Palhaços d’Opital une-se à Delta Cafés e à Coca-Cola para ‘Tocar Magia’ este Natal
Chama-se ‘Tocar Magia’, é realizada pela associação Palhaços d’Opital, com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, e vai permitir enviar um postal cantado a alguém hospitalizado.
Ana Grácio Pinto
Palhaços d’Opital une-se à Delta Cafés e à Coca-Cola para ‘Tocar Magia’ este Natal
Já pode ler a edição 428
Mascotes AL e DI chegam em formato peluche
Cláudia Ferreira é a National OnSite Director da Adecco
Aveleda distinguida com o Referencial Nacional de Sustentabilidade
Mercadinho de Natal regressa ao Spacio Shopping
Redução do impacto ambiental é prioridade para a ID Logistics
Guimarães será a Capital Verde Europeia 2026
Braga Parque sensibiliza para a quadra natalícia
Há três projetos empresariais portugueses finalistas nos prémios europeus ARIA 2024
Possibilitar um momento de alegria e humor e transmitir afeto e um pouco de esperança aos adultos hospitalizados, particularmente os mais idosos. É este o objetivo da iniciativa ‘Tocar Magia’, apresentada esta quarta-feira na ULS Santa Maria e que é também o nome da música criada por Zé Rebola, vocalista dos Anaquim, para os Palhaços d’Opital e interpretada artistas como Diogo Piçarra, Toy, Mafalda Umbelino Camilo e Zé Rebola, além do Coimbra Gospel Choir, da Tuna Médica de Lisboa e os próprios Palhaços d’Opital.
“A Palhaços d’Opital leva alegria, humor e afetos a adultos e em especial aos mais velhos hospitalizados, através da arte do palhaço, da música, do teatro, da magia, da alegria, do humor. Desta feita sonhámos com um postal cantado. Um postal que pretende levar a magia do Natal a todos os hospitais e lares de Portugal”, apresentou Isabel Rosado, cofundadora e presidente da Palhaços d’Opital.
As várias interpretações – cada uma é um postal musical – estão disponíveis no site www.tocarmagia.pt e qualquer pessoa pode aceder e escolher a versão de que mais gosta. Depois, tem duas opções. Pode enviá-la diretamente do site, via WhatsApp, para qualquer familiar, amigo ou colega, ainda para alguém que esteja hospitalizado ou trabalhe numa unidade hospitalar.
Mas é também possível enviar o postal cantado para algum dos hospitais parceiros da associação Palhaços d’Opital. Através de um formulário disponível no site, basta escolher a interpretação preferida e personalizar o postal com nome do destinatário – que pode ser um paciente, um profissional ou até uma ala hospitalar inteira, o nome do hospital e uma mensagem a acompanhar. A associação fará chegar este postal ao destinatário. “Ou seja, a nossa maravilhosa equipa vai cantar diretamente para aquela pessoa. Imaginemos que vocês têm um profissional de saúde que vai estar a trabalhar e que querem homenagear. Devem preencher o formulário e depois nós, dentro das nossas capacidades, fazemos pessoalmente a entrega, destes postais mais individualizados”, explicou Isabel Rosado.
As ULS Santa Maria, Amadora Sintra, São João, Matosinhos, o IPO de Coimbra e a ULSR Leiria são as unidades hospitalares para onde pode ser enviado o postal musical. Esta campanha vai materializar-se não só nos hospitais cantados, mas também na continuação em 2025 do programa de duas visitas semanais aqui ao Hospital Santa Maria, graças ao donativo da Coca-Cola e da Delta Cafés, revelou ainda a responsável.
“Criar momentos especiais”
A iniciativa ‘Tocar Magia’ conta com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, duas empresas que já têm uma relação de parceria com a Palhaços d’Opital.
“Para mim, pessoalmente, para nós como equipa e para nós como companhia, esta é uma iniciativa que realmente toca o coração. Está no nosso ADN criar momentos especiais, ajudar o próximo, fazer a diferença com pequenos momentos. E especialmente agora que é Natal, é uma magia que estamos a dispersar de uma maneira linda”, assinalou Ana Claudia Ruiz, Diretora Geral da Coca-Cola, na apresentação da iniciativa. Agradeceu ainda à equipa dos Palhaços d’Opital por criarem “este impacto, fazerem sorrir as pessoas”. “Acho de uma bondade, de um calor humano que é impagável”.
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, sublinhou o impacto que os Palhaços d’Opital têm “naqueles que mais precisam, sobretudo as pessoas mais velhas que estão há bastante tempo no hospital”. “E, portanto, depois de ficar comovido e de coração cheio por ver o impacto tão bom que têm junto de quem realmente mais precisa, e o pouco que seja, o tanto que é, só podíamos reforçar esta relação também no conjunto com a Coca-Cola. Estamos orgulhosos de poder apoiar um momento como o Natal, que é um momento que tem de ser de alegria, de família e de bem-estar. É isso que está no ADN de uma empresa como a Delta, foi isso que o meu avô deixou à minha família como legado: aquilo que pudermos fazer, tem que ser feito. Portanto, tínhamos que estar juntos, tínhamos que apoiar”, afirmou.
Por sua vez, Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, salientou que a presença dos Palhaços d’Opital tem dado “tantos momentos de alegria”, a pacientes e familiares e aos profissionais que ali trabalham. “O que fazem, duas vezes por semana, é também contribuírem de uma forma direta, sentida, naquilo que é a nossa responsabilidade de humanizar a permanência daqueles que durante algum tempo têm que estar connosco, sobretudo os mais fragilizados”, destacou.
Fundada a 12 de fevereiro de 2013, a Palhaços d’Opital foi pioneira na Europa no trabalho com foco nos idosos, em ambiente hospitalar. Em quase 12 anos, alcançou 975.600 pessoas com 1.220 visitas em hospitais e 5.995 horas de atuação em oito hospitais parceiros.