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Coca-Cola transforma túnel do Centro Comercial Colombo num espaço de Natal

Uma experiência imersiva de Natal da Coca-Cola está a transformar, até 22 de dezembro, o túnel de acesso ao Centro Comercial Colombo.

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Coca-Cola transforma túnel do Centro Comercial Colombo num espaço de Natal

Uma experiência imersiva de Natal da Coca-Cola está a transformar, até 22 de dezembro, o túnel de acesso ao Centro Comercial Colombo.

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Sob o conceito criativo ‘O mundo precisa de mais Pais Natais’, a experiência transformou o túnel de acesso ao Centro Comercial Colombo num espaço imersivo, dando a todos a oportunidade de serem o Pai Natal. A ativação, para a Coca-Cola, foi criada pela JCDecaux e pela EssenceMediacom.

Além disso, a Coca-Cola está presente com 100% share of time nos ecrãs digitais da JCDecaux existentes no túnel de acesso. Adicionalmente, toda a passagem por esta zona apresenta uma decoração temática com elementos natalícios feitos com recurso a vinil nas paredes, degraus e projetores de luz vermelha. O objetivo é criar uma dinâmica que invoca o espírito natalício e incorpora a alegria, a bondade e a festividade, sinónimos da marca e desta quadra.

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“Este ano, damos especial atenção às experiências numa campanha que incentiva e inspira gestos de bondade, ao mesmo tempo que reconhecemos a importância das relações humanas entre os nossos parceiros e consumidores”, destaca Leonor Falcão, brand manager da Coca-Cola em Portugal.

Numa localização que conta com uma enorme afluência de pessoas durante a época natalícia, esta experiência complementa a estratégia de comunicação multimeios da Coca-Cola lançada no final de novembro, que inclui presença em televisão, meios digitais, outdoors e ações com influenciadores.

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MO reforça presença na região Centro com loja na Mealhada

A marca de moda do grupo Sonae abriu esta quinta-feira um espaço na Galeria Continente Bom Dia Mealhada.

Com 125 m2 de área, e uma oferta diversificada de vestuário, calçado e acessórios para mulher, homem e criança, a nova loja MO aproxima a marca das famílias locais. A nova  MO estará aberta todos os dias, das 9h às 21h.

A abertura da loja na Mealhada reforça a estratégia de expansão da MO na Região Centro. Com esta abertura, a marca passa a contar com seis lojas no distrito de Aveiro, ampliando a sua presença na região.

A marca integra o grupo Sonae e trabalha o retalho têxtil há mais de 25 anos.

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Bebidas

Adega de Favaios assinala 50 anos da marca Casa Velha

O Casa Velha Reserva tinto de 1974 foi emblemático para a Adega de Favaios, pelo “pioneirismo” na valorização e comercialização direta de vinhos DOC Douro.

Cinquenta anos depois o lançamento do primeiro Casa Velha Reserva tinto, a Adega de Favaios apresenta as novas colheitas desta marca, que “assuem um simbolismo reforçado” pelo facto de serem lançadas no ano dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril. O Casa Velha Reserva branco 2022, o Casa Velha Grande Reserva branco 2022 e o Casa Velha Reserva tinto 2021 já estão no mercado.

“Nem sempre consensual, alguns associados defendiam que a Adega deveria limitar-se à vinificação e venda a granel, como era o mais comum nas cooperativas, a aposta na comercialização direta de vinhos em garrafa, desde 1961, foi substancialmente reforçado a partir de 1974, nomeadamente com o lançamento de vinhos VQPRD/DOC e o registo de marcas nas décadas seguintes”, recorda a Adega de Favaios.

O Casa Velha Reserva branco 2022 foi elaborado a partir das castas Gouveio, Viosinho e Rabigato, a uma altitude entre os 600 e 700 metros. As uvas foram colhidas em vindima manual no início de setembro e cerca de 70% do lote fermentou e estagiou em barricas de três anos durante 12 meses. Os restantes 30% fermentaram e estagiaram em inox durante 12 meses. Após o blend final o estágio em inox prolongou-se por mais seis meses com levantamento regular das borras finas.

O Casa Velha Grande Reserva branco 2022 foi produzido a partir das castas Gouveio, Viosinho, Arinto e Rabigato, colhidas também entre os 600 e 700 metros. As uvas foram pré-selecionadas nas melhores vinhas do planalto de Favaios. Os vinhos de Gouveio e Viosinho (90% do lote) fermentaram e estagiaram em barricas de primeiro e
segundo ano durante 12 meses. O Arinto e o Rabigato (restantes 10% do lote) fermentaram e estagiaram em inox durante 12 meses. Apos o blend final o estagio em inox prolongou-se por mais seis meses com levantamento regular das borras finas.

Já o Casa Velha Reserva tinto 2021 nasceu a partir de uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, três castas tradicionais do Douro, a uma altitude entre os 250 e os 350  metros. A vindima manual foi feita no final de setembro e estagiou em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Teve ainda um estágio mínimo de seis meses em garrafa.

“O esforço financeiro que a Adega tem realizado nas últimas duas décadas, associado à qualidade das uvas do planalto de Favaios, tem permitido que a cooperativa produza de forma consistente brancos de qualidade notável e, mais recentemente, de tintos”, adianta Miguel Ferreira, diretor de enologia da adega.
“Temos vindo a crescer de forma contínua desde 2004/2005, acontecendo apenas um ou dois anos com ligeiro declínio, pouco representativo nesta linha ascendente”, acrescenta o presidente da direção da cooperativa, Mário Monteiro, lembrando que este ano – e contrariando a crise que se vive no setor – espera um aumento de produção da adega na ordem dos 10%.

Com um volume de faturação anual próximo dos 20 milhões de euros, a Adega de Favaios vinifica anualmente cerca de 7,4 milhões de litros de vinhos, entre moscatéis (43%), vinho do Porto (16%) e vinhos DOC Douro brancos, tintos, rosé e espumantes (41%).
Presente em todos os continentes, num total de 25 países, com destaque para o mercado da saudade na Europa, mas igualmente para os mercados do Brasil, EUA, Canadá, China e Angola, o crescimento da exportação (atualmente 10% do volume de negócios) é outra das apostas estratégicas da Adega. A funcionar desde 2012, o serviço de enoturismo tem beneficiado igualmente de investimentos, sendo a adega visitada por cerca de 25 mil pessoas/ano, muitas delas provenientes dos Estados Unidos da América, Reino Unido e França.

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ESG

UHU recebe ‘Selo da Igualdade Salarial’ 2024

“A igualdade salarial é um pilar fundamental da política de recursos humanos da empresa, alinhando-se com a sua visão de um futuro mais inclusivo e sustentável”, assegura a UHU.

A UHU foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o ‘Selo da Igualdade Salarial’ 2024, um reconhecimento que distingue as boas práticas da empresa na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.
“A atribuição do selo da igualdade salarial é o reflexo do compromisso da UHU em garantir que todos os nossos colaboradores sejam tratados de forma justa e equitativa, independentemente do género. Este reconhecimento reforça a nossa determinação em continuar a promover a igualdade salarial e a eliminar disparidades, criando um ambiente de trabalho inclusivo e transparente”, afirma José Luís Raposo, diretor geral da UHU Ibérica Adesivos.

Segundo a CITE, em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,2% do que os homens. Se forem considerados também os prémios e subsídios regulares, a diferença aumenta para os 16%. Este cenário reforça a importância de iniciativas que promovam a equidade salarial entre géneros, como a que a UHU tem implementado ao longo dos anos.

“A igualdade salarial é um pilar fundamental da política de recursos humanos da empresa, alinhando-se com a sua visão de um futuro mais inclusivo e sustentável. A UHU continuará a promover e a implementar práticas que favoreçam a igualdade de género, contribuindo para um impacto positivo no setor empresarial e na sociedade”, assegura a empresa, que integra desde 1944, o Bolton Group com implantação a nível mundial e detentora de uma vasta gama de marcas no setor dos bens de consumo.

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Retalho

Action abre a décima loja em Portugal ainda antes do Natal

A retalhista low-cost não alimentar abre a décima loja em Portugal, e primeira no distrito de Aveiro, no dia 21 de dezembro.

Nove meses após a sua chegada a Portugal, a Action reforça a sua expansão com a abertura da primeira loja em Aveiro. O décimo espaço da discount store de produtos não alimentares chega àquele distrito a 21 de dezembro e vai estar implantada na Zona Industrial Da Taboeira.

“É com grande satisfação que anunciamos a abertura da nossa décima loja em Portugal e a primeira no distrito de Aveiro. Este é um marco muito importante para nós e que representa o nosso compromisso com os portugueses. Vamos continuar a reforçar a nossa presença no país, uma vez que cada vez mais portugueses querem conhecer e desfrutar da experiência única da Action”, afirma Sofia Mendoça, diretora geral da Action em Portugal.

A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas, e apresenta ainda uma seleção de 1.500 produtos a menos de um euro. O preço médio de todos os produtos da loja é inferior a 2 euros. À semelhança das restantes lojas em Portugal, o espaço de Aveiro tem no portfólio 6.000 produtos  em 14 categorias, entre as quais brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (do it yourself) e alimentação.

Os produtos são melhorados através da redução da sua pegada de carbono e do aumento da sua circularidade e 100% dos produtos de algodão e 94% dos produtos de madeira da Action já são provenientes de fontes sustentáveis. A marca espera atingir o objetivo de fornecimento 100% sustentável de produtos de madeira até ao final de 2024.

Com mais de 2.750 lojas na Europa, a Action emprega mais de 74  mil colaboradores. Com a abertura desta nova loja, que vai operar das 09h às 21h, de segunda-feira a domingo. a Action está a criar 24 novos postos de trabalho.

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Tetra Pak

ESG

Tetra Pak recebe prémio Eficiência de Recursos nos Sustainable Packaging News Awards 2024

Quando combinada com polímeros de origem vegetal, a barreira à base de papel aumenta o conteúdo renovável de uma embalagem de cartão assética para 90%.

A Tetra Pak recebeu o prémio Eficiência de Recursos nos Sustainable Packaging News Awards 2024, pela introdução de uma barreira à base de papel.

Sendo uma inovação global no setor das embalagens de cartão, a barreira de papel, combinada com polímeros vegetais, reduz a pegada de carbono das embalagens asséticas para alimentos até um terço, mantendo os mais elevados níveis de segurança e desempenho alimentar. Este marco de redução de carbono foi verificado pelo Carbon Trust.

Como os sistemas alimentares globais exigem materiais renováveis com baixas emissões de carbono, a indústria de embalagens procura alternativas à camada de alumínio, que protege os alimentos de fatores externos, como o oxigénio e a luz. Ao substituir esta camada por uma barreira à base de papel, a embalagem de cartão para bebidas da Tetra Pak passa de uma média de 70% de conteúdo de papel, para aproximadamente 80%, ajudando a reduzir a pegada de carbono da embalagem.

Quando combinada com polímeros de origem vegetal, a barreira à base de papel aumenta o conteúdo renovável de uma embalagem de cartão assética para 90%.

“É uma honra receber este prémio da Sustainable Packaging News pela nossa inovação em materiais com a barreira à base de papel. Este prémio destaca o nosso compromisso com a inovação orientada para o cliente, aproveitando o potencial do papel para alcançar a renovabilidade, a reciclabilidade e a redução de carbono, com total garantia da segurança alimentar”, sublinha Marco Marchetti, vice president packaging materials, sales and distribution solutions da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros no nosso percurso para transformar os sistemas alimentares rumo a um futuro de baixo carbono. Juntos, estamos a preparar o caminho para uma nova era de embalagens sustentáveis que protegem não só os alimentos, mas também o nosso planeta.”, acrescenta.

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Bebidas

Wine&Soul apresenta três novas colheitas

Guru branco 2023, Pintas Character 2022 e Pintas 2022 chegam agora ao mercado.

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A Wine&Soul, empresa familiar implantada na região do Douro, faz chegar ao mercado três novas colheitas de referências do seu portfólio:  Guru branco 2023, Pintas Character 2022 e Pintas 2022. “Um trio que respeita a essência da produtora e a respetiva aposta em desenhar vinhos de território, nascidos em contexto de viticultura de montanha”, apresenta a Wine&Soul.
O Guru branco da colheita de 2023 tem origem numa vinha com mais de 70 anos, onde coexistem as castas Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho e Gouveio. Com exposição Norte e plantada em altitude, a cerca de 600 metros, serve de berço a um vinho que fermentou e estagiou em barricas de carvalho francês.
São também vinhas velhas que reúnem cerca de 30 castas autóctones que estão na base do tinto Pintas Character 2022. Depois de criteriosamente selecionadas, e parcialmente desengaçadas, as uvas fermentaram em lagar com pisa a pé. Tanto o estágio como a fermentação maloláctica ocorreram em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Já os mais de 90 anos da vinha que acomoda as 40 castas que fazem o Pintas 2022 pesam, no melhor dos sentidos, neste tinto cujos estágio e fermentação, à semelhança das referências anteriores, passaram por madeira durante 20 meses.
As vinhas da Wine&Soul estão localizadas na região do Douro, mais especificamente na sub-região do Cima Corgo, no Vale do Pinhão na aldeia de Vale de Mendiz, Ssão principalmente vinhas velhas com mais de 80 anos, com castas autóctones misturadas, incluindo a Quinta da Manoella, propriedade da família Serôdio Borges há cinco gerações.

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Retalho

JLL assessora a maior transação de retail park em Portugal

A venda do BPlanet “reforça o interesse contínuo dos investidores em retalho premium nacional”, assinala a JLL.

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A JLL, em co-exclusividade com a RPE, representou o vendedor, AM Alpha na venda do retail park BPlanet, localizado no Barreiro. A transação apresenta-se como a maior realizada em Portugal para um único retail park até à data.

Com uma localização estratégica entre Lisboa e Setúbal, no Barreiro, o BPlanet conta uma Área Bruta Locável (ABL) de 35.000 m². O parque combina o formato tradicional de retail park com uma galeria ancorada por um supermercado e unidades independentes, com uma taxa de ocupação de 99%. Entre os principais inquilinos encontram-se marcas de destaque como Auchan, Decathlon, Leroy Merlin, Radio Popular e McDonald’s.
Sandra Ludwig, Hhead of EMEA Retail Investment da JLL, sublinha que o sucesso desta transação “reforça a resiliência do mercado de retalho em Portugal e a confiança dos investidores em ativos de retalho estratégicos”.

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Logística

Aviludo lança frota de camiões refrigerados 100% elétricos

A Aviludo introduziu dois camiões Maxus 100% elétricos, de 7,5 toneladas.

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A Aviludo, parte do Grupo Metro, está a lançar uma frota de camiões refrigerados 100% elétricos, em parceria com Addvolt, Maxus e Frigicoll Portugal. “Esta iniciativa pioneira no setor de logística de alimentos implementada nas entregas em Lisboa, garante a segurança e qualidade dos produtos com impacto ambiental reduzido”, assegura a empresa.

A Aviludo introduziu dois camiões Maxus 100% elétricos, de 7,5 toneladas, equipados com sistemas de refrigeração da Frigicoll e alimentados pela inovadora Addvolt Power Unit. Este sistema permite à Aviludo manter a cadeia de frio sem recurso a combustíveis fósseis, promovendo uma operação de refrigeração contínua e ecológica.

Cada camião opera em modo de refrigeração por cerca de sete horas diárias, ainda mantendo 30% de autonomia ao final do dia, garantindo eficiência operacional sem interrupções. “Os benefícios deste sistema já são visíveis, nomeadamente, menor emissão de CO₂ – esta inovação permitiu a redução de 1125 kg de CO₂ mensais – e operação com menor ruído sonoro, especificamente nos centros urbanos”, avança a empresa de food service distribution.

Com o acompanhamento em tempo real através da plataforma My Addvolt, a Aviludo consegue monitorizar o consumo de energia, os níveis de bateria e a performance dos veículos.

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Não Alimentar

Eurofred lança depósito de armazenamento que aumenta a eficiência das bombas de calor

Como inovação, os depósitos, com capacidade de 200 e 300 litros, possuem um isolamento de 50 mm de espessura.

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A Eurofred, empresa multinacional especializada em conforto térmico com soluções de climatização, aerotermia e qualidade do ar interior, está a expandir a sua gama aerotérmica para climatização e fornecimento de água quente sanitária de alta eficiência com o lançamento do Aquatank NEO da Daitsu, que apresenta como “um depósito de armazenamento de AQS especificamente criado para maximizar o desempenho das instalações de bombas de calor”.

“O Aquatank NEO é construído com um permutador do tipo serpentina (tubular), concebido para funcionar com as bombas de calor aerotérmicas. Esta configuração, em conjunto com a sua disposição e grande superfície de permuta, garante o máximo desempenho ao otimizar o caudal e o salto térmico da bomba de calor, melhorando a eficiência energética da instalação e também o seu desempenho”, explica ainda.

Como inovação, os depósitos, com capacidade de 200 e 300 litros, possuem um isolamento de 50 mm de espessura. Este componente de última geração garante que a água quente é mantida a uma temperatura constante, evitando perdas e consequentemente picos no consumo de energia do sistema.

“O novo modelo cumpre com a norma EN-16147, exigida em bombas de calor de elevados padrões de eficiência e sustentabilidade”, destaca a Eurofred, distribuidora exclusiva de marcas como a Fujitsu, General, e a sua própria marca Daitsu, entre outras.

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O inevitável balanço na última edição do ano. E porque festejamos 35 anos, decidimos nesta data escolher 35 temas para celebrar esta data especial. Podiam ser ser muitos mais (a escolha não foi fácil), mas cada página desta retrospectiva reflete tendências, estratégias, inovações. Falamos de sustentabilidade, novas formas de consumo, negócio e de pessoas que, com a sua visão e trabalho, fazem a diferença.

Ao longo de 35 anos, o Hipersuper tem sido ‘voz’ de muitos profissionais de setores dinâmicos, desafiadores e em constante transformação. Celebrar esta data simbólica não é apenas uma oportunidade para recordar, mas também para reafirmar o nosso compromisso com os profissionais que todos os dias fazem o seu trabalho e mostram que falamos de setores que dão cartas na economia portuguesa.

2024 ficará marcado como um ano de resiliência. Numa conjuntura global e nacional de desafios económicos, geopolíticos e sociais, as empresas e os seus profissionais demonstraram, mais uma vez, a sua capacidade de adaptação e inovação. Enfrentaram pressões nos custos, mudanças nas preferências dos consumidores e a aceleração da transformação digital. Muitas tiveram que se reinventar.

E porque estamos na última edição do ano, é inevitável o balanço. Decidimos juntar aos 35 anos, 35 temas para celebrar esta data especial e um 2024 desafiante. Sabemos que poderiam ser muitos mais os temas, porque estes setores estão longe de se esgotar, mas cada página desta retrospetiva reflete uma história, uma tendência, um desafio. Falamos de inovação, sustentabilidade, novas formas de consumoestratégias e de pessoas que com visão e trabalho, fazem a diferença.

Com este olhar abrangente sobre o presente e o futuro, queremos continuar a ser, em 2025, a bússola informativa dos nossos leitores. Vamos continuar a chegar a si, em papel e no digital, com o mesmo rigor e proximidade que nos tornaram uma referência.

Falamos de setores onde a mudança é a única constante, mas há valores que não mudam: a confiança, a resiliência e a vontade de fazer mais e melhor. São esses os princípios que partilhamos com os nossos leitores e que nos guiam há 35 anos.

Obrigada aos nossos leitores, assinantes e clientes que nos acompanham e nos acrescentam valor. Em 2025, continuaremos aqui, ao seu lado, com o mesmo rigor e compromisso. Porque só assim faz sentido.

Bom natal e um 2025 com saúde e muitos negócios.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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