representm 6,2% do total a nível nacional.

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
No final de 2023, o Algarve contemplava 94.476 empresas sediadas na região, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve em dezembro último.
Este número representa 6,2% do total de empresas a nível nacional, sendo “o número mais elevado desde 2008, tendo o número de empresas sediadas na região crescido 8% entre 2022 e 2023, superando o crescimento em percentagem registado a nível nacional”, revela a CCDR Algarve.
Do total, 3,1% correspondiam a empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço. Neste universo, identificaram-se 38 empresas ‘gazela’ e 442 empresas de elevado crescimento, estas últimas com um aumento significativo (80%) face a 2022. As empresas consideradas de ‘elevado crescimento’ são aquelas que têm pelo menos dez pessoas ao serviço remuneradas e que apresentam um crescimento médio anual superior a 20%, ao longo de três anos. Já o conceito de ’empresa gazela’ refere-se a empresas jovens, com idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação, e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo.
O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo setor empresarial algarvio alcançou 5.228 milhões de euros em 2023, refletindo um crescimento homólogo de quase 14%.
“Juntos, o Algarve avança” sintetiza José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, destacando o bom momento da economia da região e com “o empenho das empresas, empresários e trabalhadores no crescimento da atividade económica da região”.
Em 2023, a nível nacional, o setor empresarial contava com 1 526 926 empresas em atividade, número que representava mais 5,0% face ao ano anterior, das quais 65,8% eram empresas individuais e 34,2% sociedades. “Face a 2022, verificou-se um aumento de 5,1% das empresas individuais e 4,9% das sociedades (+8,4% e +4,2% no ano anterior”, indica o INE.