Retail Mind vai desenvolver quatro retail parks em Portugal até 2027
O Grupo Retail Mind, gestor e consultor ibérico especialista em retalho, está a desenvolver quatro novos retail parks em Portugal, com inaugurações previstas para os próximos dois anos, até janeiro de 2027.

Hipersuper
Óscar Barranco: “A edição deste ano destaca-se pela forte presença de expositores com soluções inovadoras em sustentabilidade e automação”
Havaianas estreia conceito de loja em Portugal
Recheio reabre loja em Évora
Pingo Doce e Fnac estabelecem parceria com campanha promocional exclusiva
MO reabre loja em Vila Real com novo design
Delícia de Pera Rocha: a nova aposta da Panidor com sabor português
Pescanova apresenta Filetes de Perca Gigante com Pele
Too Good To Go e APED promovem 1.ª jornada para a redução do desperdício alimentar
Pinhais e Nuri celebram a tradição com novas edições limitadas de “Caldeirada”
Javier López é o novo CEO da Decathlon
Felgueiras, Póvoa de Varzim, Cantanhede e Ponta Delgada são os destinos dos quatro novos empreendimentos comerciais da Retail Mind. Representam um investimento de 150 milhões de euros e originarão perto de 2.000 postos de trabalho, diretos e indiretos, nas regiões de implantação, revela o grupo gestor e consultor ibérico especialista em retalho.
Após os espaços construídos em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, a empresa avança para os quatro novos projetos. Vítor Rocha, CEO do grupo, defende que este é um modelo que permite maior comodidade ao cliente. “O Pós-covid, acentuou-se a necessidade das pessoas em fazerem compras em espaços mais amplos, com entrada e saída de loja mais prática, diretamente para o exterior. Há mais segurança, facilidade e conveniência”, afirma.
Os diferentes projetos terão mais de 50 mil metros quadrados acumulados de área bruta locável (ABL) e 45 lojas, entre outras valências.
O Felgueiras Retail Park nascerá nas antigas instalações da Belcor, com 11.000 m2 de ABL e inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025. O projeto, de utilização mista, está 100% comercializado, compreendendo oito lojas, entre as quais Aldi, Max Mat, Rádio Popular, Espaço Casa, Fábrica dos Óculos e JYSK, um posto de combustível e uma zona destinada a habitação, contemplando 104 apartamentos em condomínio privado.

Cantanhede Retail Park
Na região do Centro, o Cantanhede Retail Park surgirá até final de 2025 na Estrada Nacional 234, junto à Expofacic, com cerca de 6.000 m2 de área bruta locável. O empreendimento já foi comercializado a 100%, contará com seis lojas – Pingo Doce, Rádio Popular, Espaço Casa, JYSK, Burger King – e uma farmácia. “A obra foi retomada após a replantação de dezenas de sobreiros, em linha com a preocupação da empresa em relação ao enquadramento paisagístico”., indica o Grupo Retail Mind.
O retail park da Póvoa de Varzim será o maior deste novo quarteto e um dos maiores de Portugal, na sua categoria, com uma ABL de cerca de 21.000 m2, ocupando um terreno de 45.000 m2, na Avenida do Mar, junto ao parque da cidade. Terá cerca de 550 lugares de estacionamento e 20 lojas, 80% das quais já comercializadas, contando com um Aldi como ‘âncora’ no segmento alimentar. As obras do projeto, desenvolvido em parceria com o FVC Group, arrancarão no primeiro trimestre de 2025 e o empreendimento abrirá ao público até ao final de 2026.
Já o Azores Retail Park, localizado junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, representa a entrada da empresa no arquipélago. A primeira pedra deste projeto com cerca de 15.000 m2 de ABL foi lançada no passado dia 22 de novembro, contemplando 11 lojas com cerca de 50% de ‘market entries’, ou seja, marcas que estarão pela primeira vez presentes na região. FNAC, Fábrica dos Óculos e JYSK são algumas dessas novidades, entre presenças como Continente, Worten ou SportZone, a par de 800 lugares de estacionamento. Está totalmente comercializado e tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026.