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Palhaços d’Opital une-se à Delta Cafés e à Coca-Cola para ‘Tocar Magia’ este Natal

Chama-se ‘Tocar Magia’, é realizada pela associação Palhaços d’Opital, com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, e vai permitir enviar um postal cantado a alguém hospitalizado.

Ana Grácio Pinto
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Palhaços d’Opital une-se à Delta Cafés e à Coca-Cola para ‘Tocar Magia’ este Natal

Chama-se ‘Tocar Magia’, é realizada pela associação Palhaços d’Opital, com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, e vai permitir enviar um postal cantado a alguém hospitalizado.

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Possibilitar um momento de alegria e humor e transmitir afeto e um pouco de esperança aos adultos hospitalizados, particularmente os mais idosos. É este o objetivo da iniciativa ‘Tocar Magia’, apresentada esta quarta-feira na ULS Santa Maria e que é também o nome da música criada por Zé Rebola, vocalista dos Anaquim, para os Palhaços d’Opital e interpretada artistas como Diogo Piçarra, Toy, Mafalda Umbelino Camilo e Zé Rebola, além do Coimbra Gospel Choir, da Tuna Médica de Lisboa e os próprios Palhaços d’Opital.

“A Palhaços d’Opital leva alegria, humor e afetos a adultos e em especial aos mais velhos hospitalizados, através da arte do palhaço, da música, do teatro, da magia, da alegria, do humor. Desta feita sonhámos com um postal cantado. Um postal que pretende levar a magia do Natal a todos os hospitais e lares de Portugal”, apresentou Isabel Rosado, cofundadora e presidente da Palhaços d’Opital.

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As várias interpretações – cada uma é um postal musical – estão disponíveis no site www.tocarmagia.pt e qualquer pessoa pode aceder e escolher a versão de que mais gosta. Depois, tem duas opções. Pode enviá-la diretamente do site, via WhatsApp, para qualquer familiar, amigo ou colega, ainda para alguém que esteja hospitalizado ou trabalhe numa unidade hospitalar.

Mas é também possível enviar o postal cantado para algum dos hospitais parceiros da associação Palhaços d’Opital. Através de um formulário disponível no site, basta escolher a interpretação preferida e personalizar o postal com nome do destinatário – que pode ser um paciente, um profissional ou até uma ala hospitalar inteira, o nome do hospital e uma mensagem a acompanhar. A associação fará chegar este postal ao destinatário. “Ou seja, a nossa maravilhosa equipa vai cantar diretamente para aquela pessoa. Imaginemos que vocês têm um profissional de saúde que vai estar a trabalhar e que querem homenagear. Devem preencher o formulário e depois nós, dentro das nossas capacidades, fazemos pessoalmente a entrega, destes postais mais individualizados”, explicou Isabel Rosado.

As ULS Santa Maria, Amadora Sintra, São João, Matosinhos, o IPO de Coimbra e a ULSR Leiria são as unidades hospitalares para onde pode ser enviado o postal musical. Esta campanha vai materializar-se não só nos hospitais cantados, mas também na continuação em 2025 do programa de duas visitas semanais aqui ao Hospital Santa Maria, graças ao donativo da Coca-Cola e da Delta Cafés, revelou ainda a responsável.

“Criar momentos especiais”

A iniciativa ‘Tocar Magia’ conta com o apoio da Coca-Cola e da Delta Cafés, duas empresas que já têm uma relação de parceria com a Palhaços d’Opital.

“Para mim, pessoalmente, para nós como equipa e para nós como companhia, esta é uma iniciativa que realmente toca o coração. Está no nosso ADN criar momentos especiais, ajudar o próximo, fazer a diferença com pequenos momentos. E especialmente agora que é Natal, é uma magia que estamos a dispersar de uma maneira linda”, assinalou Ana Claudia Ruiz, Diretora Geral da Coca-Cola, na apresentação da iniciativa. Agradeceu ainda à equipa dos Palhaços d’Opital por criarem “este impacto, fazerem sorrir as pessoas”. “Acho de uma bondade, de um calor humano que é impagável”.

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, sublinhou o impacto que os Palhaços d’Opital têm “naqueles que mais precisam, sobretudo as pessoas mais velhas que estão há bastante tempo no hospital”. “E, portanto, depois de ficar comovido e de coração cheio por ver o impacto tão bom que têm junto de quem realmente mais precisa, e o pouco que seja, o tanto que é, só podíamos reforçar esta relação também no conjunto com a Coca-Cola. Estamos orgulhosos de poder apoiar um momento como o Natal, que é um momento que tem de ser de alegria, de família e de bem-estar. É isso que está no ADN de uma empresa como a Delta, foi isso que o meu avô deixou à minha família como legado: aquilo que pudermos fazer, tem que ser feito. Portanto, tínhamos que estar juntos, tínhamos que apoiar”, afirmou.

Por sua vez, Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, salientou que a presença dos Palhaços d’Opital tem dado “tantos momentos de alegria”, a pacientes e familiares e aos profissionais que ali trabalham. “O que fazem, duas vezes por semana, é também contribuírem de uma forma direta, sentida, naquilo que é a nossa responsabilidade de humanizar a permanência daqueles que durante algum tempo têm que estar connosco, sobretudo os mais fragilizados”, destacou.

Fundada a 12 de fevereiro de 2013, a Palhaços d’Opital foi pioneira na Europa no trabalho com foco nos idosos, em ambiente hospitalar. Em quase 12 anos, alcançou 975.600 pessoas com 1.220 visitas em hospitais e 5.995 horas de atuação em oito hospitais parceiros.

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A penúltima edição de 2024 do Hipersuper tem como destaque uma entrevista com Manuel Tarré, presidente da Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares, que defende a uniformidade da taxa de IVA para os produtos alimentares, pede que seja concretizada a prometida descida do IRC às empresas e alerta para a classificação das pequenas e médias empresas, inalterada desde 2005. “Ficaria muito satisfeito se conseguíssemos reduzir o IVA”, afirma.

“Ficaria muito satisfeito se conseguíssemos reduzir o IVA”, afirma Manuel Tarré na entrevista.

“Com a cultura de empresa que temos, não conseguimos ficar parados”, afirma o CEO da Sociedade da Água de Monchique, em entrevista ao Hipersuper. Vítor Hugo Gonçalves fala do presente e do futuro de uma empresa fundada há 32 anos e que tem agitado o mercado das águas, fruto de um constante investimento em inovação e em soluções sustentáveis, sempre com foco no consumidor. Uma entrevista que vale a pena ler.

Também fomos conversar com António Maria e Francisco Soares Franco, co-CEO’s da José Maria da Fonseca, uma empresa que faz 190 anos e que tem marcado a fileira dos vinhos. Fazem parte da sétima geração à frente da gestão da empresa, e não esquecem a responsabilidade e o contínuo compromisso para com a vinha, as marcas, os colaboradores e os clientes, e as gerações vindouras.

Este mês, fomos visitar o Laboratório de Biologia Molecular do Pingo Doce que certifica o que chega à mesa do consumidor. É aqui que o ADN dos ingredientes dos produtos marca própria do universo Jerónimo Martins é posto à prova e confirmado. Inaugurado em 2021, é o único em Portugal detido por uma empresa do retalho alimentar.

Também em entrevista ao nosso jornal, Pedro Lira, head of e-commerce, IT & transformation da Zippy, destaca os avanços tecnológicos e estratégicos por detrás do novo site da marca, concebido para integrar de forma eficaz os canais físicos e digitais. E as novidades não se ficam por aqui: “para início de 2025 queremos lançar a App da Zippy”, afirma.

E porque a época natalícia está aí e o bacalhau é rei na mesa de Natal, fomos perceber quais as tendências que moldam o consumo de bacalhau e como é que as marcas se preparam para responder à crescente procura nesta época festiva. Fomos também saber como as empresas do setor da panificação estão a intensificar as suas estratégias para destacar produtos e conquistar consumidores.

setor do retalho em Portugal atravessa uma fase de forte dinamismo e reinvenção, marcada pela consolidação de formatos tradicionais e pela ascensão de novos conceitos. O momento para ouvir,  João Esteves, partner e líder do departamento de retalho da Cushman & Wakefield, que analisa as principais tendências do mercado e antecipa os desafios e oportunidades que moldarão o futuro do setor.

Fomos conhecer a Pobeira, uma cerveja com alma do Norte e um objetivo de internacionalização. O nome não deixa dúvidas: ser uma homenagem às raízes Poveiras dos seus criadores e ao sotaque típico nortenho. Mas em pouco mais de um ano no mercado, Edgar Gonçalves e Artur Giesteira levaram a sua cerveja artesanal para lá da Póvoa de Varzim e implantaram-na no Norte. A Pobeira deu-se a conhecer em eventos pelo país, conquistou prémios e iniciou a exportação e uma estratégia de consolidação no mercado nacional. Vale a pena conhecer a história.

Também nesta edição, analisamos os dados da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e da European Coffee Federation que avançam que 80% dos portugueses consomem café diariamente. Este é um setor que está em crescimento desde 2021, depois da contração verificada em 2020, devido à pandemia. Ouvimos responsáveis de três empresas sobre 2024, mas também sobre um dos próximos desafios do setor: o Regulamento Anti Desflorestação da União Europeia (EUDR).

Mudar para embalagens reutilizáveis está a impor exigências a produtores, distribuidores, retalhistas e consumidores. “Mas vai trazer inúmeras vantagens ambientais, sociais e, se os verdadeiros impactos de cada operação e produto fossem justamente contabilizados, também vantagens económicas”, defende a Agência Portuguesa do Ambiente. Tanto no setor do papel, como do vidro e do plástico, as empresas estão a usar a inovação tecnológica para reduzir o impacto das embalagens de uso único. São disso exemplo os players que falaram com o Hipersuper para o Especial Embalagens, que faz parte desta edição.

Ainda neste número, e porque Portugal é o segundo maior produtor de Bimi na União Europeiaouvimos Alberto Alapont, Bimi brand manager para Portugal, Espanha e Itália, explica os motivos do investimento no nosso país.

Também fomos conversar com Vanessa Silva, diretora de marketing do Recheio, empresa que patrocina o concurso Jovem Talento da Gastronomia 2024 (JTG), direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria de todo o país e que sublinha “que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”.

Também falamos de vinho e de quais são os desafios e as oportunidades para o setor. Avizinha-se uma crise vitivinícola sem precedentes? Foi o que que foi discutido numa conferência realizada na Universidade Portucalense, organizada pela ANCEVE (Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas) que reuniu várias personalidades, representativas do setor a vários níveis e da academia. Estivemos lá e contamos tudo nesta edição.

Estes são alguns dos destaques da edição 428 do Hipersuper, que conta também com as opiniões de Sara Monte e Freitas, David Lacasa da Lantern, Fábio Pires da agap2, José Duarte da CAMB, Ana Trigo Morais da Sociedade Ponto Verde, Luís Castanho da Weborama Portugal e de Ana Marques da Esti Portugal.

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Retalho

Mascotes AL e DI chegam em formato peluche

Além da dupla de peluches, estarão também disponíveis o Saco e a Bolsa Dobrável AL & DI.

As mascotes AL e DI chegam agora em formato peluche. A partir deste sábado, 30 de novembro, o Pack de Peluches AL & DI estará disponível em todas as lojas ALDI Portugal.

AL, a mascote engraçada que adora queijo e bananas, e DI, o especialista a encontrar soluções para tudo, ficaram conhecidos por protagonizar as campanhas do retalhista e são agora as estrelas desta oferta de stock limitado.

Além da dupla de peluches, estarão também disponíveis o Saco e a Bolsa Dobrável AL & DI.

A campanha de Natal do retalhista, que tem como lema “Um Natal em equipa é um Natal melhor”, pretende demonstrar aquele que é o ADN da marca: simplificar as compras natalícias e proporcionar produtos de elevada qualidade a preços baixos. O spot televisivo já está no ar e convida todos a celebrar as festividades de forma especial e acessível.

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Retalho

Cláudia Ferreira é a National OnSite Director da Adecco

Com quase duas décadas de experiência, Cláudia Ferreira irá impulsionar o crescimento e a excelência operacional no segmento OnSite da empresa.

A Adecco Portugal anuncia a contratação de Cláudia Ferreira como National OnSite Director. “Com uma carreira de quase 20 anos na área de Recursos Humanos, Cláudia distingue-se pela sua vasta experiência no desenvolvimento de pessoas, implementação de processos e gestão de operações de grande volume, o que será essencial para impulsionar os resultados internos e externos da empresa”, apresenta a empresa.

Cláudia Ferreira consolidou a sua experiência em multinacionais como a Randstad, onde desempenhou funções durante 18 anos, e na Multipessoal, onde exerceu o cargo de diretora comercial de Trabalho Temporário e Outsourcing. O seu know-how em gestão comercial, negociação e desenvolvimento de negócios, aliado à sua capacidade de liderança em contextos de grande volume, faz dela uma peça-chave na estratégia da Adecco para o segmento OnSite.

“Não podia estar mais feliz com a oportunidade de entrar na Adecco, participar no crescimento do Segmento OnSite, num projeto muito ambicioso e com um posicionamento estratégico para Portugal”, afirma Claúdia Ferreira.

A entrada de Cláudia Ferreira reflete o compromisso da Adecco em reforçar a excelência na entrega de soluções OnSite, um modelo estratégico que otimiza operações e potencia resultados. Entre as suas principais responsabilidades estão a implementação de processos de melhoria contínua, o desenvolvimento das equipas e a criação de estratégias inovadoras que impulsionem as vendas e os resultados.

“Estamos muito entusiasmados com a entrada da Cláudia na nossa equipa. Os seus valores, como integridade, orientação para o cliente, maturidade, resiliência e capacidade de adaptação, aliados à sua experiência e visão estratégica serão determinantes para consolidar e expandir o segmento OnSite, reforçando o nosso compromisso em oferecer soluções de excelência aos nossos clientes. Este é um passo importante para o crescimento da Adecco em Portugal”, define Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal.

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Bebidas

Aveleda distinguida com o Referencial Nacional de Sustentabilidade

A mais importante certificação de sustentabilidade nacional do setor vitivinícola vem somar-se à B Corp, conquistada pela Aveleda em julho

A Aveleda foi distinguida com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, a mais importante certificação nacional neste setor, que valida práticas ambientais, sociais e de gestão responsáveis. Este reconhecimento ocorre no mesmo ano em que a empresa obteve a certificação internacional B Corp, reforçando 2024 como um marco na trajetória de compromisso com a sustentabilidade.

Promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal, o Referencial Nacional de Sustentabilidade resulta de uma auditoria independente que assegura o cumprimento de elevados padrões legais e a implementação de políticas inovadoras voltadas para a proteção do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades.

“Com esta certificação, a Aveleda reforça o impacto positivo das suas operações em cada etapa do processo produtivo, da vinha até ao consumidor final, e este é, sem dúvida, o ‘ano da sustentabilidade’ com a obtenção de reconhecimentos que são um reflexo da nossa visão que alia a tradição, a inovação e a responsabilidade social em tudo o que fazemos”, afirma Martim Guedes, co-CEO da Aveleda.

O compromisso da empresa em reduzir a pegada de carbono e promover práticas éticas e inclusivas traduziu-se em iniciativas como a produção de energia renovável, o uso de garrafas mais leves, a plantação anual de centenas de árvores e a disponibilização de habitações para colaboradores e antigos colaboradores.

Fundada em 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada e Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 175 colaboradores. Está presente em mais de 70 países, tendo como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França.

O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola é uma ferramenta de trabalho com a qual passa a ser possível a certificação das organizações, podendo ser evidenciada a nível dos mercados nacional e internacional, também através do produto comercializado. Tem um conjunto de 86 indicadores, distribuídos por 17 capítulos e quatro domínios de intervenção – Gestão e Melhoria Contínua, Ambiental, Social e Económico.

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Retalho

Mercadinho de Natal regressa ao Spacio Shopping

O shopping dos Olivais vai dinamizar atividades natalícias para crianças e adultos

O Spacio Shopping volta a celebrar esta quadra festiva com o Mercadinho de Natal, com a temática desta época para crianças e adultos. 

Instalado no piso 0, o espaço será inaugurado a 30 de novembro e pretende ser um ambiente de diversão e espírito natalício, onde as crianças poderão brincar num carrossel com cavalos brancos que gira sob uma chuva de luzes. Em família, poderão também enfrentar os desafios das barraquinhas de jogos tradicionais como batak, ring toss, lançarote, labirinto elétrico e quatro em linha.

O Mercadinho de Natal vai estar disponível nos dias 30 de novembro, 1, 7 e 8 de dezembro, de 14 a 24 de dezembro e de 26 de dezembro a 31 de dezembro. Nos dias 24 e 31 estará aberto das 11h às 16h. Nos outros dias, pode ser visitado entre as 12h e as 19h.

Em época de presentes, os visitantes que fizerem compras de 29 novembro a 8 de dezembro, das 10h às 21h, poderão viver um Natal mais “sortudo”, pois o shopping tem 30 mil euros em Gift Card para oferecer. Em compras iguais ou superiores a 75 euros, o cliente pode participar num jogo e habilitar-se a cartões com o valor de 25, 50, 100 e 250 euros.

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ESG

Redução do impacto ambiental é prioridade para a ID Logistics

Entre as medidas implementadas está a otimização das rotas de transporte e a monitorização do consumo de energia nos centros logísticos.

A ID Logistics desenvolveu vários projetos com o objetivo de reduzir, até 2023, a pegada ambiental das suas atividades em 40%. A empresa quer assumir-se como uma referência da sustentabilidade no setor da logística.

O setor da logística é um dos setores com maior impacto ambiental devido à quantidade de energia que consome para realizar as suas operações, relacionadas com o transporte, o armazenamento ou a distribuição. “O setor da logística e dos transportes contribui com pouco mais de um terço das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), sendo por isso o setor com maiores emissões em muitos países desenvolvidos”, destaca a empresa num comunicado, onde assinala que, em sintonia com a Agenda 2030 das Nações Unidas, implementou vários projetos na área da sustentabilidade

Uma das iniciativas diz respeito à otimização das rotas de transporte, o que permite reduzir significativamente as emissões de CO2, e outra refere-se à monitorização dos custos de energia, tendo a  empresa implementado sistemas avançados de monitorização dos centros logísticos. 

A multinacional está igualmente a trabalhar para reduzir e reciclar os resíduos próprios. Um dos exemplos disso, é a substituição de bolsas de ar de plástico por desperdício de cartão, “o que se traduz na diminuição de 4,2 toneladas de plástico”, assinala.

“Assumimos como prioridade esta questão, as alterações climáticas afetam-nos a todos. Na ID Logistics sentimos que devemos dar o nosso contributo, e colocámos a sustentabilidade no topo dos nossos objetivos para os próximos anos”, salienta Vitória Nunes, diretora da Unidade de Negócios da ID Logistics Portugal.

O grupo internacional de logística contratual gere cerca de 400 centros em 18 países, representando mais de oito milhões de metros quadrados de instalações de armazenamento na Europa, América, Ásia e África e conta com 38 mil colaboradores. Gerou, em 2023, receitas de 2.750 milhões de euros.

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ESG

Guimarães será a Capital Verde Europeia 2026

A escolha da cidade portuguesa reconhece o compromisso do município com a sustentabilidade ambiental.

Guimarães acaba de ser eleita Capital Verde Europeia 2026. O prémio foi atribuído esta quarta-feira, em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024.

A cidade portuguesa concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), tendo-se sagrado vencedora, depois de, no ano passado, já ter figurado entre as três cidades finalistas. No âmbito do prémio, o município de Guimarães irá receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade.

Ao longo das diversas fases do prémio, o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu forte desempenho em sete parâmetros ambientais: qualidade do ar; ruído; água, biodiversidade, áreas verdes e uso do solo; resíduos e economia circular; alterações climáticas: mitigação; alterações climáticas: adaptação.

“Quero felicitar toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial”, sublinhou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal.

Atribuído anualmente, o prémio Capital Verde Europeia destina-se a cidades europeias com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, social e económica. A atribuição do prémio resulta de um processo de seleção rigoroso, ao longo do qual as cidades candidatas devem apresentar argumentos e provas do que já foi implementado à data e do que ainda será feito para se tornarem mais sustentáveis.

Guimarães é a segunda cidade portuguesa a ser escolhida, depois de Lisboa, em 2020.

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Retalho

Braga Parque sensibiliza para a quadra natalícia

No Braga Parque a decoração já celebra o Natal e o centro comercial criou atividades a pensar nos mais pequenos

O centro comercial convida a viver a magia da época num ‘comboio mágico’, a encontrarem-se com o Pai Natal e a visitarem o tradicional presépio e o ‘selfie spot’ que foi pensado especialmente para que possam tirar a fotografia de Natal de 2024.

De 29 de novembro a 30 de dezembro, no piso 2, os mais pequenos poderão embarcar no comboio que circula pelo espaço, enquanto os familiares capturam os momentos para mais tarde recordar. Estará disponível das 15h às 22h durante a semana e, aos fins de semana, das 10h às 12h e das 15h às 22h.

Na escadaria central, para além da árvore de Natal, encontra-se o já tradicional presépio, renovado todos os anos com novos elementos. Ainda no piso 1, estará o ‘selfie spot’ alusivo às festividades que permitirá aos visitantes tirarem fotografias em família e com o Pai Natal para guardarem como recordação do Natal deste ano.

Paralelamente, ao longo do mês de dezembro, das 15h às 18h, o Pai Natal, além de estar pronto para sorrir em todas as fotos, estará em modo itinerante pelo shopping, a interagir com o público infantil.

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Foto: Rede Rural Nacional

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Há três projetos empresariais portugueses finalistas nos prémios europeus ARIA 2024

A segunda edição dos ARIA 2024 procura os projetos mais ecológicos, inclusivos e inovadores e há três portugueses entre os finalistas. O voto popular está aberto até 01 de dezembro.

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Os Prémios de Inspiração Agrícola e Rural (ARIA) 2024 têm por lema ‘Empowering young people’ (Empoderar os Jovens) e destacam os projetos que capacitam os jovens e as mulheres nas zonas rurais. Esta segunda edição foca-se “em projetos mais ecológicos, inteligentes, socialmente inclusivos, inovadores e resilientes da Política Agrícola Comum (PAC) implementados a nível local”, informa o Governo no site Rede Rural Nacional.

Nesta edição, há três projetos empresariais inovadores a concurso, em três categoria: a Bananika concorre na categoria ‘Agricultura Inteligente e Competitiva’, o Espaço Utopia em ‘Proteção do Ambiente’ e a Quinta da Moscadinha na categoria ‘Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais’.

Promovidos pela EU CAP Network (Rede Europeia da PAC), os Prémios de Inovação Agrícola e Rural, têm o objetivo de reconhecer e incentivar a participação dos jovens na agricultura e no desenvolvimento das zonas rurais, através da distinção de projetos financiados pelos Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e/ou Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).

Após a avaliação de mais de 100 candidaturas, foram pré-selecionados 24 projetos inspiradores, que concorrem agora ao prémio na sua categoria temática, mas também ao Prémio Igualdade de Género e ao Prémio Voto Popular. As votações do público já estão abertas e podem ser formalizadas até 1 de dezembro. Recorde-se que em 2023, o projeto português ‘The Landscape Farm’ venceu os prémios ARIA na categoria de ‘Proteção do Ambiente’.

A Rede Nacional PAC submeteu seis propostas para a edição de 2024 dos ARIA, resultado do trabalho colaborativo entre a RNPAC, a equipa dos projetos e os pontos focais. São estes três os finalistas:

Bananika: Categoria ‘Agricultura inteligente e competitiva’ Só na Ilha Terceira, estima-se que são desperdiçadas 100 toneladas/ano de bananas. A pensar no desperdício desta fruta, mas também no seu potencial de mercado, Tibério Barbeito e Leon Biermann, um produtor e um estudante, fundaram uma startup naquela ilha açoriana e criaram a Bananika, uma sidra sustentável pensada com o objetivo de reduzir o desperdício, valorizando a banana não aproveitada. Desde o início do projeto já conseguiram salvar três toneladas de banana e produzem 14 mil garrafas/ano destinadas essencialmente ao consumo local e nacional.

Espaço Utopia: Categoria ‘Proteção do ambiente’ Implantado na Póvoa de Lanhoso, o Espaço Utopia é uma empresa da tecnologia, um projeto pioneiro e inovador, que combina um espaço de co-working e um viveiro de plantas aromáticas e medicinais em modo de produção biológico. A inovadora construção do edifício principal, recorreu ao uso materiais reutilizados e reciclados – 2200 pneus usados, 11000 latas de refrigerantes, entre outros. Este projeto é focado na proteção do ambiente e no envolvimento com a comunidade, além das atividades com escolas e escuteiros, integram na sua equipa utentes da ASSIS Norte e um refugiado senegalense.

Quinta da Moscadinha: Categoria ‘Tecido socioeconómico das zonas rurais’ Revitalizar a Camacha é a motivação por detrás deste projeto. A Quinta da Moscadinha, remete para o passado, para as inúmeras quintas madeirenses do séc. XIX e para os passeios de domingo em que todos iam beber sidra à Camacha. A combinação do alojamento turístico, com o restaurante tradicional e a fábrica de sidra artesanal, fazem com que este seja um projeto da e para a população da Camacha, pelos postos de trabalho criados e por recuperar os pomares há muito abandonados que hoje são produtivos e fonte de rendimento. 

“Ao votar e ajudar a divulgar os projetos portugueses, está a apoiar projetos inspiradores nacionais e a dar-lhes o reconhecimento e a visibilidade que merecem”, destaca a Rede Nacional PAC na comunicação sobre os projetos portugueses candidatos. Pode votar nos projetos portugueses neste site

A cerimónia de entrega dos ARIA 2024 realiza-se a 4 de dezembro, em Bruxelas e tem transmissão online. Nessa data são divulgados os seis vencedores do ARIA 2024: quatro de categorias temáticas, o vencedor do Prémio para a Igualdade de Género escolhido pelo júri e o vencedor do Prémio do Voto Popular.

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Bebidas

Amálias Reserva Tinto 2022 da Adega Mayor lançado no Dia Mundial do Fado

Esta edição especial assinala ainda os 25 anos da Fundação Amália Rodrigues

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A Adega Mayor celebrou o Dia Mundial do Fado, que se assinalou esta quarta-feira, com o lançamento do vinho Amálias Reserva Tinto 2022. Esta edição especial comemorativa, que homenageia a maior fadista portuguesa, assinala também os 25 anos da Fundação Amália Rodrigues.

Para Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, o brinde a Amália Rodrigues, é feito com um vinho “que, tal como Amália, é especial e único em todos os sentidos” e que leva “uma vez mais, Portugal ao mundo”.

De cor ruby intenso, o Adega Mayor Amálias Reserva “é um blend de castas Aragonez e Trincadeira com armazenamento de 12 meses em barricas velhas de carvalho francês e inox, seguindo para estágio em garrafa até hoje”, apresenta a Adega Mayor.

“Poder ter a Adega Mayor como parceira desde o ano de 2020 nesta missão de dar voz à maior das referências do fado português, com iniciativas como a deste vinho que é agora apresentado, é um grande orgulho para a nossa Fundação. Recorde-se que esta missão conjunta passa também pelo desenvolvimento de ações para obtenção de receitas que permitam à Fundação Amália Rodrigues cumprir o seu propósito, o de apoiar pessoas desfavorecidas.”, sublinha Vicente Rodrigues, diretor-geral da Fundação Amália.

Inaugurada em 2007, a Adega Mayor é o projeto vitivinícola do Grupo Nabeiro, com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e Herdade da Godinha, em Campo Maior, Alentejo.

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