Redução do impacto ambiental é prioridade para a ID Logistics
Entre as medidas implementadas está a otimização das rotas de transporte e a monitorização do consumo de energia nos centros logísticos.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A ID Logistics desenvolveu vários projetos com o objetivo de reduzir, até 2023, a pegada ambiental das suas atividades em 40%. A empresa quer assumir-se como uma referência da sustentabilidade no setor da logística.
O setor da logística é um dos setores com maior impacto ambiental devido à quantidade de energia que consome para realizar as suas operações, relacionadas com o transporte, o armazenamento ou a distribuição. “O setor da logística e dos transportes contribui com pouco mais de um terço das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), sendo por isso o setor com maiores emissões em muitos países desenvolvidos”, destaca a empresa num comunicado, onde assinala que, em sintonia com a Agenda 2030 das Nações Unidas, implementou vários projetos na área da sustentabilidade
Uma das iniciativas diz respeito à otimização das rotas de transporte, o que permite reduzir significativamente as emissões de CO2, e outra refere-se à monitorização dos custos de energia, tendo a empresa implementado sistemas avançados de monitorização dos centros logísticos.
A multinacional está igualmente a trabalhar para reduzir e reciclar os resíduos próprios. Um dos exemplos disso, é a substituição de bolsas de ar de plástico por desperdício de cartão, “o que se traduz na diminuição de 4,2 toneladas de plástico”, assinala.
“Assumimos como prioridade esta questão, as alterações climáticas afetam-nos a todos. Na ID Logistics sentimos que devemos dar o nosso contributo, e colocámos a sustentabilidade no topo dos nossos objetivos para os próximos anos”, salienta Vitória Nunes, diretora da Unidade de Negócios da ID Logistics Portugal.
O grupo internacional de logística contratual gere cerca de 400 centros em 18 países, representando mais de oito milhões de metros quadrados de instalações de armazenamento na Europa, América, Ásia e África e conta com 38 mil colaboradores. Gerou, em 2023, receitas de 2.750 milhões de euros.