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Novo Lidl de Matosinhos vai apoiar a Legião da Boa Vontade

A nova loja Lidl de Matosinhos-Perafita abre a 19 de dezembro e vai doar bens alimentares ao Centro Social da Legião da Boa Vontade.

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Novo Lidl de Matosinhos vai apoiar a Legião da Boa Vontade

A nova loja Lidl de Matosinhos-Perafita abre a 19 de dezembro e vai doar bens alimentares ao Centro Social da Legião da Boa Vontade.

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A nova loja de Matosinhos-Perafita, doará diariamente, de segunda a sexta-feira, bens alimentares ao Centro Social da Legião da Boa Vontade, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade local.

O apoio integra a estratégia de responsabilidade social corporativa do Lidl Portugal, de que é exemplo o programa Realimenta, uma iniciativa prioritária de doação de bens alimentares, que abrange todas as lojas e entrepostos da insígnia,” fazendo chegar diariamente milhares de produtos a quem mais precisa, mediante a doação de artigos, já não aptos para a comercialização, mas em perfeitas condições de consumo, higiene e segurança”, refere a insígnia de retalho alimentar. 

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O apoio ao Centro Social da Legião da Boa Vontade vem reforçar a colaboração do Lidl com esta IPSS, da qual é parceiro desde 2017 e a quem doou cerca de 50 toneladas de alimentos para um total de 550 beneficiários em 2023, através das outras lojas Lidl no concelho.

“Esta parceria permite ampliar as nossas atividades e serviços integrantes dos projetos socio-educacionais. Entendemos que esta união de esforços contribui para um representativo aumento do apoio dado a famílias vulneráveis, promovendo, desta forma, uma maior inclusão socia”, agradece Ângelo Silva, administrador do Centro Social da Legião da Boa Vontade Porto,

Cristina Hanganu, diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal, sublinha, por sua vez, que “enquanto empresa com um forte sentido de responsabilidade corporativa”, está “profundamente” comprometida em apoiar as comunidades locais, “minimizando as suas carências”. “Esta colaboração com o Centro Social da Legião da Boa Vontade, através do nosso programa Realimenta, permite-nos alcançar o duplo objetivo de ajudar quem mais precisa e reduzir o desperdício alimentar”.

O apoio do Lidl ao concelho de Matosinhos tem-se manifestado ao longo dos anos através de diversas iniciativas, como os donativos feitos à Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos e ao Centro Social Padre Ramos, em 2020 e 2021 respetivamente, no âmbito do programa TransforMAR, ou o recente apoio de 2500 euros, integrado na Campanha Lidl Plus de apoio aos Bombeiros Portugueses, à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta, após os incêndios que assolaram o país no passado mês de setembro.

 

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Wine&Soul apresenta três novas colheitas

Guru branco 2023, Pintas Character 2022 e Pintas 2022 chegam agora ao mercado.

A Wine&Soul, empresa familiar implantada na região do Douro, faz chegar ao mercado três novas colheitas de referências do seu portfólio:  Guru branco 2023, Pintas Character 2022 e Pintas 2022. “Um trio que respeita a essência da produtora e a respetiva aposta em desenhar vinhos de território, nascidos em contexto de viticultura de montanha”, apresenta a Wine&Soul.
O Guru branco da colheita de 2023 tem origem numa vinha com mais de 70 anos, onde coexistem as castas Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho e Gouveio. Com exposição Norte e plantada em altitude, a cerca de 600 metros, serve de berço a um vinho que fermentou e estagiou em barricas de carvalho francês.
São também vinhas velhas que reúnem cerca de 30 castas autóctones que estão na base do tinto Pintas Character 2022. Depois de criteriosamente selecionadas, e parcialmente desengaçadas, as uvas fermentaram em lagar com pisa a pé. Tanto o estágio como a fermentação maloláctica ocorreram em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Já os mais de 90 anos da vinha que acomoda as 40 castas que fazem o Pintas 2022 pesam, no melhor dos sentidos, neste tinto cujos estágio e fermentação, à semelhança das referências anteriores, passaram por madeira durante 20 meses.
As vinhas da Wine&Soul estão localizadas na região do Douro, mais especificamente na sub-região do Cima Corgo, no Vale do Pinhão na aldeia de Vale de Mendiz, Ssão principalmente vinhas velhas com mais de 80 anos, com castas autóctones misturadas, incluindo a Quinta da Manoella, propriedade da família Serôdio Borges há cinco gerações.

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JLL assessora a maior transação de retail park em Portugal

A venda do BPlanet “reforça o interesse contínuo dos investidores em retalho premium nacional”, assinala a JLL.

A JLL, em co-exclusividade com a RPE, representou o vendedor, AM Alpha na venda do retail park BPlanet, localizado no Barreiro. A transação apresenta-se como a maior realizada em Portugal para um único retail park até à data.

Com uma localização estratégica entre Lisboa e Setúbal, no Barreiro, o BPlanet conta uma Área Bruta Locável (ABL) de 35.000 m². O parque combina o formato tradicional de retail park com uma galeria ancorada por um supermercado e unidades independentes, com uma taxa de ocupação de 99%. Entre os principais inquilinos encontram-se marcas de destaque como Auchan, Decathlon, Leroy Merlin, Radio Popular e McDonald’s.
Sandra Ludwig, Hhead of EMEA Retail Investment da JLL, sublinha que o sucesso desta transação “reforça a resiliência do mercado de retalho em Portugal e a confiança dos investidores em ativos de retalho estratégicos”.

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Logística

Aviludo lança frota de camiões refrigerados 100% elétricos

A Aviludo introduziu dois camiões Maxus 100% elétricos, de 7,5 toneladas.

A Aviludo, parte do Grupo Metro, está a lançar uma frota de camiões refrigerados 100% elétricos, em parceria com Addvolt, Maxus e Frigicoll Portugal. “Esta iniciativa pioneira no setor de logística de alimentos implementada nas entregas em Lisboa, garante a segurança e qualidade dos produtos com impacto ambiental reduzido”, assegura a empresa.

A Aviludo introduziu dois camiões Maxus 100% elétricos, de 7,5 toneladas, equipados com sistemas de refrigeração da Frigicoll e alimentados pela inovadora Addvolt Power Unit. Este sistema permite à Aviludo manter a cadeia de frio sem recurso a combustíveis fósseis, promovendo uma operação de refrigeração contínua e ecológica.

Cada camião opera em modo de refrigeração por cerca de sete horas diárias, ainda mantendo 30% de autonomia ao final do dia, garantindo eficiência operacional sem interrupções. “Os benefícios deste sistema já são visíveis, nomeadamente, menor emissão de CO₂ – esta inovação permitiu a redução de 1125 kg de CO₂ mensais – e operação com menor ruído sonoro, especificamente nos centros urbanos”, avança a empresa de food service distribution.

Com o acompanhamento em tempo real através da plataforma My Addvolt, a Aviludo consegue monitorizar o consumo de energia, os níveis de bateria e a performance dos veículos.

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Não Alimentar

Eurofred lança depósito de armazenamento que aumenta a eficiência das bombas de calor

Como inovação, os depósitos, com capacidade de 200 e 300 litros, possuem um isolamento de 50 mm de espessura.

A Eurofred, empresa multinacional especializada em conforto térmico com soluções de climatização, aerotermia e qualidade do ar interior, está a expandir a sua gama aerotérmica para climatização e fornecimento de água quente sanitária de alta eficiência com o lançamento do Aquatank NEO da Daitsu, que apresenta como “um depósito de armazenamento de AQS especificamente criado para maximizar o desempenho das instalações de bombas de calor”.

“O Aquatank NEO é construído com um permutador do tipo serpentina (tubular), concebido para funcionar com as bombas de calor aerotérmicas. Esta configuração, em conjunto com a sua disposição e grande superfície de permuta, garante o máximo desempenho ao otimizar o caudal e o salto térmico da bomba de calor, melhorando a eficiência energética da instalação e também o seu desempenho”, explica ainda.

Como inovação, os depósitos, com capacidade de 200 e 300 litros, possuem um isolamento de 50 mm de espessura. Este componente de última geração garante que a água quente é mantida a uma temperatura constante, evitando perdas e consequentemente picos no consumo de energia do sistema.

“O novo modelo cumpre com a norma EN-16147, exigida em bombas de calor de elevados padrões de eficiência e sustentabilidade”, destaca a Eurofred, distribuidora exclusiva de marcas como a Fujitsu, General, e a sua própria marca Daitsu, entre outras.

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Distribuição

Já pode ler a edição 429

O inevitável balanço na última edição do ano. E porque festejamos 35 anos, decidimos nesta data escolher 35 temas para celebrar esta data especial. Podiam ser ser muitos mais (a escolha não foi fácil), mas cada página desta retrospectiva reflete tendências, estratégias, inovações. Falamos de sustentabilidade, novas formas de consumo, negócio e de pessoas que, com a sua visão e trabalho, fazem a diferença.

Ao longo de 35 anos, o Hipersuper tem sido ‘voz’ de muitos profissionais de setores dinâmicos, desafiadores e em constante transformação. Celebrar esta data simbólica não é apenas uma oportunidade para recordar, mas também para reafirmar o nosso compromisso com os profissionais que todos os dias fazem o seu trabalho e mostram que falamos de setores que dão cartas na economia portuguesa.

2024 ficará marcado como um ano de resiliência. Numa conjuntura global e nacional de desafios económicos, geopolíticos e sociais, as empresas e os seus profissionais demonstraram, mais uma vez, a sua capacidade de adaptação e inovação. Enfrentaram pressões nos custos, mudanças nas preferências dos consumidores e a aceleração da transformação digital. Muitas tiveram que se reinventar.

E porque estamos na última edição do ano, é inevitável o balanço. Decidimos juntar aos 35 anos, 35 temas para celebrar esta data especial e um 2024 desafiante. Sabemos que poderiam ser muitos mais os temas, porque estes setores estão longe de se esgotar, mas cada página desta retrospetiva reflete uma história, uma tendência, um desafio. Falamos de inovação, sustentabilidade, novas formas de consumoestratégias e de pessoas que com visão e trabalho, fazem a diferença.

Com este olhar abrangente sobre o presente e o futuro, queremos continuar a ser, em 2025, a bússola informativa dos nossos leitores. Vamos continuar a chegar a si, em papel e no digital, com o mesmo rigor e proximidade que nos tornaram uma referência.

Falamos de setores onde a mudança é a única constante, mas há valores que não mudam: a confiança, a resiliência e a vontade de fazer mais e melhor. São esses os princípios que partilhamos com os nossos leitores e que nos guiam há 35 anos.

Obrigada aos nossos leitores, assinantes e clientes que nos acompanham e nos acrescentam valor. Em 2025, continuaremos aqui, ao seu lado, com o mesmo rigor e compromisso. Porque só assim faz sentido.

Bom natal e um 2025 com saúde e muitos negócios.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Blue Banana abre a primeira loja em Portugal

A marca espanhola de roupa outdoor entra no mercado nacional com a abertura de um espaço de venda no Centro Vasco da Gama, em Lisboa.

A Blue Banana, marca espanhola de roupa outdoor, dá mais um passo na sua expansão internacional com a abertura, este dia 18, da primeira loja física em Portugal. O novo espaço de venda, o primeiro em solo europeu fora de Espanha, surge com o apoio da Retail Mind, gestora e consultora ibérica especialista em retalho.
A loja está localizada no segundo piso do Centro Vasco da Gama dispondo de 55 m² de espaço. Com esta abertura, a Blue Banana reforça a sua estratégia omnicanal, consolidada em Espanha com vinte lojas próprias e várias dezenas de corners no El Corte Inglés e em lojas multimarca.

“Estamos num momento crucial de crescimento internacional para a Blue Banana e poder dar este próximo passo em Lisboa deixa-nos entusiasmados. É uma cidade de que gostamos imenso, onde se respira um estilo de vida que nos faz sentir em casa. Para além disso, a história de Portugal está muito ligada ao mar e repleta de aventureiros, o que está alinhado com a nossa visão do mundo”, salienta Juan Fernández-Estrada, co-CEO da marca.
Já Vítor Rocha, CEO do Grupo Retail Mind, destaca o contributo da empresa para a expansão internacional da marca, “Orgulhamo-nos de, em 12 anos de atividade, já termos assessorado a expansão de 125 marcas nacionais e internacionais, contribuindo para a abertura de mais de 2.800 lojas. Desta forma, a abertura da primeira loja física da Blue Banana em Portugal vem consolidar ainda mais este percurso”

A loja da marca espanhola no Centro Vasco da Gama foi concebida combinando elementos inspirados na natureza, no surf e nos desportos de montanha e estará aberta todos os dias da semana, das 10h às 00h00.

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Lego Travel Retail abre primeira loja no Aeroporto de Lisboa

Um dos destaques da loja é o mosaico em Lego exclusivo inspirado na capital.

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A Lego inaugurou uma loja no Aeroporto de Lisboa. Localizada no Terminal 1, tem uma área de 82 m² e oferece uma experiência imersiva para todas as idades.

Um dos destaques da loja é o mosaico em Lego exclusivo inspirado na capital, que dá as boas-vindas aos visitantes logo à entrada. Os passageiros poderão explorar uma ampla seleção de produtos Lego, que inclui linhas clássicas e coleções como Harry Potter, Star Wars, Super Heroes Marvel e Lego Technic. 

“Esta inauguração reforça o compromisso da Portugal Duty Free em ampliar a oferta de lojas no Aeroporto de Lisboa, oferecendo uma experiência única e acessível para todas as idades, tornando o aeroporto um destino de compras mais completo a todos os passageiros”, define a empresa de exploração e gestão de lojas nos aeroportos nacionais.

Annette Rosendahl, head of Travel Retail Development da Lego Group, sublinha que esta é a primeira loja Lego num aeroporto em Portugal e que pretende “oferecer aos passageiros do aeroporto de Lisboa uma experiência divertida e memorável na loja Lego”. 

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Kiabi recebe o Great Place To Work pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Kiabi Espanha e a Kiabi Portugal obtêm esta certificação, com um trust index de 79% e 77%, respetivamente.

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A Kiabi, marca de moda a pequenos preços, voltou a ser reconhecida como um ‘Excelente Lugar para Trabalhar’, com a certificação atribuída pela consultora Great Place To Work, que identifica e certifica ambientes de trabalho de excelência.

“Esta certificação, reconhecida a nível mundial, posiciona a Kiabi como uma empresa comprometida com o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores, confirmando que oferece um ambiente de trabalho excecional”, congratula-se a empresa.

Os resultados internacionais da pesquisa destacam, em particular, a elevada confiança dos profissionais na empresa, com um trust index global de 75%. Em Espanha, este índice atinge os 79% e, em Portugal, os 77%. Os índices relacionados com a liderança atingiram 81% em Espanha e 82% em Portugal.

“Esta certificação é um grande marco, pois reflete o compromisso contínuo da Kiabi em criar um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e orientado para o bem-estar das equipas. Obrigado a todos os kiabers por contribuírem todos os dias para que a Kiabi seja um excelente lugar para trabalhar”, agradece Oliver Gómez, HR Director Iberia.

Fundada em 1978 no norte de França, a Kiabi está presente em 33 países, com mais de 640 pontos de contacto, e uma equipa de 10 mil colaboradores de 83 nacionalidades diferentes. Em Espanha, onde está desde 1993, a Kiabi possui uma rede de 72 lojas. Em Portugal, onde chegou em 2010, a Kiabi expandiu a sua presença com 13 lojas.

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Aldi abre nova loja no Parchal

Esta será a última abertura do ano da insígnia, que conta com um total de 153 lojas em todo o país.

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Esta quarta-feira a ALDI Portugal inaugura a sua mais recente loja no Parchal. Localizada na Rua Infante de Sagres, o novo espaço conta com dois pisos e será será a segunda da insígnia no município – tendo sido a primeira inaugurada há 11 anos, em Lagoa. Com esta abertura, a Aldi passa a contar com 22 lojas no distrito de Faro, consolidando, assim, a sua posição como o retalhista discount com maior presença na região do Algarve.

Com 1.100 m² de área de vendas, o novo espaço tem 108 lugares de estacionamento, abrangendo lugares para mobilidade reduzida, suportes para bicicletas, dogs parking e, ainda, postos de carregamento para veículos elétricos. O acesso à loja, localizado no primeiro andar, será facilitado por passadeiras mecânicas e elevador, de forma a garantir o conforto e conveniência de todos os visitantes.

A inauguração deste novo espaço gerou cerca de 20 novos postos de trabalho, com prioridade para a contratação local. Além disso, de forma a apoiar as comunidades locais onde está inserida, a Aldi doará os excedentes alimentares desta loja ao Banco Alimentar do Algarve, que apoia mais de 27.800 pessoas através de 120 instituições de solidariedade social.

Esta será a última abertura do ano da insígnia, que tem vindo a aumentar o número de lojas em Portugal de forma contínua. A Aldi termina 2024 com um total de 153 lojas.

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Skyn chega a Portugal com campanha ao som de João Só e Carolina de Deus

A Skyn é uma marca mundial de preservativos premium non-latex, pertencente ao Grupo Lifestyles, e que chega agora oficialmente ao mercado português.

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A Skyn, marca de preservativos non-latex, apresenta-se ao mercado português com uma canção original, interpretada pelos músicos João Só e Carolina de Deus, “e que pretende celebrar a intimidade que os produtos da marca permitem, com o seu conceito único de ‘pele com pele'”, especifica.
A Skyn é uma marca mundial de preservativos premium non-latex, pertencente ao Grupo Lifestyles, e que chega agora oficialmente ao mercado português. Para marcar a sua entrada em Portugal, a Skin apresenta-se com o mote ‘Feel Everything – Isto Muda Tudo’, ilustrado no lançamento de uma música original de João Só intitulada ‘Põe-te na minha pele’, interpretada num dueto com Carolina de Deus.
“Trazer a Skyn para Portugal é algo que nos entusiasma particularmente, por permitir à Lifestyles oferecer aos consumidores uma alternativa premium que redefine a experiência de prazer e intimidade. Esta campanha musical reflete o coração da marca Skin: elegância, intimidade e autenticidade”, afirma Patrícia Coelho, diretora de Marketing da Lifestyles.
O videoclipe, que acompanha a música, já se encontra disponível nas redes sociais da marca e dos cantores.

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