Mercadona duplicou, em cinco anos, aposta no kiwi português
A Mercadona comprou, em 2023, cinco mil toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun, tendo duplicado o volume em cinco anos. É um dos maiores compradores da empresa vimaranense, vendendo o kiwi em mais de 600 lojas da empresa, em Portugal e Espanha.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A Mercadona duplicou, em cinco anos, a sua aposta no kiwi português, com a compra, só em 2023, de mais de 5.000 toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun. É a partir da sua sede, em Guimarães, que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, por mais de 600 lojas da Mercadona, primeiro em Espanha e, depois, também em Portugal. Nos últimos cinco anos, a Mercadona duplicou mesmo as suas compras: em 2019, comprou 2.500 toneladas e, em 2023, 5.000, o que perfaz um crescimento de 100%.
A par com a Mercadona, também a Kiwi Greensun tem crescido e modernizado o seu negócio. “Tem sido uma relação saudável, que tem vindo a crescer. É um cliente muito exigente em termos da qualidade da fruta e nós temos sido capazes de satisfazer as expetativas e temos crescido bastante.”, sublinha Vitor Araújo, administrador da Kiwi GreenSun.
Pedro Barraco, diretor de cadeia agroalimentar Mercadona, refere que “ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi Greensun. A Mercadona tem crescido no número de lojas a nível ibérico e fruto da estabilidade com a Kiwi Greensun, este aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”.
Para dar resposta a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem investido em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas naves, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que permitem atingir a autonomia energética de maio a setembro.
Com mais de 60 produtores, com plantações distribuídas por cerca de 600 hectares de produção em território nacional, especialmente entre Douro e Minho, uma região com um clima particular, frio no inverno e com temperaturas suaves no verão, permite garantir o equilíbrio entre os açúcares e a acidez, assegurando a qualidade e as características diferenciadoras do kiwi.