As dicas da Too Good To Go para evitar o desperdício alimentar neste Natal
Segundo um estudo da Too Good To Go, 30% dos portugueses indicam que se desperdiça mais comida no Natal devido à grande quantidade de comida confecionada.
Hipersuper
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Tetley lança passatempo em parceria com a SMEG
Bricomarché reconhecido como Marca Recomendada 2025
Nova máquina Super Bock à Pressão para uma cerveja em qualquer lugar
Salsa amplia presença na Índia
EcoX é a vencedora do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição
Sophos completa aquisição da Secureworks
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
24 empresas e organizações portuguesas na Fruit Logistica
Guylian lança caixa em forma de coração para o Dia dos Namorados
Um estudo realizado pela Too Good To Go indica que 10% da comida no Natal é desperdiçada e que, em média, cada português gasta 275 euros em comida, o que equivale a um desperdício de 27 euros por pessoa.
A altura do Natal é uma das épocas mais propícias ao desperdício alimentar e, segundo um estudo da Too Good To Go, 30% dos portugueses indicam que se desperdiça mais comida no Natal devido à grande quantidade de comida confecionada. E cerca de 45% dos portugueses indicaram que as sobremesas e o pão são os alimentos que mais frequentemente sobram. “Estes excessos natalícios resultam num total de 10% de comida desperdiçada, o equivalente a desperdiçar 27 euros por pessoa”, alerta a Too Good To Go.
“Algumas dicas podem ajudar a evitar a compra e a preparação excessiva de comida, que são consideradas as principais causas para este desperdício”, defende a plataforma criada para salvar excedentes alimentares. Um dos cuidados a ter é a planeamento antecipado dos pratos a serem confecionados no Natal, prevenindo a compra de produtos em excesso que acabam por não ser utilizados.
Para os alimentos que sobraram, uma solução é criar um ‘dia de receitas com sobras’ em família entre o Natal e o Ano Novo, para transformar sobras em novas receitas a utilizar também noutro momento importante da época festiva. E experimentar o ‘Batch Cooking Natalício’ – cozinhar determinados produtos natalícios com antecedência e em lotes para evitar pressas de última hora – pode também fazer evitar erros e desperdício.
Calcular a quantidade de comida a ser cozinhada, servindo-a em pequenas porções e utilizar as sobras de doces para outras receitas, como triturar bolo-rainha ou panetone para utilizar como base de cheesecake ou gelado, ou misturar com iogurte e fruta para o pequeno-almoço, são outras formas de aproveitar o excedente de comida.
Com mais de 100 milhões de utilizadores registados e 170 mil parceiros ativos em 19 países da Europa e da América do Norte, a aplicação de Too Good To Go é a app número 1 do mundo para salvar excedentes alimentares. Chegou a Portugal em outubro de 2019 e já conta com uma comunidade de mais de dois milhões de utilizadores e mais de 4000 estabelecimentos.