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Promoções vão dominar as compras de Natal
É o que revela um estudo online desenvolvido pela Escolha do Consumidor: 61% dos inquiridos planeia as compras com base nas promoções.
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A Escolha do Consumidor desenvolveu um estudo online para analisar as preferências, tendências e hábitos de consumo dos consumidores nos últimos meses do ano. A maior parte dos inquiridos, 55%, planeia gastar entre 100 e 200 euros em presentes e 19% tem intenção de gastar entre 50 e 100 euros.
Somente 23% considera dispor de orçamentos superiores a 200 euros, enquanto 3% prefere reduzir os custos e gastar até 50 euros. “Mais de metade dos entrevistados afirma ainda que o orçamento se mantém semelhante ao do ano anterior (54%). Por outro lado, 27% prepara-se para gastar menos na compra das prendas deste Natal e 19% tenciona gastar mais”, indica o estudo.
Os presentes de Natal destinam-se sobretudo à família próxima (54%) e aos amigos (26%). Parentes afastados (12%) e colegas de trabalho (7%) ocupam as posições seguintes, enquanto “outros” representam 1% dos destinatários.
Comprar com base em promoções
Para a escolha dos presentes, 61% programa as compras com base nas promoções disponíveis no mercado, 34% aproveita pontualmente os artigos com descontos. Apenas 5% realiza as compras independentemente das campanhas promocionais que estão a decorrer no momento. Há quem prefira diversificar os presentes a cada Natal, como 66% dos participantes, porém 31% repete algumas das prendas ao longo dos anos. 3% dos entrevistados não decidiram ainda o que vão fazer no que diz respeito a este tema.
Quanto aos métodos de compra, 49% dos consumidores revela que vai distribuir as compras de forma equilibrada entre lojas físicas e a via online. No entanto, 41% pretende manter a tradição de comprar pessoalmente os seus presentes de Natal em lojas físicas. Já 10% dos entrevistados, refere que vai fazer as suas compras exclusivamente online.
Quando questionados sobre como organizam a compra das suas prendas, 51% dos participantes afirma que planeia antecipadamente. Cerca de 40% admite comprar alguns dos seus presentes de Natal por impulsivo e, curiosamente, 9% indica que grande parte das suas compras é feita sem qualquer tipo de planeamento.
“Muitos consumidores planeiam com antecedência as compras que vão fazer e mantêm um orçamento idêntico ao do ano passado, o que demonstra preocupação elevada com a gestão financeira, evitando a compra por impulso”, explica Cristiana Faria, diretora de Marketing na ConsumerChoice.
Roupas e brinquedos dominam compras
Roupa e acessórios de moda serão as opção de compra dos presentes para 22% dos entrevistados. Já 20% irá comprar mais brinquedos, 16% tem a intenção de comprar cosméticos e perfumes e 13% está mais inclinado para a compra de livros e entretenimento. Alimentos e bebidas (10%), produtos tecnológicos (10%) e artigos para casa (8%) também são algumas das categorias mencionadas pelos inquiridos. Por fim, opções como viagens, chocolates e dinheiro estão na lista para uma pequena percentagem dos consumidores este ano (1%).
No geral, o cartão de débito é o método de pagamento mais utilizado pelos participantes (37%). O MB Way (26%) e os pagamentos em dinheiro (21%) também são duas das opções eleitas pelos entrevistados. Com menor expressão surge o Paypal e outras carteiras digitais (7%).
O questionário foi respondido por 988 portugueses, 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do masculino, com idades entre 18 e 64 anos. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (32%), região do Norte (23%), Centro (21%), Grande Porto (13%) e a restante percentagem está distribuída em outros pontos do país. A ConsumerChoice é plenamente e unicamente responsável pela integridade e precisão dos dados obtidos.